Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A civilização do Egito Antigo – UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar, no tempo e no espaço, a formação da civilização egípcia;
  • Caracterizar as atividades econômicas da civilização egípcia;
  • Compreender a cultura, a religião e os conhecimentos científicos do antigo Egito.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula será necessário que o aluno tenha conhecimento das características da Antiguidade Oriental.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - EGITO: UMA CIVILIZAÇÃO ÀS MARGENS DO RIO NILO

 

Professor, os egípcios desenvolveram sua sociedade às margens de um grande rio, em uma região desértica do continente africano. Aproveitando os recursos naturais da região, os egípcios acabaram construindo uma grande civilização.

 

TEXTO: O ANTIGO EGITO

“(...) A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactos com o estrangeiro tenha sido também uma realidade. (...) O território no qual se desenvolveu a civilização do Antigo Egipto corresponde, em termos tradicionais, à região situada entre a primeira catarata do rio Nilo, em Assuão, e o Delta do Nilo. O Sinai, situado a leste do Delta do Nilo, funcionou como via de acesso ao corredor sírio-palestiniano, designação atribuída à faixa de terra que ligava o Egipto à Mesopotâmia. A oeste do Delta, surge o deserto da Líbia (ou deserto ocidental), onde se encontram vários oásis dos quais se destacam o de Siuá, Kharga, Farafra, Dakhla e Bahareia. O deserto da Arábia (ou deserto oriental) estende-se até ao Mar Vermelho. A sul da primeira catarata situava-se a Núbia, cuja cultura e habitantes já eram vistos como estrangeiros. Em diversos momentos, o Egipto ultrapassou a primeira catarata e tomou posse de territórios Núbios, onde obtinha diversas matérias-primas. (...)”

Disponível em: http://neo-spirit.blogspot.com/2008/01/o-antigo-egpto.html

Acesso em 09/11/11.

 

 

 

 

 

MAPAS

1.

mapaeg1

Disponível em: http://www.jurassico.com.br/resumo-antigo-egito/

Acesso em 09/11/11.

2.

mapaeg

Disponível em: http://antigoegito.hd1.com.br/mapas.html

Acesso em 09/11/11.

video

1.

egitoparte 1

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SgxE4TUrPx4&feature=related

Acesso em 09/11/11.

2.

Egito 2

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=widsgjI42jg

Acesso em 09/11/11.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para leitura do texto, na íntegra, e para visualização dos mapas e vídeos.

2- Sugira aos alunos, em trios, que respondam as questões abaixo, no KWord  :

a) De onde vieram os povos que formaram o antigo Egito?

b) O que eram os nomos?

c) Qual a importância do Rio Nilo para os egípcios?

d) Como os egípcios usavam as cheias do Rio Nilo ao seu favor?

e) Em que períodos as terras eram cultivadas no antigo Egito?

f) Quais os desertos que fazem parte do Egito?

g) O historiador grego Heródoto escreveu que o “Egito é um presente do Nilo”. Escreva um pequeno texto explicando esta frase.

h) Pesquise: Que atividades econômicas do Egito atual não  eram praticadas na Antiguidade?

3 - Todos os trios deverão socializar suas respostas com todos da turma.

4-  Peça aos alunos, ainda em trios, que criem uma pirâmide social no KolourPaint, ilustrada, representando as classes sociais do Egito antigo.

5- Todos os trios deverão socializar sua produção com todos da turma.

pesquisa

6- A história do Egito Antigo se divide em três períodos: Antigo Reino, Médio Reino e Novo Reino. Proponha aos alunos, em grupos de até cinco integrantes, que façam uma pesquisa sobre estes períodos e depois criem no KPresenter uma linha do tempo contendo datas, principais acontecimentos e imagens importantes que marcaram a trajetória da civilização egípcia em cada um desses períodos.

7- Todos os grupos deverão socializar sua linha do tempo com todos da turma.

8- No Egito praticamente não havia possibilidade de ascensão social. As profissões determinavam a posição social dos indivíduos. Sugira aos alunos, em grupos de até seis integrantes, que criem uma peça retratando as classes sociais do Egito Antigo. Os grupos deverão filmar a encenação de sua peça no WCam de seu netbook.

9- Todos os grupos deverão socializar os vídeos de sua peça com todos da turma.

II - A RELIGIÃO EGÍPCIA

 

Professor, para os egípcios tudo que acontecia na sua vida diária dependia da vontade dos deuses. Os egípcios eram politeístas e acreditavam na vida após a morte e, por isso, costumavam mumificar os corpos a fim de conservá-los para a eternidade.

TEXTO: EGITO ANTIGO PARTE 2- RELIGIÃO

“Egito, local em que se formou uma das primeiras civilizações, que dava destaque à religião. Esta era baseada na crença em vários deuses, ou seja, uma religião politeísta. Cada sacerdote era conhecido como servo de Deus e os templos, eram ditos as casas de Deus.”

Disponível em: http://diversidadevisual.blogspot.com/2010/06/egito-antigo-parte-2-religiao.html

Acesso em 09/11/11.

video

1.

mumia

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QwazciVTClI&feature=related

Acesso em 09/11/11.

2.

mortos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqTeDiFc4wY&feature=related

Acesso em 09/11/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura dos textos e para visualização dos vídeos.

2- Sugira aos alunos que criem, no KWord, uma síntese com as principais informações do que eles entenderam sobre a religião egípcia.

3- Em seguida, o professor deve orientar os alunos a socializarem essas primeiras informações, apontando alguns deles para a leitura e comentários sobre as suas anotações.

4 - Ainda, no KWord,  sugira aos alunos que, em duplas, respondam o roteiro abaixo:

a) Em sua opinião, por que a religião era considerada o centro da vida no Egito?

b) Para os antigos egípcios, o que acontecia com uma pessoa após a sua morte?

c) Por que os egípcios mumificavam os mortos?

d) Em sua opinião, atualmente, existe alguma semelhança entre as crenças e práticas funerárias dos antigos egípcios e as utilizadas no Brasil?

e) O que era o Livro dos Mortos?

f) Descreva de que maneira era feito o julgamento do coração de um homem perante o tribunal de Osíris.

5- Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes às questões acima, para serem socializadas com toda a turma.

pesquisa

 

6- Proponha aos alunos, divididos em sete grupos, a realização de uma pesquisa sobre os deuses do Egito, abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.

a) Rá

b) Osíris

c) Isis

d) Horus

e)Anúbis

f) Set

g) Neftis

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

TRABALHANDO COM IMAGENS:

1.

quadro 1

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito

Aceso em 09/11/11.

2.

quadro 2

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/a-morte-no-egito-antigo.htm

Aceso em 09/11/11.

3.

quadro3

Disponível em: http://www.geocities.ws/lumini_enigmas/LUMINI_ENIGMAS_E_MISTERIOS_ARQUIVOS/Crencas_Funerarias.html

Aceso em 09/11/11.

8- Peça aos alunos que, em trios, acessem os links acima para salvar as imagens no KolourPaint. A partir das imagens e das informações do texto lido, eles deverão montar uma história em quadrinhos com o título: A religião e a vida no Egito.

9- Todos os trios deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

III -  A HERANÇA DOS EGÍPCIOS

Professor, os egípcios deixaram várias invenções sofisticadas como herança à humanidade. Nesta atividade, os alunos conhecerão algumas dessas contribuições dos povos egípcios. 

TEXTO: EGIPTOLOGIA

No Egito, mais de cinco mil anos de história nos contemplam através de pratos, ingredientes e usos culinários que mantêm viva uma pequena parte do legado dos faraós. (...) Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes (...) algumas palavras da língua portuguesa, como alquimia, química, adobe, saco, papel, gazela e girafa, têm origens na língua egípcia. De igual forma, certas expressões, como "anos de vacas magras", são também de origem egípcia. (...)

Disponível em: http://santosdumontafrica.blogspot.com/p/egito-da-africa.html

Acesso em 09/11/11.

CURIOSIDADE:

quadro3     quadro 3

                                       Disponível em: http://santosdumontafrica.blogspot.com/p/egito-da-africa.html

                                Acesso em 09/11/11.

 

video

video

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KT5CGTN7Q48

       Acesso em 09/11/11.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima indicados.

2- Peça aos alunos que  criem um texto, no KWord, contendo os termos abaixo relacionados:

papiro

hieróglifo

múmias

esfinges

pirâmides

mitologia

maquiagem

máscaras

3- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.

4- Os alunos aprenderam que as Palavras Cruzadas foram criadas no Egito há 2000 anos, encontradas num fragmento de papiro, remanescente do período Greco-Romano, com pistas e enigmas baseados nos mesmos princípios da moderna palavra cruzada. Desta forma, proponha aos alunos que, em trios, criem uma cruzadinha contendo perguntas e respostas com a palavra na vertical: EGITO ANTIGO.

5- Todos os trios deverão apresentar sua cruzadinha para todos da turma.

pesquisa

6- As pirâmides são consideradas uma das sete maravilhas do mundo. Sugira aos alunos que, em grupos de no máximo quatro integrantes, façam uma pesquisa na internet buscando responder as questões abaixo:

a) O que são as Sete Maravilhas do Mundo?

b) Quais são as Sete Maravilhas do Mundo Antigo?

c) Existem mais construções consideradas Maravilhas do Mundo?

d) O que são as Sete Maravilhas do Mundo Moderno?

e) O Brasil tem alguma maravilha?

5- Peça aos alunos que façam, no KPresenter, uma apresentação com as respostas das questões acima.

6- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.

7- Proponha aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, façam uma entrevista com pessoas da sua escola, utilizando a  WxCam  do netbook, perguntando aos entrevistados: Você conhece alguma coisa do Egito Antigo?

8- Os grupos deverão socializar suas entrevistas com todos da turma, prestando atenção nas respostas mais recorrentes.

Recursos Complementares
  • Sugestão de leitura para professores e alunos:

A fantástica ciência do Egito Antigo - Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/fantastica-ciencia-antigo-egito-444035.shtml

  • Vídeo que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Discovery Channel. As múmias egípcias - parte3/5 - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iffR13EA2mM&feature=related

  • Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

CONHECENDO AS PIRÂMIDES DO EGITO - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8956

Arte egípcia: O surgimento da escrita - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25247

Todos os links foram acessados em 09/11/11.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros, criação de textos, linha do tempo, história em quadrinhos, palavra cruzada e entrevistas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.