06/04/2012
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Compreender que todos os brasileiros têm direito à educação;
Identificar quem garante/deve garantir o direito à Educação e qual o papel da família na consolidação desse direito;
Refletir sobre a relação entre educação e cidadania.
A origem e o propósito da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
1. A PROPOSTA DE PESQUISA
Apresente aos alunos o vídeo sobre o artigo 26 da Declaração dos Direitos Humanos produzido pela Human Rights, e, logo em seguida, exiba a reportagem feita pelo Jornal da Cultura sobre a Defensoria pública de São Paulo, que tenta na justiça garantir direito básico à educação de várias crianças da cidade. Após exibição dos vídeos, disponibilize aos alunos o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, impresso, para que eles façam a leitura.
VÍDEOS:
A)
Disponível em: http://www.goodnesstv.org/en/videos/voir/46213/1/
Acesso em 20.03.12
B)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LM6vKlA7f24
Acesso em 20.03.12
ARTIGO 26 - DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
“Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito. A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz. Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o gênero de educação a dar aos filhos.”
Disponível em: http://dre.pt/comum/html/legis/dudh.html Acesso em 20.03.12
a) Por que a educação é um direito humano?
b) Em sua opinião, qual a importância da escola para o indivíduo e para a sociedade?
c) Você conhece ou já teve notícia de alguma criança que não tem o direito à educação garantido?
2. A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA:
Todos os brasileiros se beneficiam do direito à educação?
Quem garante/deve garantir o direito à Educação?
Qual o papel da família na consolidação desse direito?
Qual a relação entre educação e cidadania?
Levantando essas questões pretende-se que o aluno compreenda que a educação é um direito que deve ser garantido pelo Estado e pela família. No entanto, como viram na reportagem acima, esse direito não é respeitado integralmente na sociedade brasileira. Além disso, o aluno poderá compreender que existe uma função social no ato de educar e que uma das suas finalidades é promover uma convivência democrática e não violenta entre todos os cidadãos.
3. OS PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA
Orientação para a metodologia da pesquisa:
a) Os grupos deverão buscar as informações dentro da Lei (Estatutos, Constituição, entre outros), em materiais jornalísticos e em artigos acadêmicos sobre a temática. As fontes pesquisadas poderão ser impressas ou da internet.
b) Os grupos, além de informações, deverão também acrescentar imagens e informar a bibliografia das fontes.
c) Os grupos deverão fazer painéis com as informações pesquisadas para socializá-las com todos da turma.
4. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:
5. OS RESULTADOS DA PESQUISA:
Com as informações coletadas, discutidas e analisadas os alunos deverão:
I. Promover uma campanha para valorizar a sua escola. Para isso proponha aos alunos que:
a) Realizem um mutirão para ajudar a limpar, a consertar e a enfeitar a sua escola.
b) Os alunos também poderão confeccionar cartazes para espalhar na escola com a temática: O que podemos fazer para que a nossa escola seja cada vez melhor?
II. Organize uma festividade em comemoração à Educação, convide alunos, pais e comunidade para participar. Para realização do evento, sugira aos alunos que:
a) Façam um jogral com a leitura da carta coletiva que fizeram durante a pesquisa.
b) Montem uma peça apresentando o direito à educação que toda criança e adolescente tem e que deve ser garantida pelo Estado e pela família.
b) Convide um agente do Conselho tutelar para falar sobre o papel da família na promoção do direito à educação e organize um espaço para que a comunidade escolar tire suas dúvidas sobre esse tema com o convidado.
Sugestões de links para alunos:
O direito à educação: garantias legais, site Pró Menino : http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/3a22e51d-b52d-4599-8611-102170b41205/Default.aspx Acesso em 20.03.12
“ECA - Capítulo IV. Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.” http://www.youtube.com/watch?v=syELwYAfqK0&feature=related . Acesso em 20.03.12
Sugestões de link para professores:
Cartilha: Direito Humano à Educação http://www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/publicacoes/cartilha-direito-a-educacao.pdf . Acesso em 20.03.12
Link do Portal que podem ser consultado pelo professor no planejamento de sua aula:
Os direitos da criança e do adolescente - UCA : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32333 Acesso em 20.03.12
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em prática os resultados das informações coletadas. A Iniciação Científica visa à formação de sujeitos pesquisadores críticos e reflexivos.
Cinco estrelas 2 classificações
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21/08/2015
Cinco estrelasmuito interessante o conteúdo da aula bem explicado.
24/10/2012
Cinco estrelasessa aula foi muito importante para mim tirar uma nota boa no meu trabalho sobre direitos humanos . gostei muito do jeito que esta explicado