Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Além do pincel, que outros instrumentos contribuem para experiências de pintura com tinta?

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Expressar-se de maneira autoral por meio de pinturas.

- Pintar, criar e deixar marcas de sua experiência de pensar, imaginar, sentir e expressar-se.

- Desenvolver imaginação por meio da experiência com a linguagem da pintura.

Duração das atividades
Cada momento, dividido em quatro dias, poderá ser realizado entre 40 e 50 minutos, dependendo da movimentação e do interesse do grupo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta pressupõe que as crianças tenham acesso à pintura com variadas tintas, tanto industrializadas (não tóxicas) quanto naturais (feitas com terra, urucum, beterraba, etc.). Além de utilizar pincéis e rolos, passarão a contar com outros instrumentos. Indicada para crianças de 02 a 04 anos de idade.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

Pintura utilizando carrinhos de brinquedo.
Reunir o grupo para apresentar a proposta de pintura e acomodá-los em mesas. Entregar folhas de papel ofício A3, um carrinho para cada criança (poderão escolher o seu) e tintas, cada cor disposta em pratos de isopor (reutilizados de embalagens de frutas, pães e legumes).
As crianças passarão o carrinho na tinta e depois o deslizarão, pintarão, desenharão e brincarão no papel.
Observar e registrar os olhares indagativos e curiosos das crianças durante a realização da proposta. Registrar com fotos e anotações.
Depois de pronta, colocar para secar. Organizar um local para expor e convidar as crianças para falarem ao grupo sobre suas pinturas.

 

desenhando com pincel 0 desenhando com picel
Fotos acervo NDI – UFSC, 2010.

Dica: Se não houver acervo de carrinhos na Instituição, é fácil adquiri-los em casas de artigos para festa infantil.

2ª momento:

Pintura sobre saco de embalagem de batatas ( do tipo polipropileno). Recortar sacos de embalagem de batatas em tamanho maior do que uma folha ofício A3. Colocar cada recorte sobre a folha A3 e prender as margens com fita adesiva.
Utilizar pincel e guache para pintar. Encerrada a pintura, passar um rolo de massa sobre a tinta e depois retirar para observar a pintura e os possíveis desenhos que formaram.
Todo o processo, desde o recorte das embalagens de batatas, conta com a participação das crianças. Em alguns momentos da preparação, o adulto assumirá a organização, porém pode contar com a ajuda de meninas e meninos. Exemplo: Se o professor está recortando a embalagem, uma ou duas crianças podem ajudar a esticá-la. Ao prender nas mesas, outras crianças auxiliam a segurar e cortar pedaços de fita adesiva. Buscam juntas as tintas e demais materiais.
Os professores podem registrar com fotos, anotações e filmagem, bem como expor as pinturas, que também registram autoria e expressão das crianças.
Dica: Cuide da estética do espaço, privilegie as produções infantis e não desenhos prontos e estereotipados. Não é necessário expor todas as pinturas e desenhos, pois corremos o risco de produzir poluição visual na própria sala. Se há pouco espaço para expor, combine com as crianças que as pinturas serão exibidas ao poucos, portanto, numa semana, serão colocadas, por exemplo, cinco e, na semana posterior mais cinco e, assim, sucessivamente, até todas as pinturas e desenhos serem contemplados. Aproveite o momento e convide as crianças para falarem sobre suas pinturas, desenhos e demais experiências artísticas.
 

com pincel experimentação fotoss variadas
Fotos acervo NDI – UFSC, 2010.


3ª momento:

Pintura utilizando esponjas. Organizar folhas de cartolina A3, brancas ou coloridas, coladas com fita adesiva em uma parede ou muro. Convidar as crianças para pintarem na posição vertical, em pé e utilizando esponjas. Dispor pequenos recipientes (se for possível, utilize a própria tampa do pote de guache) com diferentes cores de tinta guache. A parede, antes de receber a folha, pode ser forrada com papel kraft.
A participação das crianças pode começar desde a organização do espaço para realização da proposta. Quando possível, as crianças podem emitir suas opiniões e ajudarem a eleger o local.
A pintura proposta sugere que a esponja, depois de colocada na tinta, seja colocada no papel em suaves movimentos de toque. O professor pode demonstrar para o grupo como fazer, mas deve respeitar e considerar que algumas crianças preferirão deslizar no papel e, até mesmo, experimentar apertar a esponja com as mãos para ver a tinta pingar ou escorrer.
Retomo a importância de registrar e recomendo que algumas fotos sejam reveladas, assim, além das produções exibidas, apresentamos as crianças em ação – não somente para as famílias, mas para elas mesmas se observarem, relembrarem e comentarem sobre suas experiências.

4ª momento:

Pintura com dedos. Misturar tinta guache com creme dental branco. Dispor de recipientes, preferencialmente transparentes e reutilizados, como potes de requeijão, de doce ou de iogurte. A quantidade de tinta a ser produzida dependerá do número de crianças, portanto, uma bisnaga de creme dental pode ser divida em até três recipientes. Cada recipiente receberá uma cor de tinta guache (ou podemos misturar cores para descobrir ou chegar a outras). Sempre contando com a participação das crianças, elas poderão ajudar a misturar a tinta ao creme dental utilizando palitos de churrasco ou de picolé.
A pintura poderá ser realizada em folha cartolina A3 ou em tela 20X30.
Organizar o grupo em mesas, num espaço interno ou externo. Dispor as tintas e realizar a pintura e o desenho com os dedos.
Assim como as propostas anteriores, o registro ampliará a visibilidade da experiência e deixará marcas do experienciado. Além das fotos e anotações do professor, as produções infantis também são registros da vivência e autoria das crianças.
 

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37246Sugerimos que o professor consulte a aula sobre desenho infantil – disponível em:

sugerimos que o professor consulte a aula sobre como fazer tintas - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38037

DAY, Gisele. A produção de desenhos na proposta pedagógica para a Educação infantil: Que lugar ocupam as crianças? Dissertação de Mestrado: Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.  

CUNHA, Susana Rangel Vieira. As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/10896  

VIANNA. Maria Letícia Rauen. Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=38

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na infância. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.  

Avaliação

A avaliação será processual, mediante observação da participação das crianças, dos registros e dos objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.