Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como a pirâmide alimentar pode ser usada como instrumento motivador para a aquisição e uso de uma alimentação saudável?

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância dos alimentos como fonte de energia;
  • Compreender que uma alimentação equilibrada é indispensável a uma boa saúde física mental e social;
  • Identificar as vitaminas que cada grupo de alimentos contém;
  • Reconhecer a importância da ingestão de diferentes nutrientes todos os dias;
  • Comparar a pirâmide alimentar conhecida com a nova proposta;
  • Relacionar a nova distribuição de alimentos e a prática de atividade esportiva à qualidade de vida;
  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação de texto, além de diálogos sobre a importância de uma boa alimentação.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreenda o sistema da representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias por meio de texto escrito.

Estratégias e recursos da aula

CONVERSANDO COM O PROFESSOR

Professor, atualmente muitas pessoas não se alimentam adequadamente, comem coisas que o organismo não necessita, tornando-se obesas e consequentemente vivem apreensivas em busca de uma dieta milagrosa.  Dessa forma, indagamos se nossos alunos sabem qual a importância dos alimentos em nosso organismo e por quais processos estes alimentos se tornam nutrientes provedores de energia necessária para a realização das funções vitais de manutenção de um organismo saudável e capaz de realizar atividades físicas e mentais.
Acreditamos que enquanto educadores devemos dar aos alunos, informações e orientações alimentares, dentro de um contexto escolar, que contemple o currículo regulamentar, englobando os saberes prévios dos alunos e os construídos após as pesquisas realizadas sobre os alimentos e a forma como são capazes de prover o organismo para realizarem as mais diversas atividades.É fundamental  possibilitar a estes estudantes, que tirem as suas próprias conclusões de como é importante saber o papel dos alimentos em nossa alimentação diária como provedores de energia e de saúde.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental afirma: “[...] a alimentação, por exemplo, é uma necessidade biológica comum a todos os seres humanos. Todos têm necessidades de consumir diariamente uma série de substâncias alimentares, fundamentais à construção e ao desenvolvimento do corpo – proteínas, vitaminas, carboidratos, lipídios, sais minerais e água [...]” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 4, p.52, 1997).

Portanto, é essencial que trabalhemos a importância se ter uma alimentação saudável. Para isso, a utilização da pirâmide alimentar enquanto instrumento motivador para a aquisição e uso de uma alimentação saudável é o nosso propósito nas atividades a seguir.

Utilizamos em nossas atividades algumas imagens de pirâmide alimentar, dentre elas a nova versão apresentada pela Harvard School of Public Health, um dos maiores centros de estudos sobre saúde pública dos Estados Unidos. A pirâmide alimentar de Harvard foi desenvolvida com base em resultados de pesquisas científicas recentes. Ela tem em sua base a prática de atividade física associada à manutenção de um peso saudável e uma adequada hidratação.

Você poderá ter acesso à nova pirâmide por meio dos sítios:

http://endocrinosaude.com/2011/04/piramide-alimentar/

http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource

http://cultura.culturamix.com/curiosidades/o-que-e-a-piramide-alimentar

http://www.sempretops.com/saude/piramide-alimentar-atualizada/

Nos sítios abaixo você encontrará informações sobre o que é pirâmide alimentar.

http://www.viaintegral.com/via2007/paginas/piramide.htm

http://cultura.culturamix.com/curiosidades/o-que-e-a-piramide-alimentar (Acesso 30/09/2011).

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA

Professor, apresente as cenas abaixo para sua turma, exponha uma por vez e explore por meio de diálogo. Você poderá utilizar data show ou selecionar imagens de revistas, panfletos ou de propagandas, porém é necessário que sejam equivalentes à temática de nossa aula.

Caso seus alunos possuam laptop do projeto UCA conectado à internet, você poderá solicitar que eles acessem os sítios sugeridos, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse os sítios a seguir:

PIRAMIDEALIMENTAR http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=849

PIRAMIDEALIMENTAR http://elosdasaude.wordpress.com/category/biblioteca/

PIRAMIDEALIMENTAR http://odetholiveira.blogspot.com/2011_01_01_archive.html

 PIRAMIDEALIMENTAR http://www.turminha.mpf.gov.br/imagens/eca-20-anos/qd-3-tirinha-alimento.GIF/view  (Acesso 30/09/2011).

Inicie o diálogo indagando o que significam as imagens selecionadas. Apresente uma de cada vez. Ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente dos hábitos saudáveis na alimentação.

Para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos peça a eles que listem os alimentos dos quais gostam e comem. Peça ainda que listem os alimentos que consideram saudáveis. Aproveite para descobrir se eles sabem o significado da palavra saudável, caso seja necessário solicite que consultem o dicionário, a fim de identificá-lo. Por fim, incentive a troca de ideias sobre as seguintes questões: Será que nossos hábitos alimentares são saudáveis? O que poderemos fazer para descobrirmos se temos uma alimentação saudável? Será que no tempo de nossos avós e bisavós a alimentação deles era igual a nossa? (Ouça as respostas e se for possível, coloque em prática algumas das sugestões apresentadas).

Você poderá sugerir que os alunos façam uma entrevista com seus avós ou com outras pessoas idosas.

Converse com os alunos ressaltando que muitos avós costumam fazer comidas gostosas. Além disso, sabem contar coisas interessantes sobre crenças, costumes e histórias de comidas. Gostam de falar das comidas do tempo de criança, de outras que não existem mais e das diversas formas de prepará-las. Com os idosos é possível saber muito sobre o que mudou e sobre o que continua igual.

Solicite que os alunos copiem o seguinte roteiro de entrevista:

Roteiro de entrevista

Entreviste seu avô ou sua avó, ou então outra pessoa com mais de 60 anos. Não se esqueça de anotar o nome e a idade da pessoa, o local e o horário da entrevista. 

Veja algumas sugestões de perguntas:

• No seu tempo de criança, que comidas eram diferentes do que se come hoje em dia? E o que era igual?

• Quais eram os seus alimentos preferidos naquela época?

• Você tem saudade de algum alimento que existia naquela época e hoje não existe mais?

• Que produtos de hoje não existiam no seu tempo de criança? O que você acha deles?

• Você acha que as crianças de hoje têm alimentação saudável? Justifique sua resposta.

Importante:  Anote as respostas, pois você irá apresentá-las em sala de aula.  Não se esqueça de agradecer a participação de seu entrevistado. No final, escreva o que você achou da entrevista.

Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que copiem as questões registradas anteriormente e também suas respostas, por meio de KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Após a digitalização, providencie a impressão do texto para os alunos.

Eles também poderão fotografar ou filmar esse momento utilizando seus laptops, porém é necessário que a pessoa que está sendo entrevista permita.

Para fotografar utilize a Câmera dos Laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam.

Se preferir,registre em forma de vídeo.(Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens(Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

APRESENTAÇÃO DA ENTREVISTA

Professor, comece esse momento organizando a turma em uma roda de conversa. Indague a cada aluno o nome da pessoa entrevistada, sua idade e o grau de parentesco. Solicite que informe à turma o que foi possível descobrir. Dê oportunidade para todas os alunos falarem. Nesse momento, caso os alunos tenham fotografado ou filmado dê espaço para suas apresentações.

Com as informações obtidas, será possível comparar o tempo dos avós e o tempo atual. A turma poderá organizar um quadro, como o do modelo a seguir, mostrando o que mudou e o que permanece igual na alimentação.

ALIMENTOS QUE NÃO EXISTEM MAIS ALIMENTOS QUE PERMANECEM ALIMENTOS QUE APARECERAM
     
     

Para finalizar esse momento induza os alunos a produzirem um texto: individual, em duplas ou coletivo. Peça que imaginem como será a alimentação no futuro. Faça assim:

E no futuro? Como será nossa alimentação?

Agora é hora de dar liberdade à sua imaginação e viajar no tempo...

Como serão os alimentos do futuro? O que as pessoas comerão daqui a cem anos? Registre suas ideias. Você poderá produzir uma história, fazer uma lista de compras, fazer uma história em quadrinhos. (Professor, faça sugestão de atividades que os alunos sejam capazes de realizar, por exemplo, se os alunos não conseguem produzir histórias em quadrinhos não apresente-as como proposta de trabalho).

Depois que os alunos terminarem suas atividades você poderá socializá-las por meio de leituras ou você poderá afixar as produções no mural da sala de aula.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie ferramentas multimídia para que sejam projetadas imagens de pirâmides alimentares. Você poderá utilizar dois modelos para exemplificar as alterações de uma para outra (veja sugestões a seguir). Faça a reprografia para os alunos e solicite que a observem. Organize uma exploração interativa, questione:  

  • Vocês sabem o que essas imagens significam?
  • Que forma geométrica elas têm?
  • O que tem dentro dessas pirâmides?
  • Por que os alimentos estão distribuídos em partes diferentes?
  • Quais são os alimentos que estão presentes na base das pirâmides? Por que a quantidade a ser ingerida deles deve ser maior?
  • Elas são iguais? Quais são as diferenças? (Espera-se que os alunos percebam que na nova pirâmide alimentar a sua base é a prática de exercícios físicos).
  • Qual vantagem se observa na nova proposta de pirâmide alimentar? Justifique sua resposta.

       PIRAMIDEALIMENTAR  http://www.lifepqv.com.br/images/piramidealimentar.jpg  

      PIRAMIDEALIMENTAR http://endocrinosaude.com/2011/04/piramide-alimentar/   (Acesso 30/09/2011)

Importante:  Se for possível convide um Nutricionista ou um professor de Biologia para participar deste diálogo, pois o mesmo poderá expor conceitos e exemplos que irão enriquecer ainda mais a discussão. Poderá ainda apresentar outros modelos de pirâmide alimentar e suas diferentes combinações. Um ponto essencial desse momento é dialogar com os alunos a necessidade de nosso organismo ingerir alimentos diversificados e qual a quantidade de alimentos precisamos ingerir, a fim de controlar o peso. É necessário também, esclarecer aos alunos a importância da dieta alimentar variada e que a pirâmide deve ser lida de baixo para cima, sendo que os alimentos da base devem ser os mais consumidos e à medida que vai chegando ao topo deve ser diminuída a ingestão desses tipos de alimentos.

Você poderá apresentar as pirâmides de outras formas, contendo os alimentos e a descrição de cada grupo, veja:

PIRAMIDEALIMENTAR http://nutcarolinepraciano.blogspot.com/2011/01/piramide-alimentar-brasileira.html

PIRAMIDEALIMENTAR  http://nutri-study.blogspot.com/2011/01/comecando-do-comeco.html

Após o diálogo, proponha que os alunos realizem alguns jogos com a temática alimentação. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou os laptops do Projeto UCA, caso os alunos possuam. Se não for possível utilizar nenhuma dessas opções confeccione jogos baseados nos propostos nos sítios a seguir:

http://www.sonutricao.com.br/jogos.php (Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de compreensão do conteúdo: alimentação, a partir de jogos).

http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide (Jogo cuja temática é pirâmide alimentar).

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_memo.html  (É um jogo da memória onde o aluno deve ajudar a personagem Pipoca a encontrar os pares de legumes: beterraba, nabo, cenoura, mandioca, batata, entre outros, todos sendo raízes).

http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos_aventura.html (É um jogo, em que o aluno ultrapassa as fases eliminando os adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase, que têm o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase, o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia).

Para finalizar esse momento pergunte aos alunos o que foi possível aprender sobre a pirâmide alimentar.

  Alvo de Letras

Estabeleça como tarefa de casa, que os alunos procurem em revistas, jornais, panfletos de propagandas, ou até mesmo, que façam desenhos de diferentes alimentos, que possam ilustrar os grupos de alimentos da pirâmide alimentar.

Informe que iremos confeccionar a pirâmide alimentar. Indague qual delas preferem: a pirâmide que tem como base atividades físicas ou a antiga. Feita a opção deverão encontrar as imagens referentes à mesma.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).

Também poderá pedir que fotografem diferentes imagens de alimentos utilizando a câmera de seus laptops. Para isto devem abrir o programa WxCam, efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poderão utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em:( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome, que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

Imprima os desenhos para que os alunos possam utilizá-los nas atividades que serão propostas.

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Construindo a pirâmide alimentar

Professor, solicite que os alunos disponham sobre suas carteiras as imagens que trouxeram de casa. Oriente que observem atentamente cada uma delas e tentem encaixá-las nos grupos da pirâmide, veja:

1º grupo: cereais, pães, tubérculos (batata, batata-doce, inhame ou mandioca);

2º grupo: frutas;

3º grupo: legumes e verduras;

4º grupo: carnes e ovos;

5º grupo: leite, queijo e iogurte;

6º grupo: sementes e grãos

7º grupo: óleos e gorduras;

8º grupo: açúcares;

9º grupo: atividades físicas.

Entregue para cada aluno uma folha de papel em branco ou o próprio caderno de Ciências para que eles possam construir suas pirâmides.

Peça que façam a pirâmide baseada nas imagens que selecionaram.

Se você preferir poderá sugerir que façam o trabalho em duplas, para isso forneça uma folha de papel A3. Nesse caso, combine algumas regras com os alunos, dentre elas o respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade.

Solicite também que os alunos escrevam, logo abaixo da pirâmide alimentar, no mínimo uma frase ressaltando sua importância como instrumento motivador para aquisição de uma alimentação saudável. Lembre a turma de que a frase precisa ser bem elaborada para que todos possam compreendê-la. Outro fator importante que deve ser lembrado é a ortografia. Solicite que verifiquem se as palavras escritas estão corretas; em caso de dúvidas devem consultar o dicionário e se necessário o professor.

Faça intervenções sempre que necessário, avalie a forma como os alunos estão internalizando as informações recebidas. Para isso observe se eles reconhecem produtos saudáveis e as vitaminas que cada grupo de alimento contém. Caminhe pela sala de aula, estabeleça diálogos com os alunos durante a realização da atividade, converse com eles sobre a quantidade de alimento que devemos ingerir; as consequências do não consumo dos alimentos para nossa saúde, etc.

 Exponha os trabalhos, oriente os alunos para afixá-los em diferentes espaços da escola.

 Ao final da atividade pergunte a opinião dos alunos sobre sua realização. É importante que eles justifiquem suas respostas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser diagnóstica, processual e contínua, ou seja, realizada no decorrer de todas as atividades. Observe se os alunos conseguiram identificar a importância dos alimentos como fonte de energia, bem como a necessidade da ingestão diária de diferentes nutrientes. Verifique se eles relacionaram a nova distribuição de alimentos e a prática de atividades esportivas à qualidade de vida. Olhe atentamente se eles foram capazes de responder o nosso questionamento inicial: Como a pirâmide alimentar pode ser usada como instrumento motivador para a aquisição e uso de uma alimentação saudável? Aproveite as oportunidades oferecidas para a verificação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no que diz respeito à utilização da pirâmide alimentar enquanto instrumento para aquisição de uma alimentação saudável. Observe ainda, se conseguiram dialogar e respeitar os diferentes pontos de vista. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nubélia, E.M.E.I.E.F Edna Carioca Gonzales , Rondônia - disse:
    nubeliacs3@hotmail.com

    20/04/2012

    Cinco estrelas

    amei as sugestões de como trabalhar a pirâmide alimentar. Parabens


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.