10/04/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Para realização desta aula é importante que os alunos tenham noção do que seja fauna e que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas. Também é fundamental, que tenham conhecimentos básicos sobre a utilização dos programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. Nem todo Projeto precisa ser interdisciplinar, poderá inclusive ser desenvolvido em uma única área, assim ele será um estudo mais aprofundado. Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Por exemplo, não podemos exigir de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que façam uma pesquisa bibliográfica, produzam um relatório com citações bibliográficas e ao final escrever a referência da obra consultada de acordo com as normas da ABNT, mas eles podem aprender o que é bibliografia e que sempre que copiamos alguma coisa de alguém devemos respeitar a autoria. Os professores destes anos devem propiciar momentos para que os alunos observem a ficha catalográfica de diferentes livros e aprendam como fazer a referência de livro com até três autores. Necessitam compreender porque os livros consultados para a realização de um trabalho precisam ser citados ao final do trabalho. Enfim, desde os anos iniciais do ensino fundamental o professor pode orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação. Assim, em qualquer Projeto algumas ações são fundamentais.
O Projeto deverá ser realizado de uma maneira flexível, não necessitará ter uma programação rígida. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento precisará ser revisto constantemente, após e durante as pesquisas. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.
Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. O caderno será importante para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.
Elabore e registre acordos firmados com os alunos para a elaboração do Projeto, ou seja, dialogue com eles sobre o que será preciso garantir para que o trabalho a ser realizado seja produtivo. Depois de definidas as ações, registre as falas dos alunos, para retomá-las sempre que necessário.
Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Lembramos ainda que o título de nossa aula: Seres humanos e outros animais: uma relação muito antiga é um subprojeto do Projeto Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.
Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras.
Para analisar imagens sugerimos os sítios abaixo e também alguns questionamentos para interpretá-las.
(Acesso 10/03/2012)
http://falandoemimagem.blogspot.com/2009_10_01_archive.html (Acesso 10/03/2012)
http://solidaliberdade.blogspot.com.br/2010/03/bruegel-queda-de-icaro-pintura.html (Acesso 10/03/2012)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Benozzo_Gozzoli (Acesso 10/03/2012)
Fonte: Acervo da autora
Questionamentos:
http://www.ibama.gov.br/fauna/animais.php (Acesso 10/03/2012)
http://conexaoto.com.br/2011/03/21/cipama-esclarece-diferenca-entre-animal-silvestre-e-domestico-e-penalidades-por-cativeiro (Acesso 12/03/2012)
Obras literárias:
Brincadeira “batata-quente”. Entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais, a qual deverá circular entre eles ao som de uma música. Ao cessar a música o aluno que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
Bingo com nomes de animais. Os alunos deverão associar o som (CD) com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até a lousa e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
Músicas: A Orquestra dos Bichos (Trem da Alegria). http://www.youtube.com/watch?v=A7-MIcI7b5M (Acesso 10/03/2012)
Os Saltimbancos (completo). http://www.youtube.com/watch?v=VpNTAMQqz4E (Acesso 10/03/2012)
A Dança dos Bichos (Eliana). http://www.youtube.com/watch?v=kEF7PJWc6gI (Acesso 10/03/2012)
Depois que os alunos manifestarem interesse, proponha que façam um Projeto de Pesquisa. Para isso, faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos mesmos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses e dialogue com os alunos para que compreendam a importância de pensar com clareza o que querem estudar e também porque pesquisar sobre o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades, algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para situações problema.
Feitos os esclarecimentos, inclusive os das dúvidas dos alunos, solicite-os que escrevam suas opiniões sobre o tema escolhido. Você poderá fazer assim:
Fonte da imagem: http://cantinhodalumad.blogspot.com.br/2009/02/escolar.html (Acesso 10/03/2012)
Relatório
Durante vários dias conversamos sobre o significado da palavra Projeto, o que significa trabalhar com Projeto e o que é preciso ter nele.
Consultamos o dicionário e verificamos que Projeto significa.................. (registro individual)
Descobrimos que para realização de um Projeto, se faz necessário, termos interesse em pesquisar um tema e que após a sua definição devemos justificar nossa escolha, ou seja, dizer porque gostaríamos de estudar este tema.
Veja minha opinião sobre o tema escolhido e também por que desejo estudá-lo (Justificativa - Registro individual. Professor, acompanhe atentamente a produção dos alunos, interfira fazendo observações quanto ao sentido da/s frase/s e questões ortográficas.)
Após o relatório proponha uma atividade de socialização das ideias. Organize a sala de aula para que os alunos participem de uma roda de conversa, desta forma estarão desenvolvendo a linguagem oral e familiarizando com a temática de estudo.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a continuidade do Projeto retome, sempre o que os alunos já descobriram, faça questionamentos sobre a etapa seguinte, ouça suas sugestões e interfira quando necessário. A realização do mesmo dá lugar a uma alternância de trabalho individual e coletivo e de negociações coletivas. Observe se existe cooperação entre os alunos, esta deve ser permanente, sem provocar confusão em relação às tarefas previamente decididas e atribuídas.
Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi definido, ou seja, eles já definiram o tema e justificaram sua escolha. Agora é necessário que façam um levantamento das questões a serem respondidas. Solicite que pensem sobre este assunto. Dê a eles uns dias para refletirem acerca do que pretendem estudar, diariamente trate deste assunto ao longo da aula. Leve a pensarem sobre o que gostariam de descobrir sobre a relação entre os seres humanos e outros animais. Comente alguns aspectos que possam ajudá-los a definir as questões: fonte de alimento, força de trabalho, defesa, companhia...
Vencido o prazo estipulado, solicite que os alunos registrem algumas questões que gostariam de pesquisar. Estipule no máximo três ou quatro questões, leve em consideração o número de alunos que tiver em sua sala de aula. Um número excessivo de questões poderá inviabilizar o trabalho.
Agrupe as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo, por exemplo: O cavalo sempre ajudou o homem em suas tarefas? Será que o cavalo sempre esteve presente na vida do homem? Estas questões poderão ser agrupadas em uma única: O cavalo sempre ajudou o homem em suas tarefas?
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Definidas as perguntas, elabore as hipóteses para cada uma delas. Os alunos poderão fazer o registro individualmente ou em duplas. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta. Ao final dos registros, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes de pesquisas.
Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, fotografias, entrevistas, trabalho de campo, músicas, dentre outros locais. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro, veja nossa sugestão:
Fontes de Pesquisa
Hoje conversamos na sala de aula e definimos quais serão nossas fontes de pesquisas, ou seja, onde deveremos buscar informações sobre nosso Projeto.
As fontes serão:
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
A temática “Seres humanos e outros animais: uma relação muito antiga” perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem. O tema favorece a discussão sobre a preservação dos animais e dos ambientes em que vivem. Assim, independente das questões apresentadas por seus alunos, um trabalho interdisciplinar poderá ser desenvolvido. Sugerimos a seguir algumas atividades que poderão ser desenvolvidas ao longo da pesquisa/problemática proposta por você e seus alunos.
LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA
Aproveite as imagens, nas quais a fauna está presente e faça com os alunos um estudo sobre como ela está presente na vida do ser humano.
Retome, por exemplo, algumas das imagens inseridas na primeira aula. Caso os alunos possuam laptops do Projeto UCA você poderá solicitar que acessem os sítios sugeridos, por meio do caminho Mozilla Firefox [Metasys > Favoritos > Navegador de Internet]. Informe aos alunos alguns dados sobre as pinturas.
Esta pintura é do autor Pieter Bruegel, um pintor flamengo que viveu de 1525 a 1569. "A queda de Ícaro" (1558), que está no Museu Real de Belas Artes da Bélgica. Você poderá ter acesso as informações do título da obra no sítio http://solidaliberdade.blogspot.com.br/2010/03/bruegel-queda-de-icaro-pintura.html (Acesso 08/03/2012).
A procissão dos Reis Magos no Palazzo Medici-Riccardi Benozzo di Lese Sandro Gozzoli Benozzo foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Florentino Quatrocentista. Você poderá ter acesso as informações do título da obra no sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Benozzo_Gozzoli (Acesso 08/03/2012).
Observe as cenas nas pinturas. Elas foram feitas há mais de 400 anos. Indague aos alunos:
Professor, após o diálogo proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre animais que o ser humano tem o hábito de criar dentro ou próximo de sua moradia e também animais que são úteis a ele. Solicite que utilizem seus laptops por meio do caminho Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Instrua que registrem numa folha de papel, os nomes dos animais. É importante que você tenha conhecimento prévio das informações contidas em cada sítio.
Você poderá selecionar alguns sítios sugeridos no endereço http://www.xamanismo.com.br/Hector/SubHector1189369065It004 e também utilizar os registrados a seguir:
http://centrodeatividades.blogspot.com/2010/04/ciencias-animais-uteis-ao-homem.html (Acesso 10/03/2012)
http://www.editoranacional.com.br/brasiliana/textoscompl/show.asp?id=13&VOC=142 (Acesso 10/03/2012)
Depois que realizarem a pesquisa, estabeleça um diálogo com a turma sobre suas descobertas.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Em um diálogo com os alunos, retome as descobertas feitas na aula anterior.
Em seguida apresente outras fontes de pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas).
Posteriormente, organize a turma em pequenos grupos, procure agrupar os alunos que têm interesse em pesquisar as mesmas problemáticas. Ou, se preferir, faça o trabalho individualmente, neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Neste momento, deverão fazer a leitura de suas descobertas, a fim de socializá-las.
Ao fazer a apresentação organize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros. Cada aluno, na sua vez, deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que pesquisou e qual foi sua descoberta, poderá ainda relembrar qual foi sua hipótese sobre tal questionamento. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentar, poderão ser feitas após a exposição do colega.
Se possível, convide um veterinário para conversar com os alunos. Você poderá levá-lo como um elemento surpresa ou combinar com a turma anteriormente. Escolhendo a segunda opção elabore com os alunos um roteiro para a entrevista, proponha questões levantadas no início do trabalho e também informe aos alunos que outras poderão ser acrescidas ao longo do diálogo.
Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.
Como tarefa de casa solicite que os alunos leiam a obra literária de MURRIE, Zuleika de Felice. Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z. São Paulo: Biruta, 2006. É um livro que propõe advinhas sobre animais brasileiros e traz informações sobre seus hábitos. Os nomes dos animais aparecem de diferentes maneiras: separados por letras, em sílabas e em frases.
Os animais citados no livro estão presentes no vídeo “Animais ameaçados de extinção do Brasil” disponível no sítio
http://www.youtube.com/watch?v=-kDdPDDvfRs (Acesso 04/04/2012)
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Converse a respeito dos diversos animais e as possíveis descobertas feitas pela turma. Escreva na lousa o nome dos animais e peça que os alunos identifiquem aqueles que os seres humanos têm relações de convivência. Formule questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal. No final, solicite que registrem, no caderno de Projetos, os nomes destes animais e coletem dados por meio de pesquisas e observações. Estes dados poderão ser coletados em diferentes fontes: internet, entrevista, trabalho de campo, dentre outras.
Ainda em Ciências podem ser explorados aspectos de saúde animal, os quais direta ou indiretamente interferem na saúde dos donos ou de outras pessoas em contato com o animal. Junto a Ciências acrescentamos os temas transversais (ética, cidadania, natureza e sociedade) você poderá trabalhar moradia (habitat) dos animais; alimentação; conservação e proteção da fauna; o ser humano e o respeito pelos animais; classificação dos animais (répteis, anfíbios, aves, mamíferos, peixes, insetos); extinção de animais, dentre outros.
Aproveite para debater com os alunos a razão de se preservar a fauna brasileira. Lembre-se de que não cabe ao professor apenas tirar dúvidas, mas levantar dúvidas, ou seja, não apresentar facilidades e fórmulas prontas, nem encurtar raciocínios. Utilize a oportunidade e proponha que façam uma campanha por meio de elaboração de frases e/ou mensagens, a fim de preservar a fauna.
8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Finalizando o projeto...
Fonte da imagem: http://temquesermillenium.blogspot.com.br/2010/03/bonecas-palito.html (Acesso 10/03/2012)
Depois dos dados coletados, oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. Organize um texto coletivo contendo as conclusões, os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando, no final faça uma revisão e todos copiam o texto elaborado. Produza painéis com base nas conclusões.(Professor, confira esta produção textual e, se necessário, sugira alterações).
Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da pesquisa. Solicite que elaborem, por escrito, convites para colegas de outras turmas e familiares.
Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuação em apresentação ao público.
Trabalho interdisciplinar
Professor, ao realizar uma pesquisa científica não é necessário deixar de lado o conteúdo programado para trabalhar nos diferentes componentes curriculares, utilize a temática e adote uma metodologia que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar, concluir. Sugerimos as atividades a seguir para que a pesquisa concilie com a proposta curricular, veja:
.Matemática_ monte jogos; tabelas e gráficos; compare pesos e medidas de animais; estabeleça ordem crescente e decrescente entre determinados animais; elabore situações problema envolvendo quantidades, tamanho.
.Língua Portuguesa_ trabalhe linguagem oral e escrita por meio de: reescrita coletiva de textos, filmes, história. Produza: textos individualmente ou em grupos; ordem alfabética de nomes de animais; formação de frases; interpretação de textos; uso de letras maiúsculas e minúsculas; separação de sílabas; classificação de palavras quanto ao número de sílabas; substantivo próprio e comum; cruzadinhas; pesquisas informativas; caça palavras; leituras; ditados; contação de histórias; escrita espontânea; diálogos, expressão de sentimentos; leitura e escrita de textos informativos para a produção de exposição; leitura e escrita de entrevistas; observação e manuseio de livros, dentre outras atividades.
.História_ explore a similaridade entre os hábitos de criar animais dentro e fora da moradia de diferentes culturas até os dias de hoje. Aproveite para ressaltar as mudanças ocorridas ao longo da história, originadas pelas alterações das condições de vida dos seres vivos e como consequência de causas ambientais, econômicas, sociais, políticas e históricas.
.Geografia_ procure estudar as características ambientais de diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na preservação da fauna; utilize procedimentos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e no tratamento de informações, mediante fontes escritas ou imagéticas.
.Artes_ faça a releitura de obras de arte; monte cenários inspirados nas obras observadas; elabore pesquisas e seminários, para que os alunos descubram o valor e o conteúdo do ensino de arte; confeccione painel informativo sobre seres humanos e sua relação com a fauna.
.Informática_ utilize o programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA para:
. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
. Digitalizar textos: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys> Aplicativos > KWord).
. Ilustrar: KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
. Fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
. Fazer pintura digital: Tux Paint (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
. Gravar som: KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Professor, entendemos que a construção do conhecimento científico não se conclui, ou seja, está sempre em construção, e os produtos dessa construção não são definitivos. As diferentes atividades propostas ao longo deste planejamento, embora tenham sido construídas numa postura de investigação científica, não significam que elas ocorram sempre da mesma forma e percorram exatamente os mesmos caminhos. Por essa razão, é necessário que você analise sua realidade de sala de aula, seu planejamento anual e diário, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus alunos. Sendo, a escola um contexto socializador, não perca de vista as atitudes relativas à construção do conhecimento, considere sempre em seu planejamento conteúdos escolares que tenham a dimensão de valorização das questões do convívio social e da formação da cidadania.
Sugestões de links para os alunos
http://jogosdeanimais.org/ Jogos com animais (Acesso 10/03/2012)
http://jogosinfantis24.com/Jogo-animaisdomesticos.aspx Jogo infantil sobre animais (Acesso 10/03/2012)
SIMARD, Rémy; PRATT, Pierre. Meu cachorro é um elefante. Tradução Ana Maria Machado. São Paulo: Salamandra, 1998. (O livro conta a história de um menino queria brincar na caixa de areia. Um dia, encontrou lá um hóspede inesperado - um elefante assustado que havia fugido do zoológico e estava precisando de ajuda. O menino, para ajudar o elefante, resolveu transformá-lo, usando toda a sua imaginação e talento de fazer fantasias. E uma grande confusão acontece...)
Sugestões de links para os professores
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-os-primeiros-animais-a-serem-domesticados Primeiros animais a serem domesticados. (Acesso 10/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa (Acesso 12/03/2012)
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos. (Acesso 10/02/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=1zp3Vbl2904&feature=related Aprender por Projetos. (Acesso 10/02/2012)
Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22232 Vivendo eAprendendo com os animais de estimação. (Acesso 10/03/2012)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22445 Animais em extinção: como protegê-los? (Acesso 10/03/2012)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31812 Animais em risco de extinção: onde estão? – UCA. (Acesso 10/03/2012)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27867 O homem e os outros animais. (Acesso 10/03/2012)
Como o Projeto supõe avaliação, da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado continuamente, o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “Fauna brasileira: encantos, curiosidades e preservação”, bem como o subprojeto em questão: “Seres humanos e outros animais: uma relação muito antiga”. Também deverá ser observado o comportamento dos alunos quanto aos hábitos de trabalho, relacionamento com colegas e professores, cumprimento das atividades, atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Verifique se os alunos reconhecem que existe grande variedade de espécies na fauna brasileira e se conseguem identificar a relação com os seres humanos. É importante analisar se os alunos entenderam o significado de Iniciação Científica e se conseguiram, na prática, realizar todas as suas etapas. Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalharam, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolverem imprevistos quanto ao uso dos programas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/04/2012
Cinco estrelasParabéns, adorei seu projeto.