Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medindo ângulos

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Medir ângulos usando esquadros e transferidor
• Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Unidades de medidas
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor. Neste nosso encontro vamos mostrar uma forma diferente de trabalhar medidas de ângulos com seus alunos. Leve-os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que se acomodem em duplas.

No laboratório de informática

               Peça a eles que acessem o sítio http://videolog.uol.com.br/video.php?id=450392, trata-se de um vídeo sobre ângulos. Outras sugestões de vídeos podem se acessadas em:
                    • http://www.youtube.com/watch?v=K8Uxx63lA70  
                    • http://www.slideshare.net/raquelrico/classificao-de-ngulos  

               Agora, para colocar a disposição dos alunos uma fundamentação teórica, oriente-os para acessar o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo e peça aos alunos que façam uma leitura do texto e uma pequena discussão com o colega sobre o assunto. Outros sítios também podem ser utilizados, como por exemplo:
                    • http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm  
                    • http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg/dg_2t.php  
                    • http://www.brasilescola.com/matematica/angulos.htm  

               Professor, aproveite este momento para tirar as dúvidas que restarem em seus alunos e reforçar o método para medir um ângulo:
                    • Um ângulo pode ser medido por meio de um instrumento denominado transferidor que tem o grau como unidade de medida.

                   • Os elementos de um transferidor são: 
                           * Limbo: parte do contorno do transferidor, onde se localiza a graduação;
                           * Linha de fé: reta que passa por 0o e 180º; é o diâmetro da circunferência def inida p elo transferidor;
                           * Centro: ponto de intersecção da linha de fé com o diâmetro perpendicular a ela.
                   • Para medir a abertura de um ângulo, basta coincidir a linha de fé com um dos lados e o centro do transferidor com o vértice do ângulo, e em seguida observar o valor da medida do ângulo na linha de fé.

               Para consolidar o conhecimento sobre medidas de ângulos, peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/angleshapes.html, trata-se de um “Transferidor Virtual”.

               Para proceder com a medição de um ângulo, siga os passos mencionados anteriormente, e:
                    • Para locomover o transferidor, posicione o mouse em cima do mesmo; clique e segure com o botão da esquerda; e mova para onde desejar.

                    • Para girar o transferidor, clique com o mouse em 

                    • Para ter acesso a outros exemplos, clique em

Em sala de aula

1º Momento

               Professor, agora que seus alunos já fizeram as atividades, vamos trabalhar o assunto “Medindo ângulos”, com uma atividade lúdica chamada “Jogo do Labirinto”. Para este jogo a classe deve ser dividida em dois grandes grupos.

Regras

     1) O grupo A deve construir um labirinto com as carteiras, dificultando o trajeto o máximo possível usando curvas e ângulos estratégicos.
     2) O grupo B escolhe um aluno que ficará fora da classe durante a construção do labirinto e voltará de olhos vendados. Esse aluno deverá percorrer o labirinto inteiro orientado apenas pelas indicações verbais de outro colega de grupo.
     3) As orientações só podem ser de dois tipos:
          • Caminhe tantos passos ou pés (colocando um logo à frente de outro) para frente ou para trás.
          • Vire para a direita ou esquerda “tantos” graus.
     4) Serão considerados erros:
          • Esbarrões nas carteiras
          • Interrupção no cumprimento de uma ordem
          • Engano no cumprimento de uma ordem
     5) Procede-se desta maneira até que o representante do grupo B saia do labirinto.
     6) Depois, o grupo A elege um representante para p assar pelo labirinto. Esse representante deve estar fora da sala, de o lhos vendados, enquan to o grupo B altera o labirinto.
     7) Depois de vencido o per curso, computam-se os erros cometidos.
     8) Ganha o grupo que cometeu menos erros.


2º Momento

               Professor elabore uma lista de exercícios e peça aos seus alunos que meçam alguns ângulos, como por exemplo:

Recursos Complementares
Avaliação

               Para avaliação propormos a observação do desempenho e manipulação dos materiais e produção de materiais gerados pelos alunos de forma individual ou em grupos no decorrer da aula. Além destes itens, peça aos alunos que participem de uma atividade on-line, como por exemplo, um blog. Existe um disponível em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081021040831AAnEnYV.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • João de Carvalho., EE Prof. Maria Mathilde de Castein Castilho. , São Paulo - disse:
    joao.carvalho.jc@hotmail.com

    10/06/2012

    Cinco estrelas

    Eu achei esta atividade (labirinto) ótima, pois os alunos perceberão de modo prático a interpretar medidas de ângulos e colocá´las em prática.


  • tayane, Abilio Wolney , Tocantins - disse:
    taiane-parente@hotmail.com

    23/05/2012

    Cinco estrelas

    Mto boom , conseguii fazeer meu trabalho de desenho geometrimo obg


  • mayara, El Salvador - disse:
    mayara_shakspeare@hotmail.com

    14/12/2011

    Cinco estrelas

    gosteii achei uma resposta do trabalho de matematica rs


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.