Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representando Graficamente os Irracionais

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Clayton Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar graficamente os números irracionais;
  • Utilizar construções geométricas para obter representações gráficas dos irracionais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Teorema de Pitágoras;
  • Cálculo de áreas de quadrados.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Construindo a malha quadriculada

No primeiro momento o professor pede a turma para construir em uma folha, feixes de retas paralelas no sentido vertical e no sentido horizontal, com a uma distancia de 1 cm entre as retas, como na figura abaixo:

Imagem do autor

ATIVIDADE 2

Nesse momento, o professor passa um questionário para os alunos perguntando qual deve ser a medida do lado de um quadrado para que ele tenha uma determinada área.  O professor deve começar com quadrados cuja área é um quadrado perfeito, pois nesse caso as respostas serão imediatas.  Em seguida o professor faz a mesma pergunta, só que com áreas iguais a 2 cm², 3 cm², 5 cm², 8cm², por exemplo.

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, o professor pedirá aos alunos para construirem quadrados com certas áreas dadas, na malha quadriculada, por exemplo: com área 9 cm², com área 5 cm², com área 8 cm² e com área 10cm².

Imagem do autor

Após observar e discutir as soluções dos alunos, o professor deverá apresentar a solução a toda turma.

Uma solução possível

Quadrado vermelho (área 9), verde (área 5), amarelo (área 8) e rosa (área 10)

Imagem do autor

Recursos Complementares
Avaliação

Sugerimos que a atividade 3 seja usada como avaliação. Os alunos deverão relacionar as medidas das áreas com os comprimentos dos lados dos quadrados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.