21/02/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Números decimais.
Um passarinho é leve? E um elefante? Depende. Se compararmos o passarinho com uma formiga e o elefante com o monte Everest, possivelmente as respostas sejam "não" e "sim", respectivamente. As noções de leve e pesado são relativas porque dependem do critério de comparação. Na verdade, qualquer resultado de medições é fruto de comparações. Nesta aula serão desenvolvidas atividades tratar das medições de massa.
Imagem http://ideiasbynavarro.blogspot.com/2009/03/origami-wow.html
Professor, esta é uma atividade exploratória. Deve ser apresentada aos alunos com antecedência para que os painéis (cartazes) estejam prontos no dia da aula.
1º) Os alunos devem ser separados em grupos. Cada grupo deverá receber uma cartolina (ou papel pardo) para criar um painel sobre os diferentes tipos de Balanças.
2º) Cada balança apresentada no painel deverá conter: nome, descrição, forma de uso e uma imagem ilustrativa.
3º) Para motivar o esforço dos alunos na pesquisa informe que a maior nota será do grupo que apresentar mais diversidade de tipos de balanças.
4º) Na data de entrega dos painéis os alunos devem afixá-los na sala de aula e, em seguida, deverão fazer uma votação para escolher qual o painel mais completo e o mais caprichado.
5º) Os grupos responsáveis pelos painéis escolhidos deverão apresentar para a turma os diferentes tipos de balanças
6º) Para finalizar esta atividade, pergunte para os alunos:
Professor, o objetivo destas perguntas é ampliar a reflexão sobre o tema, se julgar conveniente, apresente a diferença entre "Peso" e "Massa, para isso recomendamos a leitura do artigo disponível em
http://educacao.uol.com.br/fisica/massa-e-peso-descubra-a-diferenca-entre-esses-conceitos.jhtm
1º) Com auxílio de um projetor, exiba a atividade Balança de Pratos, no site do Projeto Fundão
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/BalancaDePratos.html
Imagem da autora
Professor, o vídeo indicado a seguir foi feito pela professora Weruska Zanelato Quinquim da Escola Municipal Prof. Joao Pinto Bandeira. Essa escola fica no Estado do Espírito Santo.
Recomendamos aos professores uma visita ao Blog desta escola. Um belo trabalho de professores e professoras deste nosso país. Parabéns!
http://emefjoaopintobandeira.spaces.live.com/default.aspx
1º) Faça a exibição do vídeo indicado a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=DKffsg9-a5Q
2º) Depois apresente as unidades de medida do Sistema Internacional.
A unidade de massa do sistema internacional de unidades é o quilograma
Quilograma (kg)- unidade fundamental das medidas de massa que é igual à massa do protótipo internacional do quilograma, de platina iridiana, depositado no Pavilhão de Breteuil, Sèvres, em França.
Tabelas de equivalências
Em gramas:
tonelada | quilograma | hectograma | decagrama | grama | decigrama | centigrama | miligrama |
t | kg | hg | dag | g | dg | cg | mg |
1000000g | 1000g | 100g | 10g | 1g | 0,1g | 0,01 | 0,001 |
Em quilogramas:
tonelada | quilograma | hectograma | decagrama | grama | decigrama | centigrama | miligrama |
t | kg | hg | dag | g | dg | cg | mg |
1000kg | 1kg | 0,1kg | 0,01kg | 0,001kg | 0,0001kg | 0,00001kg | 0,000001kg |
3º) Mantenha as tabelas visíveis para os alunos.
4º) Organize os alunos em duplas.
5º) Cada dupla deverá escolher 2 unidades de medida (dentre as apresentadas nas tabelas exceto o grama) e representar as quantidade de 20g e 12hg nas duas unidades de medida.
6º) Em seguida as duplas devem formar um grupo de quatro alunos. Atenção: pode ser necessário ajustar a proposta ao número de alunos de sua turma.
7º) Os componentes de cada dupla original deverão solicitar aos outros colegas do grupo que façam a conversão criada por eles. Isso deve ser feito para as duas duplas originais que compõem.
8º) Em seguida as duplas dentro de cada grupo devem comparar os resultados. Se no grupo não houver consenso quanto a forma correta de representação, o professor deve ser chamado para ajudar.
9º) Distribua uma folha de A4, em branco, para cada grupo.
10º) Cada grupo deverá apresentar as conversões solicitadas de acordo com unidades de medida escolhidas por cada dupla e os cálculos para justificar suas respostas.
Professor, utilize a atividade 3 para avaliar se os alunos compreenderam as conversões entre unidades de medida de massa.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2012
Cinco estrelasótimas sujestões!!! Obrigada!