Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A independência dos Estados Unidos - UCA

 

18/07/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever mudanças ocorridas nas relações entre a Inglaterra e suas colônias na América do Norte;
  • Caracterizar as leis inglesas e suas consequências na relação entre a metrópole e as colônias;
  • Compreender o processo de independência dos Estados Unidos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisará conhecer o processo de colonização inglesa na América do Norte.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

ATIVIDADE 1: A IMIGRAÇÃO INGLESA PARA A AMÉRICA E O CONTATO COM OS INDÍGENAS

 

Professor, os vídeos abaixo foram criados pela History Channel em 2010 e fazem parte de uma série de 12 episódios do programa “América: A Saga dos EUA”.  Cada documentário tem aproximadamente 9 minutos.  Através desses vídeos os alunos poderão compreender como ocorreu o processo de povoamento na América, que relações foram construídas entre a Inglaterra (a metrópole) e as colônias americanas e como as colônias se organizavam internamente.

 

I -

REBELDES

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=66MQFNMjW6I

Acesso em 25 de maio de 2011.

II -

REBELDES 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sWRtm3e122s&feature=related

Acesso em 25 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos vídeos acima e assistam aos documentários.

2- Sugira aos alunos que respondam, no KWord, algumas questões sobre os vídeos assistidos:

a) Como era a Inglaterra no início do século XVII e qual a sua importância para a colonização da América?

b) Quais as principais razões da vinda de imigrantes para a formação das Treze Colônias?

c) Caracterize o perfil desses novos imigrantes ingleses na América do Norte.

d) Em que aspecto o documentário, parte 1, considera a América do Norte uma terra de oportunidades para os ingleses?

e) Qual foi o primeiro produto cultivado pelos ingleses nas colônias da América do Norte? E qual a sua importância para estas colônias?

f) O que era o Mayflower? Qual a sua relação com a fundação da Virgínia e, consequentemente, com a colonização norte-americana?

g) Os documentários nos mostram que a relação dos colonos com os indígenas que já viviam na América do Norte foi contraditória, ou seja, ora pacífica, ora marcada pela violência. Cite exemplos dessa contradição presente nos vídeos assistidos.

3- Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes às questões acima, para serem socializadas com toda a turma.

UCA

4-  Inúmeros povos habitavam a América do Norte antes da chegada dos europeus. A interação entre estas culturas foi fundamental para a construção da história norte-americana. Proponha aos alunos que se dividam em duplas e façam uma pesquisa sobre os povos que habitavam a América do Norte antes da colonização. As perguntas abaixo , entre outras que serão criadas pelas duplas, devem orientar a pesquisa.

a) Quais as tribos mais famosas da América do Norte? Cite algumas das suas características principais.

b) Quem foi Pocahontas e qual o seu papel no encontro de indígenas e europeus?

c) Um dos feriados mais importante nos E.U.A é o de Ação de Graças. Qual a relação deste feriado com a cultura indígena?

5- Os dados coletados pelas duplas, incluindo imagens, devem ser organizados no KPresenter  e apresentados para toda a turma.

 

ATIVIDADE 2: AS COLÔNIAS INGLESAS DA AMÉRICA DO NORTE

 

Professor, através do mapa e dos vídeos abaixo os alunos poderão identificar as 13 colônias da América que estiveram sob o controle e domínio da Inglaterra. Essas colônias inglesas da América do Norte eram bem diferentes da maioria das colônias existentes no mundo. As 13 colônias inglesas, de um modo geral, tinham certa autonomia em relação à metrópole, mas possuíam características que diferenciavam as colônias do norte, do centro e do sul.

MAPA: 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE

 

mapa

 Disponível em: http://historiadoreshistericos.wordpress.com/2008/10/30/para-situarnos-mapa-de-las-13-colonias/

Acesso em 26 de maio de 2011.

 

I- Roteiro da Atividade:

1- Peça aos alunos que acessem o link do mapa acima.

2- Professor, mostre aos alunos que a Inglaterra, geograficamente, estabeleceu as treze colônias na costa atlântica da América do Norte, agrupadas sob o nome de Nova Inglaterra. Embora as treze colônias estivessem localizadas no litoral, elas possuíam peculiaridades que permitiram dividi-las em colônias do norte, do centro e do sul. Partindo dessa discussão, proponha aos alunos, em trios, que façam uma pesquisa:

UCA

 

Cada trio de alunos deve organizar uma tabela com dados sobre as treze colônias inglesas da América, conforme a orientação abaixo:

 

Colônias

Norte

Centro

Sul

Países

     

Organização

 

 

 

Economia

 

 

 

Forma de Trabalho

 

 

 

Curiosidades

 

 

 

 

3- Sugira aos alunos que organizem no KPresenter uma apresentação dos dados da pesquisa realizada.

4- Os alunos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

UCA

Totalizando aproximadamente 18 minutos, os vídeos abaixo foram produzidos em 2010 pela History Chanel e explicam como se construiu o processo que conduziu as treze colônias à independência.

I -

 rebeldes 3

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=THIERyuCuvQ&NR=1

Acesso em 26 de maio de 2011.

II -

video 4

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-7natF8SCPM&NR=1

Acesso em 26 de maio de 2011.

 

II- Roteiro da Atividade:

1- Peça aos alunos que acessem e assistam aos vídeos indicados acima.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a) Além da Inglaterra, cite outros países da Europa que colonizaram a América do Norte.

b) Como a Coroa inglesa controlava, mesmo à distância, o comércio colonial norte-americano?

c) O que desencadeou as manifestações de revolta no porto de Boston?

d) Explique como ocorria a escravidão nas colônias inglesas e qual a sua importância para as transações econômicas deste período?

e) Qual a importância do Jornal de Boston para a revolta dos colonos?

f) Explique como foi se organizando o processo de independência dos Estados Unidos, citando seus principais representantes.

3- Proponha aos alunos que, em duplas, criem um texto no KWord respondendo as questões acima e acrescentem ao texto imagens sobre a temática.

4- Sugira que cada dupla troque seu texto com outra dupla, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.

 

III- Roteiro da Atividade:

Professor, a imagem abaixo retrata a revolta dos colonos que, fantasiados de índios, jogaram no mar trezentas caixas de chá tiradas dos porões de um navio ancorado no porto de Boston. Este fato entrou para a história dos Estados Unidos  como a Festa do Chá de Boston. A crise entre a colônia e a metrópole atinge seu auge e altera as relações entre a Inglaterra e as treze colônias da América do Norte.

Chá de Boston

Boston Tea Party: ensaio do processo de independência dos EUA.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/independencia-estados-unidos.htm

Acesso em 26 de maio de 2011.

UCA

 

1- Apresente a imagem acima aos alunos. Proponha que eles façam uma pesquisa respondendo as questões abaixo, no KWord:

a) A Inglaterra impôs várias leis às treze colônias. Explique o que determinava a: Lei do Selo, Lei do Açúcar e a Lei do Chá.

b) Explique a reação dos colonos à Lei do Chá.

c) O que foram as Leis Intoleráveis?

d) Quais as consequências dessas leis inglesas para a mudança na relação entre a metrópole e a colônia?

e) Essas leis contribuíram para desencadear uma manifestação favorável à Independência das treze colônias? Explique.

Sugestões de alguns sites para a pesquisa dos alunos:

http://www.brasilescola.com/historiag/independencia-estados-unidos.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/independencia-dos-estados-unidos/independencia-dos-estados-unidos1.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/independencia-dos-estados-unidos/independencia-dos-estados-unidos2.php

http://www.suapesquisa.com/estadosunidos/

2- Socialize as respostas dos alunos com todos da turma.

 

ATIVIDADE 3:  SÉCULO XVIII - INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

 

Professor, através do trabalho com o texto “Independência dos Estados Unidos” e com os vídeos produzidos pela History Chanel, os alunos poderão verificar que a Guerra de Independência durou  cerca de seis anos e que, desde 1775, ocorreram vários combates entre as tropas inglesas e norte-americanas. A vitória dos patriotas norte-americanos em 1781 marcou um sinal de novos tempos não só para a América do Norte, mas para todo o contexto mundial.

TEXTO:  Independência dos Estados Unidos

"A Independência dos Estados Unidos destrói a unidade do sistema colonial, colaborando decisivamente para a derrocada do Antigo Regime. As 13 colônias, estabelecidas a partir do século XVII no território norte-americano, contam, nas últimas décadas do século XVIII, com mais de 2 milhões de colonizadores. No centro – Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey e Delaware – e no norte – Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut – europeus exilados por motivos políticos ou religiosos vivem em pequenas e médias propriedades.

Embora a Inglaterra proíba o estabelecimento de manufaturas nas colônias, a incipiente indústria do centro-norte não é incomodada pelas autoridades, pois não compete com o comércio da metrópole.

No sul – Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia – predomina a grande propriedade rural, ocupada pela monocultura dirigida à exportação e tocada pela mão de obra escrava, com pouco espaço para o trabalho livre. Os nortistas, no entanto, atravessam as fronteiras e concorrem com o comércio metropolitano, levando a Inglaterra a endurecer a política com as colônias."

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/independencia-dos-estados-unidos/independencia-dos-estados-unidos1.php  Acesso em 27 de maio de 2011.

 

UCA

I -

video 5

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aclqOxom6i8&NR=1

Acesso em 27 de maio de 2011.

 

II -

revolucao

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2u2BLpdGqrw&NR=1

Acesso em 27 de maio de 2011.

 

I- Roteiro da Atividade:

1- Peça aos alunos que acessem e assistam aos vídeos indicados nos links acima.

2- Após a leitura do texto e exibição dos vídeos, levante algumas questões com os alunos:

a) Qual foi o fundamento ideológico do processo de independência das colônias inglesas da América do Norte?

b) Qual a importância  dos setores populares, principalmente dos escravos, na revolta das Treze Colônias inglesas?

c) Destacar a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos no processo de libertação das Treze Colônias inglesas.

3- Partindo do trabalho realizado com o texto e os vídeos, sugira aos alunos que, em grupos, produzam  no KolourPaint uma história em quadrinhos contendo os temas abaixo:

Impostos ingleses e suas consequências na relação entre a metrópole e as colônias

Leis Intoleráveis

Batalha de Lexington

Guerra da Independência

Declaração de Independência

4- Professor, incentive os alunos a buscarem outras fontes de pesquisa para a realização da proposta. Oriente-os em relação a uma bibliografia que possa ser consultada pelos grupos no desenvolvimento da atividade.

5- Depois, todos os alunos deverão juntar as histórias produzidas, formando uma só história em quadrinhos da turma. Desta forma, não deverá haver quadrinhos que repitam as mesmas situações. Além disso,  deve-se tomar o cuidado para seguir uma ordem cronológica e uma coerência dos acontecimentos narrados. Terminado este processo, os alunos poderão imprimir a história em quadrinhos sobre a Independência dos Estados Unidos criada pela turma. Uma cópia poderá ser entregue à biblioteca da escola para consulta dos demais alunos.

 

II- Roteiro da Atividade:

Texto: A influência cultural dos E.U.A no Brasil

" A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural (cinematográfica, fonográfica, publicitária etc.). O rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema também contribuíram muito para que o inglês se tornasse uma língua universal. (...) Os EUA também dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em vários elementos como: Coca-Cola, Mc Donald’s, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem “Made in USA”."

Disponível em: http://historiacolegiao.wordpress.com/2009/05/27/a-influencia-cultural-dos-eua-no-brasil/ . Acesso em 26 de maio de 2011.

1 - Peça aos alunos que acessem o site acima e leiam o texto na íntegra.

2- Promova um debate entre os alunos levando-os a perceber a quantidade de elementos da cultura norte-americana presentes em seu cotidiano e a influência desses elementos em suas vidas. É importante que, através deste debate, os alunos reflitam sobre os aspectos positivos e negativos desta influência cultural.

3- Proponha aos alunos que na WxCam do seu netbook façam no mínimo cinco fotografias de algum elemento da cultura norte-americana presente no seu dia a dia.

4- Todos os alunos deverão socializar suas fotos com a turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

1- A colonização inglesa na América do Norte

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=145 Acesso em 26 de maio de 2011.

2- EUA: os donos do mundo

Disponível em: http://historia.abril.com.br/politica/eua-donos-mundo-434729.shtml Acesso em 26 de maio de 2011.

Vídeos que alunos e professores podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

1- América, A Saga dos EUA - Ep. 02 Revolucao (parte 01)

 Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=2u2BLpdGqrw&NR=1 Acesso 26 de maio de 2011.

2- América, A Saga dos EUA - Ep. 02 Revolucao (parte 02)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RayinmAwDaM Acesso 26 de maio de 2011.

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

1-The Simpsons – Será que os Americanos são muito diferentes dos brasileiros?

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26783 Acesso 26 de maio de 2011.

2- Os tipos de colonização dos EUA e a guerra da secessão

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23033 Acesso 26 de maio de 2011.

Filme:

O Patriota

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, debates, respostas aos questionamentos levantados, apresentação com resultado de dados pesquisados sobre a temática, criação de quadros comparativos e explicativos, criação de história em quadrinhos e produção fotográfica.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.