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As organizações sindicais brasileiras no começo do século XX - UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o desenvolvimento das organizações sindicais no Brasil.
  • Compreender a necessidade de luta por parte da classe trabalhadora.
  • Entender atuações individuais e de organizações na busca de melhorias para trabalhadores.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Abolição da escravidão no Brasil.
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- "O surgimento do movimento sindical no Brasil"

Nesta primeira atividade, faremos a leitura da matéria intitulada "O surgimento do movimento sindical no Brasil", publicada no Jornal Opinião Socialista (Edição nº 256, 04 a 10 de maio de  2006), assinada por Paulo Aguena, da direção nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura até o subtítulo "O II Congresso Operário Brasileiro".
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 10 de novembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=5099&ida=0. Acesso em 10 de novembro de 2011

pstu

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QUESTÕES relevantes no debate do texto:

  1. Quais as condições de vida nas primeiras regiões operárias de São Paulo e Rio de Janeiro, ainda no século XIX?
  2. Como se davam as ações das chamadas Ligas Operárias?
  3. De que forma essas ligas evoluíram para sindicatos? Para entender o conceito de sindicato, use este link: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/sindicato.htm. Acesso em 10 de novembro de 2011
  4. Tome nota dos nomes das pessoas e respectivos meios de atuação em prol das questões operárias.
  5. Quais as principais iniciativas do I Congresso Operário Brasileiro (1906)?
  6. E quais as principais resoluções do congresso organizado pelo filho do então Presidente da República, em 1912?
  7. Quais as decisões do II Congresso Operário Brasileiro (1913)?
  8. Como foi a representação da categoria em ambos os congressos operários?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre as primeiras movimentações operário-sindicais no país.

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Atividade 2- "Confederação Operária Brasileira"

Agora, analisaremos um documento de época, isto é, o estatuto da Confederação Operária Brasileira, criada em 1906. O documento encontra-se disponível no atual site da COB - http://cob-ait.net/. Acesso em 10 de novembro de 2011

DINÂMICA recomendada:

  • Os alunos devem localizar o estatuto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 10 de novembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://cob-ait.net/index.php/tudo-sobre-sindicalismo/29-organizacao/52-confederacao-operaria-brasileira-estatuto-historico.

Acesso em 10 de novembro de 2011

estatuto COB

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Quais os princípios defendidos na introdução do texto?
  2. Para quais fins era criada a Confederação Operária Brasileira?
  3. Quais os tipos de organização de trabalhadores eram aceitos na COB?
  4. Como o estatuto dispõe acerca das funções do jornal “A Voz do Trabalhador”?
  5. Em sua opinião, quais os aspectos deste documento são mais relevantes para a causa operária?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem e reflitam acerca da Confederação Operária Brasileira, importante para a luta operária no Brasil de começo do século XX.

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Atividade 3- "A Plebe"

Nesta terceira atividade, assistiremos ao documentário intitulado "A Plebe", sobre o jornal de mesmo nome, fundado em 1917. De orientação anarquista, o jornal circulou em defesa da classe trabalhadora, sendo influente no acontecimento da Greve Geral. Este significativo movimento operário ocorreu em São Paulo, também em 1917.

O documentário está disponível no YouTube em duas partes (propomos a análise da parte 1). A sua autoria não foi informada.

DINÂMICA SUGERIDA para realização da atividade:

  • O professor poderá reproduzir o vídeo para os alunos; ou informar o seu link de acesso.
  • Os alunos devem assistir ao documentário buscando relacioná-lo às organizações operárias de começo do século XX, no Brasil.
  • Debater e responder as questões propostas.

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"A Plebe" -  parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=E-NN1dIzAxM. Acesso em 10 de novembro de 2011

plebe pt 1

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QUESTÕES para analisar o vídeo:

  1. Quais as impressões negativas das pessoas entrevistadas em relação aos termos "Anarquismo" e "Anarquia"?
  2. E qual a definição de "Anarquismo", segundo os especialistas que aparecem no vídeo? Para complementar a resposta, leia este texto do site Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/sociologia/anarquismo.htm. Acesso em 10 de novembro de 2011
  3. Quais as condições de trabalho e vida do operariado em 1917? Qual a relação dessa situação com a Primeira Guerra Mundial?
  4. De que forma o imigrante europeu contribuiu para a organização do operariado brasileiro?
  5. Quem foi Edgar Leuenroth? Como ele atuou em prol da classe trabalhadora?
  6. Quais os méritos dos jornais anarquistas, incluindo A Plebe, na formação da consciência operária? Para ajudar na resposta, acesse o texto assinado por Gabriela Amaral, publicado no blog METAJORNALISMO - http://metajornalismobrasil.blogspot.com/2009/05/edgar-leuenroth-e-a-plebe-brasileira.html. Acesso em 10 de novembro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a participação do jornal A Plebe na luta operário-sindical, assim como reflitam sobre as suas orientações político-ideológicas naquele começo de século XX.

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Atividade 4- "A classe trabalhadora no Brasil sob o impacto da Revolução Russa de 1917"

Esta atividade será dividida em duas etapas. Na primeira, analisaremos um texto; na segunda, propõe-se a realização de uma redação pelos alunos.

ETAPA 1

Nesta etapa, faremos a leitura de um artigo publicado no site Cultura Brasileira - http://www.culturabrasil.org. Acesso em 18 de novembro de 2011. No texto, o autor Carlos Zacarias analisa a influência da Revolução Russa de 1917 nas movimentações sindicais brasileiras desse contexto.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o artigo por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 18 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

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http://www.culturabrasil.org/formacaoclassetrabalhadora.htm. Acesso em 19 de novembro de 2011

cultura brasileira

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QUESTÕES interessantes no debate do texto:

  1. Quais os principais méritos da Revolução Russa?
  2. De que forma esse acontecimento repercutiu em nosso país?
  3. Qual a importância histórica na criação do Partido Comunista do Brasil (PCB)?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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ETAPA 2

 

3 atividades de casa

Por fim, os alunos devem fazer uma REDAÇÃO DISSERTATIVA.

Versando sobre a importância das organizações sindicais no começo do século XX, no Brasil, a redação deverá considerar informações e reflexões das atividades desta aula.

Aqui, os alunos podem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.

A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

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Sugestão de link para professores:

  • Artigo científico "A EDUCAÇÃO NAS FOLHAS DO JORNAL “A PLEBE” : 1917-1919" - para baixar clique em "Texto completo" -

http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/653. Acesso em 10 de novembro de 2011

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise dos textos e do vídeo; além da realização da redação dissertativa e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná , Paraná - disse:
    maria.iolanda.fontana@gmail.com

    01/06/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns professor pelo tema e conteúdo abordado. Pelo número de acesso pode-se inferir que os professores não tratam deste tema tão relevante para a formação crítica dos estudantes.


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