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O Mito hoje: o bem e o mal

 

22/05/2012

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a existência de explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano.
  • Perceber as relações das explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego.
Duração das atividades
Aproximadamente 4 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os mitos e a sua origem. Distinção entre mito e Filosofia. O contexto da Guerra Fria.

Estratégias e recursos da aula

Contextualizando

 

Introdução

O fato de que todas as culturas antigas desenvolveram mitologias para explicar o mundo, demonstram um aspecto indispensável para pensar a permanência dos mitos no mundo atual, a saber: seu caráter religioso. É indiscutível que a religião foi o primeiro recurso humano para aplicar sentido a tudo que existe. Porém, as diversas mitologias registradas nas culturas de povos igualmente diversos não se equivalem quanto à visão de mundo. Jean Pierri Vernant atenta em seus escritos, para os laços inextrincáveis entre mentalidade religiosa e racionalidade política, tanto na Grécia Antiga como nos Estados modernos. Por razões históricas, chegamos ao século XXI mediatizados por práticas políticas e religiosas ainda pautadas pela ambiguidade hegemônica que marca a concepção maniqueísta do mundo, isto é, a notória adequação da cultura dominante à percepção do mundo como o conflito entre as “forças do bem” e as “forças do mal”. É possível percebermos essa concepção nos discursos ou não ações no cotidiano?

 

Desnaturalizando

Passar os vídeos abaixo e orientar (roteiros de discussão) sobre os elementos que deverão ser observados.

 

Sugerimos algumas opções  para uso do vídeo com a turma

- Baixar os vídeos do YouTube ou de outra fonte, gravar em CD/DVD e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader, que pode ser instalado no computador  para baixar os vídeos na internet e salvar diretamente em diversos formatos. Mais informações no site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube. Acesso em: mai 2012.

- Pode-se levar os estudantes ao laboratório de informática ou conectar um computador com internet na TV ou num aparelho multimídia para assistir direto do site.

- Outra opção é gravar o vídeo num pendrive e utiliza-lo numa TV com entrada USB.

 

Vídeo 1: 300

FONTE: Youtube. 300 Discurso Final (dublado). Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3UaHjkHOC88&feature=related Acesso em: mar 2012

 

 

 

Roteiro de Discussão:

- Qual é a dualidade apresentada nesse trecho?

- É possível identificar qual força “representa” o bem e qual “representa” o mal?

- Quais elementos permitem identificar a força que “representa” o bem e a que “representa” o mal?

Sinopse: “300” é um filme baseado na história em quadrinhos homônima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. O filme procura passar a importância dada para a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa. O trecho selecionado apresenta o discurso final onde a importância dos 300 espartanos que lutaram contra o exércitos Persa é ressaltada como elemento determinante na luta dos gregos (ocidente) contra o persas (oriente).

Ficha técnica: 300. 2007 (EUA). 117 min. COR. Direção: Zack Snyder. Disponível em: http://filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=734 Acesso em: mar 2012.

Duração do trecho: 3’25”

 

 

 

Vídeo 2: Justiça jovem

FONTE: YouTube. Justiça Jovem (Bem e Mal). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GYGl7G2SKX0. Acesso em: mar 2012

 

Roteiro de discussão:

- Qual é a dualidade posta nesse trecho?

- Como a trilha sonora e as imagens expressam a ideia de dualidade?

Sinopse: Justiça Jovem é uma série animada de televisão americana adaptada de todo o Universo DC com foco nos super-heróis jovens. A série segue as vidas de heróis e ajudantes

adolescentes que são membros de uma equipe de operação secreta fictícia chamada Justiça Jovem. A equipe é essencialmente uma versão jovem da famosa equipe adulta Liga da Justiça.

Duração: 1’04”

Ficha técnica: Young Justice. EUA. 2009. Produção: Greg Weisman e Brandon Vietti. Disponível em: http://www.s2publicom.com.br/imprensa/ReleaseTextoS2Publicom.aspx?press_release_id=26400#.T39MsLJWH6o. Acesso em mar 2012. ( Para acessar a ficha técnica indicada, clique no menu do seu navegador em Edit, localizar, escreva: Justiça Jovem e clique em enter ou próxima.)

 

 

Vídeo 3: Cisne Negro

FONTE: You Tube. Cisne Negro trailer legendado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t-weIgpXS6g Acesso em: mar 2012

Roteiro de Discussão:

- Qual é a dualidade apresentada nesse trailler?

- Que elementos (imagens, diálogos, cenário) nos permitem verificar a existência de duas forças antagônicas?

- Podemos perceber pelo trecho a possibilidade da convivência pacífica entre forças antagônicas?

Sinopse: Nina Sayers é bailarina de uma companhia de balé. Sua vida é inteiramente consumida pela dança. O diretor artístico da companhia, decide substituir a bailarina principal na apresentação de abertura da temporada, “O Lago dos Cisnes”, e Nina é sua primeira escolha. O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina que é a própria personificação do Cisne Branco, terá que encontrar em seu interior o Cisne Negro, ainda que essa busca a consuma.

Ficha técnica: Black Swan, Drama e Fantasia, EUA, 2010(EUA), 107min, COR, Direção: Darren Aronofsky. Disponível em: http://filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=849. Acesso em mar 2012

Duração: 2’09”

 

Atividade 1 – Debate

 

Depois de passar os vídeos propor um debate sobre a presença de elementos antagônicos internos nos três objetos de aprendizagem.

 

Essa atividade é movida pelo debate oriundo do interesse e da percepção dos alunos; no entanto o professor movimentará a discussão com as perguntas dos roteiros de discussão no intuito de estimular o questionamento e a participação, direcionando as intervenções. 

 

Sugerimos que o professor divida a lousa ou quadro negro em 4 partes para sistematizar as anotações, como no exemplo a seguir. Solicitar que os alunos anotem em seus cadernos, pois, essas anotações serão utilizadas na produção final.

Vídeo 1: 300

Vídeo 2: Justiça jovem

Vídeo 3: Cisne Negro

SEMELHANÇAS

 

 

 

 

Aprofundando nosso conhecimento

 

Conhecendo os mitos

Apresentação do vídeo Mitologias, que traz uma explicação sobre a formação da mitologia como resultado do conjunto de três principais deuses: os deuses do Olimpo, os primordiais e os titãs.

 

 

Duração: 9' 45”

FONTE: PORTAL DO PROFESSOR. Autor: Gilson Xavier Azevedo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28348. Acesso em: mar 2012

 

Depois do vídeo propor as seguintes questões:

  • Que personagens mitológicos citados no vídeo já foram protagonistas de filmes cinematográficos?
  • Compartilhe com a turma o enredo de um filme que você tenha assistido, protagonizado por um personagem da mitologia grega.

 

A partir dessas discussões vamos iniciar a atividade dois.

 

Atividade 2 - Produção

Os alunos deverão escrever o story line de um roteiro para audiovisual envolvendo um personagem da mitologia grega. 

  • Organizar a turma em grupos de 3 ou 4 membros.
  • Explicar o que é um story line.
  • Solicitar que os grupos produzam seus story line.
  • Promover a apresentação das produções e informar que esse material irá compor a atividade final.

Sobre o story line

Story line é a forma de contar o conflito motivado pela ideia de maneira objetiva e sucinta. Nele deve ser apresentado o conflito, seu desenvolvimento e sua solução.

O story line deve: ser claro, direto e curto; ter economia de adjetivos e uso dos verbos (no presente); ter a apresentação, desenvolvimento e solução do conflito principal.

Mais informações sobre roteiro:

Roteiro de Cinema. Disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/manuais/screenwriter.sites.uol.com.br/apostila.doc.htm . Acesso em: mai 2012

Usina do Roteirista. Disponível em: http://screenwriter.sites.uol.com.br/formate.htm

 

Após a produção do story line pelos grupos, convide o professor de Língua Portuguesa para a produção de um roteiro e o professor de Artes para a produção de um material audiovisual, para ser compartilhado com os demais alunos da escola.

 

Atividade 3 - Analisando os mitos

Leitura e análise dos mitos Medeia e Prometeu.

 

A questão norteadora dessa atividade é:  Identificar os elementos presentes nos mitos que remetem a uma visão dualista de mundo.

 

Roteiro de  análise

- As presenças do amor e do ódio no mito de Medeia podem ser identificadas como antagônicas? Justifiquem suas observações.

- As figuras de Zeus e dos homens no mito de Prometeu podem ser consideradas como antagônicas? Justifiquem suas observações.

 

Passo a passo:

  • Organizar os alunos em grupos de 3 ou 4 membros (de acordo com a dinâmica da turma).
  • Apresentar o tema e o texto (contextualizar a leitura).
  • Distribuir aos alunos fotocópias dos mitos para que façam leitura e análise.
  • Orientar a leitura sempre que solicitado - prestar esclarecimentos.
  • Solicitar que anotem as observações no caderno.
  • Pedir que escolham um orador por grupo.
  • Orientar o orador sobre a apresentação para a turma das observações do grupo.

Anotar os comentários dos alunos na lousa ou quadro negro a fim de organizar as ideias (comentários) referentes aos mitos. 

 

1 - Mito de Medeia.

Medeia, segundo a miologia grega, foi uma mulher que movida pelo amor ajudou o valente e volúvel Jasão, líder dos argonautas, a obter o velocino de ouro, e movida pelo ódio mata seus dois filhos por vingança.

Texto completo em: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Mitologia Grega: A lenda de Medéia. Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGMedeia.html Acesso em: mar 2012

2 – Mito de Prometeu

Esse mito apresenta de um lado o homem, que age no mundo, caracterizado como previdente/sutil e ao mesmo tempo irreflexivo/estúpido. E do outro, os deuses, que punem ou recompensam.

Texto completo: INFOESCOLA. Prometeu. Disponível em:  http://www.infoescola.com/mitologia-grega/prometeu/ Acesso em: mar 2012

 

 

Dar sequência a aula explicando que o mito pode ser compreendido como uma narrativa que é determinada pela cultura e presa a ela, e que procura explicar, entre outras coisas, as outras culturas a partir de seu entendimento de mundo. Na contemporaneidade, a ideia dicotomizada de mundo que aparecia nos mitos antigos, continua existindo.

 

Analisar a manifestação de um modelo ideológico que pregava a existência de forças antagônicas, através do episódio da Guerra Fria.

 

Atividade 4 – O mito na sociedade contemporânea

Relacionar as informações apreendidas até agora com o contexto da Guerra Fria, para isso sugerimos leitura de imagens e de texto. Com essa atividade os alunos perceberão que a concepção de forças antagônicas esteve presente naquele momento histórico e cada sociedade (EUA e URSS) explicou essas forças da maneira mais adequada para seus interesses.

 

Para essa atividade sugerimos que o professor informe os alunos sobre quais os pontos de análise nas imagens e no texto.

 

Roteiro de análise:

1 - Quais são as duas potências representadas nas imagens?

2 – No contexto da guerra fria a ideia de liberdade está associada aos EUA ou a URSS?

3 – No imaginário popular a ideia de liberdade está associada ao bem ou ao mal?

4 – A partir da leitura do fragmento de texto, qual é a visão ocidental da URSS?

5 – Por que podemos dizer que essa visão é mitológica?

6 - O que há em comum entre as imagens, o discurso e os mitos gregos analisados anteriormente?

 

a) Imagens - utilizar o recurso multimídia disponível na escola para apresentar as imagens à turma, ou ainda, fotocopiar as imagens para distribuí-las aos alunos. 

Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) anotem as observações sobre as imagens nos cadernos.

 

Guerra fria

Fonte da imagem: GEO – CONCEIÇÃO. Acesso em: mar 2012. Disponível em:http://geoconceicao.blogspot.com/2010/04/guerra-fria-causas-e-consequencias.html.

Imagens da Guerra Fria

Fonte da imagem: GEO – CONCEIÇÃO. Acesso em: mar 2012. Disponível em:http://geoconceicao.blogspot.com/2010/04/guerra-fria-causas-e-consequencias.html.

 

 

Guerra Fria

Fonte da imagem: 1PAPACAIO. Acesso em: mar 2012. Disponível em: http://1papacaio.com.br/modules.php?op=modload&name=Cliparts&file=index&do=showpic&gid=363&pid=10397&orderby=titleA.

 

b) Texto: distribuir à turma fotocópias de um fragmento do discurso que o ex-primeiro-ministro britânico proferiu em Fulton, Missouri, em março de 1946.

Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) anotem as observações sobre o fragmento nos cadernos.

 

Uma sombra se abateu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia soviética e sua organização comunista internacional pretendem fazer no futuro imediato, ou quais são os limites - se é que eles existem -para suas tendências expansionistas e proselitistas. [...] De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dela estão todas as capitais dos antigos países da Europa central e do Leste europeu [...] Não importa que conclusões possamos tirar desses fatos - e fatos eles são -, esta certamente não é a Europa livre que lutamos para construir Tampouco é uma situação capaz de proporcionar uma paz duradoura.”

FONTE: CULTURA BRASIL. O mundo dividido em dois. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/guerrafria.htm Acesso em: mar 2012

 

Solicitar que os alunos:

  • Construam pequenos textos explicativos sobre cada uma das imagens relacionando-as com o fragmento do discurso.
  • Socializar as produções com a turma
  • Escolher um redator na turma que anote os pontos chaves das leituras,
  • Construir um texto de toda a turma, que conterá opiniões e leituras variadas sobre as imagens trabalhadas, demonstrando o consenso ou as polêmicas sobre o tema.

 

OBS: Diante da dificuldade que essa atividade pode apresentar o professor poderá trabalhar sobre a Guerra Fria utilizando uma aula publicada no Portal do Professor do MEC, intitulada Guerra Fria: um conflito ideológico, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28705. Acesso em: mar 2012

 

aplicacão realidade

 

Atividade 5 – Mito e Cotidiano

O mito não é algo que está preso à história, ele continua contribuindo no entendimento de mundo e de homem. Ele traduz muito do que é o homem no dia a dia, que procura explicar o seu lugar de forma simplificada recorrendo a elementos que outrora deram conta de explicar a realidade.

Para localizar o aluno nesse debate propor a leitura do texto Filósofos refletem sobre dualidade Ocidente x Oriente com a finalidade de demonstrar ao aluno que atualmente há diversas discussões sobre a questão da dualidade.

 

Sobre a leitura

  • Passar no quadro negro ou distribuir fotocópias do fragmento abaixo.                        

Um grupo de intelectuais e escritores exacerbou recentemente a dualidade entre Oriente islâmico e Ocidente cristão, convocando "uma luta por valores universais" e contra "uma nova ameaça global de caráter totalitário: o islamismo...

  • Contextualizar a leitura a partir do fragmento.
  • Solicitar que a leitura seja feita individualmente.
  • Disponibilizar o texto na íntegra.

FONTE: DW. Filósofos refletem sobre dualidade Ocidente x Oriente. Disponível em: http://www.dw.de/dw/article/0,,1928083,00.html. Acesso em: mar 2012

  • Apresentar os seguintes questionamentos sobre o texto e solicitar que os alunos façam as anotações no caderno:

                       - Quais termos aparecem no texto que refletem a dicotomia ocidente x oriente?

                       - Como explicar a dicotomia ocidente X oriente entendida como uma explicação mitológica sobre o mundo quando aponta-se um lado como o bem e outro como o mal?

  • Orientar os  alunos sobre a produção de um pequeno texto dissertativo, de 10 a 15 linhas, a partir de suas anotações, tentando responder as questões levantadas sobre o texto.
  • O texto deverá ser utilizado na prática social final.

 

 

Prática social Final

 

Após os debates, as leituras e as pesquisas, sugerimos que a turma poste no blog da disciplina as sínteses dos trabalhos realizados. Os leitores do blog terão acesso as distinções dos conceitos apresentados e a recorrência de explicações mitológicas de assuntos no cotidiano de cada um.   

É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No endereço http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf  há um material intitulado Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, que contém algumas sugestões para o trabalho com blogs. Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mitologias Vídeo
Recursos Complementares

Artigo para o professor ler:

SELEPRIN, Maiquel José. O Mito na sociedade atual. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/O_mito_na_sociedade_atual.pdf Acesso em: mar 2012

MACEDO, Helder Alexandre Medeiros. Oriente, ocidente e Ocidentalização: Discutindo Conceitos. Disponível em: http://www.faculdadedoserido.com.br/revista/v1_n0/helder_alexandre_medeiros_d e_macedo.pdf . Acesso em: mar 2012

Aulas relacionadas ao tema proposto:

Introdução à filosofia: os diversos tipos de conhecimento

            Autor: Wilson Correia - Fundação Universidade Federal do Tocantins/PALMAS-TO

            Aborda os seguintes temas:

           1. Responder à questão "o que é conhecer?";

           2. Associar os atos de conhecer e pensar;

           3. Descrever e caracterizar os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ciência, tecnologia, artes);

 

Criando um blog

          Autor: Walleska Bernardino Silva -  Escola de Educação Básica de Uberlândia - MG

         Aborda os seguintes temas:

        1. Criar um blog;

        2. Fazer postagens, mantendo o blog atualizado.

 

Criando um blog

      Autoria: Equipe Produção e Interação em Rede

      Aborda os seguintes temas:

      1.  Desenvolver a produção de texto coletiva e individual;

      2.  Desenvolver estratégias de pesquisa e levantamento de dados e informações;  

      3. Desenvolver o manuseio do mouse;

      4. Produzir e digitar texto para postagem no blog;

     5. Navegar pela internet;

    6. Aprender como criar uma conta de e-mail, criar, administrar e manter um blog em grupo.

      

Avaliação

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:

 

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, perceba se houve:

  1. participação durante as discussões e atividades;

  2. comprometimento com o grupo;

  3. argumentação durante o debate; respeito a opinião dos colegas;

  4. empenho para problematizar os temas.

 

A partir dessas observações é possível verificar se o aluno percebe a importância do tema em discussão e se está conseguindo acompanhar as atividades propostas, caso contrário, faça uma reflexão sobre a sua ação docente.

 

De acordo com a proposta desta aula, avalie se nas atividades realizadas pelos estudantes eles:

  • reconhecem a existência de explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano;

  • analisam a sua relação com o mito.

 

Instrumentos de avaliação:

  • Debate - Atividade 1.

  • Produção de texto – Atividade 2.

  • Leitura e análise – Atividade 3.

  • Produção textual – Atividade 5.

  • Construção do blog – Atividade 6.

 

Referências

VERNANT, Jean Pierre. Entre mito e política. São Paulo, Edusp, 2001, 517 pp.

VERNANT, Jean Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1973.

SELEPRIN, Maiquel José. O Mito na sociedade atual. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/O_mito_na_sociedade_atual.pdf.> Acesso em: mar 2012

MACEDO, Helder Alexandre Medeiros. Oriente, ocidente e Ocidentalização: Discutindo Conceitos. Disponível em: <http://www.faculdadedoserido.com.br/revista/v1_n0/helder_alexandre_medeiros_de_macedo.pdf> Acesso em: mar 2012

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