Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


“Música – as fontes de criação - Samba: variedades e contexto histórico”

 

16/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Caro professor, esta coleção de aulas trabalha com o tema “samba”. É desnecessário frisar o quanto este objeto – considerando que é entendido como a música da identidade nacional desde o início do século XX – pode ser de grande estímulo para um trabalho interdisciplinar. Assim, procuro com esta coleção dar conta de aspectos históricos, estilísticos e composicionais. Em sua primeira parte (de 1 a 6), as aulas procuram embasar o samba como expressão cultural desde seus primórdios até o momento em que se fundamenta como estilo musical. A seguir (aulas de 7 a 10), exploraremos as várias formas, tendências e variações do samba, surgindo desde aulas que fazem um trabalho de comparação entre as suas principais vertentes até outras que procuram desvendar particularidades de estilos específicos. Por fim (aulas 11, 12 e 13), partiremos para um estudo específico da área e Música, com um bom trabalho de composição, transitando por questões que concernem a Literatura (letras) e aspectos formais e estruturais das canções. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.

Autoria

RODRIGO RUSSANO - COLEGIO PALAS - ENSINO MEDIO - UNIDADE TIJUCA - RJ

Palavras-chave

música, samba, estilos, África, cultura, História

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 A cultura Africana nos sambas brasileiros

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

pesquisar e anotar elementos que constituem o gênero samba, bem como seus intérpretes; apresentar a pesquisa empreendida; interpretar elementos de sentido que constituem letras de sambas que versam acerca da cultura africana; produzir um texto dissertativo sobre a cultura afri...

09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18332 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 Ritmos Populares Brasileiros urbanos do início do século XX

Ensino Médio | História

Os alunos poderão analisar uma sociedade a partir de alguns de seus elementos culturais. Além disso, poderão perceber as transformações na cultura popular brasileira, conseguindo assim visualizar toda a sua dinâmica e diversidade por meio do resgate de ritmos hoje já não tão p...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6926 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 Consolidação do Samba: a sociabilidade urbana no Rio de Janeiro.

Ensino Médio | História

Os alunos perceberão a importância dos movimentos culturais populares na constituição do cenário urbano. Além disso, os alunos compreenderão os processos que originam o mercado fonográfico brasileiro para ter consciência de como se organizava a sociedade no início do século XX.

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3726 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

4 História do Samba

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O aluno irá aprender sobre a história do samba, sua evolução e importância para a música popular brasileira.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13517 acesso(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

5 Noel Rosa e a vida na sociedade carioca (1920-1930)

Ensino Médio | História

A analisar a sociedade de uma época a partir de canções. Além disso, os alunos poderão ter consciência do rico cenário musical brasileiro na década de 1930, juntamente com a consolidação do samba.

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4727 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

6 Música e cultura popular nas décadas de 1930-40

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

-Analisar a produção musical popular na Era Vargas. -Refletir sobre as pressões exercidas pelo Estado, por meio da censura discográfica, para a veiculação da produção musical popular pelo rádio. - Analisar o incentivo do Estado à criação de musicalidades nacionalistas e patrió...

21/02/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 11210 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem do samba e seus diferentes tipos. - Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo. - Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades.

19/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12560 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 O samba de partido-alto: conhecendo, cantando e criando

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

distinguir o subgênero de um ritmo(ou estilo) musical; reconhecer algumas características e peculiaridades de um gênero musical; produzir um texto-canção.

09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10960 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 O Tom do Samba

Ensino Médio | Artes

Contextualizar o momento histórico, político e cultural que o país vivia na década de 1950; conhecer um pouco da história da Bossa Nova, movimento de grande importância para música brasileira; conhecer um dos artistas mais importantes, Tom Jobim, e refletir sobre a sua importâ...

23/04/2009 Sem estrelas 1 comentário(s) 7163 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

10 Explorando o "Samba do Approach"

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá a contextualizar e entender palavras em inglês em um texto em português.

25/11/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 68946 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

11 Música - Criação de canção - “Estudando o samba” (parte 1)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Conhecer um breve perfil histórico do gênero samba. Ouvir e identificar características de canções de samba tradicionais e experimentais. Conhecer processos de criação de compositores de samba. Iniciar composição utilizando as características do estilo.

04/03/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13200 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

12 Música - Criação de canção – “Estudando o samba” (parte 2)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Artes

Observar particularidades do trabalho de composição musical em grupo. Analisar a composição em processo observando se está de acordo com as características pretendidas. Estabelecer a forma e acabamento da composição.

03/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8941 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

13 Música - Criação de canção – “Estudando o samba” (parte 3)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Planejar um arranjo para a composição. Pesquisar formas de executar o arranjo coletivamente, estabelecendo papéis, formato instrumental e vocal. Ensaiar e executar o arranjo. Analisar criticamente as criações e desenvolver uma auto-avaliação.

03/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5682 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 13526 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.