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As raízes vegetais

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar a importância ecológica desta estrutura.

Relacionar a estrutura raiz com a sobrevivência de outros seres vivos.

Examinar a morfologia das raízes vegetais.

Pesquisar a importância econômica das raízes.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Taxonomia vegetal.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos alunos qual a importância da raiz vegetal. De que maneira os seres humanos utilizam as raízes?

Mostre a eles a reportagem a seguir, disponível em: http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,323169,Mandioca+vira+chips.aspx (acessado dia 10/11/2010).  Promova a leitura em sala de aula com os alunos. O professor poderá projetar o texto com o auxílio de um data-show ou de um retroprojetor. Solicite que os alunos leiam em voz alta trechos do texto individualmente.

QUESTÕES DE TRABALHO

  1. Por que a mandioca chips é considerada mais saudável que a concorrente batata chips?
  2. Qual a diferença entre os dois vegetais citados na reportagem?
  3. Que outras raízes vegetais são usadas como alimento pelos seres humanos?

As questões deverão ser discutidas em sala de aula e registradas individualmente pelos alunos, em seus cadernos.

Qual o potencial econômico, ecológico e fisiológico das raízes vegetais? Esse é o tema da pesquisa direcionada desta aula.

ATIVIDADE 1

Esta atividade deve ser feita individualmente, usando os recursos de laboratório de informática e biblioteca da escola. Determine um tempo máximo de pesquisa, por exemplo 40 minutos. Instrua os alunos a salvarem o conteúdo pesquisado para depois sintetizarem em um texto. A pesquisa direcionada deve contemplar os seguintes tópicos:

  • Caracterização anatômica da raiz (anatomia externa e interna);
  • Mecanismos fisiológicos desempenhados pelas raízes;
  • Aspectos ecológicos relacionados às raízes (importância das raízes para o solo, por exemplo);
  • Aspectos econômicos relacionados às raízes;

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, os tópicos sugeridos acima.

Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). No buscador da internet, o aluno deve digitar no campo de pesquisa o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas. Também disponibilizamos abaixo uma série de sítios para pesquisa. 

Mundo vestibular, raiz, disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/689/1/ORGAOS-VEGETAIS----RAIZ-CAULE-E-FOLHA/Paacutegina1.html 

 (acessado dia 10/11/2010).

Infoescola, raiz, disponível em: http://www.infoescola.com/plantas/raiz/ (acessado dia 10/11/2010). 

Morfologia externa vegetal, disponível em: http://www.scribd.com/doc/3259731/Biologia-Morfologia-Vegetal-Raiz (acessado dia 10/11/2010). 

Portal São Francisco, anatomia vegetal, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anatomia-vegetal/anatomia-vegetal.php 

 (acessado dia 10/11/2010).

Anatomia vegetal, disponível em: http://docentes.esa.ipcb.pt/lab.biologia/disciplinas/botanica/Anatomia.html (acessado dia 10/11/2010). 

Fisiologia vegetal, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/fisiologia-vegetal.php (acessado dia 10/11/2010). 

Fisiologia vegetal, disponível em: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/fisiologia.htm  (acessado dia 10/11/2010).

Documentação e crítica bibliográficas.  Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa;  

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Posteriormente, os alunos deverão publicar este texto em um blog aberto para este fim.

Sobre o blog...

Com as informações adquiridas os alunos devem criar um blog sobre o tema. Organize-os em equipes de até 3 integrantes. Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina. Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 (acessado dia 18/06/10).  Tutoriais como criar um blog, disponível em: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10).  O Blog é uma oportunidade do aluno de personalizar o seu aprendizado, colocando sua opinião e palavras dentro do contexto que está sendo ensinado. Para o professor é uma ferramenta interessante, pois oportuniza a avaliação em diversos momentos e pode analisar uma série de critérios como o entendimento do tema, a ortografia e gramática, capacidade de pesquisa, criatividade, etc.     

Para saber mais, acesse:

Teia educon, disponível em: http://teiaeducom.blogspot.com/2005/12/o-blog-conceito-e-uso-pedaggico.html (acessado dia 10/11/2010). 

Lousa digital, disponível em: http://lousadigital.blogspot.com/2005/06/uso-pedaggico-do-blog.html  (acessado dia 10/11/2010). 

Educarede, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221  (acessado dia 10/11/2010). 

ATIVIDADE 2

Leve os alunos ao laboratório de informática, e acesse os recursos do Portal do Professor sugeridos a seguir:

Botânica - fisiologia vegetal (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9854 acesso dia 11/11/2010). 

Botânica - órgãos vegetais  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9856 acesso dia 11/11/2010).  

Agora solicite que eles respondam às questões formuladas abaixo em um editor de texto. As questões poderão ser respondidas em equipes (a mesma formação da equipe do blog, por exemplo). O tempo para a resolução da atividade deve ser de até 20 minutos. Do editor de texto, os alunos poderão copiar e colar suas respostas para o blog e publicar o novo tópico.

QUESTÕES DE TRABALHO.

  1. Quais os vegetais que apresentam raízes?
  2. Como ocorre a condução de água e sais minerais nas raízes? Existe mais de uma via de transporte? Explique.
  3. Quais hormônios vegetais estão presentes nas raízes e quais suas funções?
  4. Quais são as zonas da raiz e quais suas funções?
  5. Que tecidos estão presentes na raiz, quais as funções que eles desempenham neste órgão?
  6. Pesquise imagens na internet dos diferentes tipos de raiz que existem (por exemplo, raiz escora, tabular, pneumatóforo, haustórios, velame, tuberosa e aquática).

ATIVIDADE 3

A atividade desta aula é a produção de um PodCast sobre potenciais medicinais e alimentares das raízes. Cada grupo de alunos deverá publicar um programa de até 2 minutos sobre o estresse. Os alunos podem manter as mesmas equipes das atividades anteriores. Sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity (sítio), que é um software simples, gratuito e de fácil manipulação. Há sítios de tutoriais sobre este programa nos recursos adicionais.

Os alunos poderão incluir a pesquisa feita anteriormente na forma de um texto. O gênero do programa ficará a cargo dos alunos (se farão como uma entrevista, radionovela ou programa de humor, por exemplo).

DICA:  Para evitar as pausas e fazer um PodCast interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar.

A publicação dos podCasts poderá ser feita em sítios específicos ou o professor poderá abrir um blog que suporte áudios e publicar todos os programetes feitos pelos alunos. É interessante que estes programas sejam divulgados para a comunidade escolar a fim de divulgar conhecimentos e práticas que evitem o estresse.

PODCAST 

Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Saiba mais... acessando: www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2 

Como atividade final destas aulas, convide os alunos a fazer uma exposição fotográfica.

ATIVIDADE 4

Como fazer uma exposição fotográfica com seus alunos  

 Atualmente os alunos têm facilidade em ter e manipular os recursos de captura de imagens. Além das câmeras fotográficas digitais, muitos celulares (populares entre os adolescentes) têm o recurso de câmera fotográfica.  Caso algum aluno não detenha nenhum recurso de captura de imagens, o professor pode solicitar que os alunos trabalhem em duplas ou trios. Os alunos que têm câmeras fotográficas podem emprestar ou então sair junto com o que não possui este recurso e fotografar as indicações deste último aluno. Outra alternativa para alunos que não tem recursos para adquirir estes equipamentos é a manipulação e edição de fotografias disponíveis na internet. Neste caso, o aluno deve mencionar os locais que encontrou as fotografias e os processos que ele fez para personalizá-la.

 Determine o foco da exposição fotográfica. Qual o tema que os alunos devem buscar para fotografar? Em que locais eles poderão encontrar situações para a prática da fotografia? No caso atual, os alunos deverão buscar fotografias do tema da aula, raízes vegetais. Eles vão se surpreender como este tema pode gerar boas fotos. Não limite o número de fotos, ao contrário, incentive os alunos a fotografarem tanto quanto acharem interessante sobre o tema.

 Em geral, o tempo para esta atividade deve ser livre, não restrito a uma aula de 50 minutos. Deixe como uma tarefa de casa, em que eles deverão fotografar no contraturno das aulas (e sem a orientação do professor).

 Se houver condição financeira (da escola ou dos alunos) proceda com a impressão das fotos. Uma exposição fotográfica pelo interior da escola é uma maneira rica de valorizar o trabalho dos alunos. Caso não exista essa possibilidade, o professor poderá “publicar” as fotos em diversos sítios com esta finalidade, ou em um blog.

Sítios para fotos: Flickr, disponível em:http://www.flickr.com/   (acessado dia 11/11/2010).  

Picasa, disponível em: http://picasa.google.com/(acessado dia 11/11/2010).  

Para saber mais sobre o uso de fotografias e imagens em sala de aula, acesse:

O uso de fotos em sala de aula, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-uso-fotos-sala-aula.htm (acessado dia 11/11/2010).  

Uso e leituras de imagens em sala de aula, disponível em: http://www.slideboom.com/presentations/19858/Uso-de-Imagens-em-Sala-de-Aula (acessado dia 11/11/2010).  

Como podemos usar fotografias em sala de aula, disponível em: http://cafehistoria.ning.com/group/histriadafotografia/forum/topics/como-podemos-usar-a-fotografia (acessado dia 11/11/2010).  

Uso da fotografia, disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/48/62 (acessado dia 11/11/2010).  

Uso da imagem na pesquisa educacional, disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf (acessado dia 11/11/2010).  

Arte fotográfica em sala de aula, disponível em: http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/eventos/PC%208.pdf (acessado dia 11/11/2010).  

Fotografia no ensino de geografia, disponível em: http://stefanoreno.blogspot.com/2007/09/fotografia-no-ensino-da-geografia.html (acessado dia 11/11/2010).     

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Botânica - órgãos vegetais Hipertexto
Botânica - fisiologia vegetal Hipertexto
Recursos Complementares

PLANO DE AULA

Qual a diferença entre raiz tuberosa, bulbo e tubérculo?, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/qual-diferenca-entre-raiz-tuberosa-tuberculo-bulbo-caule-cebola-batata-beterraba-511193.shtml (acessado dia 10/11/2010).  

Caule para cima, raiz para baixo, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3793 (acessado dia 10/11/2010).  

Criando boas raízes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3792 (acessado dia 10/11/2010).  

O que as plantas fazem com o que absorvem?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11782 (acessado dia 10/11/2010). 

OUTROS RECURSOS

Animação (em inglês) da absorção de herbicidas pela raíz, disponível em: http://plantandsoil.unl.edu/croptechnology2005/pages/animationOut.cgi?anim_name=RootUptake.swf (acessado dia 10/11/2010). 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam um blog, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, se é importante a coerência textual, a formatação e o design da página, a inclusão de mídias diferentes como vídeos e imagens, a referência de cada citação, texto e mídia incluída no blog, participação (em inserções no blog), relevância da participação (pela autoria dos textos, profundidade da pesquisa).

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades: coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Já a atividade de exposição fotográfica pode ser avaliada principalmente com a pertinência ao tema, referências de onde a imagem foi obtida (se internet, endereço eletrônico, se foto de autoria o lugar com pontos de referência), a criatividade dos alunos e o esforço em concluir a tarefa, que pode ser traduzido no número de imagens que fizeram até se darem por satisfeitos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • Ubirajara P. Rodrigues Filho, Universidade de São Paulo , São Paulo - disse:
    uprf@iqsc.usp.br

    06/11/2011

    Três estrelas

    A aula parece interessante, entretanto, me parece que o foco é no Ensino Médio. Consultei os sites sugeridos e achei a informação por demais dispersa. No todo foi uma boa tentativa que precisa ser aprimorada.


  • caroline de araujo estevao, CAROLINE , Santa Catarina - disse:
    carolaraUJO2@HOTMAIL.COM

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    EU ADOREI ESTA AULA MUITO ESPLICADO


Sem classificação.
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