18/04/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Projeto de Iniciação Científica: Uma lupa na língua
Subprojeto: Uma lupa na língua - gêneros discursivos
Imagem da lupa disponível em: http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png
Descrição do projeto:
1) TEMA: O Repente
http://andredepaula.files.wordpress.com/2010/01/repentistas-jborges1.jpg
2) PROBLEMATIZAÇÃO: O que está em jogo no repente?
3) HIPÓTESES:
Os alunos levantarão hipóteses sobre a pergunta-chave da pesquisa, O que está em jogo no repente?, com base na observação de alguns repentes. Para isso, é preciso que o professor estimule os alunos a observarem a configuração desse gênero, no que concerne aos aspectos temáticos, estilísticos e composicionais (configuração bakhtiniana de gênero).
Antes de propor os vídeos dos repentes (os alunos podem assisti-los em seus laptops UCA ou ainda por projeção), o professor pode lançar mão de perguntas que orientarão os alunos na observação dos vídeos:
Eis algumas sugestões:
http://www.youtube.com/watch?v=NGqKnK5ZaYo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9nQyZ_Wjkaw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vJhJVX1j1wk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=frl5Mp53PB0&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=lrBcTQn87sg&feature=fvsr
(nesse último vídeo há apenas um repentista)
http://www.youtube.com/watch?v=ATPx0sgtbSE
Após a observação dos repentes, o professor dará um tempo para que, em duplas, os alunos criem hipótese(s) para a pergunta-chave: "O que está em jogo no repente?". A(s) hipótese(s) deverá(ão) ser digitada(s) em arquivo, no KWord, e salva(s) para conferência ao final da pesquisa.
4) JUSTIFICATIVA:
Nessa etapa é importante que o professor estimule os alunos a chegarem a um autoconvencimento sobre a importância de eleger o gênero repente para estudo. Antes, todavia, de aprofundar nos aspectos que tratem especificamente da relevância do estudo, segue proposta de atividade para suscitar nos alunos o gosto da pesquisa pelo repente:
Dinâmica A. Distribua entre os alunos, que trabalham em duplas, fichas com palavras que rimam entre si. Veja dicionários de rimas em: http://descansodasletras.forumeiros.com/t21-dicionario-de-rimas-virtual B. Proponha que cada dupla crie livremente um poema, com pelo menos 4 estrofes, com as palavras dadas. C. Peça aos alunos para criarem uma melodia para as estrofes, alternando, entre si, a leitura delas. D. Diga aos alunos para se posicionarem em frente à sala e lerem/cantarem em voz alta o poema com a melodia criada. Feito isso, pergunte aos alunos: "Em que difere (ou não) a criação de vocês do repente?" Deixe os alunos falarem de sua criação e da semelhança ou dessemelhança (ainda intuitiva) com o repente. |
Para tratar dos aspectos sobre a importância de se eleger o repente como objeto de estudo, divida a sala em 3 grandes grupos. Cada grupo ficará encarregado de apresentar aos colegas pesquisa sobre:
Professor, é importante que você determine um tempo maior para essas pesquisas e direcione-as a partir de sua observação e intervenção constantes no desenvolvimento do material a ser apresentado. Logo, é sugerido que as pesquisas aconteçam na escola, por meio dos laptops dos alunos conectados à internet ou ainda em laboratórios de informática também com acesso à rede mundial de computadores. Os alunos podem apresentar seus achados por meio de exibições em KPresenter ou Power Point ou similares (hoje em dia está cada vez mais comum e atrativo o uso do prezi. Veja maiores informações em: http://prezi.com/).
Como sugestão para pesquisa de cada aspecto acima descrito, destacamos alguns links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular
http://www.slideshare.net/hbarros/poesia-popular
http://poesianordestina.blogspot.com.br/
http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=45
http://educacao.uol.com.br/portugues/lingua-escrita-e-oral-nao-se-fala-como-se-escreve.jhtm
http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman3.php
http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/106431
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente
http://culturapopularetc.blogspot.com.br/2010/01/origem-da-cantoria-nordestina.html
http://www.infoescola.com/musica/repente/
“Poetas do Repente (1ª, 2ª e 3ª partes)”, criado pelo Ministério da Educação
Ficha técnica de "Poetas do repente": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715
Trilhas sonoras - Poetas do Repente
"O bê-a-ba do repente": http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3655
É importante frisar que cada grupo deverá elaborar um instrumento avaliativo a ser aplicado aos colegas após a apresentação dos achados. Assim, ao final das apresentações, os alunos terão de resolver a avaliação proposta pelos colegas. A socialização da avaliação e da correção do instrumento utilizado deverá ser claro a todos da turma. Exemplo: caso um grupo escolha elaborar um teste com questões fechadas, o gabarito deverá ser disponibilizado e comentado pelo grupo proponente.
Professor, ao final dessa parte da justificativa, argumente com os alunos sobre a importância dos conceitos pesquisados para reforçar a necessidade do estudo do repente enquanto um gênero de cultura/poesia popular difundido no Brasil, especialmente, na região nordeste. Em outras palavras, encerre essa parte da pesquisa propondo elos das pesquisas discentes com a relevância do estudo do repente.
5) OBJETIVOS:
No quadro, em parceria com os alunos, o professor escreverá os objetivos da pesquisa com base na problematização, nas hipóteses e na justificativa já trabalhadas. Para motivar os alunos nessa etapa, questione o porquê de terem desenvolvido todo o estudo até o presente momento, ou seja, onde esperam chegar ao final da proposta de pesquisa do estudo dos repentes?
Algumas sugestões:
Objetivo geral:
Objetivos específicos:
6) METODOLOGIA
Nessa etapa, os alunos, juntos com o professor, pensarão em maneiras de realizar os objetivos descritos anteriormente, lembrando que alguns deles, como o conhecimento da origem do repente, já foi cumprido na etapa da justificativa.
A seguir, há sugestões de atividades que buscam cumprir os objetivos estipulados.
6.1) Trabalhando em trios ou grupos de 4 pessoas, os alunos terão de fazer uma varredura na internet sobre o tema repente.
6.2) Após a varredura, salvarão os achados em uma pasta de seus laptops destinada exclusivamente ao trabalho com a pesquisa.
6.3) O momento, pós-varredura, é leitura e destaque de partes fundamentais ao que se propuseram estudar.
6.4) Depois de melhor inteirados do tema, chegou o momento de o professor propor intervenções pontuais, a saber:
Atividade 1
Leiam a lei dos repentistas em:
http://andredepaula.wordpress.com/2010/01/20/sancionada-lei-dos-repentistas/
Após leitura da lei, discutam entre si sobre a relevância dessa lei para o repente. Apresentem argumentos que sustentem seu ponto de vista e criem um texto opinativo, no KWord, para publicação posterior à pesquisa.
Professor, os textos deverão ser encaminhados para seu e-mail e você os corrigirá por meio de "Inserir comentários", devolvendo-os aos alunos por e-mail para reescrita e guarda do arquivo. Esse arquivo poderá fazer parte do relatório final da pesquisa.
Atividade 2
Os alunos terão de pesquisar por meio de seus laptops a composição métrica e a versificação dos repentes. É importante que a cada tipo diferente, os alunos exemplifiquem-no.
Exemplo de uma sextilha com métrica em redondilha maior, 7 sílabas:
"Nem/ tu/do é/ o/ que/ pa/re/ce,
a/ gen/te/ po/de/ pro/var
às/ ve/zes/ um/ lu/gar/ ver/de
tem/ po/lu/i/ção/ no/ ar
e o/ mar/ pa/re/ce o/ce/a/no
mas/ nun/ca/ pas/sa/ de/ mar".
Edmilson Pereira e Antônio Lisboa
Exemplo com dez versos decassílabos, um Martelo Cruzado (1ª linha rima com a 3ª e a 5ª e a 2ª linha rima com a 4ª e a 6ª):
O orgulho nasceu em noite escura,
E é filho da triste ignorância,
Ao descer o seu corpo à sepultura,
Cai-lhe verme por cima, em abundância,
E seu todo se torna uma figura,
Que nos causa a maior repugnância.
José Camelo de Meio Rezende
Professor, para saber mais, acesse a aula de Wendell de Freitas Amaral, em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20032
e Gêneros de Poesia Popular, em : http://www.bahai.org.br/cordel/generos.html
Para socializar as métricas e versificações, o professor poderá utilizar o projetor para exemplificar cada uma, tecendo explicações.
Os alunos, ao final, serão direcionados a produzir um esquema, no KWord, para salvarem em sua pasta da pesquisa. Essas informações serão úteis, a posteriori, quando terão de escrever o relatório final do estudo.
Atividade 3
Os alunos deverão, primeiro, criar uma listagem dos repentistas que encontraram ao fazer a “varredura” na internet sobre o tema. Após essa listagem, deverão indicar dois ou três de sua preferência, esclarecendo os motivos da escolha.
Uma opção divertida para o conhecimento de alguns dos repentistas é o professor, em projeção, exibir o rosto dos repentistas (claro que, nesse caso, devem ser repentistas famosos e que tenham sua foto na Web) e distribuir uma lista xerocopiada com o nome deles. A diversão consiste na correta associação entre rosto e nome do repentista. Ganha o grupo que mais acerto obtiver.
Otacílio Batista
http://narotadapoesia.blogspot.com.br/
Atividade 4
O objetivo dessa atividade é levar os alunos à regularidade do gênero. Para tanto, apresentar uma tabela a qual os alunos terão de preenchê-la a partir da análise de 30 repentes, pelo menos.
À título de sugestão:
Repentes disponíveis no arquivo “Poetas do Repente (1ª parte)”, por meio de ferramenta disponível e utilizada anteriormente nessa aula, e/ou disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=53742 Acesso em 30 de mar.2012
Trilha sonora - Poetas do Repente
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3649
Repente sobre o tema repente, elaborado por Moacir Laurentino e Sebastião da Silva
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=7118&cat=Cordel&vinda=S Acesso em 30 de mar.2012
VIVO CANTANDOREPENTE |
ML |
ML |
SS
|
Repentes disponíveis no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=V5OoOfQ6Yjg
http://www.youtube.com/watch?v=QLEdk-wWU-Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0XIRPL9aR5A&feature=related
Após visualização dos repentes, os alunos preencherão o quadro:
Rimas |
Métrica |
Tema |
Quantidade repentistas |
Instrumento utilizado |
Posição dos repentistas no espaço |
Tempo de duração do repente |
Linguagem utilizada |
Improvisação |
7) Conclusão e relatório final
Após o preenchimento do quadro com as características dos repentes, os alunos, trabalhando com o mesmo grupo desde o início da pesquisa (em grupos de até 4 pessoas), terão de produzir um texto final sobre o estudo dos repentes a fim de responder: “O que está em jogo no repente?”. Para tanto, terão de retomar tanto os objetivos quanto as hipóteses levantadas no início da pesquisa de modo a confirmá-las ou refutá-las, evidenciando as análises empreendidas pelo grupo na resposta à pergunta de pesquisa. O texto preferencialmente deverá obedecer ao gênero relatório de pesquisa, mas pode sofrer alterações, conforme desejo docente.
As produções deverão passar por processos de reescrita até adequarem-se ao padrão exigido pelo gênero e pelo professor. Seguidamente, devem ser encaminhadas para publicação que pode ser: ou no site da escola, ou em blogues da turma, ou impressos em painéis nas dependências da escola.
Importante: professor, não deixe de alertar os alunos quanto à necessidade de pontuar as referências bibliográficas que a pesquisa utilizou. Aconselhe-os a anotar todas as referências à medida que elas vão sendo usadas. Essas referências deverão compor o relatório final da pesquisa.
TORNEIO DE REPENTES
http://blog.jovempan.uol.com.br/blogando/files/2011/06/instant-search-google-brasil-repentistas.jpg
Seguidamente, os alunos poderão fechar o projeto organizando um torneio de repentes. Para isso, poderão estabelecer como critério de participação no torneio a leitura do relatório de pesquisa que fizeram sobre o gênero repente. Assim, os participantes terão uma noção do que é o gênero, podendo preparar melhor sua participação. Como é sabido, a inscrição pode ser individual ou em duplas, quem sabe trios em forma de desafio. Caso os alunos não consigam tocar os instrumentos (se é que vão optar por eles), pode-se convidar algum violeiro para que improvise junto com os alunos a melodia do repente. Vence aquele que for aclamado pela plateia.
Nome | Tipo |
---|---|
Poetas do repente | Vídeo |
Sugestões de links para alunos:
Dicionário de rimas online: http://www.sonetos.com.br/rimador.php Acesso em 18 de mar.2012.
Poetas do repente episódio com a boca no mundo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3645&option=com_zoo&view=item Acesso em 18 de mar.2012.
Poetas do repente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715 Acesso em 18 de mar.2012.
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Sugestões de links para professores:
Clipe de Chico Buarque com influências do repente – proporciona trabalho intertextual: http://www.youtube.com/watch?v=eEXwfAzRR1I&feature=youtu.be Acesso em 18 de mar.2012.
Vídeos da TV Escola – Dicas Pedagógicas
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/poetas_do_repente_com_a_boca_no_mundo.pdf Acesso em 18 de mar.2012.
Poetas do repente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715 Acesso em 18 de mar.2012.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula: Métrica, ritmo e rima do repente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20032 Acesso em 18 de mar.2012.
Aula: Repentistas nordestinos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27877 Acesso em 18 de mar.2012.
Aula: O rap e o repente:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13164 Acesso em 18 de mar.2012.
A proposta de pesquisa deve ser avaliada em atitude processual de modo que se estabeleça a cada etapa critérios a serem atingidos. Caso os sejam, os alunos terão êxito na avaliação. Caso não, é preciso que refaçam a etapa procurando sanar as dificuldades encontradas. A avaliação em um projeto de pesquisa se pauta por um diagnóstico do professor acerca da atitude empreendedora dos alunos ao lançarem-se em busca da resposta à pergunta-chave do estudo.
Cinco estrelas 1 classificações
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25/04/2012
Cinco estrelasMuito bom ver meu avô o poeta canhotinho ( que era abalfabeto) mencionado nesse trabalho. Ele é um exemplo de superação e talento. Obrigada.