19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Nesta primeira atividade, propomos uma visita ao site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analisaremos as informações do link intitulado "As mulheres fazem História", da página IBGE Teen.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/mulherhistoria.html. Acesso em 09 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam sobre o histórico de conquistas das mulheres no Brasil, apresentado na página do IBGE.
-
Agora, indicamos a leitura de uma matéria publicada no site do Ministério Público Federal (MPF). Nela, são expostos alguns episódios da história do voto feminino no mundo e no Brasil.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.prr3.mpf.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=2. Acesso em 09 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam importantes episódios na luta pelo voto feminino, no mundo e principalmente no Brasil.
-
Nesta terceira atividade, analisaremos o artigo assinado por Mary Ferreira, professora da Universidade Federal do Maranhão. O texto foi publicado na Revista Espaço Acadêmico - http://www.espacoacademico.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.espacoacademico.com.br/037/37cferreira.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise:
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam e reflitam acerca dos direitos da mulher na política brasileira, desde a conquista do voto até a Lei das Cotas.
-
Esta atividade será dividida em duas etapas.
Nesta etapa, propomos a análise da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, no Brasil, em defesa das mulheres que sofrem violências doméstica e familiar. O documento está disponível integralmente no site do Governo Federal - http://www2.planalto.gov.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise:
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e debatam os principais pontos da Lei Maria da Penha, tal como instrumento para garantir direitos das mulheres no Brasil.
-
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade dos textos e da lei; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!