14/01/2011
Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Clayton Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Construindo a malha quadriculada
No primeiro momento o professor pede a turma para construir em uma folha, feixes de retas paralelas no sentido vertical e no sentido horizontal, com a uma distancia de 1 cm entre as retas, como na figura abaixo:
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Nesse momento, o professor passa um questionário para os alunos perguntando qual deve ser a medida do lado de um quadrado para que ele tenha uma determinada área. O professor deve começar com quadrados cuja área é um quadrado perfeito, pois nesse caso as respostas serão imediatas. Em seguida o professor faz a mesma pergunta, só que com áreas iguais a 2 cm², 3 cm², 5 cm², 8cm², por exemplo.
Nesta atividade, o professor pedirá aos alunos para construirem quadrados com certas áreas dadas, na malha quadriculada, por exemplo: com área 9 cm², com área 5 cm², com área 8 cm² e com área 10cm².
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Após observar e discutir as soluções dos alunos, o professor deverá apresentar a solução a toda turma.
Uma solução possível
Quadrado vermelho (área 9), verde (área 5), amarelo (área 8) e rosa (área 10)
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Aulas do Portal do Professor
Investigando o número de ouro na natureza, na arte e na arquitetura
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24829)
Irracionalidade do número π (Pi) aproximações entre matemática e arte
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20991)
TRABALHANDO NO QUADRICULADO DIFERENTES POSIÇÕES E CAMINHOS
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24081)
Sugerimos que a atividade 3 seja usada como avaliação. Os alunos deverão relacionar as medidas das áreas com os comprimentos dos lados dos quadrados.
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