19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Nesta primeira atividade, assistiremos a um trecho do filme "Desmundo" (2003), dirigido por Alain Frosnet, baseado no livro de mesmo nome, escrito pela romancista Ana Miranda. O filme aborda a tentativa da Corte portuguesa para minimizar a mestiçagem de europeus com nativos, enviando para o Brasil jovens mulheres órfãs, as quais se casariam com colonizadores já instalados aqui, em 1570.
Para mais informações sobre o filme, use este link - http://pt.wikipedia.org/wiki/Desmundo. Acesso em 08 de dezembro de 2011
DINÂMICA sugerida
-
http://www.youtube.com/watch?v=2F6_feRYO2c&feature=related. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES essenciais na análise:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a tentativa de minimização da mestiçagem por parte dos portugueses, que impunha às mulheres uma condição subalterna no Brasil colônia.
-
Nesta atividade, propomos a análise do texto intitulado "Ser mãe na colônia", assinado por Renata Pedroso Araújo, publicado no site KLEPSIDRA.NET.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes no debate do texto:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a condição de ser mãe no Brasil colônia.
-
Agora, analisaremos uma reportagem publicada no site da revista Super Interessante, assinada por Januária Cristina Alves.
DINÂMICA sugerida:
-
http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114103.shtml. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise da matéria:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam a situação da mulher no Brasil colônia, especialmente diante dos dogmas católicos.
-
Agora, faremos a leitura da matéria intitulada "Bruxas, feiticeiras, curandeiras: a mulher na inquisição", assinado por Rita de Cássia Lopes, publicada na revista MUNDO e MISSÃO. No texto, a autora aborda a situação de mulheres diante da chamada Inquisição portuguesa (1536-1820), praticada no Brasil colônia.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.pime.org.br/mundoemissao/mulhermaos.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes no debate do texto:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam acerca da condição de certas mulheres diante da Inquisição portuguesa no Brasil.
-
Nesta atividade final, propomos a realização, pelos alunos, de um jornal.
Com base nas questões debatidas nas atividades anteriores, os estudantes devem expor:
-
DINÂMICA sugerida:
-
-
-
-
-
-
-
Artigo "As raízes da violência na sociedade patriarcal", por Tânia Mara Campos de Almeida - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922004000100012&script=sci_arttext. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade do vídeo e dos textos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!