Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Música operária”: canções que documentam lutas de trabalhadores no capitalismo - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer músicas que abordam lutas de trabalhadores na sociedade industrial.
  • Analisar situações de exploração do trabalho no sistema de produção capitalista.
  • Refletir sobre a desvalorização de trabalhadores no capitalismo.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Revolução Industrial.
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

ORIENTAÇÃO INICIAL

Nas duas primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de "Músicas operárias", ou seja, músicas que abordam a temática operária: as dificuldades e angústias, a exploração e desvalorização de trabalhadores. É preciso, no entanto, ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade dessa produção musical disponível no Brasil.

-

PROFESSOR!

Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.

-

Atividade 1- "Vida de operário"

Nesta primeira atividade, analisaremos duas músicas, as quais tratam de um cotidiano do trabalhador caracterizado pela exploração e pela falta de perspectiva de futuro melhor.

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las às questões operárias.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

-

Música 1- "Fábrica" com Legião Urbana

Esta música foi lançada no segundo disco da banda brasiliense Legião Urbana, chamado "Dois" (1986). Para ler um texto sobre as origens da banda, acesse este link do Blog Legionário - http://bloglegionario.blogspot.com/2009/04/punk-origem-da-legiao-urbana.html. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=Y-tB_XIv2r4. Acesso em 20 de outubro de 2011

legião

-

Compositor: Renato Russo

Disco: "Dois"

Gravadora, ano: EMI-Odeon, 1986

Para ler mais sobre este disco, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dois_%28%C3%A1lbum_de_Legi%C3%A3o_Urbana%29. Acesso em 20 de outubro de 2011

E para acessar o site oficial, use este link: http://www.legiaourbana.com.br/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

LETRA

Nosso dia vai chegar,
Teremos nossa vez.
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz.
Não é muito o que lhe peço -
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão.

Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance.

De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?

O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais.
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo,
Que venha o fogo então.

Esse ar deixou minha vista cansada,
Nada demais.

Disponível em: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22506/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Quais os sons que você escuta na introdução? E quais os instrumentos consegue identificar durante a música?
  2. Analise a primeira estrofe da letra e exponha o problema denunciado em versos.
  3. Interprete os versos "O céu já foi azul, mas agora é cinza / O que era verde aqui já não existe mais."
  4. Em sua opinião, qual é a mensagem desta música? Para ajudar na resposta, leia esta resenha do filme "A classe operária vai ao paraíso" (Élio Petri, 1971), assinada por Sérgio Prieb - http://dariodasilva.wordpress.com/2011/02/08/aclasse-operaria-vai-ao-paraiso-o-trabalhador-industrial-entre-o-ceu-e-o-inferno/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Música 2- "Vida de operário" com Excomungados

Esta música foi lançada pela banda punk paulista Excomungados, que possui mais de 20 anos de carreira. Lançada em 1990, num compacto (disco de vinil de 7 polegadas), a música também foi gravada pelos conjuntos Patife Band e Pato Fu. Para ler uma entrevista com o vocalista da banda Excomungados, acesse este link do Centro de Mídia Independente (CMI Brasil): http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/07/286680.shtml. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=GAFfReaOs5I. Acesso em 20 de outubro de 2011

excomungados

-

Compositor: Falcão e EX

Disco: "Pela primeira vez no paraíso"

Gravadora, ano: U.H.Q. Produções, 1990

-

LETRA

Fim de expediente cinco e meia
Cartão de ponto, operários
Saem da fábrica cansados da exploração
Oito horas e de pé
E de pé na fila ônibus lotado
Duas horas em pé ou sentado
Vida de operário
Vida de operário
Vida de operário
Braços na máquina operando a situação
Crescimento da produção
E o lucro é do patrão
Semana é do patrão
Ganância é do patrão

Disponível em: http://letras.terra.com.br/pato-fu/48034/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é a sonoridade que se escuta logo no começo da música? Você pode identificar os instrumentos que a produz?
  2. Qual a relação dessa sonoridade com a "vida de operário"? Explique.
  3. A partir de qual ponto de vista os autores da música falam?
  4. Quais as principais denúncias feitas na letra?
  5. Qual a mensagem desta música? Para ajudar na resposta, leia o texto "O que é exploração?", assinado por Henrique Canary e publicado no site do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - http://www.pstu.org.br/teoria_materia.asp?id=11985&ida=35. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as denúncias da realidade vivida por trabalhadores dentro de uma fábrica/indústria. Tal denúncia é notável nas letras e suas possibilidades de interpretação, nos arranjos e instrumentações.

-

Atividade 2- "Vocês que fazem parte dessa massa"

Agora, analisaremos mais duas músicas, as quais tratam da falta de valorização e de reconhecimento do papel desempenhado por trabalhadores.

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las às questões operárias.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

-

Música 1- "Cidadão" com Zé Geraldo

Esta música foi lançada por Zé Geraldo em seu primeiro disco, em 1979. A música foi gravada por outros artistas, mas a versão mais conhecida é a do compositor e intérprete mineiro. Para visitar o site oficial do artista, acesse: htmtp://zegeraldo.uol.com.br/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=4Y47i8n5S-Y. Acesso em 20 de outubro de 2011

ze geraldo

-

Compositor:  Lúcio Barbosa

Disco: "Terceiro Mundo"

Gravadora, ano: CBS, 1979

-

LETRA

Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Disponível em: http://letras.terra.com.br/ze-geraldo/68686/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é o arranjo da música? Quais instrumentos você consegue identificar?
  2. Qual ponto de vista expressa a letra? Quem está falando?
  3. Que tipo de sentimento a canção transmite? Explique.
  4. Em sua opinião, qual a principal mensagem desta música? Para ajudar na resposta, leia o texto "Dia do Trabalho ou do Trabalhador", assinado por Murilo Oliveira, juiz do Trabalho (5ª Região) e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - http://www.caldeira.adv.br/artigos/115-dia-do-trabalho-ou-do-trabalhador-murilo-oliveira.html. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Música 2- "Admirável gado novo" com Zé Ramalho

Esta música foi lançada pelo compositor e intérprete paraibano Zé Ramalho. A canção está em seu segundo disco, lançado ainda nos anos 70, mas posteriormente foi regravada pelo artista, num disco de releituras acústicas de seus maiores sucessos. Para visitar o site oficial, acesse: http://www.zeramalho.com.br/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=QquOsSRAFqE. Acesso em 20 de outubro de 2011

ze ramalho

-

Compositor: Zé Ramalho

Disco: "A peleja do diabo com o dono do céu"

Gravadora, ano: CBS, 1979

-

LETRA

Oooooooooh! Oooi!

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal...
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)

Oooooooooh! Oh! Oh!

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela...
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se pode flutuar

Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)

Ooooooooooooooooh!

Disponível em: http://letras.terra.com.br/ze-ramalho/49361/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Quais os instrumentos são ouvidos na introdução da música? Como é o arranjo?
  2. Interprete os versos "É duro tanto ter que caminhar / E dar muito mais do que receber...".
  3. Quais situações vividas por trabalhadores (povo trabalhador) são denunciadas na letra?
  4. Qual é a mensagem desta música? Para ajudar na resposta, leia esta notícia publicada em setembro de 2011, no portal Todo Dia Online - http://tododiaonline.com.br/procurador-do-trabalho-investiga-demissao-em-massa-em-fabrica-da-john-deere/. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a  desvalorização de trabalhadores. Tal situação é notável especialmente nas letras das músicas.

-

Atividade 3- "Música e Política"

Na presente atividade, propomos a leitura do texto intitulado "Música e política, ou as relações perigosas", assinado por Leonardo Martinelli, publicado no site CONCERTO. Nele, o autor oferece um histórico do uso da música com objetivos políticos-ideológicos, desde tempos mais remotos.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio de seu link - http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=50. Acesso em 20 de outubro de 2011
  • Realizar a leitura e o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 20  de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Segundo o autor, qual a importância da música numa campanha eleitoral, na atualidade?
  2. Qual a influência da música em tempos mais remotos da humanidade?
  3. Como a música foi usada na chamada Modernidade?
  4. E quais os principais usos da música durante o século XX?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a música e os seus usos ao longo da história.

-

Atividade 4- Parodiando nas aulas de história

 

3 atividades de casa

 

Depois de os alunos analisarem as canções que documentam as lutas de trabalhadores, e de entenderem a função política da música ao longo da história, propõe-se a realização de paródias musicais. Assim, espera-se que os estudantes produzam paródias que denunciem e/ou provoquem a reflexão acerca da situação dos trabalhadores no Capitalismo - a exemplo das músicas debatidas nas atividades 1 e 2.

-

Atenção: aqui os estudantes poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que irá esclarecê-los acerca das possibilidades da paródia e orientá-los na realização da tarefa.

-

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • A atividade poderá ser desenvolvida individualmente, ou em duplas, conforme critério do professor.
  • Os alunos devem fazer paródias a partir de músicas que fazem parte de seu cotidiano.
  • Os temas a serem explorados nas paródias devem ser relacionados às questões operárias.
  • Conheça o projeto "Charge & Paródia nas aulas de História", que poderá ajudar na realização desta atividade: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/09/resumo-do-projeto-charge-parodia-nas.html. Acesso em 20 de outubro de 2011

-

Algumas possibilidades de socialização e/ou exposição das paródias:

  1. Leitura/interpretação em sala de aula, pelo(s) próprio(s) autor(es).
  2. Publicação no jornal da escola, ou no blog da turma na Internet, das melhores paródias. Para informações acerca de como montar um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 20 de outubro de 2011
  3. Apresentação no festival de calouros da escola, ou em evento similar.

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bianca Yolanda Souza, EE PROFESSOR FABREGAS , Minas Gerais - disse:
    biancays@hotmail.com

    26/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, tenho certeza que os alunos gostaram e, principalmente, que foi muito produtiva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.