Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A luta enquanto fenômeno social.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o que é Luta;

Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social;

Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas;

Analisar as transformações históricas das lutas.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2:

Reunir os alunos em sala e iniciar a aula com o vídeo de desenho animado:   

Mongo e Drongo lutam boxe . 28 nov. 2008. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=BfJeXMVYwiY. Acesso em 04/12/2010.

Ao término do vídeo, dizer aos alunos que nas próximas aulas, iremos estudar sobre as lutas, pesquisar o que são, os tipos e como elas estão inseridas em nossa cultura.

Em seguida, perguntar aos alunos:

  1. O que é luta?
  2. Vocês conhecem ou já praticaram algum tipo de luta?

Solicitar que cada um responda e dê sua opinião sobre o que foi perguntado. 

Dividir o quadro em quatro partes, anotando na primeira e segunda parte, as palavras chaves das respostas dadas às perguntas supracitadas.

Feito isto, mostrar algumas figuras de lutas e solicitar que os alunos identifiquem qual o tipo de luta está sendo ilustrada na imagem.

Quando os alunos responderem qual é a luta da figura, o professor deverá colá-la com fita crepe na terceira parte do quadro.

Sugestões de figuras:

Disponível em: http://bibliblogue.files.wordpress.com/2010/04/judo-pan.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://www.kiaikidocolorado.org/karate1.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://www.rettungshunde-nepal.de/Bilder/HRDSN/Kung%20Fu.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://i.olhares.com/data/big/136/1364809.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_SGdx6iX2ZmU/TKpKqOAo27I/AAAAAAAAAFg/IXySfgNg0Ic/s1600/capoeira.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Quando todas as figuras já tiverem sido fixadas no quadro, perguntar aos alunos:

De que outra forma a luta se manifesta em nossa sociedade e no cotidiano?

Anotar as repostas dos alunos juntamente com as da segunda pergunta, na segunda metade do quadro.

Em seguida, colar na terceira parte do quadro ao lado das outras figuras, imagens de agressões físicas.

Perguntar e discutir com a turma: Todas as figuras representam lutas? Por quê?   

Sugestões de figuras:

Disponível em: http://www.boqnews.com/arquivos/id_1437_briga_torcidas_corinthians.JPG. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_i7Zehv0kPbs/TFwT2vGrgBI/AAAAAAAABfQ/v-fo24Ha0SU/s1600/Briga-de-Torcida.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://www.pcjogosonline.com/files/image/briga-de-rua.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_cgiut1peuEY/SVec2ZneEJI/AAAAAAAAAQQ/Cy1uKoCdodo/s400/briga.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_D0MKmgCF_po/SPztVJgY3WI/AAAAAAAACzc/tFhXLpp7hpE/s400/teony+briga.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://tihbussolo.blog.terra.com.br/files/2009/12/briga1.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,14339842,00.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Disponível em: http://folhapontal.files.wordpress.com/2010/08/confusao-rixa-briga.jpg. Acesso em 04/12/2010.

Ao terminar a discussão, apresentar aos alunos o seguinte conceito, escrevendo-o na quarta e última parte do quadro:   

“Lutas são atitudes ligadas às técnicas de ataque e de defesa consideradas, por alguns povos, como sabedoria de vida. Há, portanto, uma concepção teórica na origem das lutas, princípios filosóficos que as fundamentam ou fundamentavam.” 

Modificado do livro didático de Educação Física da Secretaria de Estado do Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/ed_fisica/livro_edfisica.pdf. Acesso em 05/12/2010.

Dividir a turma em 3 grupos e solicitar que cada grupo discuta e analise, com base no conceito, os dois grupos de figuras fixadas na terceira parte do quadro e dizer se:

  1. Tudo que está no quadro é ou não é luta?
  2. Qual é a diferença entre as figuras sobre a luta e as demais figuras expostas no quadro?

Quando todos os grupos terminarem de discutir sobre as questões colocadas anteriormente, solicitar que exponham suas conclusões.

O professor deverá retirar todas as figuras que os alunos entenderem que não sejam figuras de lutas. Porém, o professor somente poderá retirá-las, após a justificativa de cada grupo e a apreciação de toda turma concordando com a posição do grupo.

Após esta primeira parte, dizer aos alunos que de acordo com o conceito apresentado no quadro, o que diferencia a luta de agressão física e violência, são os princípios filosóficos que norteiam as lutas.

Escolher 3 lutas para vivenciar e estudar na aula de educação física.

O professor deverá retirar as figuras do quadro e escrever o nome de 3 lutas no mesmo.

Sugerimos o Judô, Capoeira e Karatê, pelo fato de lutas possíveis de serem realizadas no interior da escola, sem muita necessidade de adequação do espaço.

Perguntar sobre qual é a preferência de cada grupo pelas lutas apresentadas acima. Caso dois ou mais grupos tenham escolhidos o mesmo tipo de luta, o professor deverá sortear dentre os tipos de luta sugeridos.

Informar aos alunos que cada grupo ficará responsável por montar uma apresentação sobre a luta escolhida para os colegas e também, com auxilio do professor, a vivência de alguns movimentos e técnicas básicas da mesma.

Orientações aos grupos:   

A) Realizar um sorteio para saber qual o grupo iniciará as apresentações na próxima aula.

B) Cada grupo terá um tempo de 10 minutos para sua apresentação.

C) A apresentação poderá ser feita através de cartazes, data show (caso houver a disponibilidade do mesmo na escola), podendo inclusive, trazer pessoas que praticam ou ensinam estas lutas, para contribuir com a apresentação do grupo.   

D) Os grupos deverão trazer no dia de sua apresentação, alguns objetos relacionados à luta pesquisada.

E) Entregar um roteiro de estudo impresso para cada grupo, contendo as seguintes perguntas:

  1. Onde, quando e por que surgiu esta luta?
  2. Quais são os princípios que fundamentam esta luta?
  3. Seus participantes devem seguir algum tipo de código de conduta? Quais as principais normas deste código?
  4. Quais os principais aspectos da luta (princípios filosóficos, técnicas, etc.) foram modificados de sua origem até hoje?

Informar aos alunos que a próxima aula será na sala de informática e/ou biblioteca para pesquisar e responder com o auxilio de livros, revistas, internet e outros, as questões solicitadas no roteiro.

Aula 3

Reunir os alunos na sala de informática e/ou biblioteca para pesquisar e responder com o auxilio de livros, revistas, internet e outros, as questões solicitadas no roteiro.

Disponível em: http://campodetrigocomcorvos.zip.net/images/lutas.jpg. Acesso em 05/12/2010.  

Aulas 4, 5 e 6:

Antes do inicio da apresentação, o professor deverá entregar aos demais alunos duas folhas e uma caneta, para que eles observem as apresentações e respondam as seguintes perguntas, que devem estar contidas nas duas folhas:

  1. Onde, quando e por que surgiu esta luta?
  2. Esta luta tem principio filosófico? Quais?
  3. Seus participantes devem seguir algum tipo de código de conduta? Quais as principais normas deste código?
  4. Quais os principais aspectos da luta (princípios filosóficos, técnicas, etc.) foram modificados de sua origem até hoje?   

Iniciar a aula com a apresentação do primeiro grupo, informando aos alunos, que ao final de cada apresentação haverá 5 minutos para perguntas.

O aluno deverá fazer suas anotações à medida que o grupo vai expondo seu trabalho.

Realizar o mesmo procedimento durante a apresentação de todos os grupos.

Recolher as folhas de resposta dos alunos, pois serão usadas posteriormente.

Quando todos os grupos terminarem de apresentar o resultado de sua pesquisa, o professor deverá ir com os alunos para a quadra, pátio ou qualquer outro espaço amplo, para a realização das vivências.

A ordem de apresentação será a mesma das exposições orais.

Sugestões de atividades:

Judô:

BEGHELLI FILHO, A. B. M. Aprendendo sobre o judô. Portal do Professor. 18 nov. 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25047. Acesso em 15/12/2010.

Capoeira:

Ginga: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MSKerL9wy90. Acesso em 15/12/2010. 

Rollé: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G0HbEl3ZCdk&feature=related. Acesso em 15/12/2010. 

Chutes: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Y4QhQZEbLIU&feature=related. Acesso em 15/12/2010. 

Benção: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-1Bocm6Jd2E. Acesso em 15/12/2010. 

Martelo: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zL8ZiwDiUmo. Acesso em 15/12/2010.   

Karatê: Disponível em:

LACERDA, J. L.;  TORREZIO JÚNIOR, O. P. Lutas e os movimentos gerais: socos e chutes. Portal do Professor. 10 nov. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9964. Acesso em 15/12/2010.  

CAMPOS, T.; FREITAS, A. F. S. Lutas das sombras. Portal do Professor. 09 out. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7495. Acesso em 15/12/2010.   

Disponível em: http://www.fascinioegito.sh06.com/lutas.jpg. Acesso em 05/12/2010.    

Aula 7:

Reunir os alunos em sala e entregar as folhas de respostas. Solicitar que cada grupo se reúna e analise o histórico de sua luta, comparando com as outras duas apresentadas, apontando as semelhanças e as diferenças ao longo da história.

Quando todos os grupos terminarem sua análise, o professor deve organizar o debate com toda a sala, onde cada aluno terá oportunidade de dizer quais foram suas percepções sobre os estudos das lutas.

A partir desta discussão, o professor deverá anotar no quadro, novamente, o conceito sobre luta usado na primeira aula, e sugerir aos alunos que cada grupo, a partir da vivência, pesquisa e debates, construa um conceito coletivo que consiga explicitar a luta em todos os seus aspectos e sua diferença com a violência.

Solicitar a um integrante de cada grupo que apresente o conceito elabora pelo seu grupo para a turma. O professor deverá, juntamente com a turma, transformar estes três conceitos em um, analisando coletivamente as aproximações e distanciamentos entre esse último conceito e o criado pelos grupos.   

Ao terminar a construção do conceito, solicitar que cada aluno individualmente analise-o e diga se ele atende a tudo que descobrimos sobre as lutas e suas manifestações.   

Avaliar com a turma, solicitando que cada um, diga o que achou desta vivência na aula de educação física, bem como, seus sentimentos e percepções frente às atividades de vivência das lutas.

Disponível em: http://ol.i.uol.com.br/2008/historia/grecia/luta-livre.gif acessado em 05/12/2010. 

Recursos Complementares

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Lutas. Livro didático de educação física, 2º ed. p. 154-155. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/ed_fisica/livro_edfisica.pdf. Acesso em 05/12/2010.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Capoeira: jogo, luta ou dança? Livro didático de educação física. 2º ed. p. 155-169. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/ed_fisica/livro_edfisica.pdf. Acesso em 05/12/2010.

MOREIRA, R. Capoeira: sua origem e sua inserção no contexto escolar. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 12. n. 114. nov. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd114/capoeira-sua-origem-e-sua-insercao-no-contexto-escolar.htm. Acesso em 05/12/2010.

Judô. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4. Acesso em 05/12/2010.

Karatê. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carat%C3%AA. Acesso em 05/12/2010.

Capoeira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_%28artes_marciais%29. Acesso em 05/12/2010.           

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as principais características das lutas, bem como, seus princípios filosóficos.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roberta Malagutti, Centro universitário Estacio do Ceará , Ceará - disse:
    robertamalagutti@hotmail.com

    10/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada, parabéns!!! Afinal muitos professores tem dificuldades de trabalhar esse tema com os alunos!


  • Creusa Lelis, IFRN-Campus Mossoró , Rio Grande do Norte - disse:
    creusaris@hotmail.com

    30/09/2012

    Cinco estrelas

    As aulas são excelentes. Fiquei com dúvida apenas com relação ao vídeo de Mongo e Drongo lutam boxe. Foi apenas um incentivo inicial? Ou serviu para discussão? Quais pontos foram usados para discussão desse vídeo?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.