Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Aspectos linguísticos na construção do gênero discursivo notícia

 

27/05/2012

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a estrutura composicional do gênero notícia.
  • Verificar, por meio de análise de textos, os recursos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da objetividade e subjetividade, na construção do texto do gênero notícia.
  • Ler, analisar e produzir  uma notícia, considerando as características do gênero e as condições de produção.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O gênero discursivo notícia  faz parte da esfera jornalística e apresenta o relato de um fato. Trata-se de um texto predominantemente informativo que responde a questões como quem, o quê, quando, onde e por quê, elementos estes presentes  na narrativa. Portanto, para o desenvolvimento desta proposta, os alunos necessitam conhecer previamente a estrutura narrativa, modo e tempos verbais.

Estratégias e recursos da aula

 

  • utilização do laptop UCA ou tablet;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

 

Imagem disponível em:

http://cafecomnoticias.blogspot.com.br/2009/03/o-show-da-noticia-e-os-criterios-de.html

 

INTRODUÇÃO:

O gênero discursivo notícia pertence à ordem do relatar, cujo domínio social é o da memória e da documentação das experiências humanas, situadas no tempo. A  leitura do texto jornalístico é imprescindível para a formação do leitor, capaz de integrar-se e atuar na realidade social em que está inserido. Mais do que ter acesso a diferentes meios de comunicação, faz-se necessário que as pessoas consigam ler e interpretar de maneira crítica as informações a que têm acesso. Esta proposta, que faz parte do projeto de Iniciação científica “Uma lupa na língua”, toma o gênero discursivo notícia como objeto de ensino, visando a levar o aluno a conhecer as características e a estrutura composicional desse gênero, focalizando os recursos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da objetividade/subjetividade no texto e da imparcialidade do autor ao relatar os fatos.

 

Primeiro Momento:  Para iniciar o projeto aqui proposto, o professor deve retomar com alunos  as etapas de um projeto de pesquisa.

 

Relembrando os procedimentos de uma pesquisa

Professor, retome com os alunos as etapas para elaboração de  um projeto  de pesquisa – definição do assunto  a ser pesquisado, delimitação do tema; justificativa; objetivos; pergunta de pesquisa, lendo  com eles o texto “ Uma forma possível de se trabalhar com projetos”  de Josué Geraldo Botura do Carmo.

Disponível em:

http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm

Segundo Momento: compartilhando a proposta de pesquisa  com os alunos:

 

Observação 01:

Ao se trabalhar com projetos, é possível desenvolver competências, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e ampliá-los. Cabe ao professor, organizar  e articular a seleção dos temas e conteúdos que devem ser ensinados sistematicamente.  Cabe aos alunos, após a definição do  que será pesquisado, a elaboração de um roteiro inicial de investigação; a busca de informações que complementem e ampliem aquelas apresentadas inicialmente na proposta; o tratamento dessas informações, uma vez que elas possibilitam visões da realidade, síntese, estabelecimento de relações e novos questionamentos;  a realização da avaliação de todo o processo interno e externo de elaboração do projeto. 

Disponível em:

http:// http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf

Partindo desses pressupostos, no caso deste estudo, para apresentar o tema da pesquisa aos alunos, o professor conversa com eles, perguntando-lhes:

 

a. Como geralmente as pessoas tomam conhecimento dos fatos que ocorrem todos os dias no mundo, no país, no estado e mesmo na cidade onde moram?

b. Como os fatos tornam- se de conhecimento público? Certamente, ao serem publicados nos meios de comunicação, por exemplo, em jornais. O gênero que apresenta os fatos no jornal é a notícia.

c. Vocês têm o hábito de ler jornais? Em sua casa,  com que frequência você e seus familiares leem jornais, revistas? Qual o meio mais utilizado, impresso ou eletrônico?

O professor esclarece aos alunos que, de acordo com o projeto "Uma lupa na língua" do qual esse subprojeto faz parte, o gênero – notícia - será tomado como objeto de investigação e estudo.

 

Terceiro Momento: mapeando o conhecimento prévio dos alunos

1. Nessa etapa, professor e  alunos conversam sobre  as últimas notícias publicadas na mídia impressa e eletrônica, quais foram  impactos  desses fatos noticiados. Com essa conversa, o professor faz uma sondagem a respeito de como os alunos se mantêm atualizados em relação aos  fatos que são publicados na mídia.

2. A seguir, o professor apresenta aos alunos as fotografias  de Chico Anysio e alguns de seus personagens – em datashow.

chicoanysio

Disponível em:

http://www.jairsilva.com/2012/03/morte-de-chico-anysio-causou-muita.html

chico

Disponível em:

http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2012/03/23/a-repercussao-da-morte-do-humorista-chico-anysio/

3. O professor pergunta aos alunos se todos tomaram conhecimento da morte do grande humorista – Chico Anysio -  em 23 de março deste ano.

Depois de ouvir os alunos, o professor passa a explorar alguns aspectos pertinentes ao gênero notícia:

a. Um título atrativo é um dos recursos da notícia para chamar a atenção do leitor para o fato relatado. O título geralmente aborda um dos aspectos da notícia. Considerando o falecimento do humorista, criem um título para a  primeira foto de Chico Anysio.

b. Geralmente, as notícias apresentam fotografias que ilustram o fato relatado.  Essas imagens podem ser acompanhadas por uma legenda – um texto curto, com verbos no presente, que descreve a imagem e complementa as informações sobre os fatos, chamando a atenção do leitor para a notícia.

Considerando o fato noticiado, crie uma legenda para a segunda fotografia de Chico de Anysio.

4. Depois de os alunos apresentarem os títulos e as legendas criadas para  as fotografias de Chico Anysio, o professor  exibe para eles as imagens anteriores, agora, acompanhadas de título e legenda, respectivamente.

Observação 02:

Professor, com esta atividade, pode-se levar o aluno a pôr em prática  uma das estratégias de leitura –  A estratégia da antecipação: durante a leitura do texto, o leitor vai construindo hipóteses e previsões que poderão ser confirmadas ou refutadas ao longo do texto. O que lhe possibilita observar se as estratégias utilizadas estão dando conta de esclarecer o que está sendo lido, ou se ainda  há necessidade de rever as estratégias, caso as predições não sejam confirmadas.  Por  exemplo, na leitura  de um jornal, em que o leitor, lendo apenas o título, já antecipa algumas predições sobre o texto. 

 

 

A MORTE DE CHICO ANYSIO CAUSOU MUITA COMOÇÃO NAS REDES SOCIAIS

chicoanysio

Disponível em:

http://www.jairsilva.com/2012/03/morte-de-chico-anysio-causou-muita.html

chico

A morte de Chico Anysio motivou muitos famosos a fazer homenagens ao humorista. Atores, músicos

e outros comediantes deixaram mensagens de apoio aos familiares em suas contas no Twitter. Chico Anysio

chegou a ficar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do mundo na rede social.

 

5. O professor solicita aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem a um vídeo com o noticiário  da morte de Chico Anysio.

Globo News - Morre Chico Anysio (23/02/2012)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9dOOWbWoGWk&feature=related

 

6. Após assistirem ao vídeo, o professor entrega aos alunos uma cópia da notícia intitulada: Irmãos lamentam a morte do humorista Chico Anysio.

Irmãos lamentam a morte do humorista Chico Anysio

Sete dos 15 irmãos do humorista vivem no Maranhão.
Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro.

Zeca Soares Do G1 MA

irmão de chico 

Juiz Roberto de Paula, irmão de Chico Anysio
(Foto: Biné Morais/O Estado)

Um dos sete irmãos de Chico Anysio que moram no Maranhão lamentou a morte do humorista nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. O juiz de Bacabal, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula contou ao G1 que Chico Anysio, mesmo morando distante de São Luís, nunca esteve longe da família. O juiz completou os estudos com a ajuda do irmão mais velho.

"A nossa família passava por um momento de bastante dificuldade e o Chico resolveu ajudar o meu pai pagando parte dos nossos estudos. Isto foi muito importante para todos nós", disse.

Roberto de Paula disse que o humorista representava um orgulho para a família e todo o país. "A inteligência, a sagacidade e a sabedoria dele eram características muito parecidas com as de meu pai. Ele, a exemplo do meu pai, sabia perceber muito bem tudo que girava ao nosso redor e levava isso para a televisão com muito brilhantismo", destacou.

Roberto de Paula contou ainda que o seu pai, Francisco Anísio de Oliveira Paula morreu em 1983 e que Chico Anysio foi filho do primeiro casamento.

"O meu pai foi casado três vezes. O Chico era foi filho do primeiro casamento; ele e mais quatro irmãos. Depois o meu pai teve outros quatro filhos num segundo casamento e sete no terceiro que são os que moram aqui em São Luís", contou.

O juiz lembrou que o último contato que teve com Chico Anysio foi durante um show do humorista, em São Luís.

"A última vez que tivemos contato foi há uns três anos. O Chico Anysio esteve aqui e fez um show na Fama. Toda a família estava lá. Depois do show, ele passou mal e teve que voltar às pressas para o Rio de Janeiro", afirmou.

Outro irmão do humorista que também mora em São Luís é o pastor Jorge Oliveira Paula. Ele disse que Chico Anysio era um homem muito simples e que se preocupava muito com a família.

"Ele está seguindo para um encontro com o papai e vai deixar muita saudade a toda família e ao Brasil inteiro que o adorava. O Chico era um homem bastante simples e sempre preocupado com todos nós. Fica um sentimento de muita tristeza e saudade", afirmou o pastor.

Disponível em: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/03/irmaos-lamentam-morte-do-humorista-chico-anysio.html

 

Após a leitura da notícia os alunos em grupo deverão responder às questões propostas.

1. Observe o título da notícia:

 Irmãos lamentam a morte do humorista Chico Anysio

a.  Em que tempo está  o verbo lamentar?

b. Se o título diz respeito a um fato já acontecido, por que  o verbo  foi empregado nesse tempo?

2. Geralmente, omitem-se os artigos em títulos de notícias.

a. Reescreva o título da notícia lida acrescentando um artigo ao substantivo irmãos. Houve mudança de sentido com essa alteração? Explique.

3. O título da notícia costuma apresentar verbos no tempo presente, mas em geral no texto principal, os verbos são empregados no pretérito. Releia este trecho do texto:

  • Um dos sete irmãos de Chico Anysio que moram no Maranhão lamentou a morte do humorista nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. O juiz de Bacabal, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula contou ao G1 que Chico Anysio, mesmo morando distante de São Luís, nunca esteve longe da família. O juiz completou os estudos com a ajuda do irmão mais velho.

 

Em que tempo estão os verbos em destaque? Qual a importância desse tempo verbal no relato dos fatos?

4.  O quadro abaixo apresenta as perguntas  a que toda notícia costuma responder sobre o principal fato relatado. Preencha com as informações da notícia lida.

 

O que aconteceu?

Com quem aconteceu?

Onde aconteceu?

Quando aconteceu?

Como aconteceu?

Por que aconteceu?

 

Quarto Momento:  delimitando o tema de pesquisa, visando ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do gênero selecionado

 

 Observação 03:

Na busca de fontes  informações, parte-se do pressuposto de que o aprender é um ato comunicativo. O educador assumirá, então, o papel de facilitador desse processo e, partindo de sua capacidade, transformará as referências informativas em materiais de aprendizagem, com uma intenção crítica e reflexiva. A autonomia dos alunos é favorecida, mais do que pela busca das fontes de informação, pelo diálogo estabelecido entre professor e aluno para estabelecer comparações, inferências e relações, o que ajuda a dar sentido à aprendizagem que se pretende com os projetos.

Disponível em:

http:// http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf

Nessa perspectiva, atuando como mediador, o professor retoma a temática com os alunos, para orientá-los na definição dos passos do projeto de pesquisa, a saber:

a. Delimitação do tema: conhecer as características e a estrutura composicional do gênero notícia e os recursos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da objetividade/subjetividade no texto e da imparcialidade do autor ao relatar os fatos.

Observação:  a estrutura composicional diz respeito ao arranjo interno de textos, pertencente a um determinado gênero. No caso específico  do gênero notícia, essa estrutura pode ser representada da seguinte forma: Quem – o que – quando onde (abertura ou lide); como - porque -contexto -consequência (corpo ou desenvolvimento).

b. Problematização: quais são os recursos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da objetividade/subjetividade, imparcialidade na construção do gênero notícia?

c. Por que  estudar o gênero notícia?

A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística que divulga acontecimentos reconhecidos como merecedores de publicação em uma mídia. Uma notícia relata aquilo que foge da normalidade ou que seja de grande impacto social, como tragédias, guerras, acidentes, corrupção etc. Ao relatar um fato, o jornalista o faz aparentemente de maneira objetiva, não obstante, faz uma escolha subjetiva dos aspectos do fato que será noticiado e busca a objetividade por meio de determinados recurso linguísticos.

Considerando que cada gênero representa um determinado contexto social, a notícia, em seu contexto, supõe capacidades de ação do locutor em função do(s) interlocutor(es) ao(s) qual(is) se dirige e do uso eficaz que este(s) fará(ão) das informações nela contidas. Certamente, isso dependerá do domínio que o leitor terá em relação ao gênero e à sua linguagem, para, a partir daí, tecer considerações sobre o fato relatado.

c. Metodologia: o professor deverá dividir os alunos em grupo de cinco elementos cada.

Após análise de uma notícia com orientações do professor, cada grupo deverá selecionar notícias na mídia impressa ou eletrônica e analisá-las conforme o plano de trabalho estabelecido juntamente com o professor.

 

Quinto Momento:  os alunos a partir de um plano de trabalho, com a mediação do professor, deverão buscar informações sobre o tema.

 

O professor deverá orientar os alunos na elaboração de um plano de trabalho, estabelecendo as ações a serem realizadas pelo grupo.

 

PLANO DE TRABALHO:

1. Atividades de pesquisa:

a.  Características do gênero notícia:

Disponível em:http://www.brasilescola.com/redacao/o-jornal-noticia.htm

http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

http://cafecomnoticias.blogspot.com.br/2009/03/o-show-da-noticia-e-os-criterios-de.html

 

2. Atividades de  coleta e análise dos dados:

Seleção de duas notícias em mídia impressa ou eletrônica para análise.

Disponível em:

http://g1.globo.com/

http://noticias.uol.com.br/

http://www1.folha.uol.com.br/emcimadahora/

 

3. Atividade de Produção textual

 Proposta de produção de texto:

Escreva uma notícia para ser exposta no mural da sala e no blog da turma. Procure conhecer fatos que estejam ocorrendo em sua escola, cidade, bairro etc.

Faça um levantamento de dados sobre o assunto, depoimentos de pessoas envolvidas. Lembre- se de que, para ser notícia, o acontecimento deve ser de interesse do público leitor.

Planeje seu texto de forma que ele contenha os seguintes elementos:

a. Título – curto e objetivo com verbo no presente.

b. Lead – primeiro parágrafo do texto, respondendo às perguntas: o quê?, quem? quando?, onde? como? por quê?

c. Corpo do texto: apresenta as informações sobre o fato relatado, em ordem de importância.

d. Foto que ilustre o fato relatado.

e. Legenda: acompanha a ilustração do fato, para dar mais clareza à interpretação da leitura da imagem.

Tenha em mente o leitor de seu texto ( comunidade escolar; moradores do bairro etc). Use verbos na 3ª pessoa, limitando-se a informar, não dando sua opinião sobre o fato; empregue a variedade padrão da língua.

Faça um rascunho e só passe sua notícia a limpo depois de realizar uma revisão cuidadosa.

 

6º. Momento: Conclusão do trabalho e socialização dos resultados

 

Nesse momento, os alunos redigirão a síntese dos estudos realizados, montando uma exposição para ser apresentada  para os colegas e professor.  Esta apresentação pode ser  feita no K-word ou em forma de vídeo, registrando as ações do grupo no trabalho de pesquisa.

Recursos Complementares

1. Sugestões para os professores:

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: Reportagem versus notícia - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33335

Aula: Sobre o gênero discursivo - notícia - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22646

2. Sugestões de links para os alunos:

Leitura sobre o humorista Chico anysio:http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/23/morre-aos-80-anos-chico-anysio.htm

Vídeo - Escolinha do professor Raimundo - episódio 102: http://www.youtube.com/watch?v=w-tDxXZN1Oo

Vídeo - Chico Anysio - A última entrevista - 23/03/12: http://www.youtube.com/watch?v=1yUvbnyBzOE

Avaliação

Além da avaliação processual em que os alunos são avaliados pelo professor em relação ao modo como eles se interagem e participam das atividades em grupo, eles poderão ser avaliados formalmente  por meio da produção de uma notícia. Vale observar  que para avaliação de projetos, o professor deve dar instruções claras e prazos fixos.

Observação:

Pelo fato de este subprojeto fazer parte de um projeto maior, os resultados do trabalho, em vídeos, no K-word, dentre outros, devem der arquivados em um portfólio coletivo, o que possibilitará o acompanhamento do progresso dos alunos, durante o ano, por exemplo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luzia, Educadora Particular (Reforço) , São Paulo - disse:
    cbluzia@gmail.com

    22/02/2015

    Cinco estrelas

    Ótima aula.senti falta de citações de outros gêneros, fora o discursivo(noticia)


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.