Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leve como um passarinho: as medidas de massa

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Unidades de medida de massa;
  • diferentes tipos de balanças;
  • princípio de equivalência presente na balança de pratos;
  • conversão de medidas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Números decimais.

Estratégias e recursos da aula

 

Um passarinho é leve? E um elefante? Depende. Se compararmos o passarinho com uma formiga e o elefante com o monte Everest, possivelmente as respostas sejam "não" e "sim", respectivamente. As noções de leve e pesado são relativas porque dependem do critério de comparação. Na verdade, qualquer resultado de medições é  fruto de comparações. Nesta aula serão desenvolvidas atividades tratar das medições de massa. 

passarinhoOrigami

Imagem http://ideiasbynavarro.blogspot.com/2009/03/origami-wow.html

Atividade 1

Os Diferentes Tipos de Balanças

 

Professor, esta é uma atividade exploratória. Deve ser apresentada aos alunos com antecedência para que os painéis (cartazes) estejam prontos no dia da aula.

1º) Os alunos devem ser separados em grupos. Cada grupo deverá receber uma cartolina (ou papel pardo) para criar um painel sobre os diferentes tipos de Balanças.

2º) Cada balança apresentada no painel deverá conter: nome, descrição, forma de uso e uma imagem ilustrativa.

3º) Para motivar o esforço dos alunos na pesquisa informe que a maior nota será do grupo que apresentar mais diversidade de tipos de balanças.  

4º) Na data de entrega dos painéis os alunos devem afixá-los na sala de aula e, em seguida, deverão fazer uma votação para escolher qual o painel mais completo e o mais caprichado.

5º) Os grupos responsáveis pelos painéis escolhidos deverão apresentar para a turma os diferentes tipos de balanças

6º) Para finalizar esta atividade, pergunte para os alunos:

  1. O que é uma balança?
  2. O que significa "pesar"?
  3. Por que é necessário ter diferentes tipos de balanças?
  4. É possível "pesar" o planeta Terra?

 

  Professor, o objetivo destas perguntas é ampliar a reflexão sobre o tema, se julgar conveniente, apresente a diferença entre "Peso" e  "Massa, para isso recomendamos a leitura do artigo disponível em 

http://educacao.uol.com.br/fisica/massa-e-peso-descubra-a-diferenca-entre-esses-conceitos.jhtm

 

 

Atividade 2

Explorando a "Balança de Pratos"

 

 

1º) Com auxílio de um projetor, exiba a atividade Balança de Pratos, no site do Projeto Fundão

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/BalancaDePratos.html

Balança de Pratos

Imagem da autora

2º) Explique aos alunos o funcionamento do aplicativo a partir das orientações dadas no próprio site.
 
3º) Apresente questões exploratórias da atividade:
 
Ao colocar um quadrado vermelho sobre o prato da esquerda e um círculo azul no da direita, eles ficam equilibrados? Se não, qual  "pesa" mais? Convide alunos para tentar equilibrar a balança acrescentando outras formas no prato mais  leve. 
Obs: Sempre que ocorrer o equilíbrio uma entrada será adicionada à tabela. 
 
Importante
O nível de abstração desta atividade é bem grande. Afinal, nenhum polígono pode ser pesado. Deixe isso claro para os alunos. São apenas representações de objetos que poderiam ser utilizados em simulações de medições.
 
 
4º) Divida a turma em dois grupos, meninos e meninas por exemplo.
 
5º) Convide um representante de cada grupo para manipular, alternadamente, o aplicativo.
 
6º) Cada equipe deverá descobrir os "pesos" de todas as formas. Ganha quem descobrir corretamente primeiro. Lembre-se que o quadrado vermelho tem sempre o "peso" de uma unidade.
 
 

 

Atividade 3

 

Identificando unidades de medidas 

 

 

Professor, o vídeo indicado a seguir foi feito pela professora Weruska Zanelato Quinquim da Escola Municipal Prof. Joao Pinto Bandeira. Essa escola fica no Estado do Espírito Santo.  

Recomendamos aos professores uma visita ao Blog desta escola. Um belo trabalho de professores e professoras deste nosso país. Parabéns!

http://emefjoaopintobandeira.spaces.live.com/default.aspx

 

Vídeo

1º) Faça a exibição do vídeo indicado a seguir.

Vídeo Unidades de Massa

http://www.youtube.com/watch?v=DKffsg9-a5Q

2º) Depois apresente as unidades de medida do Sistema Internacional.

 

A unidade de massa do sistema internacional de unidades é o quilograma

Quilograma (kg)- unidade fundamental das medidas de massa que é igual à massa do protótipo internacional do quilograma, de platina iridiana, depositado no Pavilhão de Breteuil, Sèvres, em França. 

 

Tabelas de equivalências

Em gramas:

tonelada quilograma hectograma decagrama grama decigrama centigrama miligrama
t kg hg dag g dg cg mg
1000000g 1000g 100g 10g 1g 0,1g 0,01 0,001
 

Em quilogramas:

 

 

tonelada quilograma hectograma decagrama grama decigrama centigrama miligrama
t kg hg dag g dg cg mg
1000kg 1kg 0,1kg 0,01kg 0,001kg 0,0001kg 0,00001kg 0,000001kg
 

 

 

3º) Mantenha as tabelas visíveis para os alunos.

4º) Organize os alunos em duplas.

5º) Cada dupla deverá escolher 2 unidades de medida (dentre as apresentadas nas tabelas exceto o grama) e representar as quantidade de 20g e 12hg nas duas unidades de medida.

6º) Em seguida as duplas devem formar um grupo de quatro alunos. Atenção: pode ser necessário ajustar a proposta ao número de alunos de sua turma.

7º) Os componentes de cada dupla original deverão solicitar aos outros colegas do grupo que façam a conversão criada por eles. Isso deve ser feito para as duas duplas originais que compõem.

8º) Em seguida as duplas dentro de cada grupo devem comparar os resultados. Se no grupo não houver consenso quanto a forma correta de representação, o professor deve ser chamado para ajudar. 

9º) Distribua uma folha de A4, em branco, para cada grupo.

10º) Cada grupo deverá apresentar as conversões solicitadas de acordo com unidades de medida escolhidas por cada dupla e os cálculos para justificar suas respostas. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, utilize a atividade 3 para avaliar se os alunos compreenderam as conversões entre unidades de medida de massa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.