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O multipartidarismo do Brasil atual em debate - UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o multipartidarismo no Brasil.
  • Analisar elementos históricos que explicam essa realidade brasileira.
  • Refletir sobre a reforma política e eleitoral.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diretas Já
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- "Partidos políticos registrados no TSE"

Nesta primeira atividade, analisaremos a composição partidária brasileira atualmente. Para tal, propõe-se o reconhecimento dos símbolos/siglas dos partidos políticos, bem como a identificação de suas atuações na cidade/estado onde os alunos vivem.

IMPORTANTE: utilizaremos uma imagem com as logomarcas dos partidos políticos que disputaram as Eleições 2010; portanto, os partidos criados em 2011 não constam na figura.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a imagem abaixo, por meio de seu link; ou o professor poderá projetá-la para a turma.
  • Em seguida, os estudantes devem fazer o reconhecimento dos partidos.
  • Por fim, responder e debater as questões propostas.

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http://4.bp.blogspot.com/_t8cXIIDBhtM/TMt1_QfZW9I/AAAAAAAAAnA/EGfzWaxjHgY/s1600/partidos-politicos.png.

Acesso em 11 de novembro de 2011

partidos

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QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Qual a quantidade de partidos políticos temos na imagem?
  2. Quais deles você reconhece?
  3. Consegue relacionar o símbolo de um partido a uma personalidade pública?
  4. Você sabe quais desses partidos governam o seu estado? E quais administram a sua cidade?
  5. E você sabe quais são os partidos mais antigos e os mais recentes? De quais siglas você conhece o significado? Para ajudar nas respostas, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral e confira a tabela com os partidos políticos registrados no TSE - http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos. Acesso em 11 de novembro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos façam uma reflexão inicial sobre a quantidade de partidos políticos no Brasil, ao mesmo tempo em que tomem consciência das atuações desses partidos em suas cidades/estados.

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Atividade 2- Os partidos políticos na Constituição de 1988

Nesta atividade, analisaremos o Capítulo V, do Titulo II, da Constituição de 1988, da República Federativa do Brasil; o qual versa sobre a questão dos partidos políticos. Como todo o documento constitucional, este capítulo encontra-se disponível no site WIKISOURCE: a biblioteca livre - http://pt.wikisource.org/. Acesso em 11 de novembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o capítulo da Constituição por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

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http://pt.wikisource.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_de_1988_da_Rep%C3%BAblica_Federativa_do_Brasil/T%C3%ADtulo_II#Cap.C3.ADtulo_V. Acesso em 11 de novembro de 2011

cap V

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Quais os princípios são garantidos na introdução do Artigo 17?
  2. Quais as condições para a existência dos partidos políticos?
  3. O que garante o parágrafo primeiro?
  4. E o parágrafo terceiro, quais os direitos garante aos partidos políticos?
  5. Após a leitura de todo o capítulo, podemos afirmar que existem muitas dificuldades na criação e/ou fusão de partidos no Brasil? Justifique.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a falta de limites aos partidos políticos em nosso país, assim como reflitam sobre os direitos garantidos aos mesmos pela Constituição em vigor.

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Atividade 3- “O atual sistema partidário brasileiro”

Agora, propomos a leitura do ensaio assinado por Rócio Stefson Neiva Barreto, publicado no site Web Artigos - http://www.webartigos.com/. Acesso em 11 de novembro de 2011. No texto, o cientista político procura desvendar o sistema político-partidário no Brasil, enfatizando as questões históricas que explicam o multipartidarismo atual.

PROFESSOR!

Recomenda-se que esta atividade seja desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que ajudará na interpretação e debate do texto.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o ensaio por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

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http://www.webartigos.com/artigos/o-atual-sistema-partidario-brasileiro/16726//. Acesso em 11 novembro de 2011

o atual sistema político

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QUESTÕES relevantes na análise do ensaio:

  1. Quais os argumentos pelo autor para justificar a afirmação: O Brasil jamais experimentou uma "democracia de partido".?
  2. De que forma fatores históricos interferiram na questão político-partidária brasileira?
  3. Qual é a importância da Constituição de 1988 para o multipartidarismo?
  4. E quais outros elementos explicam essa nossa realidade?
  5. Quais as conclusões do autor no que diz respeito ao multipartidarismo?

 

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam um olhar sobre o sistema partidário brasileiro, da mesma forma que reflitam acerca das questões históricas que alimentam o multipartidarismo no Brasil.

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Atividade 4- "Reforma política e eleitoral"

Esta última atividade será dividida em três etapas.

ETAPA 1

Nesta etapa, faremos a leitura de um artigo do site Gente de Opinião - http://www.gentedeopiniao.com/. Acesso em 11 de novembro de 2011. No texto, o autor João Paulo Viana analisa o multipartidarismo e sua praticidade no sistema político brasileiro.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o artigo por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

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http://www.gentedeopiniao.com/lerConteudo.php?news=13007. Acesso em 15 novembro de 2011

gente de opinião

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QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Quais as principais críticas ao multipartidarismo?
  2. De que forma a representação de minorias é associada ao multipartidarismo no Brasil?
  3. De acordo com o autor, quais fatores ao longo de nossa história proporcionaram a existência do multipartidarismo e suas consequências?
  4. Analise os pontos de vista expostos no texto sobre a fragmentação partidária em nosso sistema político.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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ETAPA 2

Agora, assistiremos a um programa de vídeo produzido pela TV INESC, intitulado "Reforma Eleitoral", elaborado com base nos resultados das Eleições 2010.

DINÂMICA sugerida:

  • O professor poderá exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho; ou solicitar que os alunos localizem-no por meio do link abaixo informado.
  • Clicar em "Play" para carregar/reproduzir o vídeo.
  • Discutir e responder as questões propostas.

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http://www.reformapolitica.org.br/reforma-politica-em-tv/36-reforma-eleitoral.html. Acesso em 15 novembro de 2011

tv

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QUESTÕES relevantes na análise do programa:

  1. Qual o ponto de vista expressado no vídeo acerca da representatividade nas Eleições de 2010?
  2. Qual é o problema apontado na eleição do candidato Tiririca?
  3. De que forma defende-se o financiamento público de campanha (e não o financiamento privado)?
  4. Qual a relação desse financiamento com a fragmentação característica do multipartidarismo brasileiro, conforme visto na etapa anterior?
  5. Quais as razões para uma reforma eleitoral no Brasil? E quais os compromissos cabem aos partidos nessa tarefa?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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ETAPA 3

 

3 atividades de casa

Nesta etapa final, os alunos devem fazer uma REDAÇÃO DISSERTATIVA. Versando sobre o tema do multipartidarismo e suas implicações no sistema político brasileiro, a redação deverá considerar pontos de vista e argumentos discutidos nas etapas anteriores e em todas as atividades da aula.

Aqui, os alunos podem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.

A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:

  • Leitura para o professor e a turma, pelos autores.
  • Exposição no mural ou corredores da escola.
  • Publicação no blog da turma e ou no jornal da escola.

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Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise de imagem, vídeo, textos e o trecho da Constituição; além da realização da redação dissertativa e demais registros produzidos na aula.

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