25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nas duas primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de "Músicas operárias", ou seja, músicas que abordam a temática operária: as dificuldades e angústias, a exploração e desvalorização de trabalhadores. É preciso, no entanto, ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade dessa produção musical disponível no Brasil.
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PROFESSOR!
Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.
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Nesta primeira atividade, analisaremos duas músicas, as quais tratam de um cotidiano do trabalhador caracterizado pela exploração e pela falta de perspectiva de futuro melhor.
DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:
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Esta música foi lançada no segundo disco da banda brasiliense Legião Urbana, chamado "Dois" (1986). Para ler um texto sobre as origens da banda, acesse este link do Blog Legionário - http://bloglegionario.blogspot.com/2009/04/punk-origem-da-legiao-urbana.html. Acesso em 20 de outubro de 2011
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http://www.youtube.com/watch?v=Y-tB_XIv2r4. Acesso em 20 de outubro de 2011
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Compositor: Renato Russo
Disco: "Dois"
Gravadora, ano: EMI-Odeon, 1986
Para ler mais sobre este disco, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dois_%28%C3%A1lbum_de_Legi%C3%A3o_Urbana%29. Acesso em 20 de outubro de 2011
E para acessar o site oficial, use este link: http://www.legiaourbana.com.br/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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LETRA
Nosso dia vai chegar,
Teremos nossa vez.
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz.
Não é muito o que lhe peço -
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão.
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance.
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais.
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo,
Que venha o fogo então.
Esse ar deixou minha vista cansada,
Nada demais.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22506/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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PARA ANÁLISE da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música foi lançada pela banda punk paulista Excomungados, que possui mais de 20 anos de carreira. Lançada em 1990, num compacto (disco de vinil de 7 polegadas), a música também foi gravada pelos conjuntos Patife Band e Pato Fu. Para ler uma entrevista com o vocalista da banda Excomungados, acesse este link do Centro de Mídia Independente (CMI Brasil): http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/07/286680.shtml. Acesso em 20 de outubro de 2011
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http://www.youtube.com/watch?v=GAFfReaOs5I. Acesso em 20 de outubro de 2011
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Compositor: Falcão e EX
Disco: "Pela primeira vez no paraíso"
Gravadora, ano: U.H.Q. Produções, 1990
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LETRA
Fim de expediente cinco e meia
Cartão de ponto, operários
Saem da fábrica cansados da exploração
Oito horas e de pé
E de pé na fila ônibus lotado
Duas horas em pé ou sentado
Vida de operário
Vida de operário
Vida de operário
Braços na máquina operando a situação
Crescimento da produção
E o lucro é do patrão
Semana é do patrão
Ganância é do patrão
Disponível em: http://letras.terra.com.br/pato-fu/48034/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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PARA ANÁLISE da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as denúncias da realidade vivida por trabalhadores dentro de uma fábrica/indústria. Tal denúncia é notável nas letras e suas possibilidades de interpretação, nos arranjos e instrumentações.
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Agora, analisaremos mais duas músicas, as quais tratam da falta de valorização e de reconhecimento do papel desempenhado por trabalhadores.
DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:
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Esta música foi lançada por Zé Geraldo em seu primeiro disco, em 1979. A música foi gravada por outros artistas, mas a versão mais conhecida é a do compositor e intérprete mineiro. Para visitar o site oficial do artista, acesse: htmtp://zegeraldo.uol.com.br/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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http://www.youtube.com/watch?v=4Y47i8n5S-Y. Acesso em 20 de outubro de 2011
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Compositor: Lúcio Barbosa
Disco: "Terceiro Mundo"
Gravadora, ano: CBS, 1979
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LETRA
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/ze-geraldo/68686/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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PARA ANÁLISE da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música foi lançada pelo compositor e intérprete paraibano Zé Ramalho. A canção está em seu segundo disco, lançado ainda nos anos 70, mas posteriormente foi regravada pelo artista, num disco de releituras acústicas de seus maiores sucessos. Para visitar o site oficial, acesse: http://www.zeramalho.com.br/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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http://www.youtube.com/watch?v=QquOsSRAFqE. Acesso em 20 de outubro de 2011
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Compositor: Zé Ramalho
Disco: "A peleja do diabo com o dono do céu"
Gravadora, ano: CBS, 1979
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LETRA
Oooooooooh! Oooi!
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...
Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal...
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou...
Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)
Oooooooooh! Oh! Oh!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela...
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar...
Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)
Ooooooooooooooooh!
Disponível em: http://letras.terra.com.br/ze-ramalho/49361/. Acesso em 20 de outubro de 2011
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PARA ANÁLISE da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a desvalorização de trabalhadores. Tal situação é notável especialmente nas letras das músicas.
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Na presente atividade, propomos a leitura do texto intitulado "Música e política, ou as relações perigosas", assinado por Leonardo Martinelli, publicado no site CONCERTO. Nele, o autor oferece um histórico do uso da música com objetivos políticos-ideológicos, desde tempos mais remotos.
DINÂMICA sugerida:
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QUESTÕES relevantes na análise do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a música e os seus usos ao longo da história.
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Depois de os alunos analisarem as canções que documentam as lutas de trabalhadores, e de entenderem a função política da música ao longo da história, propõe-se a realização de paródias musicais. Assim, espera-se que os estudantes produzam paródias que denunciem e/ou provoquem a reflexão acerca da situação dos trabalhadores no Capitalismo - a exemplo das músicas debatidas nas atividades 1 e 2.
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Atenção: aqui os estudantes poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que irá esclarecê-los acerca das possibilidades da paródia e orientá-los na realização da tarefa.
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ORIENTAÇÕES GERAIS:
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Algumas possibilidades de socialização e/ou exposição das paródias:
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Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.
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26/11/2012
Cinco estrelasExcelente aula, tenho certeza que os alunos gostaram e, principalmente, que foi muito produtiva.