Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE RELEVO E TEXTURA SOBRE PLANO BIDIMENSIONAL

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Trabalhar a poética urbana enquanto meio de expressão;

§  Construir projetos urbano-arquitetônicos individuais em desenho;

§  Produzir coletivamente uma proposta artística em pintura e modelagem, com papel machê sobre plano bidimensional, enfatizando a poética da cidade.

Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø       Desenho;

Ø       Cenas urbanas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø Distribua papel sulfite e hidrocor e solicite aos alunos o desenho de cenas urbanas, imaginárias ou reais;

Ø Fixe os desenhos na parede e fale para cada autor descrever a sua ideia;

Ø Peça ao grupo para eleger as propostas mais significativas visando a construção de uma  composição plástica coletiva.   

Aula 2

Ø  Disponibilize retalhos de papelão ou eucatex (placas de compensado – 25 cm x 35 cm) e solicite aos alunos que formem duplas de trabalho;

Ø  Providencie tinta guache branca e peça aos alunos para aplicarem uma camada fina, formando o fundo do trabalho.

 

Aula 3

Ø  Divida a turma em grupos e solicite aos alunos a criação coletiva de uma cidade a partir dos desenhos selecionados;

Ø  Monte painéis de seis placas para cada cidade a ser construída,  de forma que cada grupo tenha doze alunos – dois em cada placa;

Ø  Solicite a transferência do desenho para a placa com o fundo branco.   

Aula 4   

Ø  Providencie papel higiênico ou papel toalha, bacias com água e cola; (na impossibilidade de se obter estes recursos, você poderá substituir por jornal, porém, devido à sua gramatura, este deverá ficar de molho por uns dois dias para quebrar a  rigidez);

Ø  Solicite aos alunos para que rasguem o papel em pedaços pequenos e coloquem  em uma bacia com água;

Ø  Após algum tempo, os alunos devem retirar todo o excesso de água, espremendo o polpa que se formou e acrescendo cola, amassando para formar uma massa em ponto de enrolar – papel machê;

  

Confecção da massa de papel machê

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Confecção da massa de papel machê

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Ø  Retome as placas desenhadas e peça aos alunos para que apliquem a massa de papel machê nos detalhes dos desenhos, de forma a produzir relevos e texturas.

Aplicação de papel machê sobre desenho em  placas de eucatex  

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Produção de relevo e textura com papel machê sobre desenhos em placas de eucatex  

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino  

Aulas 5 e 6

Ø  Prepare a sala com mesas forradas com jornal, guache em cores variadas, vasilhas com água, pincéis e papel toalha;

Ø  Distribua as placas para as duplas de trabalho e proponha a pintura com guache.    

Fragmentos da composição coletiva em pintura com guache sobre desenho e  modelagem em papel machê    

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005    

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino  

Fragmentos da composição coletiva em pintura com guache sobre desenho e  modelagem em papel machê    

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005    

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino  

Fragmentos da composição coletiva em pintura com guache sobre desenho e  modelagem em papel machê    

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005    

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino  

Aula 7   

Ø  Disponibilize cera pastosa incolor e estopa para aplicação sobre as placas de eucatex;

Ø  Aguarde alguns minutos e entregue escovas para lustração das placas;

Ø  Monte os painéis coletivos e realize a apreciação estética com a turma, de forma a observar a sequência das cenas/desenhos e a composição plástica no todo, solicitando aos autores para que descrevam o trabalho/proposta para os colegas;

Ø  Exponha as produções poéticas à comunidade escolar como forma de divulgação do trabalho realizado e a troca de experiências, buscando a avaliação coletiva e autoavaliação.    

Composição I – Cidade: Modelagem em papel machê e guache encerado sobre eucatex – composição coletiva em 6 placas (25cm x 35 cm)

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Composição II– Cidade: Modelagem em papel machê e guache encerado sobre eucatex – composição coletiva em 6 placas (25cm x 35 cm)

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Composição III – Cidade: Modelagem em papel machê e guache encerado sobre eucatex – composição coletiva em 6 placas (25cm x 35 cm)

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Recursos Complementares

GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)   

PINTURA MURALISTA – Estilo de pintura que teve início em torno de 1922 no México e que ganha uma unidade fundamental ao renegar a pintura de cavalete, de consumo individual, ao propor-se como uma arte monumental e heróica, uma arte para todos, uma arte pública (Soraia Lelis).   

Sobre CIDADE, ver aulas de minha autoria no Portal do Professor:

ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21787  

PINTURA DE PAISAGENS URBANAS EM GARRAFAS PET http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21248  

A VISÃO DA CIDADE POR ARTISTAS PLÁSTICOS CONTEMPORÂNEOS http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21808     

Avaliação

O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções artísticas dos alunos,  a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo. Indica-se também a autoavaliação como meio de apreciação do desenvolvimento das potencialidades e habilidades adquiridas ao longo da educação escolar em arte.             

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.