Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Resistências de trabalhadores aos problemas trazidos pela Revolução Industrial inglesa - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender as consequências da Revolução Industrial na vida de trabalhadores.
  • Analisar estratégias e movimentos de resistência dos trabalhadores aos problemas vivenciados na fábrica.
  • Refletir sobre a necessidade de reivindicação e luta por direitos trabalhistas.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Mercantilismo europeu.
  • O pioneirismo inglês na Revolução Industrial.
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "As condições de trabalho na Revolução Industrial"

Na primeira atividade desta aula, analisaremos os depoimentos disponíveis no link intitulado "As condições de trabalho na Revolução Industrial", do site Planeta Educação. Tais depoimentos foram extraídos de livros e jornais, alguns da primeira metade do século XIX, estando hoje disponíveis no site Spartacus Educational (Inglaterra) - http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/Textiles.htm. Acesso em 14 de outubro de 2011.

A tradução dos depoimentos para o português é do professor João Luís Almeida Machado, doutor em Educação, autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Intersubjetiva, 2008).

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar os depoimentos por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=504. Acesso em 13 de outubro de 2011

as condições de trabalho

-

QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Quais as queixas narradas no depoimento 1?
  2. Como são os relatos de acidentes ocorridos nas fábricas?
  3. De que maneira o ambiente desfavorecia a saúde do operário?
  4. Quais os relatos acerca da jornada de trabalho?
  5. Agora, depois de responder as questões anteriores, enumere os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores.

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as condições de trabalho nas fábricas durante a Revolução Industrial inglesa.

-

Atividade 2- "O Ludismo"

Agora, propomos a análise do artigo "O Ludismo: A Rebelião contra o Futuro", assinado por Voltaire Schillin.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio do link abaixo informado.
  • Após realizar a leitura da página 1, ir para a página 2, clicando em cima do número da página, ou em "próxima".
  • Realizar o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/ludismo.htm. Acesso em 13 de outubro de 2011

o ludismo

-

QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Quais as razões para a reação contra as máquinas?
  2. Interprete o aviso do General Ludd's Triumph, de março de 1812. 
  3. Quais relatos de destruições de máquinas antecedem o movimento ludita? Quais as razões para tais ações?
  4. Como se dava a atuação dos "esquadrões luditas"?
  5. Agora, usando as suas palavras, associe o Ludismo às condições de trabalho estudadas na atividade anterior.

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam acerca do  movimento ludita, surgido no começo do século XIX, em resposta às condições de vida impostas pelas máquinas.
 

-

Atividade 3- "O Cartismo"

Nesta atividade, propomos o debate a partir de uma sequência de imagens, as quais estão relacionadas com o movimento chamado Cartismo, surgido na Inglaterra também na primeira metade do século XIX.

DINÂMICA sugerida:

  • Cada aluno irá localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as questões propostas para análise dos três documentos.

-

Atenção!

Nesta atividade, os alunos devem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Estrangeira (Inglês), que ajudará na interpretação das frases presentes nas imagens.

-

IMAGEM 1

 work or riot

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-B3-rsmCZ6E8/TZtUn7C4W9I/AAAAAAAAAAc/mVVUrjXuBXg/s1600/inicios-sindicatos.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2011

-

IMAGEM 2

8 hours

Disponível em: http://image.absoluteastronomy.com/images/encyclopediaimages/8/8h/8hoursday_banner_1856.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2011

-

IMAGEM 3

charist riot

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:ChartistRiot.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2011

-

QUESTÕES relevantes na análise das imagens:

  1. Descreva a cena que você vê na imagem 1.
  2. Relacione as frases das imagens 1 e 2.
  3. Qual a relação dessas duas imagens com a Revolução Industrial?
  4. Interprete a cena que compõe a imagem 3.
  5. Qual a relação dessas imagens com o Cartismo? Quais as principais conquistas do movimento? Para ajudar na resposta, leia este texto publicado no site Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/historiag/cartismo.htm. Acesso em 13 de outubro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre o Cartismo, o qual, além de reivindicações trabalhistas, propunha reformulações constitucionais na Inglaterra daquele contexto.

-

Atividade 4- "Tempos Modernos"

Nesta atividade final, sugerimos o debate a partir do filme "Tempos Modernos" (1936), do cineasta inglês Charles Chaplin, que também atua como personagem principal. Para ler mais sobre o filme, use este link: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=181. Acesso em 18 de outubro de 2011

 

tempos modernos

Disponível em: http://cineindiscreto.files.wordpress.com/2010/05/tempos-modernos2.jpg. Acesso em 18 de outubro de 2011

-

DINÂMICA sugerida:

  • O professor poderá reproduzir o filme para os alunos; ou solicitar que assistam em casa.
  • Realizar o debate a partir de questões propostas (mais abaixo).
  • Os alunos devem documentar as reflexões por meio de uma resenha crítica. As resenhas mais inspiradas podem ser publicadas no mural/jornal da escola, ou no blog da turma. Para ajudar na tarefa, consulte a aula "Resenhas cinematográficas", aqui no Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24111. Acesso em 18 de outubro de 2011

-

QUESTÕES relevantes no debate do filme:

  1. Como é a rotina de trabalho na fábrica?
  2. Como são os intervalos para refeições?
  3. Qual a importância desse emprego naquela sociedade?
  4. Quais os impactos da Revolução Industrial na vida das pessoas?
  5. Quais estratégias e ações de resistência dos trabalhadores são apresentadas no filme?

-

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

-

Sugestões de links para professores:

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise dos textos/imagens e de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.