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A ambiguidade como um recurso estilístico ou como manifestação de problemas de escrita

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Carlos Alberto Martins da Silva
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SAO PAULO - SP FLAVIO LA SELVA PROF

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Seguindo as propostas centradas no trabalho com a linguagem, esta aula contribuirá para que o educando perceba as várias interpretações que um mesmo enunciado pode apresentar, isto é, os múltiplos significados presentes nas sentenças ,os quais formam a ambiguidade. Esta aula apresentará ainda a dupla face da ambiguidade, ou seja, um recurso estilístico muito explorado na linguagem publicitária e um problema de escrita, ocasionado principalmente pela má organização dos elementos na frase, ou pela escolha inadequada dos elementos que compõem a sentença.

Duração das atividades
6 aulas de 45/50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e interpretação textual.

Estratégias e recursos da aula

 Etapa 1 (duas aulas de 45/50 minutos)

Professor: é importante começar a aula discutindo um pouco sobre o que é ambiguidade, se os educandos conhecem esse conceito ou se já ouviram algo a esse respeito. Após essa sondagem inicial, uma breve explicação sobre a ambiguidade e seus efeitos textuais seriam convenientes para introduzir a atividade seguinte.

Em seguida, para que os educandos entendam melhor o que é a ambiguidade, o professor solicitará à classe que se reúna em grupo de 3 a 4 alunos. Após concluída a divisão da turma, serão entregues algumas imagens ambíguas para observação e discussão dos membros do grupo. Por meio desta atividade, o objetivo é que os alunos percebam que da mesma forma que as imagens podem apresentar conteúdos ambíguos, o texto também pode conter ambiguidades. A consideração a ser feita (espera-se que esta parta dos alunos) é que as imagens têm essa característica dúbia por uma questão de estilo, de intenção do pintor. No entanto, o texto também pode ser ambíguo intencionalmente, mas na maioria dos casos os textos apresentam-se ambíguos por conterem problemas de escrita.

As imagens a serem analisadas pelos grupos são as seguintes:

IMAGEM 1

imagem 1

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 2

IMAGEM 2 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 3

IMAGEM 3 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 4

IMAGEM 4 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 5

IMAGEM 5 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 6

IMAGEM 6 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 7

IMAGEM 7 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 8

IMAGEM 8 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 9

IMAGEM 9 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 10

IMAGEM 10 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 11

IMAGEM 11 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 12

IMAGEM 12 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 13

IMAGEM 13

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 14

IMAGEM 14 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 15

IMAGEM 15 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 16

IMAGEM 16 

Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

O desejado é que cada grupo analise no máximo três imagens. O grupo conjuntamente deve observar as figuras com bastante atenção para que o maior número possível de interpretações possa ser depreendido. Após observar e discutir as imagens recebidas, os grupos estarão prontos para responder as seguintes perguntas:

  1. Por que as imagens analisadas pelo grupo podem ser consideradas ambíguas?
  2. Descreva detalhadamente as possibilidades de interpretação que cada imagem possibilita depreender.
  3. Qual das imagens chamou mais a atenção do grupo? Por quê?
  4. Na opinião do grupo, qual a intenção do artista ao reunir em uma só imagem várias informações?
  5. Há alguma imagem em que houve maior dificuldade para depreender mais de uma interpretação possível? Qual é ela e por que surgiu tal dificuldade?

Os grupos poderão identificar as imagens analisadas por meio do número acima de cada figura. Desse modo, o professor saberá exatamente quais as imagens analisadas por um dado grupo.

Etapa 2 (duas aulas de 45/50 minutos)

Nesta etapa, é interessante que o professor resgate junto com os educandos a experiência vivenciada na aula anterior, ocasião da análise de imagens ambíguas. Cabe neste momento perguntar aos alunos como foi o desafio de buscar interpretações possíveis naquelas imagens que ofereciam mais de uma leitura possível. Neste sentido, é importante ainda ressaltar que as imagens analisadas, por serem na sua grande maioria obras de arte, trazem em si a ambiguidade como resurso estilístico, portanto, a ambiguidade nessas obras tem um caráter proposital, ou seja, por meio disso querem, de alguma maneira, despertar a atenção daqueles que as observam.

Posto isto, é o momento de estabelecer uma ponte entre a linguagem não-verbal com a linguagem verbal. Isto quer dizer que é o momento de o professor transportar seus alunos para o universo do texto e mostrar-lhes, assim, como a ambiguidade pode manifestar-se tanto como recurso de estilo quanto problema de escrita. Para tal, serão válidos dois corpora de textos: um em que a ambiguidade se configura como técnica de escrita na linguagem publicitária, e outro em que a ambiguidade se constitui como problema de escrita.

Nesta etapa, pretende-se apresentar o corpus constituído por anúncios publicitários em que a ambiguidade mostra-se presente, constituindo-se em um recurso de escrita que objetiva criar humor e, dessa forma, cativar as pessoas a consumirem os produtos expostos. O propósito desta próxima atividade é expor aos educandos vários anúncios publicitários dentre os quais eles escolherão dois ou três e comentarão a ambiguidade presente no texto e o efeito produzido por ela. Esta atividade também pode ser feita em grupo, preferencialmente em duplas ou em trios, no máximo. Para que os integrantes dos grupos consigam captar a ambiguidade presente nos anúncios, é necessária uma leitura atenciosa e concentrada. Caso os educandos apresentem dificuldade em perceber as múltiplas interpretações possíveis, o professor poderá auxiliá-los fazendo uma leitura conjunta ou dando pistas para que a proposta seja atendida. No entanto, o almejado é que os alunos discutam entre si e após várias leituras sejam capazes de dizer onde reside a ambiguidade na propaganda e qual efeito de sentido ela produz.

Os anúncios publicitários ambíguos selecionados foram os que se seguem:

ANÚNCIO 1

ANÚNCIO 1

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

ANÚNCIO 2

 ANÚNCIO 2

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

ANÚNCIO 3

ANÚNCIO 3 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

ANÚNCIO 4

ANÚNCIO 4 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23489

ANÚNCIO 5

ANÚNCIO 5 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

ANÚNCIO 6

ANÚNCIO 6 

Disponível em: http://www.1001franquias.com.br/upload/image002_cabf63.jpg

ANÚNCIO 7

ANÚNCIO 7 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

Depois de concluídas as análises dos anúncios e encerradas as discussões entre os integrantes dos grupos, o professor proporá aos alunos as seguintes questões que devem ser respondidas de forma mais detalhada possível. As questões podem ser transcritas na lousa ou entregues em folha separada digitadas ou mimeografadas.

  1. Escreva quais as interpretações possíveis de todos os anúncios escolhidos, observados e discutidos pelo grupo.
  2. Transcreva a palavra ou expressão em que reside a ambiguidade responsável pelo humor dos anúncios que foram selecionados pelo grupo.
  3. Ao observar mais atentamente os anúncios da Sinaf Seguros, que têm a morte como principal tema, percebe-se que a ambiguidade é capaz de dirimir o peso dessa ideia. Por que a ambiguidade presente nos anúncios dessa empresa deixa a ideia de morte mais suave?
  4. Por que se pode afirmar que a ambiguidade em todos os anúncios analisados foi utilizada como um recurso estilístico?
  5. Imagine a seguinte situação: um indivíduo resolve passar uma agradável tarde de sol no clube do bairro, decide, portanto, tomar um banho de piscina. Ao chegar ao clube, dirige-se à piscina, porém antes de entrar observa o seguinte informe numa placa pendurada para que todos os banhistas possam vê-la: "Respeite os banhistas. A piscina é pública e não privada". O indivíduo fica confuso, pois verifica que o informe é ambíguo. Por que se pode afirmar que há ambiguidade no informe do clube? Quais as interpretações possíveis desse informe? Em qual palavra ou expressão reside a ambiguidade?

Etapa 3 (duas aulas de 45/50 minutos)

Seguindo o proposto por esta sequência didática, depois de apresentar a ambiguidade como um recurso de estilo muito explorado pela arte e pela publicidade, o que se propõe agora é mostrar como a ambiguidade é indesejável em textos que não têm os mesmos propósitos que os da publicidade. Sendo assim, a ambiguidade compromete a clareza e o entendimento do texto quando não se propõe a criar humor ou quando não tem o objetivo de ser intencional. É importante que o professor explique aos educandos que podem ser vários os motivos a formarem ambiguidade em um texto que não deve apresentar característica ambígua: má ordenação dos elementos na frase; enunciados suscintos e com presença de palavras ou expressões que tipicamente produzem ambiguidade; falta de releitura dos enunciados produzidos, etc.

Em seguida, o professor poderá transcrever na lousa dois exemplos (ou mais, caso necessário) que elucidem como a ambiguidade é maléfica em textos em que ela não deve estar presente. Sugerem-se os seguintes exemplos:

  • O pai encontrou a filha chupando pirulito. (É interessante que o professor explique que no enunciado em questão há ambiguidade por não se saber quem estava chupando o pirulito: o pai na ocasião de encontrar a filha; ou a filha que chupava pirulito quando o pai a encontrou. Tão importante quanto mostrar onde está a ambiguidade na frase, é apresentar recursos linguísticos que acabam com a característica ambígua do texto. Neste caso, a ambiguidade poderia ser eliminada de duas formas: O pai estava chupando pirulito quando encontrou a filha ou O pai encontrou a filha que estava chupando pirulito. Uma simples frase como a apresentada nesse exemplo dá margens para inúmeras análises linguísticas. No primeiro caso de correção, seria importante explicar que a ambiguidade foi eliminada ao trazer para perto do sujeito O pai a locução verbal  estava chupando acompanhada de seu complemento pirulito, acrescentando-se, em seguida, o conectivo temporal quando que indica o que o pai estava fazendo no momento em que encontrou a filha. No segundo caso de correção, caberia ao professor explicar que a ambiguidade foi solucionada ao inserir o pronome relativo que mais o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular no pretérito imperfeiro do modo indicativo após o objeto direto a filha que completa o sentido do verbo encontrou.)

 

  • João cortou a manga. (Neste exemplo, a ambiguidade está presente porque a palavra manga é polissêmica, ou seja, apresenta mais de um significado, o que exige um termo ou expressão que explique se essa manga é uma fruta ou uma parte da camisa, ambos os elementos passíveis de serem cortados. Poranto, a ambiguidade estará eliminada de uma das formas: João cortou a manga da camisa ou João cortou a manga que estava deliciosa.)

Após refletir como eliminar a ambiguidade, o professor proporá aos alunos que treinem em outras sentenças o que acabou de ser explicado na lousa. Para tanto, serão apresentadas as seguintes situações desafiantes para que, individualmente, cada educando tente solucionar o problema da ambiguidade valendo-se dos seus conhecimentos linguísticos. Em cada sentença, além mostrar onde está a ambiguidade e escrever as interpretações possíveis, os alunos apresentarão soluções de eliminação da ambiguidade, tornando, assim, os enunciados claros e sem duplo sentido.

  1. Trago o remédio para seu pai que está neste vidrinho.
  2. Ele viu seu amigo enquanto descia o morro.
  3. Carla ganhou um livro de Minas Gerais.
  4. O irmão de Cristiano pegou a blusa dele.
  5. Preso vigia acusado de matar empresário.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Participação nas discussões e nas análises das imagens e anúncios publicitários.
  • Capacidade de interagir com o grupo de trabalho, mostrando respeito pela opinião dos outros membros do grupo.
  • Comprometimento no cumprimento das atividades propostas: tanto as escritas quanto as orais.
  • Apresentação de sugestões e outras intervenções pertinentes com o tema da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • Ana Cristina, UFPA , Pará - disse:
    cryslima71@hotmail.com

    30/04/2012

    Quatro estrelas

    Gostei bastante, pois estou escrevendo meu tcc sobre este tema e essa aula me ajudou muito. parabens.


  • Neíza, Escola Estadual , Minas Gerais - disse:
    neizaalmeida@bol.com.br

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula. Super criativa. Parabéns ao professor Carlos Alberto.


  • Fernanda Lanes, Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro , Rio de Janeiro - disse:
    fernandalanes@hotmail.com

    02/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! Estimulante e divertida. alunos do E.M. gostam de aula onde os recursos visuais são explorados e onde sua participação é solicitada. Parabéns ao autor!


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