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Epidemias ou pandemias, o que são?

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as doenças atuais que se consideram epidemias e sua transmissão.

Diferenciar o conceito de endemia, epidemia e pandemia.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


O tema da gripe suína está presente nos dias de hoje na maioria dos telejornais e veículos de comunicação. Fala-se muito dela e dos números de pessoas infectadas, mas afinal porque este assunto gera tanta polêmica? Propomos algumas reportagens disponíveis na internet para o professor trabalhar com seus alunos. O professor poderá imprimir uma das sugestões abaixo (ou pesquisar notícias mais recentes) e trabalhar a leitura e o grau de atenção com seus alunos em sala de aula. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o professore pode-se utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.

Informe que os alunos deverão fazer uma leitura e que a cada parágrafo você irá chamar um nome para continuar a leitura (assim já aproveitamos para fazer a chamada não é?). A cada dois parágrafos faça questionamentos para outros alunos (preferencialmente fora de ordem afim de fazer todos participarem).



 Faça uma breve discussão com os alunos sobre:

·         Os conceitos relativos à reportagem.

·         O  que é epidemia, pandemia e endemia.

Pergunte se eles:

·         Vocês têm medo desta nova gripe?

·         Que preocupações os noticiários estão despertando nas pessoas, na sua família e nos moradores próximos as fronteiras do Brasil?

Instrua-os a confeccionar um mapa conceitual com os conhecimentos que eles detêm até o momento.

Mapas Conceituais

É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio, cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende. A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre e em português. Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, no início da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.

Veja mais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

RECURSOS DE APRENDIZAGEM

Leve os alunos ao laboratório de informática. Ali será possível explorar os conceitos da nova gripe e de pandemias de forma dinâmica. Explique aos alunos que eles deverão estar atentos às informações contidas nas indicações de pesquisa e animações, devendo anotar informações e conceitos que julguem importantes, para a posterior confecção da primeira versão dos mapas conceituais. Avise-os que estes mapas serão à base da avaliação desta aula.

Importante!  O professor deve avisar o tempo máximo de pesquisa e também para a confecção dos mapas conceituais. Avalie a sua classe de alunos e se necessário reserve uma aula para a elaboração dos mapas.

É interessante recolher os mapas conceituais no mesmo dia, assim o professor poderá ter uma noção melhor da participação e conhecimento adquirido em aula por seus alunos. Se houver disponibilidade de impressora, o professor poderá optar pela impressão dos mapas. Mas também há a possibilidade de salvar os arquivos em uma pasta compartilhada, assim o professor poderá em sua hora atividade, acessar os arquivos e fazer suas anotações. Além de que esta prática poupará papel e tinta, ajudando o meio ambiente.

Professor!  Passe aos alunos os endereços sugeridos no Quadro de Giz, antes de levá-los ao laboratório, fazendo as orientações necessárias, de forma que o tempo seja melhor aproveitado.

Orientações que o professor deve dar aos estudantes:

Primeiro acesse os sítios sugeridos abaixo. Nos primeiros há um infográfico que mostra como a gripe suína apareceu e se alastrou. O terceiro trata de explicar o que é epidemia, endemia e pandemia. A gripe suína está no grupo das doenças virais. Relembre os alunos do conceito de vírus e sua constituição pedindo que eles acessem o objeto de aprendizagem do Portal do Professor: Estrutura do vírus. Após a visualização do objeto, peça que os alunos pesquisem imagens do vírus H1N1/Influenza A e comparem com a animação.

  1. G1. Reportagem sobre o uso de super-heróis para promover o uso das máscaras. Acessado em 10/07/2009. Disponível em: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1227611-16726,00-SUPERHEROIS+PROMOVEM+USO+DA+MASCARA+ANTIGRIPE+NA+TAILANDIA.html e
  2. G1. Reportagem sobre a gripe suína. Sítio com informações, pequeno vídeo com entrevista e um infográfico que trata sobre a gripe suína.Acessado em 10/07/2009. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1099624-5603,00-SAIBA+TUDO+SOBRE+A+GRIPE+SUINA.html 
  3. Infoescola. Sítio que explica o que é epidemia, endemia e pandemia.Acessado em 11/07/2009. Disponível em:  http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/ 
  4.  Pesquisar em buscadores como WWW.google.com.br , http://br.images.search.yahoo.com/images  imagens do vírus H1N1/Influenza A e comparem com a animação.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

  • Podemos diferenciar endemia, epidemia e pandemia? Quais as características de cada uma?
  • O vírus H1N1/Influenza A é um vírus bacteriófago ou envelopado? Por quê? Como que o vírus, com uma estrutura tão simples consegue causar danos em organismos altamente complexos como o corpo humano?
  • A partir destes questionamentos, como podemos combater os vírus? Qual parte do vírus que é fundamental para a disseminação de doenças?

Continuando as pesquisas no laboratório:

Para exemplificar a forma de combate às doenças virais, acesse com os alunos o objeto de aprendizagem abaixo:


Biologia/Identidade dos seres vivos

ANIMAÇÕES e VÍDEOS

Para melhorar a assimilação destes conceitos, o professor poderá acessar algumas animações e vídeos selecionados.

EM PORTUGUÊS

  •  Expresso: Gráfico animado da gripe A. Infográfico animado sobre a epidemia da Gripe Suína - Influenza A/H1N1. Acessado em 18/07/2009. Disponível em:

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/511447

EM INGLÊS

Agora que os alunos têm informações aprofundadas e diversificadas, como eles podem sintetizá-las? A partir do mapa conceitual elaborado anteriormente, eles poderão complementar com os conceitos adquiridos ao longo da aula. Uma dica é pedir aos alunos que escrevam os novos dados com uma cor diferente da inicial.  

WEBQUEST:

Para trabalhar com pesquisas direcionadas, ou até propor trabalhos mais autônomos aos alunos, o professor pode lançar mão da webquest. Sugerimos algumas que tem relação com o tema da aula.

Webquest

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos:  introdução,  tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O Professor indica os sites, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se percam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas.

Sugerimos que utilize o site http://www.webquestbrasil.org/ para criar e postar sua webquest.


O professor poderá acessar outras aulas publicadas no Portal e na internet que de alguma forma estão relacionadas com o tema desta aula, e retirar delas algumas atividades interessantes.

·         Portal do Professor. GRIPE SUÍNA / Endemias, Epidemias ou Pandemias? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2054 Nesta aula trabalha-se conceitos de diversas doenças contagiosas que se transformaram em epidemias.

·         Portal do Professor. Gripe Suína: o que é isso? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2011 Aula que trabalha a diferença sobre resfriado e gripe e dados da gripe suína.

·         Portal do Professor. Vírus e Viroses. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=565 Aula que trabalha conceito de vírus e doenças virais.

·         Portal do Professor. AIDS? Tô fora! Características dos Vírus e Prevenção à AIDS. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1844 Aula que trabalha informações e atividades sobre a AIDS.

·         Nova Escola. Gripe suína: uma epidemia. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gripe-suina-epidemia-466672.shtml Plano de aula que trabalha com reportagens as questões da gripe suína e epidemias.

O recurso de filmes enriquece, motiva, ilustra, comprova, reforça conceitos... Porém alguns cuidados devem ser tomados. É imprescindível que o professor analise o conteúdo do filme, se a classificação indicada é coerente com a idade de seus alunos. O ideal é selecionar apenas algumas cenas que seriam mais importante para nossa aula. Pode ser feita direto do http://www.youtube.com ou no computador com leitor de DVD e gravar as cenas no pen-drive ou em o CD, DVD. As escolas do Paraná contam com televisores multimídia que podem reproduzir certos formatos de vídeo direto da pen-drive e de cartões de memória. Outra opção é conectar o pen-drive em um computador da escola com um projetor multimídia.

A indústria do cinema aposta na temática Epidemia para arrecadar bilheterias. Sugerimos alguns filmes que trabalham a questão de epidemias e vírus. O professor poderá trabalhar trechos previamente selecionados do filme ou propor aos alunos que formem grupos e no contraturno se encontrem na casa de um dos integrantes para assistir o filme.

DICA! É importante que o professor veja previamente e correlacione o filme escolhido com o conteúdo em sala de aula, contextualizando com atividades, mesmo que simples roteiros direcionados. Desta maneira a atividade deixa de ser simplesmente um passatempo, tendo fundo educativo.

Os filmes abaixo listados são todos ficção. Alguns podem ser mais fantásticos, outros mais ligados à situações reais. O foco é a disseminação de doenças contagiosas, podendo gerar epidemias e pandemias.

Epidemia

  • Após um misterioso vírus dizimar uma tribo na África, um médico e sua equipe são chamados para estudá-lo. Mas no interior dos Estados Unidos um macaco contrabandeado e portador deste vírus o dissemina na população local, fazendo com que o médico retorne para tentar controlar a epidemia que agora se alastra. Dirigido por Wolfgang Petersen (Mar em fúria) e com Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey, Cuba Gooding Jr., Donald Sutherland e Patrick Dempsey no elenco. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/epidemia/epidemia.asp

A epidemia

  • Um terrível vírus mortal está se espalhando rapidamente por toda a Europa através de uma simples tosse nessa produção tensa de suspense que mostra uma verdadeira corrida contra o relógio para destruir um perigoso inimigo da humanidade. A vida de toda a população está à beira da destruição e uma equipe precisa impedir que o vírus se alastre, mas as coisas ficam ainda mais complicadas depois que um grupo de aves migratórias carregam a doença e ameaçam transmiti-la por todo o globo terrestre. A tensão vai crescendo conforme o tempo passa, e a sobrevivência de muita gente está nas mãos de poucas. Disponível em http://www.interfilmes.com/filme_16320_A.Epidemia-(Virus.au.paradis.Bird.Flu).html

Vírus

  • Um navio americano encontra uma embarcação russa à deriva. Dentro dela, eles precisam enfrentar uma estranha força alienígena, que tem por objetivo dizimar a população humana. Com Jamie Lee Curtis, William Baldwin e Donald Sutherland. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/virus/virus.asp

Eu Sou a Lenda

  • A população de Nova York foi dizimada por um vírus mortal. Um brilhante cientista é imune ao vírus e tenta encontrar outros sobreviventes, ao mesmo tempo em que busca um antídoto. Dirigido por Francis Lawrence (Constantine) e com Will Smith e Alice Braga no elenco. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/eu-sou-a-lenda/eu-sou-a-lenda.asp

Osmose Jones

  • Dentro do corpo de um homem, uma célula branca e uma pílula unem forças para combater os vírus que desejam infectar o organismo onde vivem. Dirigido pelos irmãos Farrelly (Quem vai ficar com Mary?) e com Bill Murray e as vozes de Chris Rock, Laurence Fishburne e William Shatner. Filme leve e com dose de humor, pode ser passado inclusive para o ensino fundamental séries finais. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/osmosis-jones/osmosis-jones.asp

Após todas as atividades que utilizou com sua turma, vamos proceder à elaboração da segunda versão do mapa conceitual. Solicita à turma que revejam suas anotações. Abram o arquivo da primeira versão do mapa conceitual e a partir deste momento, acrescem, modifiquem, reconstruam se necessário o mapa, demonstrando o quais os novos conteúdos que se apropriaram.

Vamos levantar com a turma o que podemos fazer para evitar a endemia, epidemia e pandemia, e no caso de contaminação que atitudes devem ser tomadas. Liste no quadro as sugestões para que todos possam acompanhar as discussões, dividindo o quadro em duas partes:

  • Intenções do aluno: nova postura prática, o que é possível fazer.
  • Ações do aluno: atitudes sobre o tema estudado que levará a transformação da família, da comunidade e da sociedade

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Avaliação

Professor utilize a produção dos mapas conceituais feitos pelos alunos para avaliá-los. A técnica de mapas conceituais além de demonstrar a organização do pensamento, leva o aprendiz a se auto-avaliar, diante de suas pesquisas e reflexões, podendo comparar a sua evolução durante todo o processo de construção do conhecimento. É uma forma de avaliar qualitativamente o aprendiz e o processo de ensino-aprendizagem, além de demonstrar claramente como os temas estudados precisam ser retomados, quais os pontos falhos na aprendizagem e os que foram apropriados significativamente.

Lembre-se de dar um retorno aos alunos sobre esta produção, verificando se houve aprofundamento de conhecimentos e caso não tenha ocorrido, retomar  as partes do tema que não ficaram bem compreendidas.


Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • angelita maria de lima valente, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA SEBASTIANA BRAGA , Amazonas - disse:
    litavalente@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula está muito bem estruturada; rica em conceitos e utilização das mídias em sala de aula. Parabéns!


  • marcia pereira domingues silva, Colégio Estadual Presidente Costa e Silva , Goiás - disse:
    marcia_pdomingues@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula. Achei muito rica em irformações e meios de aquisição de informações. E também muito bem estruturada. Parabéns!


  • cristine costa deoliveira, Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth , Acre - disse:
    cristinecos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Andrea, sua proposta é completa, sem falhas. Com certeza suas sugestões vão melhorar minha prática. Obrigada e fique com Deus!


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