11/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Vídeo;
- Pesquisas;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Criação de um Jornal Mural.
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se já ouviram falar sobre “Vigorexia”. Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar o vídeo “Viciados em Malhar! Vigorexia | Anorexia” (Fig. 1), que tem duração de 3 minutos e 50 segundos, conforme o link abaixo.
Link do vídeo “Viciados em Malhar! Vigorexia | Anorexia”:
http://www.youtube.com/watch?v=q58bukdJr7g Acessado em: 03 de Novembro de 2010.
O vídeo é uma reportagem feita pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, e versa sobre a Vigorexia e a Anorexia – que têm afetado tanto a homens como mulheres.
Figura 1 – Imagem do vídeo Viciados em Malhar! Vigorexia | Anorexia”
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.
É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.
Após ouvir a resposta dos alunos, o professor poderá dizer que o tema da aula é “Vigorexia”.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo conceituar Vigorexia, sugerimos que o professor peça para que os alunos, organizados em grupos de até 5 componentes, escrevam, baseados no vídeo que assistiram durante a Motivação, o significado de Vigorexia. O professor deverá supervisionar o trabalho dos alunos nesse momento, de forma a esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Em seguida, os grupos deverão apresentar a definição de Vigorexia construída por eles. Feito isto, os alunos deverão criar uma única definição. Para isto, o professor deverá ser o mediador e organizador das falas dos alunos, anotando na lousa a construção coletiva deles.
Após conceituar Vigorexia, o professor poderá dar continuidade à aula, desenvolvendo a próxima atividade.
Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos, ainda em grupos, para que façam pesquisas na Internet sobre Vigorexia: o que é, os sintomas e o que a pessoa deve fazer caso sofra dessa síndrome.
Para facilitar esse momento, sugerimos os sítios eletrônicos abaixo.
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/noticias/21970/vigorexia-forma-fisica-acima-de-tudo
http://www.marombapura.net/artigos-sobre-musculacao/102-vigorexia/811-conseqias-da-vigorexia
http://www.noticiasdepoa.com.br/modules/news/article.php?storyid=1498
http://www.tuasaude.com/sintomas-da-vigorexia/
http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/vigorexia.html
http://www.brasilescola.com/psicologia/vigorexia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vigorexia
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1288272-EI6582,00.html
http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=5709
http://www.infoescola.com/doencas/vigorexia/
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=94
Os alunos deverão pesquisar textos, artigos e reportagens em sítios eletrônicos que incluam informações sobre Vigorexia, de forma a responder às perguntas abaixo:
Sugestão:
Caso o professor ache interessante, ele poderá entregar três perguntas a cada grupo, de forma que todos procurem respostas para perguntas diferentes.
Por exemplo:
Grupo 1: Perguntas 1, 2 e 3.
Grupo 2: Perguntas 4, 5 e 6.
Grupo 3: Perguntas 7, 4 e 2.
Grupo 4: Perguntas 6, 1 e 5.
Grupo 5: Perguntas 3, 7 e 2.
E assim sucessivamente.
Concluida a pesquisa, os alunos deverão trocar as informações entre si, de forma a socializá-las com todos. Os grupos poderão complementar as respostas uns dos outros, bem como discuti-las quando suas informações diferirem das apresentadas pelos colegas, ou quando não concordarem com os pontos de vista apresentados pelos colegas. O professor deverá participar desse momento como um mediador, sanando possíveis dúvidas e esclarecendo conceitos errôneos e ou preconceituosos .
Para finalizar a aula, sugerimos que o professor peça para que os grupos façam um Jornal Mural (Fig. 2), que terá como tema "Vigorexia: Em busca do corpo perfeito!".
Figura 2 – Jornal Mural.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg Acesso em: 14 de Novembro de 2010.
As informações a serem colocadas neste jornal deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: definição de vigorexia, os sintomas, o que fazer caso sofra dessa síndrome etc. Ressaltamos que, estes murais deverão conter figuras e textos explicativos sobre o tema proposto, e ficar exposto num dos corredores da escola.
Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, o professor poderá a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" no Portal do Professor (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013 Acesso em: 14 de Novembro de 2010.)
Sugestão:
O professor poderá utilizar a aula “Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia” disponível no Portal do Professor, conforme link abaixo.
Link da aula “Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22382 Acessado em: 03 de Novembro de 2010.
O professor poderá utilizar a aula “Transtornos Alimentares: Conversando sobre Bulimia e Anorexia Nervosa” disponível no Portal do Professor para trabalhar os Transtornos Dismórficos Corporais – visto que a Vigorexia é considerada um Transtorno Dismórfico Muscular.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18920 Acessado em: 03 de Novembro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é Vigorexia, quais os sintomas desta síndrome e onde procurar ajuda. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2014
Cinco estrelasmuito bom mesmo ,estou fazendo uma pesquisa sobre esse tema e tirou muito minhas duvidas.
16/10/2012
Quatro estrelasparabens pela abordagem ao tema. sou estudante de EF e desenvolvendo um pre-projeto com este tema. a sra teria um email pra contato, ou se possivel me enviar qual o resultado, implicaçoes e impressoes que os alunos tiveram ao ser abordado esse tema? Agradeço desde ja. Rodrigo, Recife (UFRPE)