Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A influência da física na realização dos elementos corporais na ginástica geral

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
Cátia Pereira Duarte
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

– Conhecer os eventos que ocorrem na região do aluno;

– Desenvolver sensibilidade rítmica, artística e das leis da física na realização das diferentes formas de movimentos na ginástica geral;

– Compreender os limites e potencialidades corporais na ginástica geral, aplicando conhecimentos de física nos movimentos coreográficos de mãos livres.

Duração das atividades
150 minutos. 3 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimentos trabalhados nas aulas de ginástica geral organizadas pela professora no Ensino Médio. 

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá organizar um mapa conceitual (http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ ) sobre o que acontece nas aulas de ginástica e o que se presencia nos eventos de ginástica geral da região.

Por meio de vídeos, o professor questiona quais as noções rítmicas, artísticas e leis da física envolvidas em um trabalho coreográfico, propõe algumas vivências, e, por fim, sugere que os alunos organizem uma demonstração pública para alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental da própria escola.

Atividade 1: Descobrindo os eventos da ginástica geral na sua região ou região mais próxima.

O professor deve questionar sobre os eventos que os alunos conhecem que acontecem na região onde vivem.

Discutir com os alunos sobre as particularidades dessas apresentações: como os alunos realizam os elementos da ginástica de forma sincronizada? Por que dramatizam alguns movimentos? Como os indivíduos se relacionam nesta modalidade? Quais as leis da física envolvidas com os movimentos?

O professor explica que as leis da física presentes nos movimentos são:

- A resistência do ar;

- A ação da gravidade;

- O atrito com o solo.

 

Após este momento, todos assistem o vídeo Mostra de Ginástica Geral - Diamantina - MG (http://www.youtube.com/watch?v=UtPBye4obzo) para exemplificar as leis estudadas.

Atividade 2: Identificando as contribuições do ritmo e da dramatização na ginástica geral

O professor deve perguntar aos alunos como eles pensam que se conta uma música. A partir das respostas, pedir que observem os exemplos de movimento

nos vídeos: Contagem de tempo 1 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25826 ) ; Contagem de tempo 2 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 ); dos 9'30" aos 10'50" do

 

 

Ao sinal do professor, quando houver uma palma, o aluno deverá realizar um movimento em uma determinada ordem. Movimentos que serão descritos pelo professor, como:

- Levantar os braços duas vezes;

- Agachar duas vezes;

- Esticar os braços a frente do corpo duas vezes;

- Realizar dois saltos. 

 

Também ao sinal do professor, um aluno será escolhido para realizar movimentos no espaço onde está sendo realizado a aula, como:

- Levantar os braços duas vezes;

- Agachar duas vezes;

- Esticar os braços a frente do corpo duas vezes.

Porém a ordem dos movimentos será escolhida aleatoriamente pelo aluno que estiver realizando a atividade, tendo em vista que todos os outros alunos acompanhem os movimentos mencionados.

 

Atividade 3: Aplicando o ritmo e a dramatização em uma organização de demonstração pública.

 

Pedir que os alunos observem o tema, o espaço, a música, o nível técnico dos integrantes da coreografia, figurinos no vídeo Mostra de Ginástica Geral - Mackenzie Tambore (http://www.youtube.com/watch?v=17_vlngPqxg)

Assistir vídeo sobre Dicas da professora Tainá Lopes sobre montagem coreográfica (http://www.youtube.com/watch?v=DOknxeEz_BQ&feature=youtu.be)

 

Definir com os alunos o que seria necessário para realizar uma demonstração na escola.

- Que tema vamos valorizar este ano?

- Qual o espaço que temos para dançarmos?

- Quais as roupas mais indicadas?

- Em que momento do ano poderíamos mostrar nosso trabalho coreográfico?

 

Atividade 4: Vivenciando movimentos da ginástica geral que seriam utilizados em uma demonstração. 

O professor explica que há dois tipos de atrito: o do ar e o do solo, exemplificando:

- Rotação de braços demonstrando a resistência do movimento pela ação do ar;

- Pirueta demonstrando a resistência do movimento pelo atrito do pé com o solo.

 Braços abertos fazem rotação pesada e exige mais energia corporal. Fechando os braços diminui a área, fazendo a rotação ficar mais leve.

O professor orienta seus alunos a observar essas leis no vídeo: Apresentação de GR mãos livres (http://www.youtube.com/watch?v=iK-JUT0j7x0&feature=youtu.be)

O professor comenta que as leis estão presentes em todos os movimentos: nos balanceios dos braços, nos equilíbrios, nas piruetas ou pivots.

Escolher movimentos de deslocamento (passagens pelo solo por meio de caminhadas, giros, saltos, corridinhas, rolamentos), de equilíbrio (paradas, acrobacias), de dramatização (interpretação de papéis como palhaços do circo, animais da floresta entre outros). 

Eleger os movimentos que serão utilizados na demonstração pública.

 

Atividade 5: Apresentação da demonstração pública para as crianças

Treinar a coreografia pelo método da adição da ginástica, ou seja, valorizar a aprendizagem de um movimento, depois de outro, treinando esses dois movimentos antes da aprendizagem do terceiro movimento.

Apresentar a coreografia no pátio da escola.

Resgatar os materiais pedidos no início deste trabalho.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Apresentação de GR mãos livres. Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=iK-JUT0j7x0&feature=youtu.be  Acessado em 10/05/2012)

Mostra de Ginástica Geral - Diamantina - MG. Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=UtPBye4obzo (Acessado em 10/05/2012)

Mostra de Ginástica Geral - Mackenzie Tambore. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=17_vlngPqxg (Acessado em 10/05/2012)

Contagem de tempo 1. Disponível em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25826 (Acessado em 10/05/2012)

Contagem de tempo 2. Disponível em :  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 (Acessado em 10/05/2012)

Dicas da professora Tainá Lopes sobre montagem coreográfica. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=DOknxeEz_BQ&feature=youtu.be (Acessado em 10/05/2012)

Mapa conceitual: Portal do Professor/ Recursos Educacionais. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/(acessado em 09/05/2012).

Avaliação

O professor reunirá a turma e numa folha grande de papel irá fazendo a construção do novo mapa conceitual sobre o que acontece nas aulas de ginástica e o que se presencia nos eventos de ginástica geral da região. A cada pergunta lançada (ver reflexões abaixo) para discussão ele fará as anotações em tópicos. Ao final da discussão o mapa estará construído e o professor então fará uma explanação sobre o tema com seus alunos, apontando o que deve ser considerado para organizar uma apresentação.

Em relação ao espaço, observar: o aluno organizou o aparelho de som; arrumou o espaço para apresentação etc.

Em relação aos movimentos, observar: se os limites corporais foram respeitados; relação do tema com os movimentos etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.