Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeira: a galinha dos ovos.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer uma brincadeira dinâmica e intensa, e desenvolver a elaboração de estratégias para conquistar o maior número de “ovos”.

- Conhecer as regras da “galinha dos ovos”, os materiais e o sentido simbólico dados a eles.

- Conhecer as possíveis variações de espaços e materiais que poderão ser utilizados.

- Experimentar a brincadeira “galinha dos ovos” e suas variações, experimentando transformações “simbólicas” com os materiais e as mudanças de “cenários”.

Duração das atividades
Sugestão de duas atividades de 25 minutos e uma de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Brincando de “conquista”.

Duração: 25 minutos.

Material: não será utilizado nenhum material.

Local: quadra.  

Antes de ensinar a brincadeira “galinha dos ovos” o professor(a) poderá propor algumas atividades. A primeira delas uma brincadeira que se chama “conquista”. A brincadeira acontece na mesma “estrutura” que o “rouba bandeira”. No entanto, o objetivo é que todas as pessoas de uma equipe sentem dentro da área oposta da outra equipe. Quem entrar no campo adversário pode ser “colado”, ou seja, ficará imóvel até que outro colega venha salvar, encostando a mão.   

É uma brincadeira de estratégia. Ao mesmo tempo que se defendem e “colam” pessoas da equipe adversária, os alunos terão que passar para o lado oposto e sentar na área da equipe adversária. A equipe que tiver com todos os alunos sentados dentro da área adversária primeiro, vence. Obs.: o professor(a) deverá observar se todos os alunos estarão sentados.

Atividade 2 – Rouba bandeira.

Duração: 25 minutos.

Material: duas bandeiras (podem ser bolas).

Local: quadra.   

O professor(a) poderá propor outra brincadeira de “conquista” do território adversário, que é o “rouba bandeira” ou “pique bandeira”. O objetivo é entrar com campo adversário, pegar a bandeira e voltar para o seu campo sem ser colado. Quem for colado no campo adversário deve ficar imóvel até que outro colega o salve, seguindo a mesma estrutura da brincadeira “conquista”.   

Para realizar desenvolver o pique bandeira, acessar as aulas disponíveis no portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9182 (atividade 1 da aula). (Acesso em 08/10/12).    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9960 (“pique bandeira”). (Acesso em 08/10/12).    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22255 (Atividade 3 da aula). (Acesso em 08/10/12).

 

Imagem: rouba bandeira. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gartic.com.br/imgs/mural/rm/rmnbfs/1263007530.gif&imgrefurl=http://www.gartic.com.br/RMNBFS/gallery/726158&usg=__6BH_SssnVbDZr_i9EX45jbeEEV0=&h=304&w=321&sz=7&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=FTgcBdu_TMKfQM:&tbnh=118&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Drouba%2Bbandeira%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=235&vpy=232&dur=2594&hovh=218&hovw=231&tx=106&ty=167&ei=GwH_TJTRLYSClAfy66mdCA&oei=GwH_TJTRLYSClAfy66mdCA&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:14,s:0 (Acesso em 08/12/10).

Atividade 3- A galinha dos ovos.

Duração: 50 minutos.

Material: bambolês, bolas de borracha coloridas, cordas.

 Local: quadra ou espaço que permita a realização da atividade.

Agora é hora de brincar de “galinha dos ovos”, o professor(a) poderá dividir os alunos em 4 equipes. Cada equipe terá uma quantidade igual de “ovos” (bolas de borracha com cores específicas de acordo com a equipe). Essas bolas de borracha serão posicionadas dentro de um bambolê posicionado dentro da área de cada equipe. Essa área da equipe será marcada pelas cordas. Caso o professor (a) prefira, poderá estabelecer essa área pelas proprias cores da quadra. Como no exempplo abaixo, as áreas serão as partes vermelhas da quadra, e os “ovos” de cada equipe ficariam posicionados dentro da área vermelha. No exemplo abaixo a sugestão é a divisão em três equipes, ficando uma em uma área do goleiro, a outra na área oposta e uma no círculo central. O objetivo da brincadeira é pegar o maior número de “ovos” das equipes adversárias no tempo estabelecido pelo professor(a).

Imagem: Quadra. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_7t7FaAeqy2w/SxVbdSqzpYI/AAAAAAAAAuw/0WjWItgXoh4/s1600/quadra_para_dos_vilelas_nova_pintura%2B(3).jpg&imgrefurl=http://alissondiego.blogspot.com/2009/12/quadra-de-para-dos-vilelas-recebe-nova.html&usg=__lj_pb4HyiZTbNYvRuu59o2ewYR8=&h=1200&w=1600&sz=230&hl=pt-br&start=76&zoom=1&tbnid=H7-dBow_lS2aqM:&tbnh=119&tbnw=231&prev=/images%3Fq%3Dquadra%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:10%2C1640&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=971&vpy=182&dur=31&hovh=194&hovw=259&tx=190&ty=101&ei=n_L-TK7dN4K8lQeYrZ38CA&oei=h_L-TMiYFoKdlgfB8IyiCA&esq=5&page=5&ndsp=19&ved=1t:429,r:5,s:76&biw=1259&bih=545 (Acesso em 08/12/10). 

Imagem: possibilidade de divisão da quadra com as cordas. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewFile/1298/3333/13735&imgrefurl=http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1298/3333&usg=__-WZ8WBkNQ2x4mfzAbFfezJKRsio=&h=301&w=445&sz=35&hl=pt-br&start=118&zoom=1&tbnid=mEX_2Ftb1UrojM:&tbnh=113&tbnw=167&prev=/images%3Fq%3DSENTADOS%2BNA%2Bquadra%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=79&ei=QP3-TLHFBcWclgfqy8yjCA&oei=0_z-TLPgHIOclgfp67ivCA&esq=24&page=7&ndsp=19&ved=1t:429,r:14,s:118&tx=68&ty=81 (Acesso em 08/12/10).

Sendo estabelecida a área, seja pela marcação com as cordas ou pelas cores da quadra, as regras são:

1) Dentro da área de cada equipe só poderão transitar pessoas daquela equipe, qualquer “invasor” de outra equipe poderá ser “colado” dentro da área, permanecendo assim imóvel até que outra pessoa de sua equipe o salve. Para salvar, quem não está “colado” deve encostar em quem está “colado”.

2) Fora das áreas estabelecidas para cada equipe, todos os alunos de todas as equipes poderão circular tranquilamente sem ser “colados”.

3) O professor(a) deve estipular um tempo (sugestão 2min), e ao final desse tempo contará os “ovos” (bolas de borracha) nos “ninhos” (bambolês) de cada equipe. A equipe que tiver mais ovos vence.   

- Caso não tenha a quantidade de bolas coloridas para representar os “ovos” de cada equipe, poderão ser utilizada as bolas da mesma cor. A contagem no final possibilitará dizer a equipe vencedora.

- Poderão ser feitas bolas com papel e fita adesiva. Ou até mesmo utilizar outros materiais disponíveis na escola que sirvam para representar os “ovos”: bolas de tênis de mesa, bolas de tênis, pedras, bolas de meia, dentre outros.  

Recursos Complementares

Sugestões de sites:   

http://www.youtube.com/watch?v=Fh5fdapTUJ4 (brincando de pique bandeira) (Acesso em 08/12/10).    

http://www.scribd.com/doc/6359517/JOGOS-E-BRINCADEIRAS-PARA-CRIANCAS (jogos e brincadeiras para criança) (Acesso em 08/12/10).    

http://www.portaldafamilia.org.br/sclazer/jogos/jogossalao.shtml (Jogos de salão) (Acesso 08/12/10). 

Avaliação

O professor (a) pedirá aos alunos para expor suas opiniões sobre a aula. Sobre a brincadeira aprendida; se já conheciam ou não. Quais as dificuldades encontradas e por fim fazer sugestões para melhorar e ampliar a atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.