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Jogos Eletrônicos e relações humanas - Iniciação à Pesquisa Científica

 

29/06/2012

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Filosofia Ética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e refletir sobre questões polêmicas que persistem na escola e na sociedade, referente aos jogos eletrônicos, tais como: chances de vício, apologia à violência, assim como, possibilidades de aprendizagem, estímulo ao aumento de velocidade de raciocínio, dentre outros;
  • Refletir sobre os efeitos e consequências do uso dos jogos eletrônicos;
  • Identificar e analisar dados empíricos durante o processo de pesquisa;
Duração das atividades
13 aulas de 50 minutos/ Total 650 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Momento Inicial: Uma proposta de pesquisa coletiva

Nesse primeiro momento, o professor irá convidar colegas da escola que ministram aulas nos mesmos anos de ensino que ele. Para esta pesquisa serão necessários olhares e intervenções afetas às diferentes áreas de conhecimento, tais como: Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, dentre outras. O tema Jogos eletrônicos e relações humanas, deve ser justificado pelo fato de tratar-se de um fenômeno presente na vida dos alunos e que, historicamente, trouxe questões que persistem no contexto da escola e da família dos adolescentes, como: atrapalha ou ajuda no aprendizado? Vicia, ou não? Estimula violência?

1. Depois de feito o convite aos professores que atuam no mesmo ano de ensino, o professor proponente deve convidá-los a visitar um Fórum de Discussão on line, previamente criado, para discutirem como cada área de conhecimento poderá contribuir com a pesquisa nas suas respectivas aulas, durante o período proposto para o trabalho coletivo. O tema já está colocado, no entanto, as atividades específicas em torno do mesmo, assim, como as definições dos objetivos do projeto poderão ser tratados na conversa virtual que o fórum possibilita.

2. O professor proponente enviará um e-mail para os professores parceiros, indicando o link do Fórum, para que eles possam acessar e participar do mesmo. É importante estipular um prazo para que esse primeiro fórum se encerre (Ex: 01 semana), já que o objetivo dele é simples: reunir as sugestões dos participantes e criar a sintonia do grupo para início do projeto de pesquisa em sala de aula na semana subsequente.

Sugestão de vídeo com tutorial para criação de fóruns on line (clique na imagem para assistir):

video forum

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZPg0n3m2yQo&feature=related, acesso em 18/04/2012

Sugestões de sites para criação de fórum (clique nas imagens):

logo forum http://www.forumeiros.com/             imag forum 2 http://www.forunsgratis.net/, acessos em 18/04/2012

 

Dica: Caso a participação dos professores no Fórum não ocorra conforme o esperado (alguns podem não aderir à dinâmica do fórum), nesse caso, o professor proponente poderá encaminhar a proposta em arquivo de texto por e-mail (conforme Quadro de Ações logo abaixo), solicitando que eles preencham a linha do quadro correspondente à sua disciplina. Isto, de modo que fique claro o(s) objetivo(s) específico(s) e a ação com os quais ele(s) se compromete(m). Obviamente que, caso a alternativa do e-mail seja utilizada, os professores que não participaram do Fórum perderam uma oportunidade rica e interativa de discussão da proposta com os demais colegas em tempo real (reunião virtual), no entanto, ainda terão oportunidade de apresentar suas contribuições preenchendo o Quadro de Ações.

3.  Após definidos os objetivos da pesquisa, do ponto de vista dos professores, deve-se organizar um quadro para identificar as ações de cada professor em função dos objetivos propostos.

Sugestão de Quadro de Ações coordenadas pelos professores:

Professor Disciplina Objetivos Ação a ser coordenada pelo professor
Professor Proponente Educação Física

1) Identificar as concepções dos alunos sobre os jogos eletrônicos

2) Contribuir na seleção e análise de fontes de pesquisa

 

Entrevistar os alunos das séries finais

 

Vivência e análise crítica dos Jogos eletrônicos selecionados

 

Professor 2 Língua Portuguesa

1) Identificar as concepções dos alunos sobre os jogos eletrônicos

2) Contribuir na seleção e análise de fontes de pesquisa

Entrevistar os alunos das séries finais

 

Análise dos gêneros e das formas de interpretação da linguagem dos games

Professor 3 História

1) Identificar as concepções dos alunos sobre os jogos eletrônicos

2) Contribuir na seleção e análise de fontes de pesquisa

Entrevistar as famílias em parceria com Psicologia

 

Análise de vídeos e artigos sobre História dos Jogos Eletrônicos

Professor 4 Geografia com Artes

1) Identificar as concepções dos alunos sobre os jogos eletrônicos

2) Contribuir na seleção e análise de fontes de pesquisa

Entrevistar profissionais e/ ou pesquisadores ligados ao tema

 

Análise da relação entre Indústria dos Jogos Eletrônicos e Indústria Cinematográfica

Professor 5 Psicologia

1) Identificar as concepções dos alunos sobre os jogos eletrônicos

2) Contribuir na seleção e análise de fontes de pesquisa

Entrevistar as famílias em parceria com História

 

Análise das questões de aprendizagem e emocionais

Obs.: O quadro acima é somente um exemplo de organização de algumas ações em função dos seus respectivos objetivos. Obviamente ele não esgota todo detalhamento de ações e objetivos que, quando acordados entre os professores da equipe de pesquisa, formarão um quadro mais complexo.

4. Caso o grupo de professores perceba a necessidade, pode-se criar mais uma coluna no quadro de ações designando "Prazos". No entanto, os prazos não devem engessar o desenvolvimento qualitativo da pesquisa, podendo ser reprogramados quando necessário em função das contingências ocorridas, desde que decidido coletivamente pelos professores parceiros. O espaço para propostas de alterações, como a definição de "prazos", pode ser o Fórum on line criado para diálogo dos professores.

Aulas 1 e 2 - Apresentação da proposta de pesquisa aos alunos

1. Num primeiro contato com os alunos deve-se apresentar o projeto. O professor designado para esta tarefa (ex: professor proponente) poderá fazer uma sondagem para verificar o conhecimento da turma sobre o tema a ser pesquisado de modo a compartilhar com os demais posteriormente.

Para esta sondagem inicial poderá ser apresentado um vídeo de modo a provocá-los diante da temática, assim como problematizá-la.

Sugestão de vídeo:

Antes de mostrar o vídeo peça aos alunos que pensem sobre as seguintes questões:

a) O que mais evoluiu nas características dos jogos eletrônicos?

b) O que mais me chama atenção nesses jogos?

video evolução games  http://www.youtube.com/watch?v=sgxfvaIbwVI, acesso em 18/04/2012

Como se trata de um vídeo que, de forma rápida e interessante, faz um histórico dos jogos eletrônicos a partir da década de 1970, na sequência, pergunte aos alunos:

c) O que mais te chamou atenção no histórico do vídeo?

d) Faltou algum jogo eletrônico no vídeo apresentado?

e) Quais desses jogos você conhece?

f) Quem na turma joga um desses games? Com qual frequência?

g) Quais são os pontos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em nossas vidas?

Obs: A última pergunta pode ser apenas provocativa (não precisa ser respondida no dia), e poderá ensejar a atividade seguinte, um fórum de perguntas.

2. Após essa atividade de aproximação dos alunos em relação ao tema dos jogos eletrônicos, é conveniente a divisão da sala em pequenos grupos de estudo (máximo 05 alunos), para o primeiro passo, que será a identificação das perguntas problematizadoras que serão perseguidas no processo de investigação da pesquisa.

3. Deve-se solicitar que os alunos participem de um Fórum de Perguntas, de modo a lançarem no fórum "perguntas-problemas" com a finalidade de construírem o problema de pesquisa. Tais perguntas, quando apresentadas no fórum, mesmo que respondidas integral ou parcialmente, à luz dos conhecimentos dos colegas e professores parceiros, as respostas deverão ser aprofundados durante a execução da proposta de pesquisa. O objetivo é que ao final do fórum sejam eleitas algumas perguntas, que serão respondidas com a pesquisa. Para esse processo de identificação do "problema da pesquisa" é importante destacar os seguintes pontos:

  • Como forma de participação do Fórum de Perguntas, recomendamos dividir a turma em grupos, e cada um deles terá "seu próprio Fórum de Perguntas", com o mesmo objetivo citado acima. Dessa forma, teremos grupos de debates, em salas virtuais, com números menores de participantes, reduzindo chances de "congestionamento" da discussão, que, assim, terá mais qualidade. Nesse caso, cada professor parceiro será um moderador de uma sala do referido Fórum;
  • Após o encerramento do fórum, os professores no respectivo fórum on line  utilizado até aqui, definirão quais são as perguntas mais relevantes e, dentro destas, aquelas que farão parte do projeto de pesquisa;
  • Em seguida, essas perguntas eleitas, ou uma única pergunta que as contemple, serão apresentadas aos alunos em sala de aula, de modo que eles identifiquem seus questionamentos sobre as mesmas;

 

Obs.: A ferramenta do Fórum on line geralmente é utilizada para debates sobre temas ou problemas lançados previamente para que, de uma forma colaborativa, simulando uma discussão presencial, o professor ou moderador consiga o objetivo de participação dos alunos mediante argumentações. Na proposta acima, de um Fórum de Perguntas, a discussão colaborativa também acontecerá, no entanto, com o objetivo de formular perguntas, que serão avaliadas pelo grupo, e pelo professor, no tocante à relevância científica das mesmas. Com o intuito de que, ao final das sugestões de perguntas e discussões sobre as mesmas, o grupo, orientado pelo professor, chegue num consenso sobre o problema de pesquisa.

4. Ressalta-se que, as atividades de investigação científica que atendem o presente projeto, demandarão, em sua maioria, o uso de computadores conectados à internet. Nesse sentido, destaca-se a necessidade da utilização do Laboratório de Informática da escola.

Aulas 3 e 4 - Conclusão da elaboração do Projeto de Pesquisa

projeto pesq

Fonte: Google Imagens, (clique aqui para acessar link), acesso em 18/04/2012.

1. Após as definições acima, os professores poderão encaminhar as discussões necessárias para conclusão da elaboração do projeto nas suas respectivas aulas. Nesse caso, incluindo os alunos nesta etapa, e, posteriormente, fazendo os últimos acertos entre os docentes, utilizando o rigor acadêmico para projetos de pesquisa.

2. Após a conclusão do texto do projeto, o mesmo deve ser apresentado à turma e publicado na rede, devidamente postado num Blog construído para registrar as etapas da pesquisa.

3. Nesse momento, poderá ser criado um Blog da Pesquisa para postagem dos primeiros registros desse trabalho coletivo. O Blog será coordenado pelos professores orientadores e, em momentos específicos, poderá ser concedido aos grupos de alunos para postarem informações relevantes à publicação das etapas de  pesquisa.

A primeira informação que já deve ser postada no Blog por um dos professores (ex.: professor proponente) é o tema e o projeto da pesquisa com a descrição de sua equipe de pesquisadores (professores e alunos).

Em aulas anteriores, que publicamos no Portal do Professor abordamos os procedimentos para a criação de Blog, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37902, acesso em 18/04/2012.

 

Aula 5, 6 e 7 - Processo de seleção e análise de fontes de informações sobre o tema

fontes pesq

Fonte: Google Imagens (clique aqui para acessar link), acesso em 18/04/2012.

1. As etapas de investigação que se referem à coleta e seleção de fontes de pesquisa deverão ocorrer em função dos objetivos propostos e sob a responsabilidade de cada professor designado no Quadro de Ações.

Já existem algumas aulas no Portal do Professor (MEC) que abordam alguns critérios de seleções de sites para pesquisa. Abaixo sugerimos uma aula com estratégias para as seleções adequadas à presente proposta.

Sugestão de aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40231, acesso em 18/04/2012.

2. Após as seleções das fontes, cada professor orientador deverá conduzir o processo de investigação das informações e análise dos dados, conforme apresentamos nas próximas atividades. 

3. As etapas de investigação em busca de dados, assim como suas análises, serão feitas nos grupos de alunos (máximo 05) e coordenadas pelos professores parceiros durante suas respectivas aulas.

Como cada grupo irá postar as sínteses de seus trabalhos no Blog da Pesquisa, cada equipe de alunos deverá eleger um colega como moderador do Blog, que, sob a orientação e autorização dos moderadores permanentes (professores orientadores), fará as postagens dentro dos prazos estabelecidos naquele Quadro de Ações construído pelos professores, no início do projeto.

4. As coletas e análises dos dados das fontes bibliográficas e empíricas também estarão contempladas no Quadro Ações coordenadas pelos professores. Veja algumas possibilidades:

Professor 1 - Vivência dos Jogos eletrônicos selecionados (Ex: Nintendo Wi, Playstation, X- Box, etc.) e reflexão crítica sobre os mesmos;

Professor 2 - Análise dos gêneros e das formas de interpretação das linguagens presentes nos jogos;

Professor 3 - Análise de vídeos e artigos sobre História dos Jogos Eletrônicos;

Professor 4 - Análise da relação entre Indústria dos Jogos Eletrônicos e Indústria Cinematográfica;

Professor 5 - Análise das questões de aprendizagem e emocionais consequências dos jogos;

5.  À medida que se conclua as análises dos grupos de pesquisa, o professor orientará uma síntese para que os alunos postem no Blog, com um título apropriado ao trabalho feito nessa etapa da pesquisa. Exemplo de título para postagem no Blog: Investigação e análise da relação entre Jogos Eletrônicos e Cinema.

Nesse momento da pesquisa é fundamental que o professor ressalte a importância desta etapa e o papel/ compromisso dos grupos para a pesquisa. As sínteses não podem ser encaradas apenas como "pequenos escritos" ou "pequenas redações", pois são o resultado da produção intelectual que foi possível até aqui. Do contrário, tornar-se-ia inócuo o grande trabalho de seleção de fontes.

Cada professor dedicará um tempo da aula, para que os alunos reflitam sobre as fontes bibliográficas, analisem-nas e registrem na forma escrita. Como esse processo é feito em grupos, eles deverão ler os textos individualmente fora sala, e refletir/ discutir posteriormente no grupo. Neste caso, deverão eleger um redator que se incumbirá de fazer os registros nos momentos coletivos, seja em sala de aula, ou como tarefa de casa (quando o professor solicitar). Os alunos deverão se revezar nessa função de redator.

O professor deve destacar, também, que esses registros dos redatores, que serão lidos e aperfeiçoados pelo restante do grupo a cada momento de reunião para análise das fontes, são textos importantes para a pesquisa, que, depois, juntamente com a análise das entrevistas, tornar-se-ão o "corpo teórico" da pesquisa, ou seja, a produção intelectual dos alunos.

6. Uma estratégia para instigar o comprometimento do aluno na análise das fontes é criar estratégias lúdicas de "cobrança dos conhecimentos" produzidos na pesquisa.

Nessa proposta, uma atividade interativa que pode abordar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos pesquisadores seria um Quiz on line sobre jogos eletrônicos.

Sugestão de site que explica o que é Quiz on line:

http://www.osignificado.com.br/quiz/,

Sugestão de sites que permitem criar o Quiz:

xisde quiz

http://www.xisde.com.br/, acesso em 18/04/2012.

http://rachacuca.com.br/quiz/, acesso em 18/04/2012.

 

7. Embora cada professor possua sua característica própria de orientar, e pode haver diferenças nas formas de orientação, o grupo de professores orientadores devem combinar entre si um mínimo de critérios únicos tanto para seleção das fontes, quanto para análise e síntese dos dados no caso das fontes bibliográficas impressas ou digitais (veja sugestão de aula acima que aponta os critérios). Dessa forma, ficará evidente que o desempenho do papel do aluno não poderá se furtar aos critérios estabelecidos, estes que devem se enquadrar em dois requisitos fundamentais das fontes: relevância para os objetivos da pesquisa e contribuição informacional que atenda as perguntas elencadas.

Aulas 8, 9 e 10 - Criação e Aplicação do Roteiro de Entrevistas

1. A coleta de dados a partir das pessoas entrevistadas demandará a criação de Roteiros de Entrevistas juntamente com a turma.

Assim como as demais etapas postas no Quadro de Ações da pesquisa, a criação dos Roteiros serão atribuições de um dos professores (ou dois em parceria), já que todos terão ações específicas neste momento do trabalho.

Sugerimos a seguinte organização:

Professor 1 - Coordenação das entrevistas junto aos alunos das séries finais.

Professor 2 - Coordenação das entrevistas junto aos alunos das séries finais.

Professor 3 - Coordenação das entrevistas junto aos familiares.

Professor 4 - Coordenação das entrevistas junto a profissionais que trabalham ou pesquisam sobre o tema (pesquisadores, psicólogos, psicopedagogos, médicos, etc.)

Professor 5 - Coordenação das entrevistas junto aos familiares.

A amostragem da pesquisa poderá ser feita pelos professores, em um debate coletivo, utilizando a ferramenta do Fórum on line.

O professor poderá dispor de várias estratégias para estimular que os alunos produzam perguntas para o roteiro, como, por exemplo, repetir a técnica do Fórum de Perguntas já utilizado nesta aula.

Obs: Dependendo das possibilidades do grupo de pesquisadores e/ou dos entrevistados, pode-se estabelecer um perfil de entrevistados mais específico (ex: somente alunos)

2.  Para criação do Roteiro, o professor poderá sugerir que cada grupo elabore duas questões para entrevista, e depois a turma fará uma avaliação em função dos critérios da pesquisa (veja sugestão de critérios abaixo).

Como se trata de uma proposta de pesquisa que envolve entrevistas com três tipos de sujeitos  (alunos, profissionais e familiares), o número de perguntas deve ser o menor possível e deve-se privilegiar um questionário semiestruturado, com predominância de questões fechadas, de modo a facilitar a orientação dos professores no tocante à experiência dos alunos com análise de entrevistas.

Dica: Por se tratar de pesquisa em caráter de iniciação, o foco deve ser na qualidade do tratamento dos dados, e não na preocupação com a quantidade das informações.

Critérios para elaboração de perguntas para o roteiro:

  • As perguntas deverão propiciar informações que atendam o problema e os objetivos da pesquisa;
  • Deverão ser elaboradas perguntas claras e mais objetivas possíveis;

Possibilidades de Perguntas para o Roteiro de entrevista junto aos familiares:

Questões fechadas:

1) Idade, sexo, escolaridade, profissão...

Questões Abertas:

2) Atualmente, você pratica algum jogo eletrônico? Qual?

3) Quais os benefícios dos jogos eletrônicos?

4) Quais os malefícios dos jogos eletrônicos?

 

3. Após conclusão do Roteiro cada professor responsável aplicará as entrevistas com os grupos de alunos. Para essa atividade serão definidas funções prévias para cada membro do grupo.

Sugestão de organização do grupo e funções para o ato da entrevista (Ex: Grupo de 04 alunos):

Aluno 1- Diálogo com o entrevistado (Roteiro)

Aluno 2- Registro de imagem (fotos)

Aluno 3-Registro de áudio (gravador)

Aluno 4-Registro de Vídeo (filmagem)

Aluno 5 - Relatório de Campo (registro do processo da entrevista)

4. Depois de feita a entrevista os grupos deverão se reunir para avaliarem o material e finalizarem o relatório iniciado pelo aluno nº 5 (do exemplo acima).

5. Na aula seguinte, o professor conduzirá uma discussão, em diálogo aberto, sobre as percepções dos alunos em relação à entrevista. Cada grupo deverá discutir a partir do seu Relatório de Entrevista.

6. Em seguida, o professor pode solicitar que os grupos se reúnam para produzir uma avaliação da entrevista, a partir do relatório, para postar no Blog. O desafio será fazer a avaliação escrita em apenas um parágrafo.

 

Aulas 11 e 12 - Análise das entrevistas

1. Cada professor, coordenador das entrevistas, orientará os alunos nos trabalhos de análise dos dados. Para que os alunos façam a análise, deve seguir o mesmo procedimento da análise das fontes teóricas, conforme já apresentamos acima nas aulas 5, 6 e 7. Os alunos, nessa etapa da pesquisa, também deverão respeitar os critérios já definidos pelo professor nas aulas anteriores.

2. Os alunos farão as sínteses, a partir da identificação da incidência de categorias nas respostas das entrevistas, para que, ao final eles possam construir um Quadro Comparativo das respostas dos entrevistados.

As categorias serão identificadas pelo que se reconhece como palavras-chaves das respostas das perguntas abertas. Obviamente, no caso das perguntas objetivas (fechadas) os alunos identificarão apenas a incidência (percentual de respostas).

Um exemplo para a pergunta de número 2, do roteiro exemplificativo citado anteriormente:

 Categorias identificadas nas respostas das entrevistas
Pergunta Categoria
Quais os benefícios dos jogos eletrônicos? "habilidades de raciocínio", "esperteza", "ajuda na formação"...

3. Após a síntese do quadro, o professor coordenador, organizará com os alunos uma forma de representação da mesma (gráfico, texto escrito, desenho).

4. Quando a representação da síntese estiver concluída, a mesma deverá se postada no Blog pelos alunos, respeitando os procedimentos adotados até aqui.

5. O professor conduzirá uma discussão para que os alunos comentem como foi a experiência de análise das entrevistas - a experiência das categorias.

O professor poderá sugerir para os grupos, que também postem no Blog comentários sobre suas percepções de análise das entrevistas.

 

Aula 13 - Autoavaliação do aprendizado

1. O professor deve abrir mais um tópico no Blog, intitulado, "O que eu aprendi e como foi minha participação na pesquisa".

2. O professor, ainda para efeitos de avaliação, deve postar as seguintes perguntas no Blog:

  • O que eu aprendi de novo no estudo dos jogos eletrônicos?
  • Como foi minha participação?
  • Como poderíamos, em outra oportunidade, dar continuidade à pesquisa?
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Antes de iniciar uma pesquisa como esta, sugiro a leitura do seguinte artigo científico e das referências que ele lista:

http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/Simp_2006/artigos/03_jogo_trab_19.pdf, acesso em 18/04/2012

Avaliação

1. A avaliação deve ocorrer durante todas as etapas da pesquisa, e, nesse trabalho coletivo, as postagens no Blog que foram sugeridas, fornecem os registros necessários.

2. Na perspectiva de identificar alguns conhecimentos específicos construídos ou assimilados pelos alunos, peça que façam um texto em torno da seguinte pergunta:

  • Quais são os pontos positivos e os negativos do uso frequente dos jogos eletrônicos para os adolescentes?
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