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Os deuses pré-colombianos e os sacrifícios humanos - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as principais características das civilizações pré-colombianas;
  • Identificar os principais deuses incas e astecas;
  • Descrever algumas crenças religiosas dos incas e astecas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula não será necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - POVOS PRÉ-COLOMBIANOS: INCAS, MAIAS E ASTECAS

Professor, através do texto e dos mapas abaixo, os alunos conhecerão as principais características e a exata localização dos povos incas, maias e astecas.

TEXTO: QUEM FORAM OS INCAS, OS MAIAS E OS ASTECAS?

"Foram povos que dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, no século 16. A civilização maia foi a primeira a se consolidar como um império, atingindo o auge no final do século 9 - época em que o território maia se estendia do sul do México à Guatemala. Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900. No início do século 16, quando os espanhóis desbravaram a América, os maias encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais. Já os astecas estavam no auge nesse período. A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus "vizinhos" maias entravam em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século 12. Formando alianças com estados vizinhos, montaram um grande império que ainda estava se expandindo quando ocorreu o contato com os espanhóis, em 1519. Em apenas dois anos os invasores do Velho Mundo dominaram o mais importante centro asteca: Tenochtitlán, a atual Cidade do México. Era outro império pré-colombiano que chegava ao fim. Na América do Sul, os incas viveriam uma história semelhante. Até o século 14, eram só mais uma tribo indígena espalhada pela cordilheira dos Andes. Mas a partir do século 15 se expandiram, atacando vilas vizinhas. Quando os espanhóis chegaram, os incas já dominavam uma grande área do norte do Equador à região central do Chile. Epidemias e lutas pela sucessão imperial deixaram a civilização enfraquecida para enfrentar os conquistadores europeus. Resultado: assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca. Levou só três anos, de 1532 a 1535."

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foram-os-incas-os-maias-e-os-astecas

Acesso em 08/12/12.

MAPAS:

1. CIVILIZAÇÃO INCA

incas

Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/inca/mapa-do-imperio-inca.htm

Acesso em 08/12/12.

2. CIVILIZAÇÃO MAIA

MAIAS

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67843.shtml

Acesso em 08/12/12.

3. CIVILIZAÇÃO ASTECA

astecas

Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/asteca/mapa-imperio-asteca.htm

Acesso em 08/12/12.

4. CIVILIZAÇÃO PRÉ-COLOMBIANA

MAPA

Disponível em:http://www.not1.com.br/civilizacoes-pre-colombianas-legado-e-localizacao-documentarios/

Acesso em 08/12/12

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto e visualização dos mapas.

2- Sugira aos alunos, em trios, que completem o quadro abaixo, no KWord,  conforme orientação:

CIVILIZAÇÕES:

INCAS

MAIAS

ASTECAS

Localização

 

 

 

Capital

 

 

 

Idioma

 

 

 

Escrita

 

 

 

Sociedade

 

 

 

Poderio Militar

 

 

 

Grandes realizações

 

 

 

3- Todos os trios deverão socializar suas respostas com todos da turma.

4- Com base nas informações acima, proponha aos alunos que, em duplas, elaborem um pequeno texto no KWord,  para explicar como se organizavam as civilizações pré-colombianas.

5- Sugira que cada dupla troque seu texto com outra dupla, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.

pesquisa

6- Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet sobre os povos pré-colombianos: incas, maias e astecas buscando responder as questões abaixo:

Como era o meio ambiente dessas civilizações?

Quais eram as principais cidades dessas nações? Elas ainda existem?

Quais são os patrimônios culturais dessas civilizações?

Quais as principais tradições dessas civilizações?

Peça aos alunos que façam uma apresentação no KPresenter contendo informações e imagens das questões acima levantadas.

9- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.

II - INCAS: SACRIFÍCIOS AO DEUS DO SOL

Professor, nessa atividade o aluno compreenderá que a civilização inca tinha como principal deus o Sol e, para homenagea-lo realizavam vários sacrifícios, inclusive humanos.

TEXTOS:

1.OS SACRIFÍCIOS HUMANOS ENTRE OS INCAS

“As crônicas espanholas e indígenas dos séculos XVI são ricas em detalhes sobre os sacrifícios humanos praticados entre os Incas, sendo que numericamente esses sacrifícios eram insignificantes se comparados à realidade Asteca. O povo Asteca chegou a tirar a vida de centenas de pessoas diariamente, cortando-lhes o peito ou simplesmente atirando-as pelas escadarias das grandes pirâmides. As Capacochas, nome quechua dado ao sacrifício humano entre os Incas, constituíam-se em cerimônias extraordinárias dedicadas ao Inca, celebradas só em oportunidades solenes, como o nascimento de um chefe, vitórias em guerras ou ainda em caso de epidemias ou problemas climáticos que pudessem comprometer a agricultura. No Templo do Sol eram realizados todos os rituais necessários para revitalizar os mitos e a espiritualidade do povo, já que o homem andino dos séculos XV e XVI desenvolveu sua existência dentro de um plano essencialmente mágico, pois todos os fenômenos da natureza ou acontecimentos rotineiros eram inseridos em um contexto sobrenatural.”

Disponível em: http://milatinoamerica.blogspot.com/2011/09/os-sacrificios-humanos-entre-os-incas.

Acesso em 08/12/11.

2. Deuses dos Incas

VIRACOCHA: (...) O culto do Deus criador supunha um conceito intelectual e abstrato, que estava limitado à nobreza.

INTI: (o Sol), chamado "Servo de Viracocha", exercia a soberania no plano superior ou divino, do mesmo modo que um intermediário, o Imperador, chamado "Filho de Inti", reinava sobre os homens (...).

MAMA QUILLA: (Mãe Lua), Esposa do Sol e mãe do firmamento, dela se tinha uma estátua no templo do Sol.

PACHA MAMA: "A Mãe Terra", tinha um culto muito idolatrado por todo o império, pois era a encarregada de propiciar a fertilidade nos campos.

MAMA SARA: (Mãe do Milho).

MAMA COCHA: (Mãe do Mar)

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-inca/civilizacao-inca1.php

Acesso em 08/12/11.

video

 

video incas

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zKUT4CVoQmo     

Acesso em 08/12/11

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura dos textos na íntegra e  visualização do vídeo.

2- Proponha aos alunos que, em duplas, redijam um texto no KWord sobre a religião Inca, seus deuses e sacrifícios, contendo as palavras abaixo:

Inti

Sol

deuses

sacrifícios

agricultura

humanos

animais

Templo Sol

rituais

colheita

3- As duplas deverão socializar seus textos com toda a turma.

4- Sugira aos alunos que acessem o link abaixo para leitura da reportagem e visualização da imagem. Depois, peça aos alunos que redijam, em duplas, uma história criativa, contando como foram os meses finais de vida da menina de 15 anos, achada pelos arqueólogos britânicos.

Crianças incas passavam por um processo de engorda em seu ano final de vida antes de serem sacrificadas para os deuses, de acordo com pesquisadores britânicos. Cientistas da Universidade de Bradford analisaram o cabelo da múmia de uma menina de 15 anos da antiga civilização sul-americana e descobriram que a sua alimentação mudou bastante no último ano de vida. Ela passou de uma dieta de batata e outros vegetais para milho e carne, que eram alimentos da elite inca. "A amostra de cabelo é a coisa mais próxima de um diário escrito que essas múmias nos deixaram", disse Andrew Wilson, pesquisador da universidade britânica. "Em seus tecidos elas nos contam como foram os meses finais de vida."

incas 2

Texto e imagem disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1959285-EI295,00.html

Acesso em 08/12/11.

5- Todas as duplas deverão socializar suas histórias com todos da turma.

6 - Tendo como referência os textos, o vídeo e a reportagem  apresentados, peça aos alunos que, em grupos de no máximo quatro integrantes, utilizando a  WxCam do seu netbook, criem um vídeo documentário explicando como era a religião Inca e qual era o significado dos sacrifícios para está cultura.

7- Todos os grupos deverão socializar os seus documentários com todos da turma.

III -  OS GUERREIROS ASTECAS E SEUS SACRIFÍCIOS

 

Professor povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI sua religião era politeísta marcada por vários sacrifícios humanos, como veremos no texto e nos vídeos abaixo.

TEXTO: DEUSES ASTECAS – CULTURA

Os deuses e deusas astecas são numerosos. Havia um deus para quase cada propósito e aspecto da vida na cultura asteca. A religião era uma parte muito importante da civilização e estava entrelaçada em suas práticas, crenças, cerimônias e vestimenta cotidianas. Muitas fontes listam mais de uma centena de diferentes deuses ou deusas, enquanto outras ainda listam dezenas a mais.

Disponível em: http://www.allabouthistory.org/portuguese/deuses-astecas.htm

Acesso em 08/12/2011.

 

video

1.

astecas video

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wd0IWQUDN8

Acesso em 08/12/2011.

2.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EJwk3ll5dPA&feature=related

Acesso em 08/12/2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para visualização dos vídeos e leitura do texto na íntegra.

2- Sugira aos alunos, em duplas, que façam um texto, no Kwordexplicando como era a religião e o significado dos sacrifícios para os astecas.

3- Todas as duplas deverão socializar seu texto com todos da turma.

4- Proponha aos alunos, em trios, que criem no KoulorPaint  um Infográfico representando os principais deuses astecas, com seu nome e  seu significado.

5- Todos os trios deverão socializar seu Infográfico com todos da turma.

6-    Trabalhando com imagens:

 

1.

 astecas 1

Disponível em : http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/maias.htm

2.

astecas 2

Disponível em: http://www.axisdraco.com/tag/astecas/

3.

astecas 3

Disponível em: http://thiagohmlopes.blogspot.com/2010/08/povos-pre-colombianos-astecas.html

4.

astecas

Disponível em: http://meianoiteacademicos.wordpress.com/2010/06/29/388/

Todos os links das imagens acima foram acessados em 08/12/11.

Peça aos alunos que, em trios, acessem os links acima para salvar as imagens no KPresenter e a partir das imagens e das informações do texto lido eles deverão montar uma história em quadrinhos com o título: Os guerreiros astecas e seus sacrifícios.

7- Todos os trios deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

Sangue para o El Niño

Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_120187.shtml

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28565

O Império dourado Inca

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27847

Todos os links foram acessados em 08/12/11.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros, criação de textos, infográficos, documentários e história em quadrinhos.

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