Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARTE POVERA - POSSIBILIDADES NA ESCOLA

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Estudar a Arte Povera e o seu contexto histórico;

§  Conhecer os artistas que produziram obras e vivenciaram este momento histórico;

§  Construir uma proposta artística a partir do referencial teórico estudado – a arte povera.  

Duração das atividades
• Dez aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø       Desenho;

Ø       Exercícios de apreciação de imagem de obra de arte.    

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Pesquise previamente, referencial sobre Arte Povera – Arte Pobre (Movimento surgido na década de 60, na Itália, com o crítico Germano Celant)  e planeje uma aula teórica sobre este conteúdo:

*A Arte Povera  carregava o adjetivo pobre, por ser uma arte que rompia com o universo da industrialização, voltando-se para matérias primas naturais como terra, planta, água, cascos de árvore, grãos, sementes ou derivados da natureza, sacos, panos, couro, papelão, corda... que oferecem pouco em se tratando de estética, mas ricos em elementos de composição plástica e ressignificação.   

Ø  Providencie projetor multimídia e notebook e apresente à turma os dados coletados em sua pesquisa. Sugestão:

*Arte Povera  

- Germano Celant resume a fórmula : " Arte povera + azioni povere " (arte pobre + ação pobre). Afirmando-se especificamente como manifestação europeia, a "Arte Povera" refere-se a uma aventura intelectual e artística cujos fundamentos ideológicos estão em oposição às propostas formalistas e consumistas da arte americana e traduz uma atitude moral, uma posição crítica, ética e política. Na Arte Povera os artistas exprimem-se, essencialmente, realizando instalações onde utilizam materiais orgânicos, simples, "pobres", querendo elevar as coisas mais banais e mais insignificantes ao nível da arte. É como "um vasto campo de convergências" onde se encontram ao mesmo tempo, textos de artistas e obras de um conjunto de criadores - então desconhecidos, hoje solicitados pela cena artística internacional: Giovanni Anselmo, Alighiero Boetti, Calzolari, Luciano Fabro, Jannis Kounellis, Mario Merz, Marina Merz, Giulio Paolini, Pino Pascali, Giuseppe Penone, Michelangelo Pistoletto e Gilberto Zorio, etc.

 http://galeriadearte.vilabol.uol.com.br/HistoriadaArte/11/Sala11.htm  

*Arte povera: Matérias inúteis produzem arte Povera, feminino de povero, é uma palavra italiana que significa "pobre". Assim foi conhecido esse movimento surgido na década de 1960 na Itália: Arte povera. Pobre porque propunha a utilização de materiais inúteis, simples, o que hoje comumente chamamos de sucata: metal, pedra, areia, madeira, trapos, etc.                    

 http://www.colegioequipe.com.br/site/index/principal/noticia.asp?id_texto=612859&id_unidade=42    

Ø  Apresente imagens de obras em Arte Povera e fale sobre elas, deixando que os alunos comentem suas percepções acerca dos elementos gráfico e plásticos que as compõe;  

 

Pistoletto , Venus of the Rags, 1967 ("Venus dos Trapos")

Na verdade, Michelangelo Pistoletto é um ícone do que se chamou, na Itália, de Arte Povera (ao pé da letra “arte pobre”). Trata-se de um movimento que preconizou, na pintura, a utilização de materiais não convencionais como areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra, e trapos... desejando, com isso, "empobrecer" a pintura e, assim, eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia a dia das pessoas.

http://blogdojosafacrisostomo.blogspot.com/2010/09/michelangelo-pistoletto.html 

 Robert Smithson, Land Art-Rampa da Amarillo               

http://galeriadearte.vilabol.uol.com.br/HistoriadaArte/11/Sala11.htm    

Ø  Sintetize para a turma os pontos fundamentais que você pretende discutir neste conteúdo. Sugestão:

*Os artistas poveros podem ser caracterizados pela ênfase na ação, no comportamento e na construção, na ressignificação de materiais, aproveitando o uso de elementos primários extraídos ou reciclados, frutos da experiência contemporânea. Desta forma, a poética da Arte Povera assume posição de destaque na contemporaneidade, devido ao seu mérito em produzir objetos de arte alternativos frente à conscientizada situação sócioeconômica da sociedade capitalista, onde a arte é vista como mercadoria, portanto, riqueza e poder. Trabalhar com elementos primários reconduzindo a arte à vida, também é contribuição desta tendência que se utiliza de tecnologia como a luz elétrica, o néon, o aço inoxidável e alguns poveros apresentam ainda a ideia da obra aberta e da arte tanto como construção de objetos, como ação e comportamento. A tendência, tão variada e rica em contributos pessoais, tem como característica o fato de ter sempre produzido objetos na tentativa de colocar em prática ações pobres para traduzir o seu espírito poético, pois na Arte Povera, as obras concernem mais ao processo do que ao produto.   

Ø  Solicite aos alunos para que tragam na próxima aula, sucatas variadas e objetos descartados do cotidiano familiar.     

Aula 2

Ø  Solicite aos alunos, as sucatas e objetos descartados do cotidiano familiar, coletados por eles durante a semana;

Ø  Proponha o trabalho de construção de figura humana na tridimensionalidade com os recursos materiais coletados e trazidos pela turma;

Ø  Permita que os alunos explorem os materiais coletados;

Ø  Oriente os alunos na construção de projetos individuais de figura humana na linguagem do desenho;

Ø  Entregue papel sulfite e lápis de cor e trabalhe com os alunos na criação de personagens, buscando a utilização dos objetos trazidos;

Ø  Recolha os projetos em desenho e fixe na parede, de modo a permitir a visualização de todos.

Aulas 3 e 4

Ø  Converse com os alunos sobre os projetos elaborados na aula anterior e solicite para que continuem coletando recursos descartados do cotidiano visando à construção dos objetos tridimensionais;   

Ø  Fale com os alunos sobre a possibilidade de criação coletiva de elementos para a composição de uma instalação, a partir da implementação dos projetos individuais propostos em desenho;   

Ø  Lembre aos alunos os conceitos de arte povera e conduza as aulas sempre retornando às informações discutidas na aula teórica – a primeira desta unidade temática;   

Ø  Retome os projetos e inicie a construção coletiva dos objetos tridimensionais com enfoque na figura humana, utilizando os recursos disponíveis.

Estrutura da figura humana com tubos de papelão, cordão e jornal                 

Enfoque – Arte Povera

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria: Soraia Lelis e Marileusa Reducino   

Aulas 5,  6 e 7

Ø  Disponibilize arame (tela para galinheiro) e alicate para a ampliação da estrutura do objeto, trabalhando com noção de volume;

Ø  Prepare retalhos de jornal e cola para aplicação sobre o aramado – armação de arame;

Ø  Solicite a aplicação de várias camadas de jornal picado com cola aguada sobre a armação, de modo a buscar o enrijecimento necessário a dar sustentação ao objeto.  

Construção da Estrutura da figura humana com tubos de papelão, arame e jornal.                 

Enfoque – Arte Povera                 

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria: Soraia Lelis e Marileusa Reducino                 

Aulas 8, 9 e 10   

Ø  Disponibilize tinta guache com cola, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;

Ø  Solicite a pintura das peças construídas – figura humana na tridimensionalidade;

Ø  Mostre os materiais disponíveis para a criação de adereços e acessórios e inicie com o grupo, paralelo ao trabalho da pintura, a aplicação destes elementos sobre as peças tridimensionais criadas;

Ø  Organize com os alunos a montagem de uma exposição e faça coletivamente a apreciação dos objetos construídos;

Ø  Proponha o registro fotográfico, bem como o desenho de observação dos trabalhos, em papel canson A3 e giz de cera.  

Arte Povera - Construção de figura humana na tridimensionalidade

Alunos 5º Ano ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria: Soraia Lelis e Marileusa Reducino  

Recursos Complementares

*Ver aulas de minha autoria no Portal do Professor (reaproveitamento de recursos  descartados do cotidiano - Arte Pobre):   

ALQUIMIA DO GIZ MÁGICO: reciclagem de giz de cera e descoberta de um novo recurso plástico

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19253  

PAPEL RECICLADO – Vamos fazer papel?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19338  

OBJETOS TRIDIMENSIONAIS – OFICINA DE BRINQUEDOS COM RETALHOS DE MADEIRA

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21244    

*Veja projeto de ensino em artes visuais no ensino fundamental  (Arte Povera) em:  Lelis, Soraia Cristina Cardoso. POÉTICAS VISUAIS EM CONSTRUÇÃO: O FAZER ARTÍSTICO E A EDUCAÇÃO (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR, Dissertação de Mestrado, Unicamp, 2004, p. 113 e 114.

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/dissertacao-SoraiaLelis.pdf 

Avaliação

 O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções artísticas dos alunos à luz do referencial teórico trabalhado, a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo - Arte Povera e o seu contexto histórico. Indica-se também, a autoavaliação e a construção do portfolio individual como meios de acompanhamento do desenvolvimento das potencialidades e habilidades adquiridas pelo aluno ao longo da sua educação escolar em arte.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • TATE, eu mesma , Bahia - disse:
    toc@gmail.com

    03/08/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a aula!!! obrigda!


  • Fátima Terezinha de Senna Stoever, Escola Castelo Branco , Rio Grande do Sul - disse:
    fatima_pedroso@hotmail.com

    15/05/2013

    Quatro estrelas

    Vou aplicar este projeto gostei muito........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.