16/08/2011
Caro professor, esta coleção de aulas trabalha com o tema “samba”. É desnecessário frisar o quanto este objeto – considerando que é entendido como a música da identidade nacional desde o início do século XX – pode ser de grande estímulo para um trabalho interdisciplinar. Assim, procuro com esta coleção dar conta de aspectos históricos, estilísticos e composicionais. Em sua primeira parte (de 1 a 6), as aulas procuram embasar o samba como expressão cultural desde seus primórdios até o momento em que se fundamenta como estilo musical. A seguir (aulas de 7 a 10), exploraremos as várias formas, tendências e variações do samba, surgindo desde aulas que fazem um trabalho de comparação entre as suas principais vertentes até outras que procuram desvendar particularidades de estilos específicos. Por fim (aulas 11, 12 e 13), partiremos para um estudo específico da área e Música, com um bom trabalho de composição, transitando por questões que concernem a Literatura (letras) e aspectos formais e estruturais das canções. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.
RODRIGO RUSSANO - COLEGIO PALAS - ENSINO MEDIO - UNIDADE TIJUCA - RJ
música, samba, estilos, África, cultura, História
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A cultura Africana nos sambas brasileiros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa pesquisar e anotar elementos que constituem o gênero samba, bem como seus intérpretes; apresentar a pesquisa empreendida; interpretar elementos de sentido que constituem letras de sambas que versam acerca da cultura africana; produzir um texto dissertativo sobre a cultura afri... 09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18332 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
Ritmos Populares Brasileiros urbanos do início do século XX
Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar uma sociedade a partir de alguns de seus elementos culturais. Além disso, poderão perceber as transformações na cultura popular brasileira, conseguindo assim visualizar toda a sua dinâmica e diversidade por meio do resgate de ritmos hoje já não tão p... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6926 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
Consolidação do Samba: a sociabilidade urbana no Rio de Janeiro.
Ensino Médio | História Os alunos perceberão a importância dos movimentos culturais populares na constituição do cenário urbano. Além disso, os alunos compreenderão os processos que originam o mercado fonográfico brasileiro para ter consciência de como se organizava a sociedade no início do século XX. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3726 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
4 |
História do Samba
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O aluno irá aprender sobre a história do samba, sua evolução e importância para a música popular brasileira. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13517 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
5 |
Noel Rosa e a vida na sociedade carioca (1920-1930)
Ensino Médio | História A analisar a sociedade de uma época a partir de canções. Além disso, os alunos poderão ter consciência do rico cenário musical brasileiro na década de 1930, juntamente com a consolidação do samba. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4727 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
6 |
Música e cultura popular nas décadas de 1930-40
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História -Analisar a produção musical popular na Era Vargas. -Refletir sobre as pressões exercidas pelo Estado, por meio da censura discográfica, para a veiculação da produção musical popular pelo rádio. - Analisar o incentivo do Estado à criação de musicalidades nacionalistas e patrió... 21/02/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 11210 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem do samba e seus diferentes tipos. - Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo. - Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades. 19/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12560 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
O samba de partido-alto: conhecendo, cantando e criando
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa distinguir o subgênero de um ritmo(ou estilo) musical; reconhecer algumas características e peculiaridades de um gênero musical; produzir um texto-canção. 09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10960 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
O Tom do Samba
Ensino Médio | Artes Contextualizar o momento histórico, político e cultural que o país vivia na década de 1950; conhecer um pouco da história da Bossa Nova, movimento de grande importância para música brasileira; conhecer um dos artistas mais importantes, Tom Jobim, e refletir sobre a sua importâ... 23/04/2009 Sem estrelas 1 comentário(s) 7163 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
10 |
Explorando o "Samba do Approach"
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira O aluno aprenderá a contextualizar e entender palavras em inglês em um texto em português. 25/11/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 68946 acesso(s) |
Luana Vieira de Assis ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Estrangeira |
11 |
Música - Criação de canção - “Estudando o samba” (parte 1)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Conhecer um breve perfil histórico do gênero samba. Ouvir e identificar características de canções de samba tradicionais e experimentais. Conhecer processos de criação de compositores de samba. Iniciar composição utilizando as características do estilo. 04/03/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13200 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
Música - Criação de canção – “Estudando o samba” (parte 2)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Artes Observar particularidades do trabalho de composição musical em grupo. Analisar a composição em processo observando se está de acordo com as características pretendidas. Estabelecer a forma e acabamento da composição. 03/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8941 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
Música - Criação de canção – “Estudando o samba” (parte 3)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Planejar um arranjo para a composição. Pesquisar formas de executar o arranjo coletivamente, estabelecendo papéis, formato instrumental e vocal. Ensaiar e executar o arranjo. Analisar criticamente as criações e desenvolver uma auto-avaliação. 03/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5682 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 13526 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!