Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - notas naturais – aula 12

 

14/07/2010

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a percepção melódica.

Reconhecer o posicionamento das notas naturais na "partitura de degraus" e no metalofone.

Tocar uma canção a partir de diferentes alturas utilizando as sete notas musicais naturais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.

O conhecimento das notas naturais.

Sugerimos que as aulas anteriores desta coleção "Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz)" tenham sido aplicadas. Abaixo colocamos algumas aulas:

Música: Metalofone (instrumento de percussão), canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 2 (Canção das Três Notas Musicais)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7090 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 5 (A Barquinha)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13596 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) – leitura e escrita musical – aula 8 (Bambalalão)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15010 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e voz (canto) - transposição - aula 10

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14928 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - mais transposição - aula 11

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8300 

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, a dançar e a usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.

Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.

Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno na leitura e na escrita convencional da música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/ 

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html 

Atividade 1 – Canto (voz)

Professor, nesta aula vamos usar a música Minha Canção, que faz parte do musical infantil Os Saltimbancos, de autoria de Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov, com versão em português de Chico Buarque de Hollanda.

Coloque no quadro ou distribua para a turma o texto da música Minha Canção para que todos cantem juntos. Você pode tocar num instrumento harmônico para acompanhar o grupo ou colocar uma gravação. A seguir, colocamos o texto, os links para a gravação e a partitura, transcrição feita para uso escolar pela profª. Alice Ramos Sena, professora de música do CAp-UFRJ.

Dorme a cidade

Resta um coração

Misterioso

Faz uma ilusão

Soletra um verso

Lavra a melodia

Singelamente

Dolorosamente

Doce a música

Silenciosa

Larga o meu peito

Solta-se no espaço

Faz-se certeza

Minha canção

Réstia de luz onde

Dorme o meu irmão

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Letra e vídeo de Minha Canção

http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275212/ 

Cifra para acompanhamento instrumental

http://www.cifraclub.com.br/chico-buarque/minha-cancao/ 

Partitura - transcrição da profª. Alice Ramos Sena para uso escolar

Nesta atividade, os alunos vão aprender a cantar por imitação, a partir da gravação que ouvirem ou com o professor tocando ao instrumento. Cante várias vezes para que a música seja praticamente decorada. Varie as maneiras a cada repetição, por exemplo:

  1. cantar com a letra
  2. cantar sem letra, usando uma vogal a cada verso
  3. cantar de boca fechada (bocca chiusa)
  4. cantar de boca fechada, marcando com palmas cada sílaba
  5. cantar com a letra, marcando com palmas a pulsação
  6. dividir a turma em 2 grupos e pedir que os grupos cantem alternadamente os versos
  7. cantar toda a música entoando apenas a primeira sílaba de cada verso no ritmo da canção

Dicas: 

  1. Peça aos alunos que, ao cantar, observem se a melodia vai do grave para o agudo ou do agudo para o grave.
  2. Pergunte quais são os versos em que a voz está mais aguda ou mais grave. Cante com eles e peça que mostrem a altura dos sons com o movimento das mãos. Se sobem, movimento ascendente - do grave para o agudo. Se descem, movimento descendente - do agudo para o grave.
  3. Ao articular ou sustentar a primeira sílaba de cada verso (proposta do item 7), o aluno deverá perceber que essas sílabas correspondem aos nomes das notas musicais (veja o texto da música em negrito abaixo). A melodia está construída de maneira que cada verso está na altura do nome da nota musical equivalente à primeira sílaba do verso. De início, não dê essa informação para os alunos. Se eles ainda não tiverem feito esta associação, provoque-os com perguntas para que eles façam a descoberta da relação da construção melódica associada ao texto. As dicas 1 e 2 vão facilitar esse processo.

Dorme a cidade  /  Resta um coração  /  Misterioso  /  Faz uma ilusão  / Soletra um verso  /  Lavra a melodia  /  Singelamente  /  Dolorosamente  /

Doce a música  /  Silenciosa  /  Larga o meu peito  /  Solta-se no espaço  /  Faz-se certeza  /  Minha canção  /  stia de luz onde  /  Dorme o meu irmão

Atividade 2 – Experimentação                                                                                                                       

A seguir, distribua o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando todas as sete notas naturais (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI) que serão usadas no instrumento. Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.

Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento). Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento (veja mais em Recursos Complementares).

Atividade 3 – Minha Canção (execução e canto em conjunto)

Separe a turma em duplas para tocar e cantar a música Minha Canção. Nesta etapa os alunos já entenderam que cada verso corresponde a uma nota musical. Agora, é o momento da prática instrumental. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem. Sugira maneiras variadas: 

  1. Um aluno canta enquanto outro toca o metalofone. Depois trocam-se as funções entre os dois alunos.
  2. Os dois alunos cantam ao mesmo tempo em que tocam o metalofone. Cada aluno pode tocar em uma oitava diferente. Os dois alunos podem tocar juntos ou separados, com uma baqueta para cada um.
  3. Os alunos podem tocar e/ou cantar alternando os versos.

Dicas:

  • Estabeleça uma pulsação para a realização da música. Peça aos alunos para indicarem o andamento (velocidade).
  • Peça que eles inventem outras maneiras para tocarem juntos a mesma música, usando voz e metalofone.

Atividade 4 – Escrita musical

Peça aos alunos que escrevam a sequência das notas musicais, sinalizando a nota de cada verso, na "partitura de degraus", como já realizado nas aulas anteriores (leia em Recursos Complementares sobre Sá Pereira).

Chame a atenção para a correspondência de direção entre o movimento da mão no instrumento e a grafia dos sons. Por exemplo: quando as notas da escada musical sobem (movimento ascendente - do grave para o agudo), a mão caminha no instrumento para o lado direito, e quando as notas descem na "partitura de degraus" (movimento descendente - do agudo para o grave), a mão vai para o lado esquerdo.

A "partitura de degraus", considerando apenas a primeira nota de cada verso, corresponde à figura abaixo:

Obs: Lembre-se que este registro não considera o ritmo e a duração dos sons.

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone

http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html  

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone

http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw 

Exemplo de uma aula com instrumental Orff

http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related 

Exemplo de execução de metalofones por uma turma

http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related 

Leia mais sobre Sá Pereira

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira 

Leia sobre intervalo musical

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intervalo_musical 

Leia sobre escala no modo maior

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_maior 

Outra gravação da Minha Canção - Os Saltimbancos

http://blip.fm/profile/jampa/blip/8422498/Luis+Enriquez–Sergio+Bardotti–Chico+Buarque–Minha+Canção 

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

1. O aluno é capaz de experimentar o instrumento usando as sete notas musicais naturais?

2. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais na “partitura de degraus”?

3. O aluno é capaz de realizar as atividades de percepção sonora e prática vocal / instrumental?

4. O aluno é capaz de cantar e de tocar no metalofone a canção proposta pelo professor?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mônica Garcia, E.E. Dr. Salles Júnior - DOURADO/SP , São Paulo - disse:
    monicagp2011@hotmail.com

    20/05/2015

    Cinco estrelas

    olá! Sou Formada em Letras e recentemente em Arte. Adorei a aula, uma música que eu amo tanto, que trabalhei de diversas formas em Língua Portuguesa, e agora posso trabalhar nas minhas aulas de Arte, quando eu começar, pois acabei de me formar em Arte.


  • LAURA, grupo musical da igreja , Ceará - disse:
    laurinmaciel@gmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    muito criativo e satisfatório


  • IRIENE, smep , Pernambuco - disse:
    iriene_costa@hotmail.com

    08/04/2012

    Quatro estrelas

    Aulas e sugestões ótimas!bastante conteúdo!tenho projeto no cmei,sendo que o objt.é sensibilizar ,memorizar,interpretar,socializar...não chega ser exato entender instrumentos e música, no entanto tudo a esse respeito me enteressa p/ pesquisa do nosso projeto "musicalidade,onde nasce os sons" Cmei Edith Bezerra.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.