25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Na primeira atividade desta aula, analisaremos os depoimentos disponíveis no link intitulado "As condições de trabalho na Revolução Industrial", do site Planeta Educação. Tais depoimentos foram extraídos de livros e jornais, alguns da primeira metade do século XIX, estando hoje disponíveis no site Spartacus Educational (Inglaterra) - http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/Textiles.htm. Acesso em 14 de outubro de 2011.
A tradução dos depoimentos para o português é do professor João Luís Almeida Machado, doutor em Educação, autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Intersubjetiva, 2008).
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=504. Acesso em 13 de outubro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise do texto:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as condições de trabalho nas fábricas durante a Revolução Industrial inglesa.
-
Agora, propomos a análise do artigo "O Ludismo: A Rebelião contra o Futuro", assinado por Voltaire Schillin.
DINÂMICA sugerida:
-
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/ludismo.htm. Acesso em 13 de outubro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise do texto:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam acerca do movimento ludita, surgido no começo do século XIX, em resposta às condições de vida impostas pelas máquinas.
-
Nesta atividade, propomos o debate a partir de uma sequência de imagens, as quais estão relacionadas com o movimento chamado Cartismo, surgido na Inglaterra também na primeira metade do século XIX.
DINÂMICA sugerida:
-
Atenção!
Nesta atividade, os alunos devem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Estrangeira (Inglês), que ajudará na interpretação das frases presentes nas imagens.
-
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-B3-rsmCZ6E8/TZtUn7C4W9I/AAAAAAAAAAc/mVVUrjXuBXg/s1600/inicios-sindicatos.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2011
-
Disponível em: http://image.absoluteastronomy.com/images/encyclopediaimages/8/8h/8hoursday_banner_1856.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2011
-
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:ChartistRiot.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise das imagens:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre o Cartismo, o qual, além de reivindicações trabalhistas, propunha reformulações constitucionais na Inglaterra daquele contexto.
-
Nesta atividade final, sugerimos o debate a partir do filme "Tempos Modernos" (1936), do cineasta inglês Charles Chaplin, que também atua como personagem principal. Para ler mais sobre o filme, use este link: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=181. Acesso em 18 de outubro de 2011
Disponível em: http://cineindiscreto.files.wordpress.com/2010/05/tempos-modernos2.jpg. Acesso em 18 de outubro de 2011
-
DINÂMICA sugerida:
-
QUESTÕES relevantes no debate do filme:
-
-
Artigo "Da Revolução Industrial ao Movimento Operário", assinado por Oswaldo Coggiola - http://www.moreira.pro.br/tema24.htm. Acesso em 13 de outubro de 2011
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise dos textos/imagens e de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!