24/11/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, faremos a leitura da matéria intitulada "O surgimento do movimento sindical no Brasil", publicada no Jornal Opinião Socialista (Edição nº 256, 04 a 10 de maio de 2006), assinada por Paulo Aguena, da direção nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
DINÂMICA sugerida:
http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=5099&ida=0. Acesso em 10 de novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes no debate do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre as primeiras movimentações operário-sindicais no país.
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Agora, analisaremos um documento de época, isto é, o estatuto da Confederação Operária Brasileira, criada em 1906. O documento encontra-se disponível no atual site da COB - http://cob-ait.net/. Acesso em 10 de novembro de 2011
DINÂMICA recomendada:
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Acesso em 10 de novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem e reflitam acerca da Confederação Operária Brasileira, importante para a luta operária no Brasil de começo do século XX.
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Nesta terceira atividade, assistiremos ao documentário intitulado "A Plebe", sobre o jornal de mesmo nome, fundado em 1917. De orientação anarquista, o jornal circulou em defesa da classe trabalhadora, sendo influente no acontecimento da Greve Geral. Este significativo movimento operário ocorreu em São Paulo, também em 1917.
O documentário está disponível no YouTube em duas partes (propomos a análise da parte 1). A sua autoria não foi informada.
DINÂMICA SUGERIDA para realização da atividade:
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http://www.youtube.com/watch?v=E-NN1dIzAxM. Acesso em 10 de novembro de 2011
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QUESTÕES para analisar o vídeo:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a participação do jornal A Plebe na luta operário-sindical, assim como reflitam sobre as suas orientações político-ideológicas naquele começo de século XX.
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Esta atividade será dividida em duas etapas. Na primeira, analisaremos um texto; na segunda, propõe-se a realização de uma redação pelos alunos.
Nesta etapa, faremos a leitura de um artigo publicado no site Cultura Brasileira - http://www.culturabrasil.org. Acesso em 18 de novembro de 2011. No texto, o autor Carlos Zacarias analisa a influência da Revolução Russa de 1917 nas movimentações sindicais brasileiras desse contexto.
DINÂMICA sugerida:
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http://www.culturabrasil.org/formacaoclassetrabalhadora.htm. Acesso em 19 de novembro de 2011
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QUESTÕES interessantes no debate do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Por fim, os alunos devem fazer uma REDAÇÃO DISSERTATIVA.
Versando sobre a importância das organizações sindicais no começo do século XX, no Brasil, a redação deverá considerar informações e reflexões das atividades desta aula.
Aqui, os alunos podem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.
A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:
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http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/653. Acesso em 10 de novembro de 2011
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise dos textos e do vídeo; além da realização da redação dissertativa e demais registros produzidos na aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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01/06/2012
Cinco estrelasParabéns professor pelo tema e conteúdo abordado. Pelo número de acesso pode-se inferir que os professores não tratam deste tema tão relevante para a formação crítica dos estudantes.