12/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Seguindo as propostas centradas no trabalho com a linguagem, esta aula contribuirá para que o educando perceba as várias interpretações que um mesmo enunciado pode apresentar, isto é, os múltiplos significados presentes nas sentenças ,os quais formam a ambiguidade. Esta aula apresentará ainda a dupla face da ambiguidade, ou seja, um recurso estilístico muito explorado na linguagem publicitária e um problema de escrita, ocasionado principalmente pela má organização dos elementos na frase, ou pela escolha inadequada dos elementos que compõem a sentença.
Habilidades básicas de leitura e interpretação textual.
Professor: é importante começar a aula discutindo um pouco sobre o que é ambiguidade, se os educandos conhecem esse conceito ou se já ouviram algo a esse respeito. Após essa sondagem inicial, uma breve explicação sobre a ambiguidade e seus efeitos textuais seriam convenientes para introduzir a atividade seguinte.
Em seguida, para que os educandos entendam melhor o que é a ambiguidade, o professor solicitará à classe que se reúna em grupo de 3 a 4 alunos. Após concluída a divisão da turma, serão entregues algumas imagens ambíguas para observação e discussão dos membros do grupo. Por meio desta atividade, o objetivo é que os alunos percebam que da mesma forma que as imagens podem apresentar conteúdos ambíguos, o texto também pode conter ambiguidades. A consideração a ser feita (espera-se que esta parta dos alunos) é que as imagens têm essa característica dúbia por uma questão de estilo, de intenção do pintor. No entanto, o texto também pode ser ambíguo intencionalmente, mas na maioria dos casos os textos apresentam-se ambíguos por conterem problemas de escrita.
As imagens a serem analisadas pelos grupos são as seguintes:
IMAGEM 1
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 2
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 3
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 4
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 5
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 6
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 7
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 8
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 9
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 10
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 11
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 12
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 13
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 14
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 15
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 16
Disponível em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
O desejado é que cada grupo analise no máximo três imagens. O grupo conjuntamente deve observar as figuras com bastante atenção para que o maior número possível de interpretações possa ser depreendido. Após observar e discutir as imagens recebidas, os grupos estarão prontos para responder as seguintes perguntas:
Os grupos poderão identificar as imagens analisadas por meio do número acima de cada figura. Desse modo, o professor saberá exatamente quais as imagens analisadas por um dado grupo.
Nesta etapa, é interessante que o professor resgate junto com os educandos a experiência vivenciada na aula anterior, ocasião da análise de imagens ambíguas. Cabe neste momento perguntar aos alunos como foi o desafio de buscar interpretações possíveis naquelas imagens que ofereciam mais de uma leitura possível. Neste sentido, é importante ainda ressaltar que as imagens analisadas, por serem na sua grande maioria obras de arte, trazem em si a ambiguidade como resurso estilístico, portanto, a ambiguidade nessas obras tem um caráter proposital, ou seja, por meio disso querem, de alguma maneira, despertar a atenção daqueles que as observam.
Posto isto, é o momento de estabelecer uma ponte entre a linguagem não-verbal com a linguagem verbal. Isto quer dizer que é o momento de o professor transportar seus alunos para o universo do texto e mostrar-lhes, assim, como a ambiguidade pode manifestar-se tanto como recurso de estilo quanto problema de escrita. Para tal, serão válidos dois corpora de textos: um em que a ambiguidade se configura como técnica de escrita na linguagem publicitária, e outro em que a ambiguidade se constitui como problema de escrita.
Nesta etapa, pretende-se apresentar o corpus constituído por anúncios publicitários em que a ambiguidade mostra-se presente, constituindo-se em um recurso de escrita que objetiva criar humor e, dessa forma, cativar as pessoas a consumirem os produtos expostos. O propósito desta próxima atividade é expor aos educandos vários anúncios publicitários dentre os quais eles escolherão dois ou três e comentarão a ambiguidade presente no texto e o efeito produzido por ela. Esta atividade também pode ser feita em grupo, preferencialmente em duplas ou em trios, no máximo. Para que os integrantes dos grupos consigam captar a ambiguidade presente nos anúncios, é necessária uma leitura atenciosa e concentrada. Caso os educandos apresentem dificuldade em perceber as múltiplas interpretações possíveis, o professor poderá auxiliá-los fazendo uma leitura conjunta ou dando pistas para que a proposta seja atendida. No entanto, o almejado é que os alunos discutam entre si e após várias leituras sejam capazes de dizer onde reside a ambiguidade na propaganda e qual efeito de sentido ela produz.
Os anúncios publicitários ambíguos selecionados foram os que se seguem:
ANÚNCIO 1
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
ANÚNCIO 2
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
ANÚNCIO 3
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
ANÚNCIO 4
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23489
ANÚNCIO 5
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
ANÚNCIO 6
Disponível em: http://www.1001franquias.com.br/upload/image002_cabf63.jpg
ANÚNCIO 7
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
Depois de concluídas as análises dos anúncios e encerradas as discussões entre os integrantes dos grupos, o professor proporá aos alunos as seguintes questões que devem ser respondidas de forma mais detalhada possível. As questões podem ser transcritas na lousa ou entregues em folha separada digitadas ou mimeografadas.
Seguindo o proposto por esta sequência didática, depois de apresentar a ambiguidade como um recurso de estilo muito explorado pela arte e pela publicidade, o que se propõe agora é mostrar como a ambiguidade é indesejável em textos que não têm os mesmos propósitos que os da publicidade. Sendo assim, a ambiguidade compromete a clareza e o entendimento do texto quando não se propõe a criar humor ou quando não tem o objetivo de ser intencional. É importante que o professor explique aos educandos que podem ser vários os motivos a formarem ambiguidade em um texto que não deve apresentar característica ambígua: má ordenação dos elementos na frase; enunciados suscintos e com presença de palavras ou expressões que tipicamente produzem ambiguidade; falta de releitura dos enunciados produzidos, etc.
Em seguida, o professor poderá transcrever na lousa dois exemplos (ou mais, caso necessário) que elucidem como a ambiguidade é maléfica em textos em que ela não deve estar presente. Sugerem-se os seguintes exemplos:
Após refletir como eliminar a ambiguidade, o professor proporá aos alunos que treinem em outras sentenças o que acabou de ser explicado na lousa. Para tanto, serão apresentadas as seguintes situações desafiantes para que, individualmente, cada educando tente solucionar o problema da ambiguidade valendo-se dos seus conhecimentos linguísticos. Em cada sentença, além mostrar onde está a ambiguidade e escrever as interpretações possíveis, os alunos apresentarão soluções de eliminação da ambiguidade, tornando, assim, os enunciados claros e sem duplo sentido.
Quatro estrelas 3 classificações
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30/04/2012
Quatro estrelasGostei bastante, pois estou escrevendo meu tcc sobre este tema e essa aula me ajudou muito. parabens.
08/08/2011
Cinco estrelasÓtima aula. Super criativa. Parabéns ao professor Carlos Alberto.
02/05/2011
Cinco estrelasAdorei a aula! Estimulante e divertida. alunos do E.M. gostam de aula onde os recursos visuais são explorados e onde sua participação é solicitada. Parabéns ao autor!