06/07/2011
Daniel Rodrigues Ventura, José Higino Dias Filho, Edson Luís Nunes.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Cinemática e dinâmica: deslocamento, força, velocidade, aceleração, massa e peso.
Sugerimos que inicialmente o professor inicie a aula revisando conceitos básicos das grandezas envolvidas, trabalho, energia cinética, energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia mecânica. Falar da conservação da energia mecânica em um sistema de forças conservativas, forças gravitacional e elástica, para este conteúdo.
Atividade I
Se possível apresente para a turma a seguinte animação disponível em:
Poderá também acessar e apresentar para a turma o seguinte vídeo sobre o assunto, com apenas 53 segundos de duração:
http://www.youtube.com/watch?v=5erQrBy-jt0
O professor deverá pedir para que os alunos em grupos de no máximo 4 elementos, usando a expressão para encontrar o trabalho realizado por uma força constante no quadro da figura abaixo, resolvam o seguinte exercício de aplicação: Suponha que uma pessoa arraste um bloco exercendo nele uma força F constante deslocando-o de uma distância d, como no esquema da Figura 01. Considere para o exercício os seguintes valores: F = 200 N; d = 5,0 m e â = 30o. Calculem o trabalho W realizado pela pessoa ao arrastar o bloco de A até B.
Solução:
Peça aos alunos que resolva também os seguintes problemas:
Suponha que a pessoa no exercício anterior gastou 30 segundos para arrastar o bloco de A até B, qual a potência que ele desenvolveu?
Solução:
Calculem a energia cinética de um objeto de 2,0 kg que se move com uma velocidade de 10 m/s.
Solução:
Qual a energia potencial em relação ao piso, de um objeto de 2,0 kg, em um ponto a 3,0 m de altura? Faça a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.
Solução:
Qual a energia potencial elástica armazenada em uma mola de constante elástica igual a 1000 N/m quando esticada de modo a sofrer uma elongação de 20 cm?
Solução:
Atividade II
O professor poderá fazer a montagem esquematizada na Figura 02 usando cerca de 2 metros de tubo fino de PVC, 20 mm ou ½ polegada. Corte o tubo longitudinalmente formando duas calhas, isto normalmente pode ser conseguido na própria loja onde se compra o tubo. Para curvar o PVC, após o corte, aqueça-o, de preferência mergulhando a calha em água quente, e enquanto aquecido force-o para que fique curvo. Prenda-o no ponto P com um torniquete de madeira, dois toquinhos de madeira, um de cada lado prensando a calha. Depois com auxílio de um suporte ou pedaço de madeira fixe pontos próximos às extremidades de modo que a calha fique semelhante ao esquema das figuras. Como são duas partes do PVC, o professor deverá fazer pelo menos duas montagens, mas se possível faça várias calhas. Além da calha, o professor vai precisar de uma esfera metálica ou uma bolinha de vidro e uma régua escolar, para cada grupo.
Divida a turma em grupos menores para que todos participem da experiência e peça que façam o seguinte: abandone a esfera ou bolinha no ponto A, extremidade esquerda da calha na Figura 02 e marque o ponto de altura máxima que a esfera chega à outra extremidade da calha. Meça essas alturas com auxílio de uma régua, correspondentes a H e h, na figura.
Repita o procedimento deixando a bolinha descer a partir do ponto C, correspondente à extremidade direita na Figura 03. Marque o ponto correspondente à altura máxima que a bolinha atingiu na outra extremidade, ponto D na figura. Meça as alturas correspondentes a H’ e h’ nessa figura. Esses valores estão em conformidade com os dados da experiência anterior?
Atividade III
Distribua os alunos mantendo no máximo 4 alunos por grupo, peça que os grupos anotem os resultados obtidos do experimento realizado e forneça o seguinte contexto para discussão:“em um sistema de forças conservativas a energia mecânica do sistema se conserva”.
Supondo que haja apenas forças conservativas atuando na bolinha, determine a relação entre H e h.
Solução:
· EmA = EmB
· mgH = mgh, m = massa da bolinha.
· H = h
E entre H’ e h’?
Solução:
· EmA = EmB
· mgH’ = mgh’
· H’ = h’
Então responda com base nos dados obtidos: nesse experimento houve conservação da energia mecânica da bolinha? Houve perda de energia do sistema? Como podemos explicar?
Solução:
Ao encerrar a aula sugerimos ao professor dividir a turma em 3 equipes. Sortear os itens abaixo, I, II e III, um item para cada equipe, e orientá-la para assistir o vídeo relativo ao seu item sorteado. . Por exemplo, sugira que faça uma pesquisa individual primeiro e depois reúnam para decidirem como fazer e apresentar o trabalho.
Cada equipe deverá preparar um experimento relacionado ao seu tema para apresentar posteriormente em outra aula, com a participação de toda turma, para discutir os procedimentos realizados.
Cabe ao professor fazer uma advertência aos alunos para que, caso utilize alguma ferramenta cortante ou elétrica para preparar material, tenha o cuidado de segurança necessário para evitar acidente, pedindo a um profissional ou pessoa experiente para executar a tarefa.
I. Física entretenida - Conservación de la energía mecánica
http://www.youtube.com/watch?v=A3VtQ2QL01U&feature=related
II. Mago da Física - Colisões (Um Exemplo Didático e Lúdico)
http://www.youtube.com/watch?v=mrtMQ4MaLDQ
III.
Nome | Tipo |
---|---|
Trabalho, energia e mecânica e sua conservação | Experimento prático |
Os Curiosos – Trabalho e Potência | Vídeo |
O professor poderá acessar as seguintes sugestões de aula sobre conceito de trabalho em Física, potência, rendimento e conservação da energia mecânica, que se encontra disponível na internet, no Portal do professor, cujos títulos e endereços se encontram abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24940
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27107
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27123
Sugerimos também que o professor acesse a seguinte simulação que se encontra disponível na internet no Portal do professor com o título e endereços seguintes:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30416
O professor poderá fornecer atividades para a turma envolvendo transformação de energia mecânica em outras formas de energia, mas que se verifica a não perda de energia durante o evento, como no seguinte exercício.
Considere na Figura 04, onde uma mola tem uma de suas extremidades fixa na base da rampa e a outra livre. Um carrinho de brinquedo é apoiado na extremidade livre da mola e forçado contra a mola de modo que o comprimento dela diminua de 10 cm (0,10 m). Em seguida o carrinho é abandonado no ponto A e impulsionado pela mola sobe até parar no ponto B. Sendo a constante elástica da mola k = 200 N/m, a altura h = 0,30 m, a massa do carrinho M = 0,25 kg e g = 10 m/s2, determine o trabalho exercido pelo atrito entre o carrinho e a rampa.
Solução:
Pela conservação da energia, temos que:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2012
Quatro estrelasgostaria de aprender mais sobreisto...................
02/12/2011
Cinco estrelasé muito bem explicado e vale muito a pena estudar por este blog!