Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O papel da mulher durante o período colonial brasileiro - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o papel da mulher no Brasil colônia.
  • Refletir sobre a condição feminina naquela sociedade.
  • Analisar preconceitos e imposições às mulheres na história do Brasil.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Descobrimento do Brasil.
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "Desmundo"

Nesta primeira atividade, assistiremos a um trecho do filme "Desmundo" (2003), dirigido por Alain Frosnet, baseado no livro de mesmo nome, escrito pela romancista Ana Miranda. O filme aborda a tentativa da Corte portuguesa para minimizar a mestiçagem de europeus com nativos, enviando para o Brasil jovens mulheres órfãs, as quais se casariam com colonizadores já instalados aqui, em 1570.

Para mais informações sobre o filme, use este link - http://pt.wikipedia.org/wiki/Desmundo. Acesso em 08 de dezembro de 2011

DINÂMICA sugerida

  • O professor poderá exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem-no por meio do link abaixo informado.
  • Discutir e responder as questões propostas.

-

http://www.youtube.com/watch?v=2F6_feRYO2c&feature=related. Acesso em 08 de dezembro de 2011

desmundo

-

QUESTÕES essenciais na análise:

  1. Quais sãos as reações da senhora portuguesa diante das jovens mulheres?
  2. Quais as atividades/tarefas estavam reservadas para essas moças?
  3. Quais as dicas da senhora mais experiente quanto ao casamento?
  4. Como é a "distribuição" das órfãs?
  5. Qual é o envolvimento da Igreja nesse processo?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a tentativa de minimização da mestiçagem por parte dos portugueses, que impunha às mulheres uma condição subalterna no Brasil colônia.

-

Atividade 2- "Ser mãe na colônia"

Nesta atividade, propomos a análise do texto intitulado "Ser mãe na colônia", assinado por  Renata Pedroso Araújo, publicado no site KLEPSIDRA.NET.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 08 de dezembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html. Acesso em 08 de dezembro de 2011

ser mãe na colônia

-

QUESTÕES relevantes no debate do texto:

  1. Quais as formas de maternidade são expostas pela autora?
  2. Quais as responsabilidades estavam reservadas às mulheres de elite?
  3. O que caracterizava a vida das mulheres pobres no Brasil colônia?
  4. Com quais argumentos a autora para desconstruir as ideias de passividade e submissão feminina naquele contexto?
  5. Quais as principais situações enfrentadas pelas mulheres sós?
  6. Quais as hipóteses para o abandono, aborto ou infanticídio praticado por mulheres brancas pobres e escravas?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a condição de ser mãe no Brasil colônia.

-

Atividade 3- "O lado feminino do Brasil colonial"

Agora, analisaremos uma reportagem publicada no site da revista Super Interessante, assinada por Januária Cristina Alves.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 08 de dezembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114103.shtml. Acesso em 08 de dezembro de 2011

lado feminino

-

QUESTÕES relevantes na análise da matéria:

  1. Por que o casamento convencional era pouco praticado no Brasil colônia?
  2. Quais as razões apontadas para o abandono de mulher e filhos por companheiros?
  3. Segundo a autora, como a colonização prejudicou as mulheres?
  4. De que forma o Estado e a Igreja buscaram remodelar o papel da mulher no Brasil colônia?
  5. Quais os papéis estavam reservados à mulher naquela sociedade?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam a situação da mulher no Brasil colônia, especialmente diante dos dogmas católicos.

-

Atividade 4- "A mulher na Inquisição"

Agora, faremos a leitura da matéria intitulada "Bruxas, feiticeiras, curandeiras: a mulher na inquisição", assinado por Rita de Cássia Lopes, publicada na revista MUNDO e MISSÃO. No texto, a autora aborda a situação de mulheres diante da chamada Inquisição portuguesa (1536-1820), praticada no Brasil colônia.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura até o subtítulo "Mas do que eram acusadas essas mulheres?".
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 08 de dezembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://www.pime.org.br/mundoemissao/mulhermaos.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2011

bruxas

-

QUESTÕES relevantes no debate do texto:

  1. Do que se tratava a Inquisição portuguesa?
  2. Qual era o papel da mulher no curandeirismo?
  3. Como se associou curandeirismo à bruxaria, no Brasil colônia?
  4. Quais os casos de mulheres perseguidas pela Inquisição são expostos no texto?
  5. Como se deu a associação da feitiçaria com a prostituição feminina?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam acerca da condição de certas mulheres diante da Inquisição portuguesa no Brasil.

-

Atividade 5- "O papel da mulher no Brasil colônia"

3 atividades de casa 

 

Nesta atividade final, propomos a realização, pelos alunos, de um jornal.

Com base nas questões debatidas nas atividades anteriores, os estudantes devem expor:

os papéis reservados às mulheres no Brasil colônia.

-

DINÂMICA sugerida:

  • O professor deverá dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

-

-

  • Nos recursos complementares, os grupos encontrarão links que também são relevantes na realização da tarefa.

-

  • A socialização dos jornais poderá ocorrer no mural da escola, ou no pátio do recreio. Outra possibilidade é o blog da turma. Para saber como montar e manter um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 08 de dezembro de 2011

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade do vídeo e dos textos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.