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Independências na América Espanhola

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Débora Cazelato de Souza; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula as principais características acerca das Independências na América Espanhola. Além disso, compreenderá como estavam constituídos social, política e economicamente alguns países da Europa e a forma como esses países influenciaram (direta e indiretamente) a Independência dos países sob colonização espanhola. 

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter em mente alguns aspectos do que vem a ser Iluminismo, mercantilismo, as relações estabelecidas pelo pacto colonial entre colônia e metrópole (Espanha) e os impactos da Revolução Industrial em meados do século XVIII.                                     

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Antecedentes da Independência

Para que se entenda o contexto da Independência da América Espanhola, é necessário que o professor explique aos alunos o que estava acontecendo na Europa em finais do século XVIII e início do século XIX, isto é, começará abordando rapidamente os ideais da Revolução Francesa, depois o Império Napoleônico e suas principais características e, por fim, a Independência dos Estados Unidos da América. Todos esses acontecimentos influenciaram o início da Independência na América Hispânica.

É importante lembrar ao professor que esses assuntos deverão ser rapidamente destacados, já que todas essas temáticas deverão ser relembradas aos alunos. O professor tem à disposição, no Portal do Professor, aulas sobre a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.

Confira alguns exemplos:

-  Independência dos Estados Unidos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37004

- Revolução Francesa:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32067

- Sobre Napoleão Bonaparte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

Depois de destacar as principais características sobre esses acontecimentos, o professor pedirá aos alunos que assistam ao vídeo, disponível no site a seguir, que destaca com clareza alguns aspectos sobre o período:

http://www.youtube.com/watch?v=8H8qdkxOpOw

OBS: O vídeo contém cerca de 7 minutos. Nesta primeira aula, os alunos deverão assisti-lo SOMENTE até os 3:36  primeiros minutos.

Como atividade nesta primeira aula, os alunos irão dividir-se em três grupos.  A atividade começará em sala de aula e, se não houver tempo suficiente, os alunos poderão terminá-la em casa. O objetivo desta atividade será o de elaborar um quadro com as principais características dos três movimentos acima citados, isto é, a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e o período Napoleônico.

O professor pedirá aos alunos que escolham, no mínimo, dez principais acontecimentos de cada um e explicará aos integrantes dos grupos que, na aula seguinte, terão que socializar tais aspectos com os outros grupos. Também deverá pedir aos alunos que elaborem a atividade em uma folha A4 e distribuam o texto entre os membros dos outros grupos. Ao final, todos os alunos terão em mãos os principais acontecimentos de cada momento.

Sugestão de sites para a elaboração desta primeira atividade.

- Grupo 1: “Revolução Francesa”:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

- Grupo 2: “Independência dos Estados Unidos”:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_dos_Estados_Unidos
- Grupo 3: “Período Napoleônico”:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

AULA 2

Esta segunda aula começará com o debate entre os alunos sobre as principais características dos acontecimentos acima citados na primeira aula. O professor pedirá aos alunos que reproduzam, em seu caderno, as informações que os outros grupos disponibilizaram. Esta atividade não deverá exceder 25 minutos.

O professor deverá, então, passar novamente o vídeo exibido na primeira aula (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8H8qdkxOpOw), a partir da marcação 3:37 até o final.

Depois exibirá a segunda parte do vídeo (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aY05SAQEL3g&feature=related), até a marcação 3:30.

AULA 3

Nesta terceira aula, o professor retomará com os alunos os principais grupos envolvidos na conquista de Independência da América Espanhola.

O professor irá ler com os alunos o texto abaixo.

O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Ao estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Ao mesmo tempo em que existia toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e o fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuíram para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já haviam, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero (1781/Nova Granada).

Trecho do texto disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/independencia-america-espanhola.htm

Observação para o professor: Iremos retornar e continuar o mesmo texto na próxima aula.

O professor explicará aos alunos que o movimento de independência da América Espanhola pode ser dividido em dois principais momentos.

Primeiro momento: um primeiro momento de revolta com as autoridades que infligiam tratamento cruel aos trabalhadores que viviam em péssimas condições. Além disso, a Revolta de Tupac Amaru e a revolta em Nova Granada reivindicavam melhor tratamento aos índios e acusavam, veementemente, a conduta dos governos da localidade, protestando também a favor da eliminação de impostos excessivos, respectivamente.

Ler o trecho abaixo:

Assim, se por um lado os movimentos de rebeldia do século XVIII não almejavam a ruptura do sistema colonial, por outro lado representaram mobilizações de protesto contra as autoridades da metrópole. Reivindicavam o afastamento de funcionários odiosos e a reparação de injustiças, em particular no setor econômico. Sua conseqüência principal foi manter aceso um espírito de rebelião que se manifestou plenamente no início do século XIX. (MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005. p. 173.) 

tortura

Crueldade na execução de líderes da Revolta de Tupac Amaru II. Disponível em: http://enperublog.com/2009/07/29/the-revolt-of-tupac-amaru-ii/

Mov. Comunero

Execução de líderes do Movimento Comunero. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/movimento-comunero.htm

Como atividade nesta aula, pedir aos alunos que respondam:

- Qual a relação entre o período napoleônico e os movimentos de independência da América Espanhola?

- Quais foram as principais características do movimento conhecido como Tupac Amaru II e do Movimento Comunero (procurar na Internet e em livros disponíveis).

Agora, com base no texto e nas imagens, marquem a opção INCORRETA:

1- Os movimentos ocorridos em finais do século XVIII, no Peru e em Nova Granada reivindicavam melhores condições aos trabalhadores e índios.

2- Os movimentos em finais do século XVIII estavam lutando contra as autoridades espanholas em terras coloniais.

3- Tupac Amaru II e o Movimento Comunero almejavam a ruptura do sistema colonial.

4- Ambos os movimentos foram suprimidos pela Coroa Espanhola. 

AULA 4

Independências da América Espanhola

Na aula passada, aprendemos que a Independência da América Espanhola pode ser dividida em dois momentos importantes.

Nesta aula, iremos aprender mais sobre o que chamamos de segundo momento.

Segundo momento: Napoleão Bonaparte, ao afastar os Bourbons da Espanha e entregar o trono ao seu irmão, em 1808, impulsionou (mesmo que indiretamente) a Independência da América Espanhola.

Voltando ao texto.

No final do século XVIII, a ascensão de Napoleão frente o Estado francês e a demanda britânica e norte-americana pela expansão de seus mercados consumidores serão dois pontos cruciais para a independência. A França, pelo descumprimento do Bloqueio Continental, invadiu a Espanha desestabilizando a autoridade do governo sob as colônias. Além disso, Estados Unidos e Inglaterra tinham grandes interesses econômicos a serem alcançados com o fim do monopólio comercial espanhol na região. 
É nesse momento, no início do século XIX, que a mobilização ganha seus primeiros contornos. A restauração da autoridade colonial espanhola seria o estopim do levante capitaneado pelos criollos. Contando com o apoio financeiro anglo-americano os criollos convocam as populações coloniais a se rebelarem contra a Espanha. Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin. Organizando exércitos pelas porções norte e sul da América, ambos seqüenciaram a proclamação de independência de vários países latino-americanos. 

No ano de 1826, com toda América Latina independente, as novas nações reuniram-se no Congresso do Panamá. Nele, Simon Bolívar defendia um amplo projeto de solidariedade e integração político-econômica entre as nações latino-americanas. No entanto, Estados Unidos e Inglaterra se opuseram a esse projeto que ameaçava seus interesses econômicos no continente. Com isso, a América Latina acabou mantendo-se fragmentada.

O desfecho do processo de independência, no entanto, não significou a radical transformação da situação sócio-econômica vivida pelas populações latino-americanas. A dependência econômica em relação às potências capitalistas e a manutenção dos privilégios das elites locais fizeram com que muitos dos problemas da antiga América Hispânica permanecessem presentes ao logo da História latino-americana.

Trecho do texto disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/independencia-america-espanhola.htm

Com base no que foi discutido em sala de aula, o professor pedirá aos alunos que se reúnam em grupos de, no máximo, quatro alunos e procurem em livros e sites da Internet informações sobre o processo de independência dos países latino-americanos colonizados pela Espanha. Cada grupo ficará responsável por um país. Os integrantes poderão montar um texto em seu caderno ou um quadro que reúna as principais informações. Deverá, sobretudo, destacar quem foram os líderes, os principais fatores e as datas de independência. Esta atividade também poderá conter imagens selecionadas pelos alunos. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua nas atividades propostas durante as aulas. Todas elas valerão pontos. O objetivo central é que o professor perceba a capacidade do aluno de sintetizar as ideias e assimilar o conteúdo no decorrer das atividades. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • mel rodrigues, Cti - colégio técnico industrial , Paraná - disse:
    mylenarodriguesneto@gmail.com

    19/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente, adorei o conteúdo está maravilhoso !


  • Esther tavares, EEEFM Pedro Alvares Cabral , Pará - disse:
    esthercasique@hotmail.com

    23/08/2013

    Três estrelas

    Queridas colegas, vocês conseguiram desenvolver todos estos passos? Eu estou trabalhando este tema adotando outras estrtégias e a dificuldade maior está no vocabulario pois como alunos do ensino medio e que pela 1ª vez, tem contato com a lingua espanhola percebo dificuldades para obter sucesso no aprendizado, claro! O que vcs sugerem? gostaria de conhecer estratégias para superar estas dificuldades e assim poder trabalhar esta licão


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