Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As origens do Partido dos Trabalhadores e a causa operária no Brasil de fins dos anos 70 - UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender as origens do Partido dos Trabalhadores.
  • Refletir sobre a causa operária em fins dos anos 70, no Brasil.
  • Relacionar a luta operária no ABC Paulista ao surgimento do PT.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964.
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "ABC da Greve"

Nesta primeira atividade, assistiremos ao documentário "ABC da Greve", um fascinante registro realizado pelo cineasta Leon Hirszman sobre o movimento grevista dos metalúrgicos do chamado ABC Paulista (Santo André, São Bernardo e  São Caetano), em fins da década de 1970. O documentário é composto de imagens reais das movimentações e tensões grevistas, sendo importante documento para entender o surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

Para acessar a ficha técnica do filme, use este link - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/abc-da-greve/abc-da-greve.asp. Acesso em 12 novembro de 2011

DINÂMICA sugerida

  • O professor poderá exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem-no por meio do link abaixo informado.
  • O documentário está completo no YouTube (tempo total: 01h e 22min).
  • Discutir e responder as questões propostas.

 

http://www.youtube.com/watch?v=BVKzJ_wOQyM. Acesso em 12 novembro de 2011

ABC da greve

-

QUESTÕES essenciais na análise:

  1. Qual é o tema do documentário?
  2. De que forma ele foi realizado?
  3. Quais as dificuldades vividas por trabalhadores metalúrgicos são retratadas?
  4. Como era a organização dos trabalhadores? Destaque alguns aspectos.
  5. Podemos dizer que existe um "personagem principal" no filme? Explique.
  6. Qual é a relação dos acontecimentos de "ABC da Greve" com criação do Partido dos Trabalhadores?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e reflitam sobre a luta de trabalhadores do ABC Paulista na greve de 1979, ao mesmo tempo em que percebam a ascensão de Luiz Inácio "Lula" da Silva como líder desse movimento - o que desencadearia na fundação do Partido dos Trabalhadores, no ano seguinte.

-

Atividade 2- "Depoimento de Lula"

Agora, faremos a leitura de um depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva, na qualidade de membro-fundador do Partido dos Trabalhadores. O depoimento encontra-se disponível no site ABC da Luta: Memórias dos Metalúrgicos do ABC - http://www.abcdeluta.org.br/. Acesso em 12 de novembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o depoimento por meio do link abaixo informado.
  • Para ler o depoimento clique sobre a foto de Luiz Inácio Lula da Silva (lado direito da tela). C
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 12 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

-

http://www.abcdeluta.org.br/materia.asp?id_CON=100. Acesso em 12 novembro de 2011

depoimento Lula

-

QUESTÕES relevantes na análise do depoimento:

  1. Quais as dificuldades narradas sobre a criação de um partido no Brasil, naquele contexto?
  2. Quais as razões para algumas pessoas serem contra a criação do partido?
  3. Na avaliação de Lula, qual o papel desempenhado pelos "setores muito esquerdistas" na construção do PT?
  4. E como se deu essa construção?
  5. Como esse processo está relacionado com a luta dos trabalhadores em fins dos anos 70? Explique.

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem o depoimento e reflitam sobre o processo de fundação do Partido dos Trabalhadores, a partir do ponto de vista de Luiz Inácio Lula da Silva.

-

Atividade 3- "Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores"

Nesta terceira atividade, propomos a análise do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores. Este e outros documentos do partido encontram-se disponíveis no seguinte link - http://www.pt.org.br/index.php?/downloads/categoria/documentos_historicos. Acesso em 12 de novembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o manifesto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 12 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

-

http://www.pt.org.br/arquivos/manifesto.pdf. Acesso em 12 novembro de 2011

manifesto PT

-

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Quais as justificativas apresentadas para a criação do partido?
  2. De acordo com o documento, o que diferenciava o Partido dos Trabalhadores dos demais partidos?
  3. Quais os princípios norteadores dessa criação partidária?
  4. Quais as atuações em prol da classe trabalhadora e do povo brasileiro são previstas no manifesto?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem o manifesto de criação do Partido dos Trabalhadores, bem como reflitam acerca de seus compromissos com a causa operária no Brasil.

-

Atividade 4- O Partido dos Trabalhadores e a causa operária

Esta atividade final será dividida em duas etapas. Primeiro, propomos a análise de uma charge; depois, a realização de uma outra charge, pelos alunos.

ETAPA 1

  • Os alunos devem localizar a charge por meio do link abaixo; o ou professor poderá projetá-la para a turma.
  • Analisar a charge e responder ao que se propõe.

-

http://3.bp.blogspot.com/_8Us7czZwmqg/ST5RiLsWUbI/AAAAAAAABvo/BFR272hsanI/s400/charge-lula70.jpg. Acesso em 18 de novembro de 2011

lula 70

-

QUESTÕES para analisar a charge:

  1. Quem é a pessoa representada na imagem?
  2. Qual é a temática desta charge? Para ajudar na resposta, leia este texto de Sociedade Blog - http://sociedadeblog.blogspot.com/2009/06/lula-popularidade-em-quase-70-por-cento.html. Acesso em 18 de novembro de 2011
  3. De que forma o autor conseguiu transmitir uma ideia?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

ETAPA 2

3 atividades de casa

-

  • A tarefa será realizada individualmente, ou em duplas, conforme critério do(a) professor(a).

-

  • Cada aluno/dupla fará uma charge a partir da seguinte temática:

-

"A criação do Partido dos Trabalhadores e as questões operárias em fins dos anos 70 e começo de 1980".

-

-

  • Socialização das charges nos meios abaixo:
  1. Exposição no mural ou corredores da escola.
  2. Publicação das melhores no jornal ou site da escola; ou no blog da turma.

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise do vídeo-documentário e dos textos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.