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Projeto Iniciação Científica Lupa na Língua - gêneros discursivos - UCA: O que está em jogo no repente?

 

18/04/2012

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com o gênero repente.
  • Valorizar a cultura popular.
  • Valorizar poetas repentistas.
  • Estimular a percepção musical e rítmica dos discentes.
  • Discutir algumas diferenças entre a comunicação escrita e oral.
  • Descobrir a origem do repente e o que prevalece nesse tipo de discurso cantado. 
Duração das atividades
5 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Literatura: poesia.
  • Literatura: métrica, ritmo e rima.
  • Aspectos da oralidade.
Estratégias e recursos da aula

Projeto de Iniciação Científica: Uma lupa na língua

Subprojeto: Uma lupa na língua - gêneros discursivos

lupa

Imagem da lupa disponível em: http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

ESEBA

 

Descrição do projeto:

1) TEMA: O Repente

 

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http://andredepaula.files.wordpress.com/2010/01/repentistas-jborges1.jpg

 

2) PROBLEMATIZAÇÃO: O que está em jogo no repente? 

 

3) HIPÓTESES: 

Os alunos levantarão hipóteses sobre a pergunta-chave da pesquisa, O que está em jogo no repente?, com base na observação de alguns repentes. Para isso, é preciso que o professor estimule os alunos a observarem a configuração desse gênero, no que concerne aos aspectos temáticos, estilísticos e composicionais (configuração bakhtiniana de gênero). 

Antes de propor os vídeos dos repentes (os alunos podem assisti-los em seus laptops UCA ou ainda por projeção), o professor pode lançar mão de perguntas que orientarão os alunos na observação dos vídeos:

  1. Quem produz repentes?
  2. Pode-se produzir repente com apenas um repentista? Por quê?
  3. Como se posicionam fisicamente no espaço os produtores de repentes?
  4. Esses produtores utilizam-se de algum instrumento musical? Qual(is)?
  5. Qual a importância desse(s) instrumento(s) para o repente?
  6. O repente possui ritmo?
  7. Como se dá esse ritmo?
  8. E rimas? Como estão organizadas?
  9. Do que trata os repentes, isto é, qual seu tema?
  10. Que tipo de linguagem é utilizada nos repentes?
  11. O tempo de duração de um repente é, em geral, curto ou longo?

 

Eis algumas sugestões:

 

1

http://www.youtube.com/watch?v=NGqKnK5ZaYo&feature=related

 

2

http://www.youtube.com/watch?v=9nQyZ_Wjkaw&feature=related

 

3

http://www.youtube.com/watch?v=vJhJVX1j1wk&feature=related

 

4

http://www.youtube.com/watch?v=frl5Mp53PB0&feature=fvwrel

 

5

http://www.youtube.com/watch?v=lrBcTQn87sg&feature=fvsr

(nesse último vídeo há apenas um repentista)

 

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http://www.youtube.com/watch?v=ATPx0sgtbSE

 

 

Após a observação dos repentes, o professor dará um tempo para que, em duplas, os alunos criem hipótese(s) para a pergunta-chave: "O que está em jogo no repente?". A(s) hipótese(s) deverá(ão) ser digitada(s) em arquivo, no KWord, e salva(s) para conferência ao final da pesquisa.

 

4) JUSTIFICATIVA:  

Nessa etapa é importante que o professor estimule os alunos a chegarem a um autoconvencimento sobre a importância de eleger o gênero repente para estudo. Antes, todavia, de aprofundar nos aspectos que tratem especificamente da relevância do estudo, segue proposta de atividade para suscitar nos alunos o gosto da pesquisa pelo repente:

Dinâmica

A. Distribua entre os alunos, que trabalham em duplas, fichas com palavras que rimam entre si.

Veja dicionários de rimas em: 

http://rimas.mmacedo.net/

http://www.poetavadio.com/

http://descansodasletras.forumeiros.com/t21-dicionario-de-rimas-virtual

B. Proponha que cada dupla crie livremente um poema, com pelo menos 4 estrofes,  com as palavras dadas.

C. Peça aos alunos para criarem uma melodia para as estrofes, alternando, entre si, a leitura delas.

D. Diga aos alunos para se posicionarem em frente à sala e lerem/cantarem em voz alta o poema com a melodia criada.

Feito isso, pergunte aos alunos: "Em que difere (ou não) a criação de vocês do repente?"

Deixe os alunos falarem de sua criação e da semelhança ou dessemelhança (ainda intuitiva) com o repente.

 

Para tratar dos aspectos sobre a importância de se eleger o repente como objeto de estudo, divida a sala em 3 grandes grupos. Cada grupo ficará encarregado de apresentar aos colegas pesquisa sobre:

  1. poesia/cultura popular: conceito, exemplo e difusão, e sua relação com o repente.
  2. diferenças entre língua escrita e língua oral e implicações para o repente.
  3. origem e divulgação do repente.

 

Professor, é importante que você determine um tempo maior para essas pesquisas e direcione-as a partir de sua observação e intervenção constantes no desenvolvimento do material a ser apresentado. Logo, é sugerido que as pesquisas aconteçam na escola, por meio dos laptops dos alunos conectados à internet ou ainda em laboratórios de informática também com acesso à rede mundial de computadores. Os alunos podem apresentar seus achados por meio de exibições em KPresenter ou Power Point ou similares (hoje em dia está cada vez mais comum e atrativo o uso do prezi. Veja maiores informações em:  http://prezi.com/).

 

8

 

  • Caso queiram, os alunos ainda podem expor sobre seus temas a partir de dinâmicas interativas, jogos on-line, gincanas e/ou afins. O que está em jogo é a qualidade do conteúdo apresentado bem como a capacidade de repasse de informações aos colegas. 

 

Como sugestão para pesquisa de cada aspecto acima descrito, destacamos alguns links:

 

  • poesia/cultura popular: conceito, exemplo e difusão.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular

http://www.slideshare.net/hbarros/poesia-popular

http://poesianordestina.blogspot.com.br/

http://www.cnfcp.gov.br/

http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=45

 

  • diferenças entre língua escrita e língua oral.

http://educacao.uol.com.br/portugues/lingua-escrita-e-oral-nao-se-fala-como-se-escreve.jhtm

http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman3.php

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/106431

 

  • origem e divulgação do repente.

http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente

http://culturapopularetc.blogspot.com.br/2010/01/origem-da-cantoria-nordestina.html

http://www.infoescola.com/musica/repente/

 

“Poetas do Repente (1ª, 2ª e 3ª partes)”, criado pelo Ministério da Educação

  • “Poetas do Repente (1ª parte):

Ficha técnica de "Poetas do repente"http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715

 

 

Trilhas sonoras - Poetas do Repente

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=564:trilha-sonora-poetas-do-repente&catid=71:destaque

 

"O bê-a-ba do repente": http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3655

 

 

 

É importante frisar que cada grupo deverá elaborar um instrumento avaliativo a ser aplicado aos colegas após a apresentação dos achados. Assim, ao final das apresentações, os alunos terão de resolver a avaliação proposta pelos colegas. A socialização da avaliação e da correção do instrumento utilizado deverá ser claro a todos da turma. Exemplo: caso um grupo escolha elaborar um teste com questões fechadas, o gabarito deverá ser disponibilizado e comentado pelo grupo proponente.

 

Professor, ao final dessa parte da justificativa, argumente com os alunos sobre a importância dos conceitos pesquisados para reforçar a necessidade do estudo do repente enquanto um gênero de cultura/poesia popular  difundido no Brasil, especialmente, na região nordeste. Em outras palavras, encerre essa parte da pesquisa propondo elos das pesquisas discentes com a relevância do estudo do repente.

 

 

5) OBJETIVOS:

No quadro, em parceria com os alunos, o professor escreverá os objetivos da pesquisa com base na problematização, nas hipóteses e na justificativa já trabalhadas. Para motivar os alunos nessa etapa, questione o porquê de terem desenvolvido todo o estudo até o presente momento, ou seja, onde esperam chegar ao final da proposta de pesquisa do estudo dos repentes?

Algumas sugestões:

Objetivo geral:

  • Identificar a estrutura composicional, estilística e temática do gênero repente.

 

Objetivos específicos:

  • Identificar a origem do repente.
  • Inteirar-se de sua representatividade, difusão e importância no Brasil.
  • Compreender a maneira como o repente é realizado.
  • Compreender a configuração métrica, rítmica e de rimas do repente.
  • Identificar temas escolhidos no repente.
  • Identificar regularidades do gênero.
  • Valorizar alguns expoentes do gênero.

 

 

6) METODOLOGIA

Nessa etapa, os alunos, juntos com o professor, pensarão em maneiras de realizar os objetivos descritos anteriormente, lembrando que alguns deles, como o conhecimento da origem do repente, já foi cumprido na etapa da justificativa.

A seguir, há sugestões de atividades que buscam cumprir os objetivos estipulados.

pesquisa

6.1) Trabalhando em trios ou grupos de 4 pessoas, os alunos terão de fazer uma varredura na internet sobre o tema repente.

6.2) Após a varredura, salvarão os achados em uma pasta de seus laptops destinada exclusivamente ao trabalho com a pesquisa.

6.3) O momento, pós-varredura, é leitura e destaque de partes fundamentais ao que se propuseram estudar.

6.4) Depois de melhor inteirados do tema, chegou o momento de o professor propor intervenções pontuais, a saber:

 

Atividade 1

Leiam a lei dos repentistas em:

http://andredepaula.wordpress.com/2010/01/20/sancionada-lei-dos-repentistas/

 

Após leitura da lei, discutam entre si sobre a relevância dessa lei para o repente. Apresentem argumentos que sustentem seu ponto de vista e criem um texto opinativo, no KWord, para publicação posterior à pesquisa.

Professor, os textos deverão ser encaminhados para seu e-mail e você os corrigirá por meio de "Inserir comentários", devolvendo-os aos alunos por e-mail para reescrita e guarda do arquivo. Esse arquivo poderá fazer parte do relatório final da pesquisa.

 

Atividade 2

Os alunos terão de pesquisar por meio de seus laptops a composição métrica e a versificação dos repentes. É importante que a cada tipo diferente, os alunos exemplifiquem-no.

Exemplo de uma sextilha com métrica em redondilha maior, 7 sílabas:

"Nem/ tu/do é/ o/ que/ pa/re/ce,

a/ gen/te/ po/de/ pro/var

às/ ve/zes/ um/ lu/gar/ ver/de

tem/ po/lu/i/ção/ no/ ar

e o/ mar/ pa/re/ce o/ce/a/no

mas/ nun/ca/ pas/sa/ de/ mar".    

Edmilson Pereira e Antônio Lisboa

 

Exemplo com dez versos decassílabos, um Martelo Cruzado (1ª linha rima com a 3ª e a 5ª e a 2ª linha rima com a 4ª e a 6ª):

O orgulho nasceu em noite escura, 
     E é filho da triste ignorância, 
     Ao descer o seu corpo à sepultura, 
     Cai-lhe verme por cima, em abundância, 
     E seu todo se torna uma figura, 
     Que nos causa a maior repugnância.

José Camelo de Meio Rezende

 

Professor, para saber mais, acesse a aula de Wendell de Freitas Amaral, em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20032

e Gêneros de Poesia Popular, em : http://www.bahai.org.br/cordel/generos.html

 

Para socializar as métricas e versificações, o professor poderá utilizar o projetor para  exemplificar cada uma, tecendo explicações.

 

Os alunos, ao final, serão direcionados a produzir um esquema, no KWord, para salvarem em sua pasta da pesquisa. Essas informações serão úteis, a posteriori, quando terão de escrever o relatório final do estudo.

 

Atividade 3

Os alunos deverão, primeiro, criar uma listagem dos repentistas que encontraram ao fazer a “varredura” na internet sobre o tema. Após essa listagem, deverão indicar dois ou três de sua preferência, esclarecendo os motivos da escolha. 

Uma opção divertida para o conhecimento de alguns dos repentistas é o professor, em projeção, exibir o rosto dos repentistas (claro que, nesse caso, devem ser repentistas famosos e que tenham sua foto na Web) e distribuir uma lista xerocopiada com o nome deles. A diversão consiste na correta associação entre rosto e nome do repentista. Ganha o grupo que mais acerto obtiver.

 

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Otacílio Batista

http://narotadapoesia.blogspot.com.br/

 

 

Atividade 4

O objetivo dessa atividade é levar os alunos à regularidade do gênero. Para tanto, apresentar uma tabela a qual os alunos terão de preenchê-la a partir da análise de 30 repentes, pelo menos.

À título de sugestão:

Repentes disponíveis no arquivo “Poetas do Repente (1ª parte)”, por meio de ferramenta disponível e utilizada anteriormente nessa aula, e/ou disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=53742 Acesso em 30 de mar.2012

 

Trilha sonora - Poetas do Repente

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3649

 

Repente sobre o tema repente, elaborado por Moacir Laurentino e Sebastião da Silva

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=7118&cat=Cordel&vinda=S   Acesso em 30 de mar.2012

 

VIVO CANTANDOREPENTE 
Moacir Laurentino (ML) e Sebastião da Silva (SS) 

ML 
Eu gosto tanto do xote 
e da POESIA DIVINA, 
quando eu começo a cantar 
sinto que a voz se afina, 
penso que nunca adoeço 
e que a vida nunca termina. 

SS 
Cantar é minha doutrina, 
foi a opção que fiz, 
pra defender a cultura, 
e para cantar meu País, 
cantar pra viver alegre, 
sonhar pra viver feliz. 

ML 
Alcancei o que mais quis 
e arranjei conhecimento, 
afinando as 7 cordas 
tocando o meu instrumento, 
eu sinto a marca divina 
ligada em meu pensamento. 

SS 
Já passei por sofrimento, 
por tristeza e ameaça, 
pelas queixas e as dores 
e herança da nossa raça; 
porém cantando repente, 
todo sofrimento passa. 

ML 
Comecei cantar pra raça, 
numa fase adolescente, 
vai fazer 40 anos, 
que eu vivo só do repente, 
ainda quero cantar mais 
uns 10 ou 15 pra frente. 

SS 
Venho desde inocente 
nesse grande labirinto, 
passei por muitas torturas, 
passei momentos faminto, 
porém cantando no pinho, 
esqueço as dores que sinto. 

ML 
Vivo do jeito de Pinto, 
de improviso e boemia, 
criei até 4 filhos 
à custa de POESIA, 
terminei de criar todos 
e hoje DEUS é quem me cria. 

SS 
Sigo nesta rodovia, 
de subida e de descida, 
trilhando neste caminho, 
de viagem indefinida 
e fazendo dos meus repentes 
o pão gostoso da vida. 

ML 
Minha alma adormecida 
desperta o sol, extrapola, 
o grito salta do goela, 
ouvindo o som da viola 
e pra filho de gente pobre 
nunca vi melhor escola. 

SS 
Vivo do som da viola, 
do repente à cantoria, 
eu acho que DEUS me deu 
a arte que eu merecia, 
fez muito bem me dar isto, 
que outra coisa eu não queria. 
 

ML 
Pedi a Virgem Maria, 
que me desse solidez, 
busquei no dicionário 
a certeza, o português, 
é DEUS passando pra mim 
e eu passando pra vocês. 

SS 
O divino Rei dos Reis 
me fez poeta disposto, 
para cantar minha queixa, 
minha dor e meu desgosto, 
e é só cantando repente 
que a vida tem melhor gosto. 

ML 
A arte eu faço com gosto, 
porque da ARTE preciso, 
utilizo a engrenagem 
da mecânica do juízo, 
e minha boca é ambulante 
distribuindo improviso. 

SS 
Vivo do meu improviso, 
vou viver até o fim, 
foi assim que eu nasci, 
quero sempre ser assim, 
acordando o repentista 
que dorme dentro de mim. 

ML 
Eu não sei quando é meu fim, 
só tem JESUS que indica, 
enquanto eu souber cantar, 
minha idéia multiplica 
quando eu partir qualquer hora, 
minha POESIA fica. 

SS 
Quero minha idéia rica, 
como tive no troféu, 
como esse solo que piso, 
com a roupa e o chapéu, 
e dos versos faço uma escada, 
pra ir direto pra o céu. 

ML 
Já ganhei mais de um troféu, 
do jeito de Zé Sobrinho, 
de Pinto e de Lourival, 
Otacílio e Canhotinho, 
que eu quero é viver cantando 
do jeito de passarinho. 

SS 
Eu venho desde novinho, 
nessa minha profissão, 
depois que eu envelhecer, 
que eu me tornar ancião, 
ao invés de uma bengala, 
quero a viola na mão. 

SS 
Quando a vida tiver ruim, 
cheia de trôpego, desgraça, 
me arranje uma viola, 
meio litro de cachaça, 
e uma banda de limão, 
que eu bebo e a raiva passa. 

ML 
Para mim não tem seqüela, 
queixa, nem dor de saudade, 
vou aqui rompendo o mundo, 
do jeito da tempestade, 
nem me curvo nem ao peso 
da carga da minha idade. 

 

ML 
Viver cantando o sertão, 
e belezas que ele tem, 
o canto da sabiá 
e algum ninho do vem-vem, 
viver com simplicidade, 
sem ter raiva de ninguém. 

SS 
Até hoje eu vivo bem, 
pelo dom que eu ganhei, 
pelas cantigas que fiz, 
os caminhos que trilhei, 
os versos improvisados, 
e amigos que arranjei. 

ML 
Os troféus que eu ganhei, 
por que tenho preferência, 
as expressões que já disse, 
à luz da inteligência, 
posso partir qualquer hora 
e deixo em minha residência. 

SS 
Agradeço à Providência, 
por cada troféu e taça, 
por ser artista do povo, 
por ser boêmio na praça, 
obrigado DEUS e povo, 
que me ouve e me abraça. 

ML 
Sou da cana, sou da taça, 
sou do boteco e do bar, 
sou da igreja e da praia, 
do salão do lupanar, 
que eu sou de qualquer recanto, 
que a platéia desejar. 

SS 
Eu vou pra qualquer lugar, 
cantar para fazer show, 
distribuir alegria, 
sem ter alegria, eu dou, 
sou como o nome de DEUS, 
em todo canto eu estou. 

ML 
Meu repente adocicou, 
como garapa de engenho, 
o meu verso leva doce, 
no mais alto desempenho, 
nunca dei o que comprei, 
PORÉM DOU DO DOM QUE EU TENHO. 

SS 
Cinquenta e nove já tenho, 
de anos ou de idade, 
44 de arte, 
com muita simplicidade, 
a vida cheia de paz, 
e a alma, de liberdade. 

ML 
Viver com intensidade, 
nessa minha trajetória, 
não ter a alma pesada, 
sacrifício e palmatória, 
e quando eu canto deixo um livro, 
para contar minha história. 

SS 
Sigo a minha trajetória, 
trilhando equilibrado, 
carrego há 44 
anos, um fardo pesado, 
mas nem reclamo do peso, 
e nem digo que estou cansado. 

 

SS 
Na ARTE sou orgulhoso, 
graça ao Pai Jeová, 
carregando a profissão, 
cantando igual sabiá, 
infeliz quem não agüenta 
a marca que DEUS lhe dá. 

SS 
Já trabalhei no sertão, 
fiz o maior rebuliço, 
já cultivei, já colhi, 
já tirei mel de cortiço, 
e por ser um sertanejo, 
gosto sim de fazer isso. 

ML 
No campo, não fiz chouriço, 
que essa luta eu não entendo, 
no trabalho eu já rendi, 
no repente ainda rendo, 
pois DEUS me deu esse dom, 
e eu vivo lhe agradecendo. 

SS 
Por isso eu estou querendo, 
saudar a quem está presente, 
e agradecer ao povo, 
que veio ao nosso ambiente, 
assistir à cantoria, 
e bater palmas para a gente. 

ML 
Essa platéia decente, 
conhece a minha odisséia, 
o som da minha viola, 
que eu conheço essa platéia, 
o rapaz calibra o som 
e eu calibro a minha idéia. 

SS 
Muito obrigado à platéia, 
que veio pra cantoria, 
e agradeço muito mais 
a cada um que aprecia, 
porque se não fosse povo, 
nada o poeta seria. 

SS 
ZÉ DANTAS é nosso irmão, 
grande nome cultural, 
uma criatura boa, 
que está neste local, 
e ainda carrega o cheiro 
da MARINGÁ DE POMBAL. 

ML 
Outro amigo especial, 
que se sentado não sai, 
é o nosso João FEITOSA, 
que é talentoso e não cai, 
aprecia a poesia, 
do mesmo jeito do pai. 

ML 
Outro grande amigo meu, 
que eu visito todo ano, 
esse já morou no Rio, 
é o nosso CIPRIANO, 
eu moro em cima da serra, 
e ele perto do oceano. 

ML 
TIAGO aqui está presente 
hoje aqui na nossa sede, 
é primo de FENELON, 
e é da seca SÃO MAMEDE, 
onde o povo pede chuva, 
e DEUS não atende a quem pede. 
 

 

 

 

Repentes disponíveis no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=V5OoOfQ6Yjg

http://www.youtube.com/watch?v=QLEdk-wWU-Q&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=0XIRPL9aR5A&feature=related

 

 

Após visualização dos repentes, os alunos preencherão o quadro:

 

Rimas

Métrica

Tema

Quantidade repentistas

Instrumento utilizado

Posição dos repentistas no espaço

Tempo de duração do repente

Linguagem utilizada

Improvisação

 

 

7) Conclusão e relatório final

 

Após o preenchimento do quadro com as características dos repentes, os alunos, trabalhando com o mesmo grupo desde o início da pesquisa (em grupos de até 4 pessoas), terão de produzir um texto final sobre o estudo dos repentes a fim de responder: “O que está em jogo no repente?”. Para tanto, terão de retomar tanto os objetivos quanto as hipóteses levantadas no início da pesquisa de modo a confirmá-las ou refutá-las, evidenciando as análises empreendidas pelo grupo na resposta à pergunta de pesquisa. O texto preferencialmente deverá obedecer ao gênero relatório de pesquisa, mas pode sofrer alterações, conforme desejo docente.

As produções deverão passar por processos de reescrita até adequarem-se ao padrão exigido pelo gênero e  pelo professor. Seguidamente, devem ser encaminhadas para publicação que pode ser: ou no site da escola, ou em blogues da turma, ou impressos em painéis nas dependências da escola.

Importante: professor, não deixe de alertar os alunos quanto à necessidade de pontuar as referências bibliográficas que a pesquisa utilizou. Aconselhe-os a anotar todas as referências à medida que elas vão sendo usadas. Essas referências deverão compor o relatório final da pesquisa.

 

TORNEIO DE REPENTES

7

http://blog.jovempan.uol.com.br/blogando/files/2011/06/instant-search-google-brasil-repentistas.jpg

Seguidamente, os alunos poderão fechar o projeto organizando um torneio de repentes. Para isso, poderão estabelecer como critério de participação no torneio a leitura do relatório de pesquisa que fizeram  sobre o gênero repente. Assim, os participantes terão uma noção do que é o gênero, podendo preparar melhor sua participação. Como é sabido, a inscrição pode ser individual ou em duplas, quem sabe trios em forma de desafio. Caso os alunos não consigam tocar os instrumentos (se é que vão optar por eles), pode-se convidar algum violeiro para que improvise junto com os alunos a melodia do repente. Vence aquele que for aclamado pela plateia.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Poetas do repente Vídeo
Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos:

Dicionário de rimas online: http://www.sonetos.com.br/rimador.php Acesso em 18 de mar.2012.

Poetas do repente episódio com a boca no mundo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3645&option=com_zoo&view=item Acesso em 18 de mar.2012.

Poetas do repente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715 Acesso em 18 de mar.2012.

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Sugestões de links para professores:

Clipe de Chico Buarque com influências do repente – proporciona trabalho intertextual: http://www.youtube.com/watch?v=eEXwfAzRR1I&feature=youtu.be  Acesso em 18 de mar.2012.

Vídeos da TV Escola – Dicas Pedagógicas

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/poetas_do_repente_com_a_boca_no_mundo.pdf Acesso em 18 de mar.2012.

Poetas do repente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715 Acesso em 18 de mar.2012.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula:  Métrica, ritmo e rima do repente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20032 Acesso em 18 de mar.2012.

Aula: Repentistas nordestinos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27877 Acesso em 18 de mar.2012.

Aula: O rap e o repente:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13164 Acesso em 18 de mar.2012.

Avaliação

A proposta de pesquisa deve ser avaliada em atitude processual de modo que se estabeleça a cada etapa critérios a serem atingidos. Caso os sejam, os alunos terão êxito na avaliação. Caso não, é preciso que refaçam a etapa procurando sanar as dificuldades encontradas. A avaliação em um projeto de pesquisa se pauta por um diagnóstico do professor acerca da atitude empreendedora dos alunos ao lançarem-se em busca da resposta à pergunta-chave do estudo.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • socorro fernandes, Tribunal de Justiça , Paraíba - disse:
    socorro_fernandes@hotmasil.com

    25/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom ver meu avô o poeta canhotinho ( que era abalfabeto) mencionado nesse trabalho. Ele é um exemplo de superação e talento. Obrigada.


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