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Os direitos da mulher ao longo da história do Brasil - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o histórico de luta das mulheres por seus direitos, no Brasil.
  • Refletir sobre a desigualdade de gênero em nosso país.
  • Entender a legislação em defesa das mulheres que sofrem de violência doméstica e/ou familiar.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Descobrimento do Brasil.
Estratégias e recursos da aula

 

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- "As mulheres fazem História"

Nesta primeira atividade, propomos uma visita ao site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analisaremos as informações do link intitulado "As mulheres fazem História", da página IBGE Teen.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o link abaixo informado.
  • Fazer leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
  • Responder as questões que se propõe.

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http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/mulherhistoria.html. Acesso em 09 de dezembro de 2011

IBGE teen

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QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Qual a primeira lei a beneficiar as mulheres no Brasil?
  2. Quando as mulheres puderam cursar o Ensino Superior?
  3. Quais as figuras femininas de fins do século XIX são destacadas?
  4. Em que época concedeu-se o voto feminino no Brasil?
  5. Quais as principais conquistas femininas nos esportes?
  6. E quais os principais eventos da participação de mulheres na política brasileira?
  7. Quais as iniciativas em prol das mulheres a partir da década de 1980?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam sobre o histórico de conquistas das mulheres no Brasil, apresentado na página do IBGE.

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Atividade 2- "O voto feminino"

Agora, indicamos a leitura de uma matéria publicada no site do Ministério Público Federal (MPF). Nela, são expostos alguns episódios da história do voto feminino no mundo e no Brasil. 

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a matéria por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura até o subtítulo "O voto feminino no Brasil".
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
  • Responder e debater as questões.

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http://www.prr3.mpf.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=2. Acesso em 09 de dezembro de 2011

voto feminino Brasil

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QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Qual a decisão do Código Eleitoral Brasileiro (1934) em relação ao voto feminino?
  2. Quais as circunstâncias de criação do Dia Internacional da Mulher?
  3. Quais os primeiros países a conceder o voto feminino? Como isso ocorreu?
  4. Como foi o processo de conquista do voto feminino nos EUA?
  5. Quais as atividades do jornal "Nova Luz Brasileira" em prol das mulheres?
  6. E do periódico "A Família", criado no final do século XIX?
  7. O que impediu o Brasil de se tornar o primeiro país a conceder o voto feminino?
  8. Caracterize a atuação de Leolinda Daltro para a causa feminina.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam importantes episódios na luta pelo voto feminino, no mundo e principalmente no Brasil.

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Atividade 3- "Do voto feminino à Lei das Cotas"

Nesta terceira atividade, analisaremos o artigo assinado por Mary Ferreira, professora da Universidade Federal do Maranhão. O texto foi publicado na Revista Espaço Acadêmico - http://www.espacoacademico.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio do link abaixo informado.
  • Fazer leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
  • Responder as questões se propõe.

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http://www.espacoacademico.com.br/037/37cferreira.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2011

voto feminino lei cotas

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QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Segundo o autor, qual é o marco inicial da participação feminina na política brasileira?
  2. Como a década de 1980 permitiu uma significativa ampliação de espaços para a mulher?
  3. Qual a avaliação da participação feminina nas Eleições 2002? Quais partidos elegeram mais mulheres?
  4. Do que se trata a Lei das Cotas?
  5. Qual é a sua relevância na garantia da representatividade feminina?

 

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam e reflitam acerca dos direitos da mulher na política brasileira, desde a conquista do voto até a Lei das Cotas.

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Atividade 4- "Lei Maria da Penha"

Esta atividade será dividida em duas etapas.

ETAPA 1

Nesta etapa, propomos a análise da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, no Brasil, em defesa das mulheres que sofrem violências doméstica e familiar. O documento está disponível integralmente no site do Governo Federal - http://www2.planalto.gov.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o documento por meio do link abaixo informado.
  • Fazer leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
  • Responder as questões se propõe.

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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2011

maria da penha

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QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Quais os objetivos da lei?
  2. Quais as formas de violência contra a mulher são contempladas na lei?
  3. Quais as medidas de assistência, integração e prevenção previstas na Lei Maria da Penha?
  4. Quais os órgãos/autoridades acolhedores para as mulheres expostas à violência?
  5. Quais as normas aplicáveis aos agressores?
  6. E quais as medidas para proteção da mulher agredida?

 

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e debatam os principais pontos da Lei Maria da Penha, tal como instrumento para garantir direitos das mulheres no Brasil.

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ETAPA 2

3 atividades de casa

ORIENTAÇÕES gerais:

  • Os alunos devem fazer uma REDAÇÃO DISSERTATIVA acerca do seguinte tema:

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"As mulheres na luta por seus direitos no Brasil"

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  • A redação deverá considerar informações e reflexões das atividades desta aula.

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  • A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:
  1. Leitura para o professor e a turma, pelos autores.
  2. Exposição no mural ou corredores da escola.
  3. Publicação no blog da turma e/ou no jornal da escola. Em caso de criação de blog, acesse este link - http://www.dicasblogger.com.br/2009/02/criando-um-blog-no-blogger-em-10-passos.html. Acesso em 11 de dezembro de 2011

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Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

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Sugestões de links para professores:

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade dos textos e da lei; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

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