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Blogs: eu digo o que penso!

 

11/05/2012

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o blog como um suporte muito utilizado no mundo digital e avaliar suas finalidades.

·         Identificar os gêneros presentes em um blog.

·         Desenvolver estratégias para a defesa de um ponto de vista.

·         Avaliar a defesa de pontos de vista em textos opinativos postados em blogs.

·         Produzir um texto opinativo para ser postado em um blog.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características do texto dissertativo.
  • Tese e argumentos que a sustentem num texto dissertativo.
  • Coerência e coesão textuais.
Estratégias e recursos da aula

O que será necessário?

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data show, ou vídeo e TV

·         Caixas de som

 

Aula 1:

 

Professor, para começarmos a explorar esse gênero hipertextual tão presente na vida dos usuários de internet, peça que seus alunos acessem o link a seguir, escolham alguns blogs que lhes interessem, escritos por professores do Portal do Professor, e naveguem neles por alguns minutos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=214.

Blog

Imagem retirada do endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=214

 

 

 

(...) o termo hipergênero surgiu para atender a modelos de texto que surgiram com o advento da tecnologia. Assim, ao conceituarmos o blog como um hipergênero, o entendemos como um gênero virtual ou digital que, que tem como suporte o computador/internet e se configura como um gênero híbrido, formado pela junção de outros gêneros .

 

(MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. O blog como um hipergênero constelar. Revista Linguagem – 15° Edição. Disponível em: www.letras.ufscar.br/linguasagem. Acesso em: 02/04/2012. Adaptado).

 

 

Após um primeiro contato com os blogs, os alunos deverão registrar suas observações referentes a esse gênero. Você pode lhes oferecer um roteiro como o que se segue.

 

  1. Qual o nome dos blogs em que você navegou?
  2. O que você percebeu de comum entre eles?
  3. Em todos os blogs navegados havia identificação do autor?
  4. Os autores eram pessoas famosas? Trace um perfil dos autores dos blogs que você visitou.
  5. Separe os autores dos blogs que você visitou em categorias: atores/atrizes; escritores/escritoras, cientistas; anônimos/anônimas...
  6. Que perfil apareceu com maior frequência?
  7. O que os autores geralmente postam em seus blogs?
  8. Entre em alguns comentários feitos por visitantes. O que eles geralmente dizem?
  9. Com base em suas percepções, você poderia criar uma hipótese sobre a finalidade para a qual os blogs foram criados? Qual seria?

 

Professor, comente com os alunos as respostas dadas. Seria interessante utilizar um projetor para reproduzir um dos sites na tela e exemplificar aquilo que for comentado. Lembre-se de ressaltar que qualquer pessoa pode ter um blog. Diferentemente dos sites, a maior parte deles é gratuita e oferece um espaço para que os internautas publiquem diversas coisas de seus interesses, como textos próprios e alheios, vídeos, imagens, charges tirinhas, músicas, reportagens, notícias, dentre outros.

 

Sugira, também, a professores de outras disciplinas que utilizem blogs para abordar conhecimentos relativos aos conteúdos que estão sendo trabalhados. Essa integração permitirá ao aluno perceber que os blogs podem abordar diversos temas e que esse hipergênero não está restrito às aulas de Português.

 

Agora, para que os alunos verifiquem suas hipóteses e levantem outros conhecimentos sobre os blogs, eles deverão acessar os seguintes endereços eletrônicos:

 

 

Os alunos também podem assistir aos seguintes vídeos sobre blogs.

 

 

Lembre-se de solicitar aos alunos que registrem as consultas feitas, anotando a referência e selecionando as partes mais importantes dos textos lidos ou as observações feitas.

 

Com base nas informações coletadas, os alunos deverão, em grupos, escrever alguns cartazes para serem afixados na escola, incentivando a criação e a visitação de blogs. Esses cartazes devem ser bastante atraentes e conter a definição de blog, suas funções, suas finalidades, e seus modos de uso.

 

Professor, caso seus alunos ainda saibam como fazer cartazes, peça que  acessem o site a seguir, do Mundo Educação, e conheçam um pouco mais sobre esse gênero: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/um-genero-textual-informativocartaz.htm.

 

Aula 2:

Professor, segundo os sites de pesquisa indicados, o blog é um hipergênero derivado de outros gêneros, como o diário e o diário de bordo. Para isso, nesta aula, iremos abordar um pouco o gênero diário, para contrapô-lo ao blog.

 

Para falar sobe o diário, combine com seus alunos de trazer, quem tiver, seus diários para a aula. Em seguida, levante os conhecimentos prévios dos alunos, perguntando-lhes:

 

  1. O que é um diário?
  2. Para que serve?
  3. Os diários são muito usados na atualidade?
  4. Que tipos de diários são utilizados ultimamente? Quem, normalmente, escreve diários?
  5. Você deixaria os seus colegas lerem seu diário?
  6. Por que você acha que o diário é tão importante para algumas pessoas?
  7. Que características você atribui ao diário?
  8. Você conhece filmes ou livros que sejam em formato de diário?

 

Professor, ressalte o fato de o diário ser uma interlocução entre seu autor e um destinatário imaginário, visto o próprio diário ser personalizado na forma desse interlocutor. Atente também para a finalidade do diário, advinda da necessidade das pessoas de expressar, mesmo que em segredo, seus sonhos, desejos, pensamentos...

 

O texto a seguir foi retirado do endereço eletrônico: http://www.escolakids.com/conhecendo-mais-um-genero-textual-o-diario.htm. Você pode fazer uma cópia e distribuir para os alunos, ou pedir que eles acessem esse site.

 

Faça com eles a leitura do texto.

 

O diário

Nosso objetivo é apontar as características de um texto bastante comum em nosso cotidiano – o diário. Ele também é útil para um determinado tipo de comunicação, não é verdade? 

É bem possível que já tenha ouvido a expressão “segredo guardado a sete chaves”, sim? E acredite: existem diários que já vêm acompanhados de chaves.

Será que a função do diário é somente armazenar aquilo que não temos vontade de revelar a ninguém? Pois bem, ele serve, além disso, para registrarmos os fatos ocorridos no dia a dia, expressarmos nossas ideias, emoções, desejos e até fazermos aquele desabafo que tanto nos incomoda.


http://2.bp.blogspot.com/-AH_exh1GSSQ/TrCs0XgSLVI/AAAAAAAAAIM/bYKV22zZ7JM/s760/querido-diario%255B1%255D.jpg
 

Sabia que esse gênero textual também permite que os fatos nele contidos sejam fictícios? Sim, semelhantemente ao texto narrativo, que nem sempre retrata uma história verdadeira, ele pode constituir-se de algo inventado, como, por exemplo, o Diário de Bridget Jones, do qual se originou até um filme.


No que se refere à estrutura, podemos dizer que não segue uma estrutura específica, quando comparado a tantos outros. Mas normalmente apresenta algumas estruturas, as quais já fazem parte do nosso conhecimento, representadas por:

 

- Vocativo – Como não está escrevendo para uma pessoa específica, mas sim para você mesmo (a), pode começar assim: “Meu querido diário”...

 

- A data – essa parte é essencial, pois daqui a uns vinte anos, poderá rever o que registrou numa determinada ocasião.


- Desenvolvimento – trata-se da parte na qual registrará as informações que desejar, não se esquecendo dos detalhes mais importantes, certo?

 

- Por fim, a assinatura, evidenciando o autor (a) do texto.


Agora, você já sabe, quando quiser registrar fatos marcantes que aconteceram na sua vida, ou até mesmo fazer algumas anotações importantes para posteriormente revê-las, recorra a esse gênero que acabamos de conhecer!

 

  • Professor, proponha, para complementar as aulas, a leitura dos livros " Diário de um banana" e/ou " Querido diário otário". A leitura destas obras permitirá que os alunos vivenciem a leitura do gênero diário e reconheçam sua importância na vida de quem os escreve.

 

Diário de um banana:

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRB64hHVqMyFBYJlqM5fQ32lU64viZ_77TioTAfi5SAQUOKqxsP

 

No site de resenha de livros “Sobre Livros”, http://www.sobrelivros.com.br/resenha-diario-de-um-banana-jeff-kinney/, os alunos poderão ler a resenha do livro.

 

Querido diário otário:

http://2.bp.blogspot.com/_9DuzLZ1sNKA/TBbBQXCAl0I/AAAAAAAAAFQ/TTe-NP1qb-g/s1600/cover-145250-600%5B1%5D.jpg

 

No site da rede social para leitores “Skoob”, http://www.skoob.com.br/livro/1313, os alunos poderão ler uma resenha do livro.

 

 

Agora que os alunos já sabem um pouco mais sobre o gênero, proponha que eles escrevam um novo fato em seus diários. Os alunos que não tiverem um, podem escrever seus relatos em um papel de carta e deixá-lo bem guardado ou acessar o site http://www.meuqueridodiario.com.br/ e criar seu diário virtual. Os alunos deverão seguir as orientações do texto, usando vocativo, colocando a data, desenvolvendo a narrativa e assinando no final. Diga aos estudantes que é uma grande oportunidade de expressarem seus pensamentos mais íntimos e refletirem sobre eles, sem que ninguém saiba!

 

Aula 3

 

Professor, nesta etapa, propomos a criação de um blog. O objetivo do blog será facilitar a comunicação entre os alunos, os professores e a escola, além de criar um espaço para postagem de assuntos que possam ser do interesse de seus usuários.

O primeiro passo é a eleição do nome do blog. Em grupos de 5, os alunos deverão criar sugestões de nomes e, em seguida, eleger o melhor dentre eles.

Já vimos também que todo blog possui a descrição de seus autores. Nesse caso, a autoria é conjunta, certo? Assim, utilizando o quadro, proponha para os alunos a criação de uma descrição da turma. Eleja um aluno para ser o redator. Enquanto os alunos falam, registre no quadro suas ideias para compor a apresentação dos autores. O texto deve ser curto, mas representar, de maneira eficiente, quem é a turma, além de aproveitar para das boas-vindas aos visitantes. O redator, depois de pronto o texto, deve escrevê-lo em uma folha e ficar responsável por postá-lo no blog. O texto deverá parecer com o que segue:

 

“Somos a turma 10 da Escola Estadual Maria Flor: interessados em leitura e ligados em tudo o que acontece na rede. Fique a vontade em nosso blog e aproveite a seleção postagens que preparamos para nossos visitantes.”

 

O professor pode utilizar um projetor para criar o blog juntamente com a turma. Depois de criado, todos os alunos poderão postar, diariamente, diversos textos, vídeos, charges e muito mais gêneros textuais no blog.

Professor, utilize o blog como ferramenta de incentivo à escrita e à leitura. Colabore postando textos e atividades e incentive seus alunos a postarem textos de autoria própria. Você pode, por exemplo, escolher textos produzidos em sala pelos alunos e pedir que eles coloquem no blog, pode fazer concursos e poesia e publicar o vencedor, pode pedir que os alunos façam indicação de livros...

 

O blog pode seu um excelente aliado para se construir com os alunos o prazer pela leitura e pela escrita!

 

 

Aula 4

 

 

Esta aula é uma sugestão de atividade que poderá resultar em uma postagem no blog da turma. Proponha para os alunos o seguinte tema:

 

Produto pirata: comprar ou não comprar?

 

http://www.substantivoplural.com.br/wp-content/uploads/2012/03/pirata1.jpg

 

Professor, escreva a pergunta no quadro e solicite que os alunos, em grupos de 5 componentes, a discutam. Cada grupo deve eleger um relator, que irá, em seguida, expor para a turma as opiniões de seu grupo.

Depois de levantar as opiniões e conhecimentos prévios dos alunos, solicite que os alunos pesquisem o tema na internet. A seguir, sugerimos uma lista de artigos e reportagens que discutem o tema:

 

 

Peça que os alunos selecionem argumentos contra a pirataria e registrem em seus cadernos. Depois, trabalhe com os alunos os elementos de um texto opinativo/argumentativo. Para isso, utiliza as seguintes aulas disponíveis no Portal:

 

 

Depois de trabalhados os elementos do texto opinativo, peça que os alunos produzam seu próprio texto contra a pirataria. Os textos produzidos poderão, depois de revisados pelo professor, ser postados no blog da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Considere a participação nas discussões, a interação com a equipe, a qualidade das pesquisas e dos registros. Avalie também o texto produzido para o diário e as respostas dadas nos roteiros de pesquisa.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Maria Elizete, Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG , Ceará - disse:
    bioelizete@hotmail.com

    16/05/2012

    Quatro estrelas

    Considero esse conjunto de aulas sobre blog muito bom porque pode ser inclusive, utilizado por outros professores. Destaco a aula 2 como sugestão. É possível levar o aluno a refletir sobre os diversos aspectos do uso de um dos recursos da tecnologia associada a educação a partir de uma ação do cotidiano pelo menos de algumas pessoas, e influ-enciar inclusive nas suas posturas.


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