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Audição

 

04/01/2011

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar as partes constituintes do aparelho auditivo e como se dá o processo de audição.

Relacionar a audição com ondas sonoras.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve trabalhar com o conceito de som.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula com uma música de sua preferência. É possível obter músicas sem encargos financeiros no sítio Jamendo, disponível em: http://www.jamendo.com/br/ (acessado dia 09/11/2010). 

O professor pode escolher a música e o artista disponível no sítio e escutar. Se gostou da música pode clicar sobre o botão com uma seta para baixo e abrirá uma janela pedindo o e-mail para receber notícias sobre o artista. Nesta página tem o botão para baixar a música, basta clicar sobre ele e o download é feito. O arquivo constará no seu computador.

Coloque a música para os alunos ouvirem. Peça que eles fiquem em silêncio e deixem seus pensamentos voarem livres. Depois que finalizar a música, promova um bate-papo de poucos minutos com os alunos. Questione o que a música lhes transmitiu, quais sensações e pensamentos tiveram. Eles conseguem imaginar um mundo sem som? Como nosso corpo consegue ouvir e entender os sons? A partir desses questionamentos, encaminhe uma pesquisa direcionada.

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes à audição, abrangendo os seguintes subtemas:

  • Mecanismo da audição (anatomia e fisiologia);
  • Tipos de audição;
  • Ondas sonoras;
  • Problemas na audição;

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem. Sugerimos dicas e sítios para esta atividade abaixo.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as características principais dos grupos aracnídeos e insetos, os principais representantes de cada grupo, curiosidades sobre estes grupos. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). 

Sítios para pesquisa:

Wikipedia, Audição, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o (acessado dia 09/11/2010). 

Portal São Francisco, Audição, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/audicao.php (acessado dia 06/11/2010). 

Brasil Escola, Audição, disponível em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/audicao.htm (acessado dia 09/11/2010). 

Anatomia e fisiologia humana, Audição, disponível em: http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos4.asp (acessado dia 09/11/2010). 

Como tudo funciona, Audição, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/audicao.htm (acessado dia 09/11/2010). 

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa;  

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola.

WIKI

Os alunos deverão publicar o resultado de suas pesquisas em uma wiki aberta para esta finalidade. O professor poderá acessar o sítio Wikispace, disponível em: http://www.wikispaces.com (acessado dia 09/11/2010), e se cadastrar, clicando em   "Sign In".

Após completar seu cadastramento, o professor pode iniciar uma wiki, por exemplo "Aulas da Andrea". Dentro dessa wiki pode criar páginas para cada equipe, para isso o professor deve clicar em "New page" no canto superior esquerdo. Ali ele nomeará a página com o nome de cada equipe, por exemplo "equipe sinistros". Criando a página coloque uma mensagem para os alunos editarem posteriormente (basta clicar em Edit).

Também é importante personalizar a barra de navegação que existe à direita da tela. Coloque ali o nome da página, no caso, "equipe sinistros" e adicione o link a estas palavras.

  

Terminado de criar as páginas e editar a navegação o professor deve convidar os alunos a começar suas páginas wikis. Para isto, ele deve clicar na barra superior vermelha em "Manage Wiki". Abrirá uma nova página, na segunda barra ("People"), clicar em "Invite people". Na caixa de texto, o professor deve escrever os e-mails dos alunos. Eles receberam uma mensagem autorizando-os a editar suas páginas wikis. Na barra superior vermelha, clicando em "Recent changes", é possível visualizar as modificações feitas, com data e hora e quem as fez. Assim o professor poderá avaliar a participação de cada equipe e de cada aluno individualmente.

Por que os jovens gostam de ouvir sons em volumes altíssimos? Será que esta prática causa danos à saúde?

O professor pode lançar estas duas questões problematizadoras para a classe, primeiro para ouvir os depoimentos dos alunos (por que acham tão bom ouvir música alta, que tipo de música ouvem, onde ouvem e com quem... as saídas noturnas - danceterias, casas de shows, posto de gasolina ouvindo música alta no carro, etc...) e depois para fazer a reflexão se estas práticas são necessárias, uma vez que causam danos à saúde.

ATIVIDADE 2

Determine um tempo de no máximo 15 minutos para esta discussão. Medie e interrompa sempre que necessário, fazendo contribuições aprofundadas sobre o conteúdo da aula. Leve aos alunos a resolução do CONAMA 001, de 08 de março de 1990,  que dispõe sobre a poluição sonora, disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0190.html (acessado dia 09/11/2010). 

Os alunos deverão ler e analisar esta resolução e encontrar exemplos do seu dia a dia em que a resolução se aplica e justificar porquê ela se aplica a cada caso sugerido por eles. O registro e publicação desta tarefa deverá ser feito na wiki de cada equipe. Solicite que cada equipe desenvolva uma ilustração que exemplifique ao menos um caso sugerido por eles (a ilustração poderá ser feita manualmente ou com colagens e fotomontagens).

 

INTERDISCIPLINARIDADE

As disciplinas de física e de artes podem contribuir muito com o aprendizado deste tema. Artes pelo estudo dos instrumentos musicais, gêneros musicais, harmonia e composição das músicas. E Física pelo estudo da ondulatória. Se possível busque parceria com os colegas desta área para enriquecer mais o conhecimento dos alunos.

ATIVIDADE 3

Mantendo a formação em equipes feita para a confecção da Wiki, o professor pode usar do recurso Ondas Sonoras para trabalhar mais aprofundadamente a questão da audição com o conhecimento físico do som. É interessante buscar auxílio com o colega de física para responder questões ligadas às ondas sonoras. Determine uma aula para os alunos desenvolverem as experiências propostas, solicite o registro das experiências com fotografias (podem usar até de celulares com câmeras fotográficas acopladas) e relatos que serão publicados na wiki da equipe. As respostas das questões de trabalho deste recurso devem também ser registradas na mesma wiki.

Ondas Sonoras  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10645 acessado dia 10/11/2010). 

Após a realização das tarefas propostas no recurso sugerido, os alunos devem publicar suas experiências na wiki, por meio de textos, fotografias e áudios.

Agora que os alunos já detém bastante conhecimento adquirido nas atividades pregressas, leve a reportagem a seguir para leitura em sala de aula. Promova a leitura com os alunos, projetando a reportagem com o auxílio de um data-show ou retroprojetor e solicitando que um aluno leia um parágrafo em voz alta. Depois, peça que outro aluno dê continuidade à leitura e vá indicando outros alunos para lerem até o final da reportagem.

Audição em risco, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/8134/especiais/audicao-em-risco.htm (acessado dia 09/11/2010).

 

Depois da leitura, promova um breve debate com os alunos acerca das questões abaixo:

  • A reportagem fala de riscos em recém-nascidos. Explique de que maneira podem ocorrer estes problemas.
  • Crianças, adolescentes e adultos estão imunes a problemas com a audição? Justifique sua resposta.

As reflexões dos alunos poderão ser agregadas na atividade 4 a seguir.

ATIVIDADE 4

Confecção de folder

Divida as equipes já estruturadas em dois grupos. Cada equipe deverá elaborar um folder (pode ser feito manualmente ou com auxílio do computador). Incentive a pesquisa ou criação de recursos visuais). A criatividade, a abordagem dos temas, o conteúdo e a grafia correta serão critérios a serem observados para avaliação. Determine uma aula de 50 minutos para a elaboração e apresentação deste material.

 O grupo 1 deverá fazer um folder informativo sobre a inclusão dos surdos na sociedade. Para inspirar os alunos, mostre o recurso do portal do professor:

Telelibras – O som do silêncio (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14697/osomdosilencio.wmv acessado dia 09/11/2010).

O grupo 2 deverá fazer um folder informativo sobre a campanha nacional de saúde auditiva. Para inspirar os alunos, mostre o sítio da campanha.

Campanha Nacional de Saúde Auditiva, disponível em: http://www.saudeauditiva.org.br/novo_site/ (acessado dia 09/11/2010).

Outros sítios para embasar as informações do folder:

Como cuidar dos seus ouvidos, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/como-cuidar-de-seus-ouvidos1.htm (acessado dia 09/11/2010).

Perda da audição e surdez, disponível em: http://www.manualmerck.net/?id=236 (acessado dia 09/11/2010).

Fone de ouvido prejudica a audição?, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16009  (acessado dia 09/11/2010).  

Poluição Sonora, quanto podemos suportar?, disponível em: http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/Pages/poluicao_sonora.aspx  (acessado dia 09/11/2010).

 

Como prática social final do conteúdo o professor poderá incentivar a divulgação do conhecimento adquirido pelos alunos. Uma maneira de fazer isto é convidando a comunidade escolar para ver os trabalhos feitos pelos alunos, como a wiki sobre o assunto e o folder. Outra sugestão é dividir temas entre as equipes e montar um seminário, cujo público será a comunidade escolar.

Para o seminário o professor poderá dividir o tema em subtemas, como por exemplo:

  1. Como funciona a audição.
  2. Instrumentos musicais e a audição.
  3. Ondas sonoras: o que são e como atuam na audição.
  4. Problemas de audição.
  5. Poluição sonora.
  6. Tipos de surdez.
  7. Linguagem de libras e outros recursos para os surdos.
  8. Inclusão dos surdos na sociedade.

Como fazer um seminário...

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano. Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º Cada grupo é designado para fazer:

   a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;

   b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;

   c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);

   d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;

   e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

 3° Abertura para perguntas da plateia. O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões .

Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

a.introdução ao tema;

b.desenvolvimento;

c.conclusão               

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ondas Sonoras Experimento prático
Telelibras – O som do silêncio Animação/simulação
Recursos Complementares

SÍTIOS DE PESQUISA

Canal Kids, Audição, disponível em: http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/audicao.htm (acessado dia 09/11/2010). 

ABC da saúde, audição do recém nascido, disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?43 (Acessado dia 09/11/2010). 

Stressnet, doenças auditivas, disponível em: http://km-stressnet.blogspot.com/2008/06/o-ouvido-e-audio-funes-e-doenas.html (Acessado dia 09/11/2010).  

Presente para o homem, como funciona o ouvido humano, disponível em: http://www.presenteparahomem.com.br/o-ouvido-humano-como-funciona-a-nossa-audicao/  (Acessado dia 09/11/2010).

PLANOS DE AULA

A audição e  o equilíbrio corporal, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20307  (Acessado dia 09/11/2010).

Como percebo o mundo com a audição, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21078 (Acessado dia 09/11/2010).

Alunos descobrem música de qualidade, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/audicao-inesquecivel-424837.shtml (Acessado dia 09/11/2010).

Ruído é música?, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/ruido-musica-530405.shtml  (Acessado dia 09/11/2010).    

O som do silêncio, disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5145 (Acessado dia 09/11/2010).  

  

MATERIAL DE LIBRAS

EscolaBR, disponível em: http://www.escolabr.com/portal/modules/planet/view.article.php?1546  (Acessado dia 09/11/2010).    

Na ponta dos dedos, disponível em: http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/2008/03/materiais-surdo-surdez-e-libras.html (Acessado dia 09/11/2010).    

 

 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam um página wiki, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, se é importante a coerência textual, a formatação e o design da página, a incusão de mídias diferentes como vídeos e imagens, a referência de cada citação, texto e mídia incluída na wiki, participação (em inserções na wiki), relevância da participação (pela autoria dos textos, profundidade da pesquisa).

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:

Coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

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