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A questão do trabalho infantil no Brasil - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o que é trabalho infantil.

- Compreender os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes.

- Conhecer projetos sociais de apoio à infância e à adolescência.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É recomendável que os alunos tenham conhecimentos relativos à desigualdade social presente no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezado(a) Professor(a);

- Inicie uma reflexão com os alunos falando sobre um grave problema social brasileiro: o trabalho infantil.

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Atividade 01

Entenda o que é Trabalho Infantil

PASSO A PASSO 

- Inicie a conversa com os alunos mostrando as seguintes imagens:

 

   

Disponível em: <http://www.jangadeiroonline.com.br/uploads/2009/10/20091016_criancastrabalhando.jpg>. Acesso em 28/11/2011.

Disponível em:<http://correiodobrasil.com.br/mais-de-100-milhoes-de-meninas-trabalham-no-mundo-estima-oit/151182/>. Acesso em 28/11/2011.

 

 

Disponível em:<http://correiodobrasil.com.br/mais-de-100-milhoes-de-meninas-trabalham-no-mundo-estima-oit/151182/>. Acesso em 28/11/2011.

 

- Questione os alunos:

  • Ao observar estas fotos, o que lhe chama a atenção?
  • O que estas crianças estão fazendo?
  • Será que elas frequentam a escola?

 

- Permita que expressem suas opiniões. Posteriormente, apresente o vídeo "Exploração do trabalho Infantil UNICEF".

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 Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&feature=related>. Acesso em 28/11/2011.

 - Após assistirem ao vídeo, questione:

  • Quais as principais atividades exercidas pelas crianças no meio rural e nas cidades?
  • Quais são as condições de trabalho dessas crianças?
  • No lugar onde você mora, há crianças que trabalham? O que elas fazem? Elas frequentam a escola?

 

- Aguarde até que os alunos reflitam sobre estas questões. Posteriormente, apresente o mapa a seguir:

 Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1911_numeros/index.shtml>. Acessos em 28/11/2011.>  >. Acesso em 28/11/2011. 

 

- Agora questione:

  • Qual é o total de crianças com idade entre 5 a 17 anos que trabalham no Brasil?
  • Quais são os estados com maior número de crianças trabalhando?
  • Em que região do país estes estados se localizam?
  • Por que existe trabalho infantil?
  • Quem ganha com a exploração do trabalho infantil?

 

-  Permita que os alunos se organizem em grupos e conversem sobre as questões anteriores. Oriente-os para que registrem suas compreensões em um arquivo do software Kword.

 

Atividade 02

Entenda os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes

PASSO A PASSO 

- Inicie a conversa questionando os alunos:

  • Você conhece algum documento que regula os direitos da criança e do adolescente?

 

- Apresente aos alunos o vídeo "O Estatuto da Criança e do adolescente", disponível no endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=vEXkDt_Q7Z8&feature=related>.

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Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vEXkDt_Q7Z8&feature=related>. Acesso em 28/11/2011.

 - Instrua os alunos a acessarem vídeo "Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)", disponível no Portal do Professor - MEC, no endereço <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=574>:

 

 

- Converse com os alunos sobre o que mais lhes chamaram a atenção nos vídeos anteriores. Posteriormente, solicite que realizem uma pesquisa buscando conhecer os documentos que regulam os direitos da criança e do adolescente.

 

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- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos, dentre outros, o endereço web <http://www.unicef.org.br/?gclid=CLyvu4687awCFQpV7Aod_0DGKw>), em livros e revistas, buscando levantar os principais direitos das crianças e dos adolescentes. Mas, destaque ainda que as crianças também têm deveres. Questione:

  • Quais são os documentos que regulam os direitos e deveres da criança e do adolescente?
  • Quais os principais destaques destes documentos?

 

- Cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 

Atividade 03

Conheça alguns projetos sociais de apoio à infância e à adolescência

PASSO A PASSO 

- Pergunte aos alunos:

  • No Brasil existem projetos sociais de apoio à infância e à adolescência? Quais são os mais divulgados?
  • Você conhece algum projeto social de apoio à infância e à adolescência em sua cidade?
  • Em caso positivo, qual é a proposta deste(s) projeto(s)? 

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 - Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos, dentre outros, o endereço web <http://www.unicef.org.br/?gclid=CLyvu4687awCFQpV7Aod_0DGKw>), em livros e revistas, buscando levantar os principais projetos sociais de apoio à infância e à adolescência no Brasil.

- Acompanhe-os para realizarem uma pesquisa na cidade (ou em seu bairro) onde vivem, buscando levantar a existência de projetos sociais de apoio à infância e à adolescência, bem como compreender a proposta do(s) mesmo(s).

- Proponha aos grupos que promovam alguma(s) atividade(s) buscando levantar recursos (possíveis) com vistas a buscar apoio ao(s) projeto(s) existente(s) em sua cidade (ou em seu bairro) de apoio à infância e à adolescência.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre a desigualdade social existente em nosso país; em Ciências, os alunos podem fazer estudos sobre as questões ambientais envolvidas por consequência da desigualdade social; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) Áudio
Recursos Complementares

Áudio do Portal do MEC: Cidades Educadoras: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1363/cidades_educadoras.mp3>. Acesso em 28/11/2011.

Episódio do programa Escola Brasil que apresenta o projeto "cidades educadoras", que propicia ao aluno a aprendizagem ligada à realidade. Estimula a valorização do idoso, com exemplos de inserção dos mesmos no meio escolar. Além de descrever a cultura, as características, a extensão, a fauna, as lendas e a musicalidade da região amazônica. Discorre também sobre projeto de educação temática da escola "Jardim Iguatemi", em São Paulo, que desenvolve os conteúdos programáticos de forma temática.

Aula do Portal do Professor - MEC: Crianças na rua-cidadania roubada: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1506>. Acesso em 28/11/2011.

Aula do Portal do Professor - MEC: O que é trabalho infantil? <:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6724>. Acesso em 28/11/2011.

Aula do Portal do Professor - MEC: A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19681>. Acesso em 28/11/2011.

 

ECA na escola. Disponível em: <http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=7&id_subtema=10>. Acesso em 28/11/2011.

Trabalho Infantil - País é modelo no combate ao trabalho infantil. Disponível em: <http://www.pime.org.br/noticias2006/noticiasbrasil297.htm>. Acesso em 28/11/2011.

 

Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer. <http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/b4e92153-5b2a-4962-a92b-a20bdf8e3817/Default.aspx>. Acesso em 28/11/2011.

ECA em tirinhas para crianças. Disponível em: <http://www.direitosdacrianca.org.br/midia/publicacoes/eca-em-tirinhas-para-criancas >. Acesso em 28/11/2011.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

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