24/11/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, analisaremos a composição partidária brasileira atualmente. Para tal, propõe-se o reconhecimento dos símbolos/siglas dos partidos políticos, bem como a identificação de suas atuações na cidade/estado onde os alunos vivem.
IMPORTANTE: utilizaremos uma imagem com as logomarcas dos partidos políticos que disputaram as Eleições 2010; portanto, os partidos criados em 2011 não constam na figura.
DINÂMICA sugerida:
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Acesso em 11 de novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos façam uma reflexão inicial sobre a quantidade de partidos políticos no Brasil, ao mesmo tempo em que tomem consciência das atuações desses partidos em suas cidades/estados.
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Nesta atividade, analisaremos o Capítulo V, do Titulo II, da Constituição de 1988, da República Federativa do Brasil; o qual versa sobre a questão dos partidos políticos. Como todo o documento constitucional, este capítulo encontra-se disponível no site WIKISOURCE: a biblioteca livre - http://pt.wikisource.org/. Acesso em 11 de novembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
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http://pt.wikisource.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_de_1988_da_Rep%C3%BAblica_Federativa_do_Brasil/T%C3%ADtulo_II#Cap.C3.ADtulo_V. Acesso em 11 de novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a falta de limites aos partidos políticos em nosso país, assim como reflitam sobre os direitos garantidos aos mesmos pela Constituição em vigor.
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Agora, propomos a leitura do ensaio assinado por Rócio Stefson Neiva Barreto, publicado no site Web Artigos - http://www.webartigos.com/. Acesso em 11 de novembro de 2011. No texto, o cientista político procura desvendar o sistema político-partidário no Brasil, enfatizando as questões históricas que explicam o multipartidarismo atual.
PROFESSOR!
Recomenda-se que esta atividade seja desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que ajudará na interpretação e debate do texto.
DINÂMICA sugerida:
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http://www.webartigos.com/artigos/o-atual-sistema-partidario-brasileiro/16726//. Acesso em 11 novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do ensaio:
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam um olhar sobre o sistema partidário brasileiro, da mesma forma que reflitam acerca das questões históricas que alimentam o multipartidarismo no Brasil.
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Esta última atividade será dividida em três etapas.
Nesta etapa, faremos a leitura de um artigo do site Gente de Opinião - http://www.gentedeopiniao.com/. Acesso em 11 de novembro de 2011. No texto, o autor João Paulo Viana analisa o multipartidarismo e sua praticidade no sistema político brasileiro.
DINÂMICA sugerida:
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http://www.gentedeopiniao.com/lerConteudo.php?news=13007. Acesso em 15 novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Agora, assistiremos a um programa de vídeo produzido pela TV INESC, intitulado "Reforma Eleitoral", elaborado com base nos resultados das Eleições 2010.
DINÂMICA sugerida:
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http://www.reformapolitica.org.br/reforma-politica-em-tv/36-reforma-eleitoral.html. Acesso em 15 novembro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do programa:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Nesta etapa final, os alunos devem fazer uma REDAÇÃO DISSERTATIVA. Versando sobre o tema do multipartidarismo e suas implicações no sistema político brasileiro, a redação deverá considerar pontos de vista e argumentos discutidos nas etapas anteriores e em todas as atividades da aula.
Aqui, os alunos podem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.
A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise de imagem, vídeo, textos e o trecho da Constituição; além da realização da redação dissertativa e demais registros produzidos na aula.
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