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A mineração no Brasil do século XVIII: revoltas na região aurífera – UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o que foram as  Revoltas Nativistas no Brasil colonial;
  • Analisar as principais revoltas na região aurífera brasileira, principalmente, a Revolta de Vila Rica;
  • Compreender os motivos da Inconfidência Mineira.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisará conhecer o processo de descoberta e de exploração do ouro na sociedade brasileira colonial, bem como a organização administrativa e social da mineração no Brasil, no período analisado.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I. AS REVOLTAS NATIVISTAS

Professor, a exploração excessiva que era feita pela metrópole portuguesa teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século XVII e ao longo do século XVIII. Entre todos esses movimentos, podem-se distinguir duas orientações nas revoltas: a de tipo nativista e a de tipo separatista. As revoltas que se encaixam no primeiro modelo são caracterizadas por conflitos ocorridos entre os colonos ou em defesa de interesses de membros da elite colonial, conforme veremos no texto e vídeo abaixo.

TEXTO: REBELIÕES NATIVISTAS

“(...) As primeiras rebeliões não se manifestaram com a ideia de conseguir a independência do Brasil. Essas manifestações, chamadas de Rebeliões Nativistas, a princípio apenas contestavam alguns aspectos específicos do pacto colonial, não a dominação integral da metrópole. Além disso, tinham um caráter regionalista, não se preocupando com a unidade nacional. Ocorreram entre 1641 e 1720 e foram, na prática, esforços de defesa contra certos aspectos da exploração colonial. Daí a ideia de autonomia completa em relação a Portugal foi um longo processo. Somente um século depois, quando a exploração da colônia se agravou é que as rebeliões adquiriram um caráter de libertação nacional. Os objetivos deixaram de ser restritos, exigindo-se a extinção do pacto colonial e a autonomia política. (...)”

Disponível em: http://www.colegioacademia.com.br/admin/professores/arquivos_upl/7_aulas_23.pdf

Acesso em 18 de outubro de 2011.

video

revoltas

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Tcek5covS-c&feature=related

Acesso em 18 de outubro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto, na íntegra, e visualização do vídeo.

2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e o  vídeo acima:

a) Qual o período denominado de "Brasil Colonial"?

b) As revoltas coloniais se dividem em dois momentos. Quais são eles? Explique.

c) Quando ocorreram as Revoltas Nativistas?

d) Por que as Revoltas Nativistas receberam este nome? Explique.

e) Quais foram as Revoltas Nativistas?

f) Quais revoltas ocorreram em Minas Gerais?

g) Quais os principais motivos das revoltas nativistas ocorridas em Minas Gerais?

3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

4- Proponha aos alunos que façam no KWord, um quadro dos principais movimentos nativistas, conforme o modelo abaixo:

Revoltas

Data/ Duração

Local

Motivo

Resultado

Amador Bueno

 

 

 

 

Beckman

 

 

 

 

Emboabas

 

 

 

 

Mascates

 

 

 

 

Vila Rica

 

 

 

 

5- Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes ao quadro acima, para serem socializadas com toda a turma.

6- Professor, peça aos alunos que acessem o link do mapa do Brasil abaixo para visualizá-lo em seu netbook. Depois, os alunos deverão, no KoulorPaint, salvar a imagem e identificar as principais Revoltas Nativistas no mapa. Sugira aos alunos que criem um título e uma legenda para o mapa.

mapa

Disponível em: http://flog.clickgratis.com.br/tiajujuba/foto/contorno-do-mapa-do-brasil/175633.htm

Acesso em 18 de outubro de 2011.

7- Todos os alunos deverão socializar o seu mapa com todos da turma.

II. AS REVOLTAS NATIVISTAS DE MINAS GERAIS

Professor, nos textos abaixo os alunos compreenderão que duas das Revoltas Nativistas ocorreram em Minas Gerais, principal região aurífera do Brasil. A revolta de Vila Rica se destaca, por se tratar de um movimento popular de insatisfação com  os altos impostos, as punições e a fiscalização portuguesa. Além disso, os vídeos abaixo fazem uma viagem pelas cidades históricas do período da mineração em  Minas Gerais, mostrando a importância de conservar os patrimônios históricos.

TEXTO1: GUERRA DOS EMBOABAS

(...) Um dos episódios mais importantes da Guerra dos Emboabas foi o massacre de paulistas pelos emboabas, no chamado Capão da Traição. Nas proximidades da atual cidade de São João del-Rei, um grupo de paulistas chefiados por Bento do Amaral Coutinho. Este prometeu aos paulistas que lhes pouparia a vida, caso se rendessem. Entretanto, quando eles entregaram suas armas, foram massacrados impiedosamente. Em represália, os paulistas organizaram uma tropa de mais ou menos 1 300 homens. Essa força viajou para Minas com o objetivo de aniquilar os emboabas, mas não chegou a atingir aquela capitania. (...)

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-emboabas/guerra-dos-emboabas-1.php

Acesso em 18 de outubro de 2011.

TEXTO: REVOLTA DE VILA RICA

“A Revolta de Felipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica  como também era conhecida, foi um movimento do tipo nativista ocorrido na primeira metade do século XVIII, precisamente em 1720, nos territórios do Estado de Minas Gerais onde havia muita produção aurífera, ou seja, produzia-se ouro em abundância nos tempos do chamado Ciclo do Ouro. Os motivos desta revolta deu-se dentre outros, pelo forte aumento da cobrança arrecadadora de impostos nos ambientes mineiros, onde absurdamente conforme aos olhos dos revoltosos, eram mordidos pela coroa portuguesa nada menos que 20%, ou a quinta parte de todo produto aurífero extraído (imposto conhecido como o “quinto”). Cobrança esta que era executada nas Casas de Fundição, sendo proibido o trabalho de circulação do ouro em pepitas ou em pó, a ponto de serem aplicadas pesadas punições às pessoas que fossem flagradas quebrantando as respectivas leis de Portugal.(...)”

Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/revolta-de-vila-rica/

Acesso em 18 de outubro de 2011.

videoVÍDEOS:

1.

MG

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j-8ZdGUHFzE&feature=related

Acesso em 18 de outubro de 2011.

2.

MG2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fUTKPgnTSrg

Acesso em 18 de outubro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a) Como os mineradores tentavam evitar o pagamento dos impostos cobrados pelo governo português?

b) Atualmente os brasileiros pagam impostos?

c) Você sabe o nome dos principais impostos pagos no Brasil?

d) Em quais áreas você acha que deveriam ser aplicados os impostos recolhidos no Brasil?

3- Sugira aos alunos, em duplas, que escrevam no  KWord um pequeno texto sobre as Revoltas Nativistas de Minas Gerais, usando as expressões do quadro abaixo:

produção aurífera

conflitos

paulistas

emboabas

cobrança

Impostos

Casas de Fundição

fiscalização

4- Socialize os textos das duplas com todos da turma.

5- As cidades históricas mineiras estão entre os destinos mais visitados do país, e o conjunto arquitetônico reunido nessas cidades está entre os mais apreciados do mundo. Desta forma, proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre as principais cidades históricas de Minas Gerais, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.

Congonhas;

Diamantina;

Mariana;

Ouro Preto;

Sabará;

São João Del Rei;

Tiradentes.

Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens destas cidades. Ressaltando os principais pontos que existiram no período da Mineração até os dias de hoje, como os museus, igrejas, rotas do ouro, etc. Além disso, o aluno poderá pesquisar quais são hoje os principais pontos turísticos, atividades culturais, comidas típicas e artesanato local.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

6- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

Tendo como referência os resultados dos alunos sobre a pesquisa acima realizada, proponha que os alunos realizem uma campanha sobre a temática: Conhecer e valorizar o patrimônio histórico da minha cidade. Eles poderão criar cartazes sobre a temática e, ainda, criar um blog da turma sobre a importância de preservar o patrimônio histórico postando imagens da Campanha desenvolvida na escola.

Para informações e sugestões a respeito de como montar um blog, acesse o link: http://comomontarseublog.blogspot.com/2009/08/como-criar-um-blog-no-blogspot-passo.html

III. A INCONFIDÊNCIA MINEIRA

 

Professor, a Conjuração Mineira (1789) foi um movimento que manifestou o descontentamento de um grupo de intelectuais, mineradores, fazendeiros, clérigos e militares com as inúmeras taxações da Coroa portuguesa, particularmente pesadas devido ao esgotamento da mineração de diamantes e do ouro de aluvião das Gerais. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

VÍDEOS:

1.

teaula

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M0Sv3yMBcdI

Acesso em 18 de outubro de 2011.

2.

teleaulal2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4SZKbuhOViI

Acesso em 18 de outubro de 2011.

3.

incofidencia

Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=vxMLTZVTMB8

Acesso em 18 de outubro de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos vídeos acima e assistam aos documentários.

2- Sugira aos alunos que respondam, no KWord, algumas questões sobre os vídeos assistidos:

a) Por que a Inconfidência Mineira é considerada uma revolta separatista?

b) Quais motivos levaram ao declínio da mineração neste período?

c) Que ideologia influenciou o movimento da Inconfidência Mineira?

d) Quais os objetivos da Conjuração Mineira?

e) Que grupos sociais participaram desta revolta separatista?

f) Quem foi Tiradentes?

g) Quais as consequências da Conjuração Mineira?

3- Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes às questões acima, para serem socializadas com toda a turma.

4- Os inconfidentes chegaram a definir até uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia), como poderemos ver na imagem abaixo. Desta forma, peça aos alunos que, em trios, criem no KolourPaint uma bandeira sugestiva para a Inconfidência Mineira.

bandeira

Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/inconfidencia/

Acesso em 17 de outubro de 2011

5- Todos os trios deverão apresentar sua bandeira para todos da turma.

6- Oriente os alunos, em grupos de quatro integrantes, para que criem uma peça retratando a Inconfidência Mineira, com os seus principais aspectos. Depois, peça aos alunos que gravem a encenação da peça  na WxCam.

7- Todos os grupos deverão apresentar seu vídeo com a encenação de sua peça para todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor:

Conjuração Mineira novos aspectos – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n6/v3n6a02.pdf

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

As mais importantes vilas mineiras na segunda metade do século XVIII e a articulação da Inconfidência. - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28613

A Inconfidência Mineira - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12052

Tiradentes: o mártir da República - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26388

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, criação de mapas, bandeiras, mapas e blog, respostas aos roteiros de perguntas e quadros comparativos, apresentações de pesquisas e criação de campanha educativa.

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