19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Para está atividade não será necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, no texto e mapa abaixo o aluno conhecerá alguns aspectos gerais da Grécia Antiga, como sua localização, principais períodos históricos, sociedade, principais cidades-estados e cultura.
TEXTO: CIVILIZAÇÃO GREGA
“Os gregos (ou helenos) viveram na extremidade meridional da península balcânica e sua cultura se desenvolveu a partir da mistura das diversas populações que lá se estabeleceram nos últimos 8000 anos (...). As Cidades-Estados eram cidades que progrediam e ficavam mais independentes. (...) Os espartanos eram preparados acima de mais nada para a guerra, crianças que nascessem com problemas físicos eram jogadas no desfiladeiro. As que nasciam bem ficavam com os pais até os sete anos, a partir daí o Estado tratava de educá-los. (...) Atenas serviu de modelo a muitas cidades gregas e foi a grande exceção no mundo antigo, quanto a forma de governo Foi considerada o berço da democracia, onde o povo amava a liberdade e se dedicavam à cultura, às artes, à beleza.Foi desta cidade que saíram grandes legisladores, filósofos e poetas. (...)”
Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-grega
Acesso em 06/12/11.
MAPA:
Disponível em: http://10descobreahistoria.blogspot.com/2010/09/grecia-antiga.html
Acesso em 06/12/11.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima para leitura do texto na íntegra e para visualização do mapa.
2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e o mapas acima:
a) Qual a localização geográfica da civilização grega antiga?
b) Que povos formaram a civilização grega antiga?
c) Quais são os principais períodos da História grega antiga?
d) O que eram as cidades-estados?
e) Quais as principais cidades-estados da Grécia antiga?
f) Cite os principais filósofos e artistas da Grécia antiga?
g) Explique as principais contribuições da arte grega para a nossa civilização ocidental.
3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.
4- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo sobre as principais cidades-estados da Grécia Antiga no V a. C:
CIDADES-ESTADOS |
ATENAS |
ESPARTA |
Povo que fundou: |
|
|
Localização geográfica: |
|
|
Capital: |
|
|
Forma de governo: |
|
|
Organização social: |
|
|
Educação: |
|
|
5- Socialize as respostas dos trios com todos da turma.
6- Ainda no KWord e em trios, proponha aos alunos que redijam um texto explicativo sobre as principais diferenças e semelhanças entre atenienses e espartanos.
7- Os trios deverão socializar seus textos com toda a turma.
8- Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet sobre algumas características da Grécia antiga. Cada grupo ficará com um dos aspectos abaixo indicados.
A cidadania na Grécia antiga
A democracia ateniense
A oligarquia espartana
A Guerra de Troia
A vida na Grécia antiga
A arte grega
Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens da invenção pesquisada.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
9- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
10- Após as apresentações, sugira aos alunos que juntem todas as informações e imagens apresentadas, selecionando as mais importantes, e que montem um mural sobre a Grécia antiga.
Professor, com seus mitos os gregos procuravam explicar a origem do mundo. Os deuses gregos assemelhavam-se aos humanos. O texto e os vídeos abaixo explicam quem eram os principais deuses gregos e suas características fundamentais.
TEXTO: Quais são os principais deuses gregos?
(...) O mundo mitológico grego tem início com o casal Urano e Gaia. Urano (o céu) permanecia unido a Gaia (a terra) em um ato de reprodução constante. Dessa união nasceram os titãs, que não conseguiam sair do ventre de Gaia. Infeliz com os filhos aprisionados, Gaia ajudou um deles, Cronus, a castrar o pai. Com isso, Urano se separou de Gaia, uma metáfora que simboliza o surgimento do mundo após a separação entre o céu e a terra. Cronus passou a reinar, mas, com medo de perder o poder, engolia os filhos que tinha com a titã Réia. Um deles, Zeus, escapou desse destino e resgatou os irmãos. Zeus derrotou Cronus em uma grande batalha, que deu início à era dos deuses. (...) Confira o nome romano desses mesmos deuses:
ZEUS = JÚPITER
HERA = JUNO
HADES = PLUTÃO
POSÊIDON = NETUNO
ATENA = MINERVA
HERMES = MERCÚRIO
APOLO = APOLO
ARTEMIS = DIANA
HEFESTO = VULCANO
AFRODITE = VÊNUS
ARES = MARTE
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-deuses-gregos
Acesso em 06/12/11.
1.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vmmDacvwE7k
Acesso em 06/12/11.
2.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qo_CejVGeVs&feature=related
Acesso em 06/12/11.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links para leitura do texto e para a visualização dos vídeos.
2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:
Qual a religião atual da cidade de Atenas?
Na Grécia antiga qual era a religião dos gregos?
Explique por que era tão grande a diversidade dos deuses gregos na Grécia Antiga.
Qual o significado da mitologia para a vida dos gregos antigos?
Quem foi Homero e quais as suas principais contribuições para a mitologia grega?
Quem eram os titãs?
Quem era Zeus?
Quais são os principais deuses gregos?
Quais as características comuns dos deuses gregos?
Quais eram as quatro raças humanas da mitologia grega?
Na mitologia grega, como surgiu a mulher?
3- Todos os alunos deverão socializar suas respostas com todos da turma.
4- Sugira aos alunos, em duplas, que acessem o link abaixo e salvem no KolourPaint a imagem. Depois, as duplas deverão criar uma legenda para identificar cada um dos deuses gregos ali representados.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=10&orderby=hitsD
Acesso em 06/12/11.
5- Todos os alunos deverão socializar suas imagens com todos da turma para verificar se todos acertaram os nomes dos deuses representados.
6- Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo quatro integrantes, façam uma pesquisa na internet sobre os deuses gregos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa sobre um dos deuses abaixo indicados.
ZEUS
HERA
HADES
POSÊIDON
ATENA
HERMES
APOLO
ARTEMIS
HEFESTO
AFRODITE
ARES
Professor, peça aos alunos que sigam o roteiro abaixo para a pesquisa sobre os deuses gregos:
Como foi criado?
Como era representado fisicamente?
Quais eram as suas principais características emocionais?
Tinha rivalidade com outros deuses? Quais?
Exemplo de uma história mitológica contendo o deus grego do seu grupo.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
8- Tendo como referência o que foi estudado nessa atividade e nas apresentações dos trabalhos, peça aos alunos que, ainda em grupos de quatro integrantes, acessem o link da imagem abaixo e criem um jogo de cartas sobre os deuses gregos.
Professor, a ideia é que os alunos façam um jogo de cartas com as quais dois jogadores possam duelar. Cada carta deve trazer uma quantidade específica de danos e de ataque, em que o objetivo é causar o maior número de danos ao adversário.
Lembrar aos alunos que eles terão que imprimir as imagens para poder criar o jogo.
Disponível em: http://sukamayo-uchiha.blogspot.com/2011/04/deuses-gregos.html
Acesso em 06/12/11.
9- Todos os grupos deverão socializar seus jogos de cartas com todos da turma e poderão, posteriormente, jogar.
Professor, os gregos também cultuavam, além dos deuses, os heróis. O herói era o filho de uma divindade com uma mortal. Um dos heróis mais importantes para os gregos antigos era Hércules. Veja no texto e nos vídeos abaixo, quem eram os heróis e suas principais características.
TEXTO: HERÓIS GREGOS
"Na mitologia grega, os heróis (semideuses) eram personagem que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais. De acordo com a mitologia grega, os heróis eram filhos de deuses com seres humanos. (...) Os heróis aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais). (...)"
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/herois_gregos.htm
Acesso em: 06/12/11.
1.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bU7Uc5WDKLQ&feature=related
Acesso em: 06/12/11.
2.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fXewoFKINf4
Acesso em: 06/12/11.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links do texto para leitura, e dos vídeos para assisti-los.
2- Proponha aos alunos que, em trios, elaborem um pequeno texto explicativo, no KWord, contendo as palavras abaixo:
Zeus |
Hera |
mortal |
Hércules |
semideus |
monstros |
mitologia |
heróis |
3- Os trios deverão socializar seus textos com toda a turma.
4- O filme Percy Jackson e os Olimpianos: O ladrão de raios, conta a história de um estudante colegial que, no século 21, descobre que é um semideus e que precisa encontrar o verdadeiro ladrão de raios para salvar a sua mãe. Tendo como referência o enredo desse filme, peça aos alunos que formem grupos de no máximo cinco integrantes e criem uma peça sobre um semideus no século 21, com duração de 10 minutos. Os grupos deverão filmar suas peças na WxCam do seu netbook.
5- Todos os grupos deverão apresentar seus vídeos para todos da turma.
6- Proponha aos alunos, em sete grupos, a realização de uma pesquisa sobre os heróis gregos, abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.
Hércules
Aquiles
Teseu
Perseu
Ajax
Édipo
Atlanta
Oriente os alunos para que, além de informações, procurem também imagens, ressaltando o inicio e o fim do período analisado, bem como os seus principais acontecimentos.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
TRABALHANDO COM JOGO ELETRÔNICO
Professor, para a realização dessa atividade os alunos deverão ir ao laboratório de Informática de sua escola para que possam ter contato com o Jogo God of War 1. No laboratório exiba a imagem e o vídeo sobre o jogo aos alunos.
IMAGEM:
Disponível em: http://curiosomundointeressante.blogspot.com/2011/08/papel-de-parede-god-of-war-em-hd.html
Acesso em: 06/12/11.
VÍDEO:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ELHE3SdpcmA
Acesso em: 06/12/11.
8- A imagem e o vídeo acima é referente ao jogo eletrônico de ação e aventura God of War que é baseado na mitologia grega e foi lançado em Março de 2005. Proponha aos alunos, em cinco grupos,a realização de uma pesquisa sobre o Jogo God of War 1 e sua relação com a mitologia grega, respondendo as questões abaixo:
Quais as características da Grécia antiga o jogo contempla?
Quem é o personagem principal do jogo e o que ele representa?
Quais deuses gregos estão presentes no jogo?
Monte um quadro com as semelhanças e divergências do jogo em relação à mitologia grega e até mesmo com a história da Grécia antiga.
9- Depois, os alunos deverão realizar uma roda de conversa, expondo as respostas do que pesquisaram.
Sugestões de leituras para professores e alunos:
Quem são os titãs da mitologia grega:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-os-titas-da-mitologia-grega
O que foi a Guerra de Tróia
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-a-guerra-de-troia
Na montanha dos deuses
http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111811.shtml
A outra Esparta
http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_497551.shtml
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:
Deuses gregos - Documentário History Chanel completo
http://www.youtube.com/watch?v=52x1veAdYMo&feature=related
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
Mitologia Grega
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33590
DA ILÍADA A ODISSÉIA: UMA VIAGEM A MITOLOGIA GREGA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9779
A origem do teatro grego
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3850
Todos os links foram acessados em 06/12/11.
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros, criação de quadros comparativos, textos, legendas, mural, jogos de cartas, peça e analisando as relações do jogo God of War com a mitologia grega.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/11/2012
Cinco estrelasAdorei a aula, vou colocá-la em pratica com os meus alunos do 6º ano.
22/08/2012
Cinco estrelasExcelenteo conteúdo desra aula, para trabalhar em artes, principalmente por mostar videos, documentários e atividades interessantes.
08/08/2012
Cinco estrelasOtima aula professora Aline! A criatividade e habilidade na criação das atividades conseguem prender a atenção dos alunos. Parabéns!