Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Mistérios do Círculo Trigonométrico

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar todas as linhas trigonométricas no círculo trigonométrico;
  • Compreender a regra dos sinais das linhas trigonométricas a partir da observação do círculo;
  • Estabelecer relações entre as linhas trigonométricas em todos os quadrantes.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema de coordenadas cartesianas. 

Estratégias e recursos da aula

O círculo unitário ou círculo trigonométrico é um círculo cujo centro está localizado na origem do plano cartesiano e seu raio mede 1. É usado no estudo de funções trigonométricas como seno, cosseno e tangente. A partir do círculo unitário é possível deduzir várias identidades trigonométricas. Nesta aula vamos explorar os "mistérios" do ciclo trigonométrico.

 

Atividade 1

Razões Trigonométricas

 

1º) Leve os alunos para um laboratório de informática.
 
2º) Indique o site a seguir para que eles possam manipular livremente objetos educacionais que exploram as representações gráficas de seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante no Ciclo Trigonométrico.
 

Razões Trigonométricas

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/RazoesTrigonometricas.html

 

 

 

3º) Professor, enquanto os alunos fazem as atividades propostas circule pelo laboratório questionando-os para verificar o quanto estão assimilando as informações. 

 

Atividade 2

A Função de Euler e A Medida de Ângulos

 

 

1º) Ainda no laboratório de informática, proponha aos alunos que visitem o site: 
 
 

 

Função de Euler

http://www.uff.br/cdme/ftr/ftr-html/ftr-euler-br.html

 

2º) A função de Euler estabelece a relação entre a reta real e o ciclo trigonométrico. Muitos alunos não conseguem estabelecer esta correspondência sozinhos. Aproveite esta atividade interativa para que eles possam compreender melhor a relação entre o número real positivo e a medida do arco correspondente no ciclo trigonométrico. Além disso, aproveite para salientar que os valores negativos representam arcos indicados no sentido horário do ciclo trigonométrico.

Função de Euler

http://www.uff.br/cdme/ftr/ftr-html/ftr-euler-br.html

Note que o aluno pode movimentar o ponto t, sobre a reta real, e observar o arco correspondente, de medida igual ao módulo de t, sendo formado no lado direito da tela. 

3º) Pergunte aos alunos se um ponto do ciclo trigonométrico corresponde a apenas um ponto da reta. É esperado que eles respondam sim. Neste caso, peça para eles arrastarem o ponto t até o valor 3Pi. Daí repita a pergunta. Agora, espera-se que respondam que não. Aprofunde o tema definindo arcos côngruos.

 

4º) Prepare cópias da folha de atividades disponível no link abaixo e distribua uma para cada aluno.    

Arcos Côngruos
 
 
 

 

 

Atividade 3

Aplicações da Trigonometria 

 

 

1º) Separe os alunos em grupos.

2º) Distribua uma cartolina (ou papel pardo) para cada grupo.

3º) Cada grupo deverá criar um cartaz mostrando diferentes aplicações da trigonometria nas atividades humanas.

4º) A fonte de pesquisa é a Internet. Aproveite que os alunos estão no laboratório de informática.

5º) Quando os cartazes estiverem concluídos, cada grupo deverá apresentá-lo a turma. Aproveite este momento para fazer perguntas aos integrantes do grupo.

6º) Após a apresentação dos cartazes, proponha um debate de aprofundamento sobre o tema.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, sugerimos que os exercícios propostos na atividade 2  e a pesquisa realizada na atividade 3 , sejam usados como formas de avaliação individual e em grupo, respectivamente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Izabela, Claretiano , São Paulo - disse:
    izacaspp@hotmail.com

    29/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante a maneira de mostrar o círculo trigonométrico no computador. Sóestava acostumado a vê-lona lousa ou na folha de caderno ou livro.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.