14/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Conhecer a produção poético-visual de Calder, conhecido como pai dos móbiles;
§ Fazer apreciação estética de algumas obras do artista cujo enfoque são as esculturas aéreas ou móbiles;
§ Realizar experimentos retratando a figura humana na tridimensionalidade com material alternativo, culminando na construção de móbiles.
*Construção de objetos tridimensionais;
*Exercícios de apreciação estética de imagens de obras.
Aula 1
Ø Disponibilize sucata, cola quente, retalhos de papel crepon, tesoura e cola colorida;
Ø Solicite aos alunos a construção de bonecos representando a figura humana nos gêneros masculino e feminino;
Ø Fale da construção do objeto na tridimensionalidade – destacando as três dimensões: altura, comprimento e volume.
Construção de boneco Enfoque: Figura humana e questão de gênero (Feminino)
Alunos ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Construção de boneco Enfoque: Figura humana e questão de gênero (Masculino)
Alunos ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 2
Ø Retome os trabalhos da aula anterior – os corpos na tridimensionalidade, enumerando as suas características:
*Todos os objetos representam corpos humanos;
*São feitos de sucatas;
*São objetos tridimensionais – retome aqui o conceito de tridimensionalidade;
*Questão de gênero: masculino e feminino – enumere as características que diferenciam cada um no trabalho plástico (vestimenta: acessórios/ roupa/cor/detalhes – cabelo);
*São rígidos e ficam de pé com facilidade.
Ø Apresente imagens de obras do artista Alexander Calder. Sugestão:
http://catcode.com/dc2003/mobile_262.jpg
Ø Fale sobre a técnica do móbile e apresente Calder como “O pai dos Móbiles” por sua vasta produção poética nesta linguagem plástica;
Ø Convide seus alunos ao Laboratório de Informática e conecte a internet no PORTAL DO PROFESSOR e veja com seus alunos, passo a passo, as aulas de minha autoria: (Destaque a biografia e as obras de Calder)
ARTE CONTEMPORÂNEA: “OS MOBILES DE CALDER”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5314
Sobre instalação:
ARTE CONTEMPORÂNEA: INSTALAÇÃO - TUNGA intenso em True Rouge
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5318
Ø Solicite para que os alunos tragam tampinhas pet para a próxima aula.
Aulas 3, 4 e 5
Ø Retome a aula anterior e reveja com os alunos os conceitos de escultura aérea, móbile, instalação. Sugestão:
*Móbile é um termo latino que se refere a móbil (movimento). Nas artes visuais, a noção é empregada para nomear esculturas, em geral abstratas, composta de materiais leves, suspensos no espaço. As peças, movimentadas pelo ar, se caracterizam pelo equilíbrio, leveza e harmonia. Também conhecido como escultura móvel.
*Móbile - (art. plást.) – escultura móvel, geralmente abstrata, composta de elementos suspensos perfeitamente equilibrados que se movimentam com a passagem do ar. O americano Alexander Calder fez os primeiros móbiles em 1933; Hoje este tipo de escultura está amplamente divulgado, tendo se transformado, em muitos casos, em peça de decoração. (Coleção Arte no Brasil, Abril Cultural, 19º Fascículo, São Paulo: 1979)
*Instalação - A instalação procura criar um ambiente que traduza a ideia artística, utilizando-se, para isso, muitas vezes, de recursos cênicos. (A Metrópole e a Arte, São Paulo: Prêmio/Banco Sudameris, 1992, p.120).
Ø Fale aos alunos da possibilidade de construção de uma instalação a partir de objetos criados por eles na linguagem da escultura móvel – os móbiles;
Ø Proponha a construção de bonecos flexíveis, contrapondo-se aos bonecos rígidos construídos com sucata;
Ø Solicite as tampinhas trazidas e disponbilize pregos, vela acesa, arame, tesouras, martelo e cordão;
Ø Mostre como se fura as tampinhas plásticas pet, apresentando a opção pela perfuração com arame ou prego quente aquecido na chama da vela ou através de prego com martelo – o aluno poderá escolher em qual das opções tem mais/maior habilidade;
Ø Fale que as tampinhas serão unidas com cordão ou fio de nylon;
Processo de preparação das tampinhas para construção de boneco
Alunos 6º ano ESEBA/UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Processo de preparação das tampinhas para construção de boneco
Alunos 6º ano ESEBA/UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Processo de construção de boneco com tampinhas pet e fio de nylon
Alunos 6º ano ESEBA-UFU/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 6
Ø Proponha a elaboração dos móbiles – esculturas móveis com os bonecos construídos com tampinhas pet, visando a criação de uma instalação coletiva;
Ø Escolha com os alunos o local onde serão fixados/expostos as esculturas móveis construídas;
Ø Monte com a turma uma instalação com todos os móbiles construídos e organize uma culminância com a socialização das poéticas individuais que se tornaram coletivas durante neste momento., proporcionando a troca de experiências sobre o processo criativo.
Como avaliação, propõe-se a verificação da capacidade de apreensão do conteúdo trabalhado e a maneira como o aluno coloca tais conhecimentos em prática, assim, a avaliação torna-se um processo e não a síntese de um resultado, com a troca contínua e efetiva de experiências e a autoavaliação como percurso para a aprendizagem.
Cinco estrelas 1 classificações
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10/04/2015
Cinco estrelasParabéns são lindos!!!