Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capitão América e a História dos Estados Unidos no século XX

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula alguns aspectos históricos da História dos Estados Unidos da América no século XX por meio da figura do Capitão América, famoso personagem das Histórias em Quadrinhos. Com esta aula, espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer relações entre gêneros ficcionais – como é o caso dos Quadrinhos do Capitão América – e o contexto em que foram produzidos.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História Contemporânea (em especial, sobre a História dos Estados Unidos no século XX).

Devem ter ainda noções básicas de língua inglesa.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

Em março de 1941, o roteirista Joe Simon e o desenhista Jack Kirby, ambos norte-americanos de origem judaica, criaram um herói com uniforme inspirado nas cores da bandeira norte-americana: o Capitão América. Publicado até os dias de hoje, com alguns poucos períodos de interrupção, o Capitão América – cuja identidade secreta é Steve Rogers – representa os Estados Unidos da América (EUA). Sua trajetória nos Quadrinhos se confunde em muito com a de seu País de origem.

AULA 1:

Os EUA sequer haviam entrado na Segunda Guerra Mundial contra o Eixo. Todavia, na capa da primeira edição (março de 1941), o Capitão América aparecia socando o ditador alemão Adolf Hitler (para maiores informações sobre Adolf Hitler, acessar o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler). Na segunda capa, do mês seguinte, o “Sentinela da Liberdade” – como é também conhecido por seus fãs – aparecia de modo semelhante, atacando o ditador alemão. As capas estão abaixo:

  

Imagens disponíveis em http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america

 

Procedimentos de leitura: A partir das capas das duas primeiras edições, o professor pode sugerir aos alunos que atentem para alguns elementos. Há na primeira capa um mapa dos Estados Unidos, à esquerda, na mesa. Na segunda capa, vê-se um globo terrestre com uma bandeira fincada sobre a inscrição “United States” (Estados Unidos, em português). Trata-se de um plano de dominação estrangeira. As capas ao mostrarem esse temor de uma possível dominação tentam fazer com que o público-leitor se envolvesse numa campanha pró-entrada dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial.

O professor pode recomendar que os alunos pesquisem acerca do símbolo que aparece, por exemplo, nas vestimentas do ditador e dos soldados e também na bandeira fincada no globo da 2ª capa. Qual é o significado desse símbolo?

Seria interessante que o professor já tivesse trabalhado com os alunos a aula do Portal do Professor do MEC “A propaganda antinazista nos desenhos animados” (disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34786). Apesar de a aula indicada ser sobre outro meio de comunicação – a saber, desenhos animados – algumas considerações apresentadas nela podem ser úteis para que os alunos compreendam as duas capas acima.

Em seguida, os alunos devem relacionar o símbolo dos nazistas à origem judaica dos criadores do Capitão América e justificar o porquê do símbolo que aparece repetidas vezes nas duas capas estar relacionada aos judeus. Para maiores informações ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo e http://pt.shvoong.com/social-sciences/1680596-su%C3%A1stica-s%C3%ADmbolo-diferentes-significados/

Nesta primeira aula o professor apresentará as duas imagens acima, em uma discussão bastante breve, e pedirá que os alunos leiam mais sobre o personagem. Para tanto, sugerimos alguns dos links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_am%C3%A9rica (informações sobre o Capitão América no Wikipédia)

http://www.guiadosquadrinhos.com/personbio.aspx?cod_per=212 (informações no Guia dos Quadrinhos sobre o Capitão América)

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao.aspx?cod_tit=cap0301+&esp=&cod_edc=5382

http://www.actionsecomics.net/2011/07/com-um-filme-estreando-amanha-no-brasil.html (Guia definitivo do Capitão América)

http://spectrum.weblog.com.pt/arquivo/2006/12/capitao_america.html (Um texto que pode servir bastante para que contextualizem as diferentes décadas do Capitão América)

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/livro-analisa-relacao-do-capitao-america-com-a-politica-dos-eua/ (reportagem do site especializado em quadrinhos e cultura da mídia Omelete. A reportagem fala sobre o lançamento de um livro que analisa o Capitão América “como termômetro de seu tempo”, ao assinalar que ele teria assumido ao longo do tempo diferentes posturas políticas).

http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/n08032007_03.cfm (Trata-se de uma pequena reportagem sobre a morte do Capitão América em 2007, mas faz um breve histórico sobre o personagem)

http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/capitao_americap1.cfm (Primeira parte da nota “Capitão América: Herói ou Vilão?”)

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/capitao+america+um+heroi+menos+imperialista+do+que+parece/n1597105942384.html (“Capitão América: um herói menos imperialista do que parece” – reportagem baseada em informações oferecidas pelo quadrinista e historiador Sávio Queiroz Lima)

Através da consulta de alguns dos links acima, os alunos poderão conhecer aspectos relacionados ao Capitão América. Os alunos podem pesquisar outros sites por conta própria. Caso optem por isso, cabe ao professor certificar que os sites consultados contribuirão para as atividades a serem desenvolvidas.

Seria interessante que os alunos salvassem algumas das imagens disponibilizadas nos sites que consultarem e registrassem no caderno aquilo que consideram pertinente sobre o Capitão América e a relação do personagem como determinados contextos históricos.

 

AULA 2:

Nesta segunda aula, o professor dividirá a turma em cinco grupos. O critério a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos será aleatório. 

O primeiro grupo pesquisará sobre os Estados Unidos na década de 1950. Eles podem e devem consultar o seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1950_nos_Estados_Unidos

Já o segundo ficará encarregado de tratar dos Estados Unidos nos anos de 1960. Indicamos aqui o seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960_nos_Estados_Unidos

O terceiro ficará responsável em falar sobre os EUA na década de 1970. Indicamos aqui a consulta do seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970_nos_Estados_Unidos

O quarto grupo tratará dos EUA na década de 1980. http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1980_nos_Estados_Unidos

Por fim, o quinto e último grupo tratará dos Estados Unidos na década de 1990. http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1990_nos_Estados_Unidos

A aula será dedicada à consulta e à leitura dos endereços eletrônicos sugeridos. Após consultarem os links os alunos devem registrar no caderno os principais fatos históricos ocorridos nos Estados Unidos. Anotar essas informações no caderno será necessário para o desenvolvimento da atividade na aula a seguir.

 

AULA 3:

Nesta aula, os alunos utilizarão as informações que registraram no caderno e estabelecerão relações com as capas abaixo.

 

GRUPO 1:

O grupo responsável pela década de 1950 deve analisar a seguinte capa (da edição 78, de setembro de 1954):

Imagem disponível em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/78-1.jpg

Após observarem atentamente a capa acima, os alunos devem responder com base nas informações obtidas na aula anterior as seguintes perguntas:

1. Qual é o significado da foice e do martelo, símbolo estampado no peito da figura monstruosa de cor verde e no ombro do uniforme do homem levantado pelo Capitão América?

2. Quem os Estados Unidos nesse período elegeram como seus adversários políticos? Foram os mesmos adversários da década anterior? Esse novo inimigo está relacionado ao macarthismo. O que foi o macarthismo?

Sugerimos que os alunos pesquisem por iniciativa própria os temas suscitados em cada uma das questões. Apresentar um link poderia condicionar a resposta deles e o que se pretende aqui é desenvolver a autonomia dos alunos em investigarem por si mesmos qualquer tema que lhes seja apresentado. Todavia, forneceremos em recursos complementares alguns links que podem auxiliar os professores na resolução dessas questões.

 

GRUPO 2:

- Já o 2º grupo, responsável pela década de 1960, analisará a capa de Avengers # 04, publicada em 1964. Nessa história a fase do Capitão América da década de 1950 é reescrita e cria-se o argumento de que o herói que combateu os nazistas estava congelado no gelo desde o final da Segunda Guerra Mundial. Eis a capa:

 

Imagem disponível em http://26.media.tumblr.com/tumblr_lojttmROhi1qcnio4o1_400.jpg

 

A partir da imagem acima os alunos do grupo da década de 1960 responderão as seguintes questões:

1. Imaginem um homem que vivenciou a Segunda Guerra Mundial ficar congelado durante quase 20 anos e acordar na década de 1960. Muitos dos valores dele não seriam compatíveis com o contexto dos anos 1960 e ele poderia ser tido como um conservador. Que movimentos sociais se organizaram na década de 1960 e que poderiam entrar em choque com a visão de mundo dele?

2. Que transformações os Estados Unidos teria passado durante a década de 1960? Quais foram os fatos mais importantes?

 

GRUPO 3:

- O grupo 3, responsável pela década de 1970, deve considerar as duas imagens abaixo:

  

A imagem à esquerda encontra-se disponível em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/176-1.jpg. Já a da direita, em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/180-18.jpg

 

Na edição 176 de agosto de 1974, Steve Rogers deixou de ostentar o escudo e o uniforme do Capitão América. Ele estava desiludido com o governo norte-americano. Na edição 180, de dezembro de 1974, Rogers assumiria a identidade do vigilante mascarado Nômade, o Homem sem pátria. Essa decisão, apresentada pelo roteirista Steve Englehart e o desenhista Sal Buscema, está vinculado à crise política que ocorreram fora do universo dos quadrinhos.

1. A partir das capas, os alunos deste grupo devem pesquisar sobre a crise política ocorrida nesse ano de 1974. Que crise foi esta?

2. Quais foram os desdobramentos dessa crise?

 

GRUPO 4:

- O 4º grupo, que lidará com os anos 1980, levará em consideração a capa abaixo:

 

Imagem disponível em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/353-14.jpg

Na capa acima o Capitão América aparece diante dos Sovietes Supremos, prestes a bater de frente com eles. Considerando essa capa e analisando as falas apresentadas nos balões com a ajuda de dicionários inglês-português (ver, por exemplo, http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php) os alunos podem refletir sobre:

1. O fato do Capitão América, ao confrontar inimigos soviéticos, estar assumindo uma postura favorável à Guerra Fria. O que foi a Guerra Fria?

2. Quanto tempo durou a Guerra Fria e como o Capitão América atuou durante o período.

Sugestões: Seria interessante que o professor já tivesse trabalhado com os alunos a aula do Portal do Professor do MEC “Quadrinhos na Guerra Fria” (disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33307). As duas aulas de certo modo se entrecruzam. O professor pode sugerir aos alunos que consultem os links fornecidos nessa aula versando sobre a Guerra Fria.

 

GRUPO 5:

O quinto grupo, responsável pela década de 1990, lidará com um período em que o personagem perdeu um tanto sua função ideológica contra inimigos externos, uma vez que a Guerra Fria encontrou seu término.  O Capitão passou então a expressar uma crítica não com relação aos governantes norte-americanos, mas aos próprios norte-americanos.

Os alunos devem levar em consideração as duas capas abaixo, publicadas no ano de 1996.

  

A primeira está disponível em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/451-12.jpg. A segunda em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/453-15.jpg

A partir das imagens acima, o professor pode sugerir aos alunos do 5º grupo que pesquisem se elas são expressivas ou não de uma crise moral nos Estados Unidos.

1. O que aconteceu no contexto político e econômico dos Estados Unidos durante a década de 1990?

2. Quais elementos permitem inferir que as capas expressam um mal-estar? Como podem ser eles expressivos do contexto dos anos 1990?

 

AULA 4:

Nesta aula, os alunos se reunirão com o seu grupo e discutiram entre si as respostas das questões. A discussão deve necessariamente ocupar a primeira metade da aula.

Na segunda metade da aula, os alunos produzirão uma resenha que sintetizará as respostas fornecidas.

Ao final, serão cinco resenhas produzidas e cada uma delas lidará com uma década específica.

Estas devem ser reunidas em uma espécie de dossiê que será intitulado Capitão América e a História dos Estados Unidos no século XX.

Durante a elaboração da resenha, seria proveitoso que alguns alunos ficassem responsáveis por levantar imagens enquanto outros cuidariam da escrita e revisão do texto.

Recursos Complementares

Links que podem auxiliar na resolução das questões propostas ao GRUPO 1 (que giram em torno do papel que o Capitão América assumiu durante a “caça às bruxas” – isto é, a perseguição de supostos comunistas –  do macarthismo):

http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/m/marcatismo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_McCarthy

 

Links que podem auxiliar na resolução das questões propostas ao GRUPO 2 (que tratam especificamente sobre os movimentos políticos e sociais que emergem na década de 1960):

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960

http://oridesmjr.blogspot.com/2011/07/eua-nova-direita-e-os-movimentos.html

 

Links que podem auxiliar na resolução das questões propostas ao GRUPO 3 (que tratam especificamente do escândalo de Watergate, que foi uma das razões pelas quais Steve Rogers deixou de ser o Capitão América):

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-o-escandalo-watergate

http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2003/not20030727p30845.htm

Link que pode auxiliar na resolução das questões propostas ao GRUPO 4 (que versam sobre a Guerra Fria dos anos de 1980 e tratam da adesão do Capitão América ao reaganismo):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

Links que podem auxiliar na resolução das questões sugeridas ao GRUPO 5 (as questões propostas ao grupo 5 tratam dos escândalos ocorridos durante a administração Clinton):

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/57528_ESCANDALOS+SEXUAIS+QUE+ABALARAM+O+MERCADO

http://www.coladaweb.com/historia/historia-dos-estados-unidos

Avaliação

A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas. Espera-se que o professor avalie qualitativamente o esforço de cada um dos alunos em criar interpretações históricas sobre as imagens fornecidas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nemora, Prefeitura Municipal de Gravataí(NTM) , Rio Grande do Sul - disse:
    nemorafranco@ig.com.br

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Adorei! Muito bem bolada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.