19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
- Entender o que é trabalho infantil.
- Compreender os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes.
- Conhecer projetos sociais de apoio à infância e à adolescência.
É recomendável que os alunos tenham conhecimentos relativos à desigualdade social presente no Brasil.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezado(a) Professor(a);
- Inicie uma reflexão com os alunos falando sobre um grave problema social brasileiro: o trabalho infantil.
- Inicie a conversa com os alunos mostrando as seguintes imagens:
Disponível em: <http://www.jangadeiroonline.com.br/uploads/2009/10/20091016_criancastrabalhando.jpg>. Acesso em 28/11/2011.
Disponível em:<http://correiodobrasil.com.br/mais-de-100-milhoes-de-meninas-trabalham-no-mundo-estima-oit/151182/>. Acesso em 28/11/2011.
Disponível em:<http://correiodobrasil.com.br/mais-de-100-milhoes-de-meninas-trabalham-no-mundo-estima-oit/151182/>. Acesso em 28/11/2011.
- Questione os alunos:
- Permita que expressem suas opiniões. Posteriormente, apresente o vídeo "Exploração do trabalho Infantil UNICEF".
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&feature=related>. Acesso em 28/11/2011.
- Após assistirem ao vídeo, questione:
- Aguarde até que os alunos reflitam sobre estas questões. Posteriormente, apresente o mapa a seguir:
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1911_numeros/index.shtml>. Acessos em 28/11/2011.
- Agora questione:
- Permita que os alunos se organizem em grupos e conversem sobre as questões anteriores. Oriente-os para que registrem suas compreensões em um arquivo do software Kword.
- Inicie a conversa questionando os alunos:
- Apresente aos alunos o vídeo "O Estatuto da Criança e do adolescente", disponível no endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=vEXkDt_Q7Z8&feature=related>.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vEXkDt_Q7Z8&feature=related>. Acesso em 28/11/2011.
- Instrua os alunos a acessarem vídeo "Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)", disponível no Portal do Professor - MEC, no endereço <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=574>:
- Converse com os alunos sobre o que mais lhes chamaram a atenção nos vídeos anteriores. Posteriormente, solicite que realizem uma pesquisa buscando conhecer os documentos que regulam os direitos da criança e do adolescente.
- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos, dentre outros, o endereço web <http://www.unicef.org.br/?gclid=CLyvu4687awCFQpV7Aod_0DGKw>), em livros e revistas, buscando levantar os principais direitos das crianças e dos adolescentes. Mas, destaque ainda que as crianças também têm deveres. Questione:
- Cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos.
- Pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos, dentre outros, o endereço web <http://www.unicef.org.br/?gclid=CLyvu4687awCFQpV7Aod_0DGKw>), em livros e revistas, buscando levantar os principais projetos sociais de apoio à infância e à adolescência no Brasil.
- Acompanhe-os para realizarem uma pesquisa na cidade (ou em seu bairro) onde vivem, buscando levantar a existência de projetos sociais de apoio à infância e à adolescência, bem como compreender a proposta do(s) mesmo(s).
- Proponha aos grupos que promovam alguma(s) atividade(s) buscando levantar recursos (possíveis) com vistas a buscar apoio ao(s) projeto(s) existente(s) em sua cidade (ou em seu bairro) de apoio à infância e à adolescência.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre a desigualdade social existente em nosso país; em Ciências, os alunos podem fazer estudos sobre as questões ambientais envolvidas por consequência da desigualdade social; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Nome | Tipo |
---|---|
Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) | Áudio |
Áudio do Portal do MEC: Cidades Educadoras: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1363/cidades_educadoras.mp3>. Acesso em 28/11/2011.
Episódio do programa Escola Brasil que apresenta o projeto "cidades educadoras", que propicia ao aluno a aprendizagem ligada à realidade. Estimula a valorização do idoso, com exemplos de inserção dos mesmos no meio escolar. Além de descrever a cultura, as características, a extensão, a fauna, as lendas e a musicalidade da região amazônica. Discorre também sobre projeto de educação temática da escola "Jardim Iguatemi", em São Paulo, que desenvolve os conteúdos programáticos de forma temática.
Aula do Portal do Professor - MEC: Crianças na rua-cidadania roubada: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1506>. Acesso em 28/11/2011.
Aula do Portal do Professor - MEC: O que é trabalho infantil? <:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6724>. Acesso em 28/11/2011.
Aula do Portal do Professor - MEC: A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19681>. Acesso em 28/11/2011.
ECA na escola. Disponível em: <http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=7&id_subtema=10>. Acesso em 28/11/2011.
Trabalho Infantil - País é modelo no combate ao trabalho infantil. Disponível em: <http://www.pime.org.br/noticias2006/noticiasbrasil297.htm>. Acesso em 28/11/2011.
Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer. <http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/b4e92153-5b2a-4962-a92b-a20bdf8e3817/Default.aspx>. Acesso em 28/11/2011.
ECA em tirinhas para crianças. Disponível em: <http://www.direitosdacrianca.org.br/midia/publicacoes/eca-em-tirinhas-para-criancas >. Acesso em 28/11/2011.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 2 classificações
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17/09/2014
Quatro estrelasgostei pois não sabia que existia esse site que dar uma direção para o aluno pesquisa c sgurança
19/03/2014
Cinco estrelasgostei