27/07/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
• Medir ângulos usando esquadros e transferidor
• Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo
Olá Professor. Neste nosso encontro vamos mostrar uma forma diferente de trabalhar medidas de ângulos com seus alunos. Leve-os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que se acomodem em duplas.
Peça a eles que acessem o sítio http://videolog.uol.com.br/video.php?id=450392, trata-se de um vídeo sobre ângulos. Outras sugestões de vídeos podem se acessadas em:
• http://www.youtube.com/watch?v=K8Uxx63lA70
• http://www.slideshare.net/raquelrico/classificao-de-ngulos
Agora, para colocar a disposição dos alunos uma fundamentação teórica, oriente-os para acessar o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo e peça aos alunos que façam uma leitura do texto e uma pequena discussão com o colega sobre o assunto. Outros sítios também podem ser utilizados, como por exemplo:
• http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm
• http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg/dg_2t.php
• http://www.brasilescola.com/matematica/angulos.htm
Professor, aproveite este momento para tirar as dúvidas que restarem em seus alunos e reforçar o método para medir um ângulo:
• Um ângulo pode ser medido por meio de um instrumento denominado transferidor que tem o grau como unidade de medida.
• Os elementos de um transferidor são:
* Limbo: parte do contorno do transferidor, onde se localiza a graduação;
* Linha de fé: reta que passa por 0o e 180º; é o diâmetro da circunferência def inida p elo transferidor;
* Centro: ponto de intersecção da linha de fé com o diâmetro perpendicular a ela.
• Para medir a abertura de um ângulo, basta coincidir a linha de fé com um dos lados e o centro do transferidor com o vértice do ângulo, e em seguida observar o valor da medida do ângulo na linha de fé.
Para consolidar o conhecimento sobre medidas de ângulos, peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/angleshapes.html, trata-se de um “Transferidor Virtual”.
Para proceder com a medição de um ângulo, siga os passos mencionados anteriormente, e:
• Para locomover o transferidor, posicione o mouse em cima do mesmo; clique e segure com o botão da esquerda; e mova para onde desejar.
• Para girar o transferidor, clique com o mouse em
• Para ter acesso a outros exemplos, clique em
1º Momento
Professor, agora que seus alunos já fizeram as atividades, vamos trabalhar o assunto “Medindo ângulos”, com uma atividade lúdica chamada “Jogo do Labirinto”. Para este jogo a classe deve ser dividida em dois grandes grupos.
Regras
1) O grupo A deve construir um labirinto com as carteiras, dificultando o trajeto o máximo possível usando curvas e ângulos estratégicos.
2) O grupo B escolhe um aluno que ficará fora da classe durante a construção do labirinto e voltará de olhos vendados. Esse aluno deverá percorrer o labirinto inteiro orientado apenas pelas indicações verbais de outro colega de grupo.
3) As orientações só podem ser de dois tipos:
• Caminhe tantos passos ou pés (colocando um logo à frente de outro) para frente ou para trás.
• Vire para a direita ou esquerda “tantos” graus.
4) Serão considerados erros:
• Esbarrões nas carteiras
• Interrupção no cumprimento de uma ordem
• Engano no cumprimento de uma ordem
5) Procede-se desta maneira até que o representante do grupo B saia do labirinto.
6) Depois, o grupo A elege um representante para p assar pelo labirinto. Esse representante deve estar fora da sala, de o lhos vendados, enquan to o grupo B altera o labirinto.
7) Depois de vencido o per curso, computam-se os erros cometidos.
8) Ganha o grupo que cometeu menos erros.
2º Momento
Professor elabore uma lista de exercícios e peça aos seus alunos que meçam alguns ângulos, como por exemplo:
Professor veja também as aulas sobre o assunto:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1477
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2689
Para avaliação propormos a observação do desempenho e manipulação dos materiais e produção de materiais gerados pelos alunos de forma individual ou em grupos no decorrer da aula. Além destes itens, peça aos alunos que participem de uma atividade on-line, como por exemplo, um blog. Existe um disponível em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081021040831AAnEnYV.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/06/2012
Cinco estrelasEu achei esta atividade (labirinto) ótima, pois os alunos perceberão de modo prático a interpretar medidas de ângulos e colocá´las em prática.
23/05/2012
Cinco estrelasMto boom , conseguii fazeer meu trabalho de desenho geometrimo obg
14/12/2011
Cinco estrelasgosteii achei uma resposta do trabalho de matematica rs