16/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer mais sobre o esporte.
- Aprender as regras básicas e os equipamentos utilizados.
- Vivenciar o futebol americano de forma adaptada à realidade da escola, com materiais e espaços alternativos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecer o futebol americano.
Duração: 25 minutos.
Material: computadores.
Local: sala de informática.
Para dar início a aula, o professor(a) poderá pedir para os alunos fazerem uma pesquisa sobre o futebol americano. Poderá organizá-los em grupos e solicitar que façam uma breve apresentação do “tema” de pesquisa que ficaram. O professor(a) poderá organizar os alunos dividindo os temas. Sugestões: 1) regras; 2) equipamentos dos jogadores; 3) história.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_americano (História, objetivos, regras). (Acesso em 13/12/2010).
http://wapedia.mobi/pt/Futebol_americano (Principais características). (Acesso em 13/12/2010).
http://tudosobrefutebolamericano.blogspot.com/ (Filme que retrata a paixão pelo esporte). (Acesso em 13/12/2010).
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/futebol-americano.htm (Variação do futebol americano e o rugby). (Acesso em 13/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=AFVfUiG5On0 (Vídeo futebol americano). (Acesso em 13/12/2010).
Imagem: Equipamentos de futebol americano. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_Vho8nJTGv78/TCIbMhu-2dI/AAAAAAAAAAc/AS3o79viHqw/s1600/FootbalEquipment.jpg&imgrefurl=http://aveiro-fa.blogspot.com/2010/06/equipamento-usado-no-futebol-americano.html&usg=__g_xK4WBxV3NNvFO2c5D5tSX-QZA=&h=610&w=450&sz=79&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=3CHR5h7UJ201fM:&tbnh=135&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3Dequipamentos%2Bde%2Bfutebol%2Bamericano%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1276%26bih%3D545%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=344&ei=mLgFTeXdA8H_lgeSmZDnCQ&oei=mLgFTeXdA8H_lgeSmZDnCQ&esq=1&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=36&ty=76 (Acesso em 13/12/2010).
Atividade 2 – Rugby.
Duração: 25 minutos.
Material: bola de rugby (ou alternativa); coletes para organizar os times.
Local: quadra.
O professor (a) poderá propor o jogo de rugby apresentando as principais características, semelhanças e diferenças em relação ao futebol americano.
Para saber como desenvolver o jogo de rugby acessar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21359 (Acesso em 13/12/2010).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22255 (Acesso em 13/12/2010).
Atividade 3 – Futebol americano.
Duração: 50 minutos.
Material: bola de futebol americano (ou adaptada); colete para dividir os times e “flags”.
Local: quadra.
Agora o professor(a) poderá propor o jogo de futebol americano retomando questões iniciais da aula em relação à pesquisa que os alunos fizeram, e a partir disso, negociarem as regras dentro do futebol americano escolar.
Uma alternativa para vivência da atividade é o jogo de “Flagbol”. Para saber sobre suas características e desenvolvimento acessar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20937 (Acesso em 13/12/2010).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22878 (Acesso em 13/12/2010).
Posteriormente o professor(a) poderá organizar os alunos em duas equipes e propor o jogo de futebol americano a partir das regras e características pesquisadas construindo juntamente com os alunos o jogo.
Obs.: Poderão ser disponibilizados papelões, tintas, sacolas e materiais alternativos para que os alunos construam suas "armaduras" para jogar o futebol americano.
Sugestões de sites:
http://www.youtube.com/watch?v=HmU7yWHce6U (Jogada divertida do futebol americano). (Acesso em 13/12/2010).
http://www.afabonline.com.br/v3/ (Associação de futebol americano do Brasil). (Acesso em 13/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=AFVfUiG5On0 (Vídeo de algumas jogadas). (Acesso em 13/12/2010).
O professor (a) pedirá aos alunos para falar sobre o que já conheciam do futebol americano. Se acompanham os jogos ou não. O que aprenderam quanto aos materiais, às regras e principais características. Poderá propor um debate acerca da “violência” no jogo comparada a outros esportes como o futebol e o rugby. Por fim poderá propor que os alunos criem novas regras e apresentem novos desafios para pensar o futebol americano na educação física na escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!