24/11/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, assistiremos ao documentário "ABC da Greve", um fascinante registro realizado pelo cineasta Leon Hirszman sobre o movimento grevista dos metalúrgicos do chamado ABC Paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano), em fins da década de 1970. O documentário é composto de imagens reais das movimentações e tensões grevistas, sendo importante documento para entender o surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT).
Para acessar a ficha técnica do filme, use este link - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/abc-da-greve/abc-da-greve.asp. Acesso em 12 novembro de 2011
DINÂMICA sugerida
http://www.youtube.com/watch?v=BVKzJ_wOQyM. Acesso em 12 novembro de 2011
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QUESTÕES essenciais na análise:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e reflitam sobre a luta de trabalhadores do ABC Paulista na greve de 1979, ao mesmo tempo em que percebam a ascensão de Luiz Inácio "Lula" da Silva como líder desse movimento - o que desencadearia na fundação do Partido dos Trabalhadores, no ano seguinte.
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Agora, faremos a leitura de um depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva, na qualidade de membro-fundador do Partido dos Trabalhadores. O depoimento encontra-se disponível no site ABC da Luta: Memórias dos Metalúrgicos do ABC - http://www.abcdeluta.org.br/. Acesso em 12 de novembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
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http://www.abcdeluta.org.br/materia.asp?id_CON=100. Acesso em 12 novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do depoimento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem o depoimento e reflitam sobre o processo de fundação do Partido dos Trabalhadores, a partir do ponto de vista de Luiz Inácio Lula da Silva.
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Nesta terceira atividade, propomos a análise do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores. Este e outros documentos do partido encontram-se disponíveis no seguinte link - http://www.pt.org.br/index.php?/downloads/categoria/documentos_historicos. Acesso em 12 de novembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
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http://www.pt.org.br/arquivos/manifesto.pdf. Acesso em 12 novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem o manifesto de criação do Partido dos Trabalhadores, bem como reflitam acerca de seus compromissos com a causa operária no Brasil.
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Esta atividade final será dividida em duas etapas. Primeiro, propomos a análise de uma charge; depois, a realização de uma outra charge, pelos alunos.
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http://3.bp.blogspot.com/_8Us7czZwmqg/ST5RiLsWUbI/AAAAAAAABvo/BFR272hsanI/s400/charge-lula70.jpg. Acesso em 18 de novembro de 2011
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QUESTÕES para analisar a charge:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise do vídeo-documentário e dos textos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
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