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Projeto de Iniciação Científica Discente - Descobrindo o Brasil: O turismo na Região Sul - UCA

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas utilizando diferentes estratégias;
  • Utilizar o trabalho de campo como fonte de pesquisa;
  • Interpretar informações;
  • Conhecer o turismo na Região Sul do país;
  • Identificar  os benefícios e prejuízos que o turismo tem causado;
  • Analisar comparativamente o turismo da região sul com a região em que vivemos;
  • Compreender a função social da escrita;
  • Reconhecer os diferentes gêneros textuais;
  • Confrontar hipóteses iniciais com a pesquisa realizada;
  • Participar de forma ativa de Diálogos, debates;
  • Elaborar gráficos.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de duração, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ética ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, os alunos deverão reconhecer o conceito de turismo.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é  necessário que eles saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

 

Grupo de Alunos

1ª Etapa:  DESENCADEANDO O TEMA - Uma aula de 60 minutos

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, usaremos a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos ver  http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 04/04/2012) que tem como foco a iniciação científica discente.

 

Dessa forma é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

  1. Definir um tema;
  2. Justificar a escolha do tema;
  3. Elaborar a problematização;
  4. Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;
  5. Definir as fontes de pesquisas;
  6. Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,
  7. Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;
  8. Socialização dos resultados/culminância do projeto.

- Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Ele poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. A sugestão é trabalhar com um vídeo que trabalha o conceito de Turismo e os outros dois vídeos foram elaborados para o MINISTÉRIO DO TURISMO  da  Região Sul do país. Este material visa divulgar o turismo desta região.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops nesta pesquisa por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática.

 

Conceito de Turismo

 http://www.dailymotion.com/video/x6lauq_video-aula-01-turismo_school (acesso em 12/04/12)

 

Vídeo 1 

http://vimeo.com/10437530 (acesso em 10/04/12)

 

Video 2

 http://vimeo.com/12218782 (acesso em 10/04/12)

 

 

 - Após a sessão faça o levantamento de hipóteses:

 

  • Sobre o que trata os vídeos?
  • O que mais gostaram de ver?
  • O que quer dizer turismo?
  • A nossa região possui muitos lugares para turismo?
  • Quais os principais pontos turísticos?
  • Quais os benefícios e prejuízos do turismo?
  • Alguém já visitou algum dos estados mencionados no vídeo (Paraná/Santa Catarina/Rio Grande do Sul)?

 

2ª Etapa - Delimitando o tema e justificando - Uma aula de 60 minutos

Verifique se os alunos realmente se interessaram pelo tema, assim discuta com eles e delimite o tema para não ficar amplo. Neste caso, nós delimitamos para “O turismo na região sul”, para chegar até esta especificação, foi necessário um amplo debate e  condução, para que os alunos percebessem que não seria possível pesquisarmos tudo.

 

Professor, talvez paire a dúvida: por que estudar o Turismo na Região Sul? O artigo a seguir pode auxiliar na resposta.

 

Região Sul tem os melhores indicadores de competitividade turística do Brasil

Seis destinos sulistas estão entre os líderes de competitividade do setor

O que Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Gramado (RS) e Bento Gonçalves (RS) têm em comum? De acordo com os novos indicadores da evolução da atividade turística dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento, os seis destinos sulistas estão entre os líderes de competitividade do setor no Brasil.

Juntos, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná apresentaram a melhor avaliação para nove dimensões da pesquisa: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais.

A região é também a mais bem preparada na dimensão Políticas Públicas. Conforme a pesquisa, Centro-Oeste, Sudeste e Sul superaram a média nacional, mas somente o conjunto de estados sulistas atingiu o nível 4 da escala de competitividade neste quesito. As variáveis apontaram para a qualificação das estruturas municipais de apoio ao turismo, alto grau de cooperação público-privada e governamental, além da presença de planejamento para a cidade e para a atividade turística.

Outro destaque do grupo sulista é o grau de estruturação nas questões de Infraestrutura Geral - estrutura urbana nas áreas turísticas, capacidade de atendimento médico, fornecimento de energia e serviço de proteção ao turista, entre outras variáveis analisadas. Em 2009, a média regional alcançou 74,1 pontos, seguida pela pontuação do Sudeste (68,4) e Centro-Oeste (66,4).

Com relação aos Aspectos Sociais, o Sul do país aparece também ao lado da região Sudeste, no quarto nível de competitividade turística. Influenciam a soma fatores como o uso dos atrativos e equipamentos turísticos pela população local, o que é considerado indicativo de qualidade de vida, e a realização de políticas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

As médias regionais para as dimensões:  Economia, Local e Capacidade Empresarial ficaram acima da média nacional. Apenas os estados do Sul chegaram ao quarto nível de desenvolvimento em variáveis como infraestrutura de negócios, eventos alavancadores, capacidade de qualificação e aproveitamento do pessoal local, presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo, concorrência e barreiras de entrada.

Fonte: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/geral_interna/noticias/detalhe/200912083.html  acesso em 10/04/12.

 

Trabalhando com texto publicitário: propaganda

 

Professor, para que os alunos compreendam a importância de estudarem e se envolvam com o tema, vamos propor uma atividade com texto publicitário: propaganda.

 

O texto publicitário é um excelente recurso para você trabalhar com as habilidades de leitura e escrita, pois ele possibilita ir além do tema e exige que os alunos sejam criativos. Eles poderão utilizar diferentes recursos para “venderem sua ideia”, tais como: desenhar, pintar, recortar figuras de revistas, livros ou jornais velhos para ilustrar sua propaganda.

Para que eles entendam a estrutura desta modalidade de texto, leve para sala jornais e revistas e explore  diferentes propagandas e a linguagem utilizada por elas. Veja a seguir uma rápida explanação:

 

“Na propaganda, o texto não serve apenas para informar. A escolha das palavras é feita em decorrência de sua força persuasiva, porque, mais do que argumentar, é necessário envolver o interlocutor no universo criado por ela, introduzi-lo em um mundo de sonhos, desejos e fantasias”. Fonte: Argumentação e leitura no discurso da propaganda, Isabel Cristina CORDEIRO (UEL) e Paula Tatiana da SILVA (PG-UEL). Fonte: http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2007_g/textos/02.htm acesso em 13/04/12

 

 Professor, depois desta atividade textual,  elaborar a justificativa terá mais sentido para os alunos. Evidencie que os vídeos que eles assistiram têm este caráter.

 

-  Divida a turma em 3 grupos, um grupo para cada estado. A pesquisa começará já nesta fase;

- Os alunos poderão recorrer à pesquisa eletrônica, levantando os pontos altos do turismo de cada estado com o tema: QUAL SERÁ O MEU DESTINO NO SUL DO PAÍS?

Vejam as sugestões a seguir:

 

PARANÁ

 

Paraná

 Parque Nacional de Foz  do Iguaçu - PR

 Fonte: http://www.guiageo-parana.com/ acesso em 10/04/12

 

  

SANTA CATARINA

Santa Catarina 

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis - SC

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz_Florianopolis-edit.jpg  acesso em 10/04/12

 

RIO GRANDE DO SUL

Rio Grande do Sul 

 

Portal da cidade de Gramado – RS

Fonte: http://www.diarinho.com.br/local_da_cidade.cfm?codigo=54 acesso em 12/04/12

Divulgando

- Após esta etapa, peça autorização à coordenação pedagógica/direção para exporem as propagandas nos corredores pedindo o voto da comunidade escolar;

Eleição

-Posteriormente, realizem a eleição para ver quais destinos foram mais votados e quais foram menos votados.

Agendem previamente e divulguem nos murais da escola o dia da eleição.

Façam uma urna e estabeleça com a turma quem serão os mesários, quais alunos farão a contagem dos votos e quais serão os fiscais. Faça as equipes e delegue funções.

Esta atividade contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos, proporciona autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento:

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (propaganda, relatórios);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráficos), resolução de problemas.

 

Urna

Fonte da imagem: http://www.coren-ma.com.br/noticias.php?id_news=615 acesso em 10/04/2012

 

 

- Por último, tabulem os dados, para isso elabore uma tabela:

 

 

Estado de destino

Quantidade de votos

Paraná

3

Rio Grande do Sul

4

Santa Catarina

5

 

Veja o exemplo de um gráfico levantado em nosso projeto:

GRÁFICO DA ELEIÇÃO: QUAL SERÁ O MEU DESTINO NO SUL DO PAÍS?

Gráfico Turismo

A partir do gráfico, você poderá trabalhar diversas situações-problema, dentro do conteúdo que está trabalhando com seus alunos. Se for uma turma de1ºano, poderá trabalhar com noção de quantidade, mais e menos. Com turmas de 2º ano poderá trabalhar com adição, subtração, dobro, metade. As turmas de 3º anos poderão explorar situações-problema que envolvam: multiplicação e divisão.

Professor, por meio do gráfico podemos identificar o Estado proponente às próximas viagens desta comunidade escolar: Rio Grande do Sul.

Discuta com os alunos o resultado da eleição e inicie a próxima etapa do Projeto – a Problematização.

 

3ª Etapa:   PROBLEMATIZAÇÃO - uma aula de 60 minutos

 

-Professor, nesta etapa levantaremos o que os alunos querem saber sobre  o tema. Podemos realizar a "problematização”  oralmente ou os alunos podem fazê-la  por escrito.  Registre cada questão no quadro, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema  foi  "induzido" pelo professor, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo, é importante envolver os alunos.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Lembre à todos que as questões se referem aos 3 (três) estados da região sul e não só ao vencedor da eleição.

Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta “Dossiê do Projeto”. Veja uma sugestão de registro:

 

  

         Atividades

PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – O TURISMO NA REGIÃO SUL - UCA

PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE QUERO SABER _____________________________________________________

_____________________________________________________

______________________________________________________

 

 

Veja a seguir um modelo de Problematização - Descobrindo o Brasil – O turismo na Região Sul, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU. Cada criança trouxe uma questão a ser respondida ao final da pesquisa.

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
1º ANO “D”

NOME: ____________________________________________________________

PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA  

 DATA: ___/___/2012

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

 

  1. POR QUE EXISTE TURISMO? (ROSILÉA)
  2. O QUE É TURISMO ECOLÓGICO? (GERSON)
  3. FICA CARO IR PARA O SUL DO PAÍS?  (IZABEL)
  4. QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE CADA ESTADO DO SUL?  (ANGÉLICA)
  5. EXISTE TURISMO EM NOSSA CIDADE? (LUCIANA)
  6. TURISMO É BOM? (MÁRCIA)

 

___________________________________________________________

NOSSAS IMPRESSÕES  SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO POR MEIO DE DESENHO

 

 

Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). É necessário imprimir as ilustrações e colocá-las no Dossiê. Mas, se a sua escola não faz parte do projeto UCA, os alunos poderão fazer a ilustração na folha A4.

 

 

4ª Etapa:     HIPÓTESES  - uma aula de 60 minutos

 

Professor, após a construção da PROBLEMATIZAÇÃO do objeto de pesquisa Descobrindo o Brasil – O Turismo na Região Sul, estimule os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, qual ou quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas? Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma Hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hipóteses poderá ser por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta “Dossiê”, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.

Antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA  solicite que utilizem seus laptops ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, e acessem os sítios http://www.dicio.com.br/hipotese/  ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm   por meio da ferramenta Mozilla Firefox (caminho já citado) mas, se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem. Outra definição seria: Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese  acesso em 07/04/12.

Hipótese! O que é isso?

Professor, sabemos que as crianças aprendem muito quando exemplificamos, pois conseguem assimilar por meio de situações práticas, de seu cotidiano. Leve os alunos para uma visita a cantina da escola e questione-os:

O que as cantineiras estão fazendo?

O que elas usam para fazer o suco?

Este suco faz bem para saúde? Por quê?

Depois da visita, diga a eles que as respostas deles para estas perguntas são as “hipóteses” que eles têm, mas que para sabermos se são verdadeiras ou não teremos que “pesquisar”.

É importante que os alunos concluam que “hipóteses” são as possíveis respostas para as perguntas que fizemos (problematização), ou seja, o que acreditamos que sabemos sobre o que queremos descobrir, o que “eu acho que é”.

-Solicite que retomem sua pergunta (problematização) ou de um colega e tente respondê-la de acordo com o que sabe ou pensa sobre ela.

 

         Atividades

PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – O TURISMO NA REGIÃO SUL - UCA

 

HIPÓTESES: O QUE PENSO SOBRE A QUESTÃO

 

_____________________________________________________

______________________________________________________

 

 

 

 

Veja a seguir um modelo de Hipóteses – Descobrindo o Brasil – O turismo na Região Sul, objeto de pesquisa do PICD – Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
1º ANO “D”

NOME: ________________________________________________________________

PROFESSORA ORIENTADORA:  KELLEN CRISTINA   

 DATA: ___/___/2012

 

APÓS A CONSTRUÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO NOSSO OBJETO DE PESQUISA – DESCOBRINDO O BRASIL – O TURISMO NA REGIÃO SUL, APRESENTAREMOS A SEGUIR NOSSA(S) HIPÓTESE(S).

AO FINAL DA PESQUISA, ALÉM DE TERMOS RESPONDIDO A PROBLEMATIZAÇÃO, CONFIRMAREMOS OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES.

CADA CRIANÇA TENTARÁ ELABORAR UMA HIPÓTESE PARA A QUESTÃO DO COLEGA

 

HIPÓTESES

 

  1. O TURISMO EXISTE PARA A GENTE CONHECER OS LUGARES. (FABRÍCIO)
  2. TURISMO ECOLÓGICO É DA NATUREZA. (JULIANO)
  3. NEM TODO MUNDO VIAJA PORQUE É CARO. (LORENE)
  4. QUANDO EU FUI NO SUL EXISTIA MUITOS LUGARES BONITOS. (MARIANA)
  5. O PAPAI DISSE QUE O TURISMO DAQUI É O DE NEGÓCIOS. (MYLLENA)
  6. O TURISMO FAZ A CIDADE CRESCER, MAS ÀS VEZES ELA FICA SUJA. (GABRIELA)
 

 

 

5ª Etapa: FONTES DE PESQUISA - uma aula de 60 minutos

Professor, nesta etapa, você com os alunos elencarão as Fontes de Pesquisa, ou seja, onde eles irão pesquisar. Esta atividade pode ser complementada  por meio de Tarefa de Casa. Veja um modelo:

 

Tarefa de Casa

Converse com seus familiares, quais as possíveis Fontes de Pesquisa, ou seja, onde poderemos pesquisar o tema do Projeto de nossa sala: DESCOBRINDO O BRASIL – O TURISMO NA REGIÃO SUL ____________________________________________

____________________________________________

 

 

SISTEMATIZANDO

Na rodinha, retome  a visita a cantina da escola e questione-os sobre como poderíamos saber se as hipótese que eles levantaram são verdadeiras ou não. Com certeza eles dirão algo parecido com:

  • Perguntando para as cantineiras;
  • Pesquisando em livros, em revistas, na internet ou em outras fontes.

Depois, solicite que socializem a atividade de casa sobre  as fontes de pesquisa. Faça o registro na lousa e verifique se apontaram para as principais fontes. Caso verifique que alguma importante fonte de pesquisa não foi citada, como por exemplo: o trabalho de campo ou a pesquisa bibliográfica (livros, revistas, jornais), faça questionamentos e induza a resposta.

Solicite que registrem no caderno de projeto ou no “Dossiê do Projeto”, pois a sistematização é fundamental para não perderem as informações.

Algumas fontes de pesquisa mais citadas:

  • Pesquisa em livros, revistas ou jornais;
  • Entrevista;
  • Palestra;
  • Internet;
  • Biblioteca;
  • Trabalho de Campo, Pesquisa de campo;
  • Visita a exposições.

 

 

6ª Etapa:  PESQUISA

 

Pesquisa

Professor, nesta trajetória podemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento por meio de várias atividades que vão se entrelaçando, possibilitando assim a interdisciplinaridade, tais como: registro das atividades por meio de relatórios, tabulação de dados, localização geográfica, atividades alfabetizadoras e outros. Há inúmeras formas, estratégias, metodologias para realizarmos uma pesquisa. Aqui orientaremos uma delas, numa perspectiva coletiva.

 

Atividade 1– Pesquisa eletrônica

-Professor, sabemos da importância da pesquisa eletrônica em nossa sociedade, por isso precisamos lançar mão desta fonte, que com certeza será citada pelos alunos. Se a sua escola faz parte do projeto UCA,  solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox (caminho já citado)  ou utilizem o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis  mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática para executarem suas pesquisas eletrônicas.

Lembre-os da importância em registrar as fontes de pesquisa: o nome da obra consultada, o autor, o sítio e a data de acesso.

Retome a Problematização. Você pode orientar para que  pesquisem todas as questões ou divida-os em grupos. 

A 2ª questão versa sobre o conceito de Turismo Ecológico. Além do conceito procurem saber se a sua região oferece este tipo de turismo.

Veja a sugestão de sítios a seguir:

 

TURISMO ECOLÓGICO OU ECOTURISMO

 

Turismo Ecológico ou Ecoturismo,segundo a EMBRATUR é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

O ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.

Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

O termo já era usado na década de 70 e 80 para designar rotas com belas paisagens ecológicas no Canadá

Princípios do ecoturismo

Da natureza nada se tira a não ser fotos.

Nada se deixa a não ser pegadas.

Nada se leva a não ser recordações.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo  acesso em 10/04/12

  

Professor, para enriquecer seu projeto, consulte as aulas no Portal do Professor – MEC, que tratam das músicas, danças, gastronomia e manifestações culturais dos 3 (três) estados sulistas. Estes elementos são pontos de interesses para quem visita a região. Vale a pena conferir:

 

Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças – UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40198  acesso em 13/04/12

 

 Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia – UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39984  acesso em 13/04/12

 

Descobrindo o Brasil - Região Sul - Manifestações Culturais - UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40203  acesso em 13/04/12

 

 

Professor, após o contato com as informações acima os alunos deverão continuar em contato eletrônico para participarem de jogos que tenham como foco atividades ecológicas, como o jogo a seguir:

 

PIU PIU

Limpando o Oceano com o PiuPiu

Fonte: http://www.jogon.com.br/online/jogos-ecologicos/ acesso em 12/04/12

 

 

Pesquisa

Pesquise com seus familiares e amigos se alguém realizou Turismo Ecológico/Ecoturismo em nossa cidade. Relate uma experiência:

Local: ________________________________

Quando: ______________________________

Por que optou por esta atividade: ___________

_____________________________________

Avaliação:____________________________

_____________________________________

Obs.: se possível anexar uma foto ou ilustrar a experiência por meio de desenho.

 

Este material após a socialização com a turma, fará parte da culminância do projeto num mural construído pela turma.

 

 

Atividade 2– Pesquisa de Campo

Professor, outra opção, tendo em vista que um dos objetivos propostos neste projeto é conhecer práticas de turismo. Se a sua escola não está situada no sul do país esta é uma fonte de pesquisa que irão precisar. Muitas crianças não conhecem e nunca ouviram falar de uma agência de turismo. Por isso, sugerimos que entre em contato com uma agência em sua cidade e avaliem a realização de tal empreitada.

Caso contrário, ou seja, se moram no sul, vocês poderão pesquisar em uma agência local um dos roteiros turísticos da sua região e convidar um guia para realizarem o passeio. É preciso avaliar os custos ou ir em busca de patrocínio.

As organizações Convention & visitors bureau de cada cidade oferece um leque de informações turísticas e as agências do município (ver exemplo: http://www.uberlandiacvb.com.br/ acesso em 13/04/12).

 

 Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos um planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como: solicitação de autorização para a visita, autorização da família para ir ao trabalho de campo, agendamento do transporte, roteiro de observação ou entrevista que será realizada.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1- Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório;

2- Matemática: estimativa do gasto com transporte, elaboração de situações-problema;

3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4- Ciências: conhecer os impactos ambientais do turismo na região;

5- Artes visuais: representação gráfica por meio de desenho do que mais chamou atenção na pesquisa de campo.

Converse com os alunos e prepare-os para a Pesquisa de Campo, lembrando-os sobre:

  • Respeito;
  • Disciplina;
  • Escuta;
  • Observação;
  • Organização;
  • Levar o roteiro devidamente estudado.

 

Professor, nesta fonte de pesquisa poderão ser respondidas as questões 1), 3) e 4) respectivamente: POR QUE EXISTE TURISMO? FICA CARO IR PARA O SUL DO PAÍS?  QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE CADA ESTADO DO SUL? 

Montem uma planilha de custos a respeito da segunda questão para cada estado sulista e elaborem situações-problemas, como:

 

ESTADO

PASSEIO

VALOR

 

PARANÁ

Curitiba com Ilha do mel (4 dias e 2 noites)

http://www.cvc.com.br/site/turismo/1,55,Curitiba

 acesso em 13/04/12

A partir de R$ 878,00

 

SANTA CATARINA

Florianópolis (4 dias) http://www.cvc.com.br/site/turismo/1,30,1,s,florianopolis

 acesso em 13/04/12

A partir de R$ 548,00

 

RIO GRANDE DO SUL

Gramado (4 dias)

http://www.cvc.com.br/site/_tematicas/temas_familia_materia.jsf?menu=13&prcNrMateria=4331

 acesso em 13/04/12

A partir de R$ 788,00

 

Atividades

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Quero conhecer uma das cidades sulistas e disponho somente de R$ 800,00 para  compra do Pacote de viagens. Quais cidades eu poderia visitar? Me sobraria algum troco?

___________________________________

___________________________________

 

 

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.

 

 

Atividades

RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

______________________________________________

 

 

 

Atividade 3Palestra ou entrevista

Professor, outra fonte de pesquisa importante é a Palestra/Entrevista. Questione os alunos sobre como poderemos descobrir as respostas para as questões que ainda não sabemos, caso eles não se lembrem da entrevista ou palestra, vá direcionando para que eles apontem para esta possibilidade. Certamente, a visita na agência de turismo pode esclarecer muitas dúvidas, mas a orientação nesta fonte de pesquisa é convidarmos um profissional da Secretaria Municipal/Estadual/Federal de turismo da sua cidade.

Faça o planejamento com a turma:

  • Como vamos convidá-lo?
  • Qual o objetivo da entrevista?
  • Quando e onde será a entrevista?
  • O que queremos saber?

 

A 5ª e 6ª questão ( EXISTE TURISMO EM NOSSA CIDADE? TURISMO É BOM?) deverá ser respondidas por um dos funcionários deste órgão, que com certeza aproveitarão para divulgar o turismo da região em que moram e dizer dos impactos econômicos e ambientais do mesmo.

O palestrante deve ter acesso ao material (Problematização e Hipóteses) antecipadamente.

Os alunos terão uma ótima oportunidade de produzir escrita por meio da elaboração do convite ao palestrante/entrevistado e do relatório que será produzido após a entrevista. Lembre-se de trabalhar os elementos destes gêneros textuais.

O convite deve conter informações específicas, tais como: nome do convidado, Local (nome, endereço da escola e sala), e data da entrevista, o motivo do convite, o nome do remetente ou dos remetentes (ou Turma). Se for necessário, leve alguns modelos de convites para que eles vejam e percebam a estrutura textual ou solicite que pesquisem e levem para escola alguns modelos de convites.  Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/  acesso em 13/04/12.

 

 

Vídeo

Além do registro escrito, registre também por meio de fotos e filmagens utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)

ou utilize uma máquina fotográfica digital.

 

 

Ao final da entrevista/palestra construam coletivamente um relatório, para que não se percam as informações, dessa forma a função social da escrita será evidente.

 

Atividades

RELATÓRIO DA PALESTRA/ENTREVISTA

 

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Atividade 4 – Atividades de sala - ACRÓSTICOS

Professor, várias atividades envolvendo a leitura e escrita foram desenvolvidas ao longo das atividades anteriores. Outra apreciação corresponde ao caráter informativo e formativo a respeito do Turismo. Dessa forma, sugerimos que construam (coletivo ou não, dependendo do nível de alfabetização da turma) um acróstico para cada estado sulista, pedindo que nas linhas horizontais coloquem as características pertinentes. Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3stico acesso em 13/04/12).

Eis um exemplo de acróstico simples, com a palavra VIDA:

Verdes                
Iguais
Desejamos
Amar

Trabalhar com as características de objetos e pessoas possibilita a introdução e consolidação do conteúdo gramatical chamado adjetivo (ver http://pt.scribd.com/doc/5400399/Adjetivo  acesso em 13/04/12)

Veja um exemplo com a palavra PARANÁ

 

P ___ ____ ____ ____ ____   PARANÁ

A ____ ____ _____ ____ AINDA

R ___ ____ ____ ____ REINA

A ____ ____ ____ AQUI

N ____ NA

Á ____ _____ _____ _____ _____ _____ AMÉRICA DO SUL.

 

7ª Etapa:  Confrontando as hipóteses com o que aprendemos.

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização),  a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESE

DESCOBERTA

 

 

 

 

 

 

 

8º Etapa - CONCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para as hipóteses  se elas são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolhermos outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar do quanto é importante também a socialização dos resultados:

 

-Vocês poderão realizar uma exposição. Planeje com os alunos:

  • Quando será;
  • O local;
  • O que vamos apresentar;
  • Como vamos divulgar (convites, cartazes, divulgação na rádio da escola, no jornal mural);
  • Defina as equipes de trabalho e estabeleça o que cada equipe vai realizar;
  • Para que de fato a comunidade escolar conheça o trabalho da turma, os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops, mas se a sua escola não  participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar ao “Dossiê do projeto”.

A exposição:

  • Preparem a sala com datashow e passe a filmagem da palestra com o funcionário da secretaria de turismo e fotos da visita a agência;
  • Montem um mural com fotos de todas as etapas do projeto;
  • Exponha materiais turísticos, como folders, guias turísticos.
  • Caso o “Dossiê do projeto” esteja concluído, deixe-o exposto durante a feira, para que os visitantes analisem e conheçam. Solicite que anotem sua opinião sobre o trabalho em um caderno em anexo.
  • Utilizem novamente  a câmera do laptop WxCam (caminho já citado) para registrar a exposição, por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que  selecione algumas fotos para anexar ao Dossiê.
  • Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo é socializar o que aprenderam, divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.

 

- Outra sugestão de socialização dos resultados é a montagem de uma peça teatral, na qual os alunos poderão representar turistas, o guia, os contracenantes de uma região escolhida ou montarem 3 episódios (um para cada estado). A peça pode ser iniciada com a escolha da agência, do destino e depois mostrar a viagem e seu retorno.

O objetivo é demonstrar a importância social, econômica e cultural deste tipo de atividade para o município e para as pessoas.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Sítio: Uberlândia Convention Visitors Bureau

http://www.uberlandiacvb.com.br/

Acesso em 13 de abril de 2012

 

 

Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

Acesso em 17 de março de 2012

 

Artigo “Conceito de Adjetivo”

http://pt.scribd.com/doc/5400399/Adjetivo

Acesso em 13 de abril de 2012

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

 

Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças – UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40198

Acesso em 13 de abril de 2012

  

Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia – UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39984

Acesso em 13 de abril de 2012

 

Descobrindo o Brasil - Região Sul - Manifestações Culturais  - UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40203

Acesso em 13 de abril de 2012

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo  oportunizar aos professores e alunos  a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Conhecer o turismo da região sul nos auxilia a valorizar e respeitar a cultura, a natureza e história deste espaço. Por conseguinte ficamos mais curiosos e sensibilizados a fazer o mesmo com a nossa região. Obviamente, a sua turma notará que nem todas as pessoas têm acesso ao lazer (uma característica do turismo) no Brasil, por motivos principalmente econômicos. A análise desta situação poderá futuramente desembocar em ações  reivindicativas para a sociedade. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam  as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto, ou seja, se compreenderam como buscar  o seu próprio conhecimento.

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