Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capitão América e a História dos Estados Unidos no século XX

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula alguns aspectos históricos da História dos Estados Unidos da América no século XX por meio da figura do Capitão América, famoso personagem das Histórias em Quadrinhos. Com esta aula, espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer relações entre gêneros ficcionais – como é o caso dos Quadrinhos do Capitão América – e o contexto em que foram produzidos.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História Contemporânea (em especial, sobre a História dos Estados Unidos no século XX).

Devem ter ainda noções básicas de língua inglesa.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

Em março de 1941, o roteirista Joe Simon e o desenhista Jack Kirby, ambos norte-americanos de origem judaica, criaram um herói com uniforme inspirado nas cores da bandeira norte-americana: o Capitão América. Publicado até os dias de hoje, com alguns poucos períodos de interrupção, o Capitão América – cuja identidade secreta é Steve Rogers – representa os Estados Unidos da América (EUA). Sua trajetória nos Quadrinhos se confunde em muito com a de seu País de origem.

AULA 1:

Os EUA sequer haviam entrado na Segunda Guerra Mundial contra o Eixo. Todavia, na capa da primeira edição (março de 1941), o Capitão América aparecia socando o ditador alemão Adolf Hitler (para maiores informações sobre Adolf Hitler, acessar o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler). Na segunda capa, do mês seguinte, o “Sentinela da Liberdade” – como é também conhecido por seus fãs – aparecia de modo semelhante, atacando o ditador alemão. As capas estão abaixo: