Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os indianos e seus milhares de deuses - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais características da antiga civilização indiana;
  • Identificar a organização social da civilização indiana antiga;
  • Descrever os principais deuses indianos e as principais crenças religiosas que influenciam o mundo ocidental.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não haverá necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - ANTIGA CIVILIZAÇÃO INDIANA

Professor, através do texto, mapa e vídeo abaixo, os alunos compreenderão que a partir de pequenas comunidades nas margens do Rio Indo, formou-se a antiga civilização indiana. Além disso, conhecerão algumas das principais características dessa civilização. 

TEXTO: ÍNDIA

 

(...) A civilização do Vale do Indo, primeira civilização que habitou a Índia, surgiu no século XXXII a.C. e atingiu a maturidade após o século XXV a.C. Depois veio a civilização védica, primeira civilização avançada da Índia. A origem dos indo-arianos é um assunto que ainda gera muitas discussões hoje em dia. (...) Com os nascimentos de Buda e Mahavira no século VI a.C. teve o começo da melhor fase indiana registrada ficou marcado. Pelos 1500 anos seguintes, a civilização clássica indiana surgiu e, de acordo com alguns historiadores, o país obteve a maior economia do mundo antigo entre os séculos I e XV d.C., ao possuir entre um terço e um quarto de toda a riqueza do mundo até a época mogol (...) A Índia apresenta diversos rios considerados grandes, como os rios Mahandi, Godavari, Krishna e Kavery, que possuem suas nascentes localizadas no Planalto do Decan e sua foz no Golfo de Bengala e os rios Narmada, Mahi e Tapti, que deságuam no Golfo de Cambaia, localizado no Mar da Arábia. (...) Porém, dentre todos os rios indianos, o mais importante deles é o Rio Ganges (...) O rio é importante para a população por, principalmente, três motivos: religião (para os hindus, o Ganges é um rio sagrado e quem se banha em suas águas tem seus pecados purificados), auto-sustento (os moradores de suas margens conseguem água e alimentos que vêm do rio) e economia (durante as chuvas, as enchentes do rio atingem mais de 150 km e fertilizam o solo das regiões alagadas, favorecendo as produções agrícolas como arroz, algodão, açúcar, etc).

Disponível em: http://www.biblioteca.ifc-camboriu.edu.br/criacitec/tiki-index.php?page=%C3%8DNDIA

Acesso em 07/12/11.

 

MAPA:

india

Disponível em: http://www.biblioteca.ifc-camboriu.edu.br/criacitec/tiki-index.php?page=%C3%8DNDIA

Acesso em 07/12/11.

 

video

india 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jzDGpLRkQLY&feature=related

Acesso em 07/12/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para leitura do texto, na íntegra, e para visualização do mapa e do  vídeo.

2- Sugira aos alunos, em trios, que respondam as questões abaixo, no KWord  :

a) Quando começou a história da Índia?

b) Quem eram os árias?

c) Que povos invadiram a Índia no início de sua formação?

d) Explique sobre o período védico na antiga civilização indiana.

e) O que eram os Vedas?

f) Explique sobre o Império Mauria na antiga civilização indiana.

g) Quando e por que ocorreu a expansão árabe na antiga índia?

h) Explique sobre a dinastia Mongol?

3 - Todos os trios deverão socializar suas respostas com todos da turma.

pesquisa

4-  Proponha aos alunos, divididos em seis grupos, a realização de uma pesquisa sobre os períodos da história da Antiga Índia, abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.

Império Mauria

Invasões Estrangeiras

Dinastias Nacionais

O Império Gupta e a Índia Clássica

Novas Invasões e as Rivalidades Dinásticas

Domínio Islâmico

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5-- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

6- Tendo como referência os dados das pesquisas realizadas pelos seis grupos, sugira aos grupos que socializem as suas pesquisas, para que todos salvem em pendrives a apresentação de todos os grupos.  Depois, peça aos alunos que, ainda em grupos, criem no KolourPainter uma linha do tempo contendo datas, principais acontecimentos e imagens importantes que marcaram a trajetória da antiga civilização indiana.

7- Todos os grupos deverão apresentar a sua linha do tempo para todos da turma.

II - ANTIGA ÍNDIA E SUAS CRENÇAS RELIGIOSAS

Professor, a Índia foi uma das civilizações mais antigas do nosso planeta nessa atividade o aluno conhecerá as diversas religiões e os diversos deuses que são adorados na Índia desde sua antiguidade até os tempos atuais.

TEXTO:

1. Por que as imagens de deuses indianos geralmente possuem muitos braços?

"(...) Já o deus Shiva, numa das narrativas sobre a Criação, constrói o mundo dançando, marcando o ritmo com os dois pés enquanto produz a realidade com os gestos de seus quatro braços. Normalmente, ele tem dois objetos nas mãos: um pequeno tambor (que representa o passar do tempo) e uma chama (a eternidade). Os outros dois braços dão a impressão do movimento próprio de um dançarino. Os dedos de uma mão apontam para cima, simbolizando um caráter protetor, enquanto os dedos da outra apontam para o chão, representando a caridade de Shiva."

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-imagens-de-deuses-indianos-geralmente-possuem-muitos-bracos

Acesso em 07/12/11.

 2. Por que a vaca é sagrada na Índia?                                                             

"A santidade da mimosa é um dos preceitos da religião hindu. Textos sagrados, como os Vedas, compilados por volta de 1500 a.C., associam o animal à fertilidade e a divindades como Krishna, que teria sido pastor. O hinduísmo sofreu ainda a influência de outra crença, o jainismo, que prega o vegetarianismo e a não-violência. Assim, associada à figura materna por fornecer leite, a vaca também virou objeto de devoção por suas qualidades simbólicas, como humildade e docilidade. Para ter uma ideia do status da ruminante, ela é considerada mais "pura" que a casta mais elevada da sociedade indiana: os brâmanes (sacerdotes). (...)"

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india

Acesso em 07/12/11.

video

1.

indianos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tSpg-5DDA-0

Acesso em 07/12/11.

2.

 

indiano 4

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1-1wBmmAnPY

Acesso em 07/12/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura dos textos e para visualização dos vídeos.

2- Sugira aos alunos que respondam as questões abaixo, no KWord  :

a) As margens de qual rio formou-se a civilização indiana?

b) Explique por que os indianos acreditavam tanto no destino.

c) Qual a importância do Rio Ganges para os indianos?

d) Como surgiu o hinduísmo?

e) O que eram os sistemas de castas? E quais eram as castas indianas?

f) O que é a lei do karma?

g) Quem eram os dalits?

h) Como surgiu o budismo?

i) Cite algumas diferenças e semelhanças entre o budismo e o hinduísmo.

j)Qual a importância de Asoka para a expansão do budismo?

l) Como ocorreu a expansão islâmica na Índia Antiga?

3- Ao final, todos os alunos  deverão socializar suas respostas.

4- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo sobre as castas indianas, conforme orientação:

CASTAS:

QUEM SÃO:

FUNÇÕES:

bramas

 

 

xátrias

 

 

vaícias

 

 

sudras

 

 

párias

 

 

5-  Socialize as respostas dos trios com todos da turma.

UCA

6- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre os principais deuses indianos, abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.

Brahma

Shiva

Vishnu

Rama

Ganesha

Oriente os alunos para que, além de informações, procurem também imagens, ressaltando o inicio e o fim do período analisado, bem como os seus  principais acontecimentos.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

III - A ÍNDIA NOS DIAS ATUAIS

 

Professor, a cultura indiana está presente no cotidiano das sociedades ocidentais, através da religião, da arquitetura, da dança, dos filmes, das novelas, entre outros.

TEXTOS:

1. CONHECENDO A ÍNDIA

“A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. Ela é clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático. (...) Na arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade. Sua filosofia está muito ligada à religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya. (...) O grande ganhador do Oscar de 2009 ‘Quem quer ser um milionário?’ mostra por que a Índia está na moda. (...) Para nós brasileiros, a principal responsável pela disseminação da cultura indiana é a novela Caminhos das Índias.

Disponível em: http://cotidianosantanaemfoco.wordpress.com/2009/06/26/1994/

Acesso em 07/12/11.

2. DIFERENTES DE TODOS

 TEXTO

Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/diferentes-todos-619444.shtml

Acesso em 07/12/11.

video

1.

video indiano 5

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SvTLaMjQsko&feature=related

Acesso em 07/12/11.

2.

vídeo 6

Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=qU8MQDhN05E&feature=related

Acesso em 07/12/11.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos textos para leitura, e dos vídeos para assisti-los.

2- Proponha aos alunos que, em trios, elaborem um pequeno texto explicativo sobre a Índia do passado e do presente, no KWord, contendo as palavras abaixo:

crenças

mesquitas

hinduísmo

budismo

atualmente

ioga

arquitetura

tecnologias

conflitos

castas

3- Os trios deverão socializar seus textos com toda a turma.

4- Sugira aos alunos que, em duplas elaborem, no KWord, uma cruzadinha contendo na horizontal a palavra: INDIANOS.

5- Depois, peça as duplas que troquem as suas cruzadinhas com outra dupla e assim por diante. Todas as duplas deverão tentar responder a cruzadinha.

6- Proponha aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, façam uma entrevista com alguém que pratique IOGA , utilizando a  WxCam  do netbook e seguindo o roteiro abaixo:

a) Nome completo:

b) Idade:

c) Naturalidade:

d) Há quanto tempo pratica ioga:

e) Como era a sua vida antes da ioga:

f) Agora com a ioga como é a sua vida:

g) Quais os benefícios que você acredita que a ioga proporciona para as pessoas :

h) Você poderia dar uma demonstração de algum movimento da ioga?

7-- Os grupos deverão socializar suas entrevistas com todos da turma.

8- O cinema tem um papel forte na cultura indiana desde a década de 1940. Bollywood é o nome que se dá às produções cinematográficas dos indianos que, em muitos aspectos, se parece com a de Hollywood. Sendo assim, proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, pesquisem cenas de filmes importantes para os indianos e depois façam uma encenação dessa cena escolhida utilizando a  WxCam do seu netbook para gravar a encenação do grupo.

9- Todos os grupos deverão socializar seus vídeos com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

Bollywod

Disponível em:  http://super.abril.com.br/cultura/bollywood-447384.shtml

Vídeos que os alunos e professores podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Discovery Channel - Atlas Índia

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wp342Pl6n0&feature=results_video&playnext=1&list=PLB889FF4963601909

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Índia, que país é esse? Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19052

A Índia e sua diversidade... Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2351

Todos os links foram acessados em 07/12/11.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, entrevista, respostas aos roteiros, criação de quadros comparativos, textos, linha do tempo, encenação e filmagem de uma peça.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Aurizete Alves, Índia - disse:
    maurizetea@hotmail.com

    01/09/2014

    Quatro estrelas

    Parabéns!!! Decobri o Portal hoje e gostei imensamente dos resumos das aulas e das atividades propostas para os alunos.


  • FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA DE ARAÚJO, ESCOLA ESTADUAL PROFª BENEDITA DE CASTRO LIMA , Alagoas - disse:
    diassisaraujo28@hotmail.com

    27/08/2013

    Três estrelas

    Na matéria de Elisa Menezes (Por que a vaca é sagrada na Índia?) extraída do site: mundo estranho.abril.com a reportagem afirma que o Hinduísmo foi influenciado pelo Jainismo. Essa afirmação é um equívoco, pois o Jainismo, assim como o Budismo e o Sikhismo, surgiram como dissidentes do Hinduísmo e sofreram influências deste como por exemplo, a noção de Karma adotada por Mahavira (fundador do Jainismo).


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.