Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Lugares da história, lugares de memória: como definir Patrimônio Cultural?

 

20/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção tem como objetivo discutir a noção de Patrimônio Cultural e indicar como esse elemento ajuda a entender os aspectos da cultura material e imaterial do Brasil. Na primeira aula o estudante conhecerá o contexto de fundação do Instituto de Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) e compreenderá a importância de uma política patrimonial para o País. Na aula seguinte será discutida a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. A aula 3 buscará definir o papel dos museus na construção da identidade brasileira e da preservação da memória nacional. As aulas 4 a 6 visam a compreensão do caráter multiétnico do Brasil por meio de elementos populares, como festejos, danças, pratos e trajes típicos. Na aula 7 os estudantes serão incentivados a discutir o conceito de folclore. A aula seguinte debaterá a importância da preservação do patrimônio cultural e artístico do povo brasileiro. Na aula 9 os alunos se aproximarão da literatura de Cordel, conhecerão sua história e seus principais representantes. Nas aulas 10 a 12 o debate será sobre a capoeira enquanto elemento constitutivo da cultura afro-brasileira. Os alunos entrarão em contato com seus aspectos históricos e dinâmicos, ou seja, apreenderão como realizar um jogo simples de capoeira, com ginga e movimentos básicos de ataque e defesa. Na aula 13 os estudantes conhecerão a origem do samba e aprenderão alguns passos dessa manifestação artístico-cultural que simboliza o Brasil. Nas aulas 14 e 15 os estudantes retomarão as noções de cultura popular, folclore e patrimônio cultural a partir da análise da festa da Congada. Assim, perceberão esta manifestação cultural dos afro-descendentes como um dos componentes da diversidade cultural do Brasil.

Autoria

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palavras-chave

cultura, espaço, memória, patrimônio

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 Nascimento e desenvolvimento da política patrimonial no Brasil

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Ao final das cinco aulas, o aluno terá aprendido sobre o surgimento do Instituto de Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) e as discussões sobre a concepção de patrimônio que permearam a instituição ao longo do tempo, em especial o anteprojeto formulado por Mário de Andrade n...

09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4362 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

2 A importância da preservação do patrimônio cultural e artístico

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Discutir a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. Sensibilizar-se da importância de cuidar dos bens materiais e imateriais do patrimônio de sua cidade. Reconhecer  o patrimônio histórico e cultural de sua cidade. Valorizar a língua como veículo de comun...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23569 acesso(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

3 Museus e Arquivos como espaços de preservação da memória

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

 Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos;  Reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos históricos e museus históricos;  Conhecer diferentes espaços de preservação da memória existentes no município em que o aluno estuda;    Discutir a importância da exi...

10/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13872 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 Miscigenação: a formação da cultura brasileira

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas

02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22230 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

5 Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos. Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto ele...

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17143 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Festas Populares Brasileiras

Ensino Fundamental Final | Geografia

Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos;

18/02/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 120868 acesso(s)

Nilton Goulart de Sousa

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

7 Tradições Folclóricas

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

O educando terá a oportunidade de conhecer de forma pedagógica o Folclore Brasileiro, suas lendas e mitos, assim poderá identificar posteriormente as lendas que compõe o folclore nacional. Instigaremos o imaginário dos mesmos com a interpretação de textos lendários, trabalhand...

10/07/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17540 acesso(s)

Eliane Jácomo dos Reis

EM JOSE EDUARDO CANUTO ESTOLANO - PEREQUETE

DOURADOS MS

História

8 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO BRASIL

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

•Conhecer diferentes manifestações artísticas (música, dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura etc.) e seu valor para o desenvolvimento da cultura e da identidade dos povos.  •Conhecer e valorizar manifestações artísticas da cultura popular brasileira. •Apreciar obras d...

09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 82518 acesso(s)

Cristiane Martins Júlio

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 Cordel e Cultura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Literatura

Nesta aula, os alunos conhecerão um pouco da história da literatura de Cordel, compreendendo sua origem e o modo como foi incorporada à cultura nordestina. Os alunos conhecerão também alguns importantes cordelistas, assim como as suas obras.

08/07/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12559 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

10 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25266 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

11 Entre o samba e a capoeira, tudo na roda

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira.    Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda.  

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21035 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 Capoeira- a história do negro e sua liberdade de expressão

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Valorizar a formação afro-descendente de nosso povo; Aprender sobre a capoeira e seu significado histórico; Trabalhar em grupo; Criar textos informativos para destinatários reais; Utilizar elementos artísticos para comunicar-se;

23/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8958 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

13 SAMBA: uma viagem às nossas origens

Educação Infantil | Movimento

 Conhecer a origem do samba;  Conhecer os tipos de samba;  Conhecer os artistas representantes do gênero;  Aprender os passos de samba;  Produzir trabalhos artísticos baseados em sambas.

07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 47886 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 A Festa da Congada: diferentes momentos e espaços.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer os diferentes momentos e espaços de preparação e realização da festa da Congada. - Compreender o processo de preparação da festa da Congada,  que se  inicia meses antes do grande dia das apresentações. - Conhecer os diferentes rituais da festa. - Investigar a recept...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9305 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

15 A Congada é folclore?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Diferenciar folclore e tradição cultural Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes. Respeitar e valorizar a diversidade cultural.

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34781 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

16 A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co...

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12689 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4398 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.