20/09/2011
A coleção tem como objetivo discutir a noção de Patrimônio Cultural e indicar como esse elemento ajuda a entender os aspectos da cultura material e imaterial do Brasil. Na primeira aula o estudante conhecerá o contexto de fundação do Instituto de Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) e compreenderá a importância de uma política patrimonial para o País. Na aula seguinte será discutida a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. A aula 3 buscará definir o papel dos museus na construção da identidade brasileira e da preservação da memória nacional. As aulas 4 a 6 visam a compreensão do caráter multiétnico do Brasil por meio de elementos populares, como festejos, danças, pratos e trajes típicos. Na aula 7 os estudantes serão incentivados a discutir o conceito de folclore. A aula seguinte debaterá a importância da preservação do patrimônio cultural e artístico do povo brasileiro. Na aula 9 os alunos se aproximarão da literatura de Cordel, conhecerão sua história e seus principais representantes. Nas aulas 10 a 12 o debate será sobre a capoeira enquanto elemento constitutivo da cultura afro-brasileira. Os alunos entrarão em contato com seus aspectos históricos e dinâmicos, ou seja, apreenderão como realizar um jogo simples de capoeira, com ginga e movimentos básicos de ataque e defesa. Na aula 13 os estudantes conhecerão a origem do samba e aprenderão alguns passos dessa manifestação artístico-cultural que simboliza o Brasil. Nas aulas 14 e 15 os estudantes retomarão as noções de cultura popular, folclore e patrimônio cultural a partir da análise da festa da Congada. Assim, perceberão esta manifestação cultural dos afro-descendentes como um dos componentes da diversidade cultural do Brasil.
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
cultura, espaço, memória, patrimônio
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Nascimento e desenvolvimento da política patrimonial no Brasil
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Ao final das cinco aulas, o aluno terá aprendido sobre o surgimento do Instituto de Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) e as discussões sobre a concepção de patrimônio que permearam a instituição ao longo do tempo, em especial o anteprojeto formulado por Mário de Andrade n... 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4362 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
2 |
A importância da preservação do patrimônio cultural e artístico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Discutir a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. Sensibilizar-se da importância de cuidar dos bens materiais e imateriais do patrimônio de sua cidade. Reconhecer o patrimônio histórico e cultural de sua cidade. Valorizar a língua como veículo de comun... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23569 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
3 |
Museus e Arquivos como espaços de preservação da memória
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos; Reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos históricos e museus históricos; Conhecer diferentes espaços de preservação da memória existentes no município em que o aluno estuda; Discutir a importância da exi... 10/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13872 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
Miscigenação: a formação da cultura brasileira
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas 02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22230 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
5 |
Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos. Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto ele... 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17143 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Festas Populares Brasileiras
Ensino Fundamental Final | Geografia Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos; 18/02/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 120868 acesso(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
7 |
Tradições Folclóricas
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente O educando terá a oportunidade de conhecer de forma pedagógica o Folclore Brasileiro, suas lendas e mitos, assim poderá identificar posteriormente as lendas que compõe o folclore nacional. Instigaremos o imaginário dos mesmos com a interpretação de textos lendários, trabalhand... 10/07/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17540 acesso(s) |
Eliane Jácomo dos Reis EM JOSE EDUARDO CANUTO ESTOLANO - PEREQUETE DOURADOS MS História |
8 |
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO BRASIL
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa •Conhecer diferentes manifestações artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura etc.) e seu valor para o desenvolvimento da cultura e da identidade dos povos. •Conhecer e valorizar manifestações artísticas da cultura popular brasileira. •Apreciar obras d... 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 82518 acesso(s) |
Cristiane Martins Júlio ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Cordel e Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Literatura Nesta aula, os alunos conhecerão um pouco da história da literatura de Cordel, compreendendo sua origem e o modo como foi incorporada à cultura nordestina. Os alunos conhecerão também alguns importantes cordelistas, assim como as suas obras. 08/07/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12559 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
10 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25266 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
11 |
Entre o samba e a capoeira, tudo na roda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira. Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda. 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21035 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
Capoeira- a história do negro e sua liberdade de expressão
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Valorizar a formação afro-descendente de nosso povo; Aprender sobre a capoeira e seu significado histórico; Trabalhar em grupo; Criar textos informativos para destinatários reais; Utilizar elementos artísticos para comunicar-se; 23/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8958 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
13 |
SAMBA: uma viagem às nossas origens
Educação Infantil | Movimento Conhecer a origem do samba; Conhecer os tipos de samba; Conhecer os artistas representantes do gênero; Aprender os passos de samba; Produzir trabalhos artísticos baseados em sambas. 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 47886 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
A Festa da Congada: diferentes momentos e espaços.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer os diferentes momentos e espaços de preparação e realização da festa da Congada. - Compreender o processo de preparação da festa da Congada, que se inicia meses antes do grande dia das apresentações. - Conhecer os diferentes rituais da festa. - Investigar a recept... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9305 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
15 |
A Congada é folclore?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Diferenciar folclore e tradição cultural Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes. Respeitar e valorizar a diversidade cultural. 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34781 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
16 |
A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co... 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12689 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 4398 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!