Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PARTITURA MUSICAL – Pauta, Claves e Notas Musicais

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
SILVIANE STOCKLER DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os símbolos utilizados numa partitura musical.
  • Reconhecer as notas musicais registradas numa pauta.
  • Conhecer outras partituras não convencionais.
  • Compor pequenas melodias, utilizando um software no laboratório de informática.
  • Participar de práticas instrumentais, utilizando flauta doce ou metalofone.
Duração das atividades
Entre 6 a 7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de melodia, harmonia e ritmo.

Estratégias e recursos da aula

 

Quando se ensina música, um dos elementos importantes na formação musical é aprender a escrita, que registra todos os aspectos daquela composição e a forma de execução. Por meio de uma partitura é possível compreender e interpretar tudo que acontece na música: as frases melódicas, a tonalidade, a melodia, ritmo, harmonia, dinâmica, andamento, etc. Além do que também acaba se tornando um documento relevante no registro de composição e na transmissão escrita de uma obra musical.

Nesta aula serão apresentados os primeiros elementos presentes numa partitura convencional: a pauta, a clave e as notas musicais. Será também apresentado ao aluno outros tipos de partitura que utilizam símbolos diferentes.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Professor! Vamos iniciar a aula conversando com a turma sobre a música:

 

  • Vocês gostam de música?

  • Quais os ritmos preferidos?

  • Conhecem os compositores?

  • Quem compõe uma música é sempre quem a interpreta?

  • Quando ouvimos uma música, é possível diferenciar as notas musicais?

  • Por exemplo, o estudante tal... vai tocar uma música. Como ele fará isso?

 

Professor!

Mostre uma partitura diferente da convencional, por exemplo, da música contemporânea, ou da música gregoriana, ou ainda uma tablatura.

 

Pergunte:

  • Vocês sabem o que é, se já viram algo parecido?
  • Será que a música sempre foi registrada dessa forma?

Como apoio à fundamentação teórica sobre a música, pesquise no vídeo Música e matemática, no Portal do Professor MEC. Este vídeo possui 26:11m, portanto faça uma seleção do que considera mais necessário elucidar do conteúdo do vídeo.

 A matemática da música  

 

Em seguida, explique a história da escrita musical, mostrando os diversos tipos de partitura de cada época.

Professor, você poderá utilizar o link abaixo:

 

Apresente aos alunos um pentagrama (pauta), as linhas e espaços contados de baixo para cima, etc. Em seguida explique o conceito de claves e os tipos de claves que existem, bem como a sua forma de registro na pauta. Dê maior ênfase à clave de sol.

 

Maiores informações e exemplos visuais poderão ser encontrados no site: Clave - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clave, acesso em 01/05/2012

A seguir mostre um exemplo da pauta, da linha, do espaço e dos símbolos das claves.

claves

FONTE: Wikipédia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Clave acesso em 15/05/2012

Explicar e mostrar como são escritas as notas musicais na pauta, numa escala (diatônica) de dó maior.

escala

FONTE: Escola de música Portela Musical, omelhordobairro.com.br - disponível em: http://www.omelhordobairro.com.br/araucaria-centro/userfiles/image/Escala%20Musica.jpg  acesso em 22/05/2012

 

ATIVIDADE

 

ATIVIDADE 1 – Exercício com partituras

 

Imprimir uma partitura e distribuir para cada aluno, solicitando que ele identifique cada nota musical, escrevendo o nome dela, logo abaixo do símbolo. O aluno fará a atividade consultando o modelo da escala apresentada.

 

Esta partitura deve ser simples, sem acidentes musicais, para exemplificar o que está sendo trabalhado. Podem-se encontrar partituras no cifraclub, ou diretamente em buscadores na internet.

 

Indicamos o link abaixo, como exemplo, de uma partitura simples do site FriendsTV. 

                                

partitura

FONTE: http://www.friendstv.com.br/teclado.htm acesso em 16/05/2012

 

Professor, enquanto os estudantes fazem a atividade, passe entre eles e vá verificando se estão fazendo corretamente a atividade, se encontram alguma dificuldade para que possa esclarecê-los.

 

ATIVIDADE 2 – No laboratório de informática

 

Antes desta atividade instale softwares de partitura nos computadores do laboratório de informática.

Indicamos os seguintes programas, mas verifique qual a plataforma de sua escola:

Imprima suas partituras com aspecto profissional ou salve-as em PDF ou MIDI.

 

Leve os alunos ao laboratório de informática e trabalhe com eles os softwares de partitura da seguinte forma:

 

  1. Propor que o aluno copie a partitura recebida na atividade 1 no software instalado no computador. Oriente o passo a passo, como utilizar o software, para que o aluno se familiarize com os símbolos e com o programa instalado.
  2. Quando os alunos estiverem mais familiarizados com o programa, organize grupos de 2 ou 3 pessoas, instrua que eles optem pela clave de Sol e preencham a pauta com notas musicais de forma aleatória. Conforme o software escolhido, após o preenchimento da nota, poderá ouvir a sua sonoridade. Desta forma, será composta uma melodia.
  3. Peça que eles identifiquem essas notas que escolheram consultando no exemplo dado na explicação.
  4. Sugira para que cada grupo apresente sua “composição” no computador, para que todos ouçam como ficou o som das notas na pauta.
  5. Os estudantes poderão exportar suas composições no formato MIDI para ouvi-las em seus celulares e mostrarem para seus familiares.

 

Observação:

  • Neste momento ainda não serão apresentadas as figuras de ritmo, podendo o professor escolher apenas uma figura (por exemplo, a semínima ou semibreve) na orientação dos alunos ao criarem sua seqüência de notas.
  • Indicamos, entre os diversos programas de partitura, caso o aluno queira fazer download: Guitar Pro, Encore, Finale, e outros; ou mesmo para que o aluno saiba que existem vários softwares de partitura.

 

ATIVIDADE 3

 

Para esta atividade, o professor irá propor fazer a produção das notas musicais, utilizando instrumentos musicais melódicos, como por exemplo, a flauta doce ou metalofone. Professor verifique se sua escola possui estes instrumentos ou se os estudantes podem trazer os instrumentos de casa. Outra opção seria utilizar instrumentos virtuais.

Para acompanhar melhor o desempenho dos alunos, divida-os em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas para produzirem as notas e tocarem a música, ouvindo um grupo de cada vez, pois desta forma é mais fácil orientar e sanar dificuldades no entendimento da partitura e na técnica do instrumento.

 

  1. Ensine como produzir os sons nestes instrumentos e como produzir cada nota musical, colocando na partitura a escala de Do maior. O aluno irá produzir o som de cada nota da escala, identificando-a na partitura.
  2. Em seguida questione aos alunos, se eles conhecem uma canção que apresente o formato da escola de Do maior.
  3. Apresente o vídeo que traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas, assim como a partitura da música "Minha Canção". Trad. e Adapt. de Chico Buarque e L. Enriquez. Poderá ser utilizado um vídeo ou TV com entrada usb para esta atividade. Basta fazer o download do vídeo no Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16756 acessado em 16/05/2012.
  4. Os alunos poderão tocar a música “Minha canção” repetindo a forma de produção ouvida no vídeo.

 

Para apoio desta atividade pode ser consultado o Caderno de Musicalização com explicações básicas de leitura musical e posições da flauta doce. Apesar deste material ter sido pensado para as séries iniciais e finais da Educação Básica , podemos adaptá-lo para o Ensino Médio. Este material poderá ser utilizado antes do vídeo, se considerar necessário. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_musica.pdf acessado em 16/05/2012.

Se preferir utilizar metalofone, pesquise no site do Portal do Professor, nas aulas da Professora Kátia Regina Figueiredo Romão, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7391  acesso em 20/05/2012.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

Coleção de aulas sobre: Músicas, danças e ritmos

Descrição

O objetivo da coleção “Músicas, danças e ritmos” foi selecionar aulas que abordassem diferentes possibilidades de trabalhar esses temas buscando metodologias diversas e criativas. A princípio foram eleitas aulas que tratam a música, a relação com o corpo, movimentos e possibilidades na “percussão corporal” (aula 01 a 11). Posteriormente, foram selecionadas aulas em temas que trabalham a diversidade as danças e ritmos presentes na cultura brasileira (aula 12 a 46); por fim, foram selecionadas aulas que apontam propostas interdisciplinares para abordagem desses temas na escola (aula 47 a 57).

Autoria

Tiago Felipe da Silva - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGÓGICO - MG

Palavras-chave

música, danças, ritmos, diversidade cultural

Recursos Complementares
Avaliação

Observar o desempenho dos alunos durante as atividades considerando os seguintes critérios de avaliação:

  • Identifica os símbolos musicais utilizados numa partitura convencional.

  • Reconhece os símbolos das claves, principalmente da clave de sol, e das notas registradas numa pauta.

  • Reproduz em instrumento musical a escala de Do Maior, lendo na partitura.

  • Compõe pequenas melodias, utilizando um software no laboratório de informática.

  • Participa de práticas instrumentais, utilizando flauta e metalofone.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOSÉ ROBERTO XAVIER DE SOUSA, MATIAS BECK EEFM , Ceará - disse:
    robertoujr@gmail.com

    15/10/2012

    Cinco estrelas

    Com sua licença, peço para utilizar sua aula, pois, utiliza de forma clara a utilização das tecnologias (computadores e programas), fazendo com que os estudantes se interessem pelo conteúdo, além do incentivo a tocar um instrumento musical. Excelente trabalho!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.