Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação Patrimonial nas escolas

 

06/07/2012

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Débora Cazelato de Souza; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Busca-se, com esta aula, trazer conhecimento aos professores sobre como trabalhar com a Educação Patrimonial nas Escolas. As disciplinas de História, Geografia e Artes poderão realizar trabalhos concomitantes com esta temática. Os alunos poderão aprender um pouco sobre o que chamamos de patrimônio cultural. Somente quando se sente parte integrante de uma cidade ou comunidade é que o indivíduo irá valorizar e preservar as suas referências culturais.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, o aluno não necessita de nenhum conhecimento prévio específico. A administração deste conteúdo poderá ser feita com alunos das séries iniciais até as séries finais.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Nesta primeira aula, o professor introduzirá alguns conceitos sobre patrimônio. Começará abordando sobre o que vem a ser Educação Patrimonial. O professor explicará aos alunos que a Educação Patrimonial foi introduzida, no Brasil, a partir do primeiro seminário sobre o assunto realizado em 1983, no Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro. (Ver: HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.5.)

Antes de prosseguir o professor mostrará aos alunos dois recortes de jornais acerca do tema. O primeiro é uma matéria sobre a Educação Patrimonial em localidades do Espírito Santo. O segundo recorte é referente à inclusão da Educação Patrimonial nos currículos escolares.

E. Patrimonial

Disponível em: http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?cID=8&nID=13341&tp=1

Notícia E; Patrimonial

Disponível em: http://marista.edu.br/blog/2012/02/17/curiculo-marista-e-tema-de-materia-do-jornal-a-gazeta/

Um dos objetivos da Educação Patrimonial é envolver a comunidade e seus indivíduos no gerenciamento do patrimônio, pois somente quando se sente parte integrante de uma cidade ou comunidade é que o indivíduo irá valorizar e preservar as suas referências culturais. Nesse sentido, a Educação Patrimonial passa a ser um instrumento de prática da cidadania e, concomitantemente, de resgate da identidade e dignidade local dos grupos culturais.

A Educação Patrimonial é de significativa importância para os membros de cidades com um reconhecido valor artístico e cultural, como, por exemplo, Ouro Preto, porque, sem ela, os indivíduos poderiam não observar esse patrimônio como “bens”, mas sim considerá-los como “restos” culturais, restos sem valor que logo tenderiam ao esquecimento. Assim, toda herança legada pelos antepassados (patrimônio) estaria fadada ao desaparecimento. (Ver:ITAQUI, José; VILAGRÁN, Maria Angélica. Introdução. In:Educação Patrimonial: A experiência da Quarta Colônia. Santa Maria: Pallotti, 1998. p.12.)

DICA PARA O PROFESSOR: Observar o Power-Point, intitulado “Cadernos de Educação Patrimonial”, pois ele poderá ser útil para a realização desta primeira aula. Disponível em:

http://www.arquivohistoricojoinville.com.br/nucleos/Educativo/EducaPatrimonial%20.pdf

DICA PARA OS ALUNOS: Os alunos poderão entrar no site do Instituto de Patrimônio Histórico e Nacional -IPHAN (disponível em: http://portal.iphan.gov.br)e ir até o link “Patrimônio Cultural”,onde encontrarão a descrição do que vem a ser patrimônio material e imaterial.

Como tarefa nesta primeira aula, os alunos, depois de conhecer um pouco sobre a dinâmica do IPHAN e os bens classificados por ele, deverão em uma folha escrever o que entenderam por patrimônio cultural e procurar, mesmo que de forma inicial, listar alguns bens existentes na cidade onde moram. Explique aos alunos que eles poderão pedir ajuda aos pais e pessoas idosas para a construção de tal lista. Se houver tempo, os alunos poderão começar esta atividade em sala de aula.

 

AULA 2

Antes de iniciar a exibição do filme  “Narradores de Javé”, o professor deverá recolher a tarefa da primeira aula e discutir sobre os bens que os alunos listaram. É importante que o professor destaque que bens naturais (como cachoeiras, matas e montanhas) e os imateriais (como o folclore e festas, por exemplo) também constituem bens de uma localidade. Não somente as construções antigas (como casarios) são partes do patrimônio.

Segundo o artigo publicado por Allana Pessanha de Moraes (disponível em: http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/allana_p_moraes_educ_patrimonial.pdf), há uma necessidade de trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas, pois

[...] fortalece a relação das pessoas com suas heranças culturais; estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação do Patrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social. (MORAES, p.2).

 

Na segunda e terceira aulas, os alunos assistirão ao filme “Narradores de Javé”.

Narradores de Javé


Observação: O professor poderá sugerir aos alunos que fiquem atentos sobre que tipo de história os personagens do filme estão "resgatando" para construir a sua identidade. Como eles "coletam" essas informações; se é possível esse tipo de registro na cidade onde os alunos moram. Pedir aos alunos que registrem no caderno possíveis histórias acerca da comunidade onde vivem, assim como no filme.

AULA 3

Continuação do filme:

 

AULA 4

Nesta penúltima aula, o professor deverá organizar a sala em círculo para que os alunos possam debater e criar uma lista dos patrimônios mais significativos da cidade, assim como os moradores de “Javé”. O filme mostra que alguns dos moradores acreditavam que o local não poderia haver algo de significativo, mas descobriram que as histórias contadas revelavam o seu maior patrimônio. Embora aparentemente algumas localidades pareçam não contar com um patrimônio que lhe “saltem aos olhos”, há sempre algo a destacar.

Ao final da aula, o professor irá dividir a sala em grupos. Alguns ficarão responsáveis pelo recolhimento de fotos desses patrimônios. Os outros ficarão responsáveis por realizar uma pequena entrevista com avós, pais, homens e mulheres mais velhos da comunidade. Será importante o professor destacar qual o conteúdo dessas entrevistas. O aluno poderá recorrer, também, a algum arquivo da cidade ou da prefeitura.

Apenas como suporte, seguem abaixo algumas sugestões:

- Você se lembra da história da cidade?

- O que mudou nos dias atuais?

- Havia algum patrimônio que não existe mais?

- Quais as festas, lendas e histórias que seus pais e avós contavam?

- O entrevistado possui fotos antigas da cidade? Quais?

Os alunos irão trazer esta atividade de casa para a elaboração da próxima atividade que será feita em sala de aula (Aula 5).

AULA 5

A última aula será dedicada à montagem de um Painel de Educação Patrimonial com o material recolhido em pesquisa de campo. Os alunos poderão desenvolver a atividade da maneira que acharem melhor, isto é, utilizando o Power-point, criando um blog na Internet, fazendo colagens em cartolinas ou, ainda, amarrando barbantes em pilastras da escola e pendurando a pesquisa, criando uma espécie de “varal” do patrimônio.

Observação ao professor: Evidentemente que as atividades e conhecimentos que envolvem a Educação Patrimonial não se esgotam nesses módulos. O trabalho com o tema, às vezes, torna-se árduo e de difícil execução nas escolas. Seria ideal que o professor organizasse passeios aos principais monumentos da localidade e que pudesse, em conjunto com os alunos, recuperar histórias da cidade. Seria importante, também, os alunos conhecerem os patrimônios brasileiros. Na página do IPHAN, encontram-se diversos vídeos sobre alguns desses patrimônios; também, no site da UNESCO, há uma lista com os patrimônios brasileiros e mundiais; e, ainda, não deixe de consultar as aulas no Portal do Professor.

Dica: O professor poderá usar o aplicativo Google Earth - http://www.google.com/earth/index.html  com os alunos para mapear os bens públicos e conhecer através dessa "visita virtual" a localidade.

OBSERVAÇÃO AO PROFESSOR: para usar o aplicativo Google Earth o professor deverá entrar no link indicado acima e fazer o download do programa. Ele seguirá as indicações do próprio aplicativo para a sua instalação. 

Além disso, poderá discutir com os alunos algumas leis sobre a preservação de bens culturais (ver site do IPHAN: (http://portal.iphan.gov.br)  e também sobre a questão jurídica que envolve pena na depredação de bens públicos, tais como pichação, destruir lixeiras, orelhões, monumentos dentre outros. Toda essa pesquisa deve ser feita em sítios da internet. 

Por fim, e não menos importante, o professor poderá conduzir os alunos a refletirem sobre a escola onde estudam.

Como ela está estruturada?

O que eles podem fazer por ela?

Qual a história da escola?

Recursos Complementares

Material de apoio ao professor:

- Revista Ciência & Letras. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Dossiê: Educação e Patrimônio Histórico-Cultural. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 27, jan./jun. 2000.

- Site da UNESCO: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/

- Site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do

- MORAES, Allana Pessanha de. Educação Patrimonial nas escolas: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural. Disponível em:

http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/allana_p_moraes_educ_patrimonial.pdf

- Atividades de Educação Patrimonial:

http://proteuspatrimoniocultural.blogspot.com.br/2006/11/atividades-de-educao-patrimonial.html

http://mestradoconexoesmidiaticas.blogspot.com.br/2011/05/formacao-em-educacao-patrimonial.html

Vídeos sobre o patrimônio:

Propaganda do IPHAN, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=xnPJh6OdRZY

Observação: No link do YOUTUBE, o IPHAN tem vários vídeos sobre patrimônio.

Ver, especialmente, a entrevista de Sônia Regina sobre Educação Patrimonial, para a TV UFOP.

1ª. parte: http://www.youtube.com/watch?v=sRikhvqt664

2ª. parte: http://www.youtube.com/watch?v=oLkJ31UvJw8&feature=endscreen&NR=1

Portal do Professor:

- Aula sobre patrimônio imaterial, disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24146

- Coleção de aulas sobre a temática, disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=408

Avaliação

A avaliação consistirá na análise do professor com relação à participação do aluno nas atividades acima propostas. O professor avaliará a capacidade do aluno na assimilação do conteúdo pelas atividades propostas ao longo das aulas, principalmente na realização da última atividade, que deverá ser feita com o auxílio do professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • APARECIDA DELZA ROSA, Universidade Braz Cubas , São Paulo - disse:
    aparecidadelza@bol.com.br

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    Meus Parabéns! Gostei da postura que desenvolveu sua tese, e sobre tudo deste olhar amplo,as dificuldade de nossa sociedade!.


  • Célio Roberto Santa Brígida do Nascimento., UI VILA DOURADO , Maranhão - disse:
    c.elioroberto@hotmail.com

    27/02/2013

    Três estrelas

    Gostei da aula.


  • sunamita gonçalves da silva, ESCOLA ELIAS GOMES DE SANTANA , Bahia - disse:
    suy.cindy@hotmail.com

    29/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa,pois,remete o indivíduo a uma reflexão de qual o seu comportamento em relação ao nosso patrimonio e de como será de agora em diante após essas aulas de boas informações...


  • Marilda Alexandre Rebelo, Fucap- Faculdade de Capivari , Santa Catarina - disse:
    rebelo@bizz.com.br

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da elaboração da aula, as sugestões são válidas e criativas. Trabalhei com os alunos da Especialização em Gestão Ambiental (FUCAP_ Capivari de Baixo, SC) o filme Narradores de Javé. Foi muito bom as discussões que ocorreram, após o filme. Foi possível perceber que a memória histórica e a preservação pelo passado não é significativo neste mundo de modernidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.