14/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Desenvolver a percepção melódica.
Reconhecer o posicionamento das notas naturais na "partitura de degraus" e no metalofone.
Tocar uma canção a partir de diferentes alturas utilizando as sete notas musicais naturais.
A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.
O conhecimento das notas naturais.
Sugerimos que as aulas anteriores desta coleção "Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz)" tenham sido aplicadas. Abaixo colocamos algumas aulas:
Música: Metalofone (instrumento de percussão), canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 2 (Canção das Três Notas Musicais)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7090
Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 5 (A Barquinha)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13596
Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) – leitura e escrita musical – aula 8 (Bambalalão)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15010
Música: Metalofone (instrumento de percussão) e voz (canto) - transposição - aula 10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14928
Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - mais transposição - aula 11
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8300
A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, a dançar e a usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno na leitura e na escrita convencional da música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.
A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno
http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/
Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone
http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Professor, nesta aula vamos usar a música Minha Canção, que faz parte do musical infantil Os Saltimbancos, de autoria de Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov, com versão em português de Chico Buarque de Hollanda.
Coloque no quadro ou distribua para a turma o texto da música Minha Canção para que todos cantem juntos. Você pode tocar num instrumento harmônico para acompanhar o grupo ou colocar uma gravação. A seguir, colocamos o texto, os links para a gravação e a partitura, transcrição feita para uso escolar pela profª. Alice Ramos Sena, professora de música do CAp-UFRJ.
Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Lavra a melodia
Singelamente
Dolorosamente
Doce a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço
Faz-se certeza
Minha canção
Réstia de luz onde
Dorme o meu irmão
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Letra e vídeo de Minha Canção
http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275212/
Cifra para acompanhamento instrumental
http://www.cifraclub.com.br/chico-buarque/minha-cancao/
Partitura - transcrição da profª. Alice Ramos Sena para uso escolar
Nesta atividade, os alunos vão aprender a cantar por imitação, a partir da gravação que ouvirem ou com o professor tocando ao instrumento. Cante várias vezes para que a música seja praticamente decorada. Varie as maneiras a cada repetição, por exemplo:
Dicas:
Dorme a cidade / Resta um coração / Misterioso / Faz uma ilusão / Soletra um verso / Lavra a melodia / Singelamente / Dolorosamente /
Doce a música / Silenciosa / Larga o meu peito / Solta-se no espaço / Faz-se certeza / Minha canção / Réstia de luz onde / Dorme o meu irmão
A seguir, distribua o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando todas as sete notas naturais (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI) que serão usadas no instrumento. Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento). Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento (veja mais em Recursos Complementares).
Separe a turma em duplas para tocar e cantar a música Minha Canção. Nesta etapa os alunos já entenderam que cada verso corresponde a uma nota musical. Agora, é o momento da prática instrumental. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem. Sugira maneiras variadas:
Dicas:
Peça aos alunos que escrevam a sequência das notas musicais, sinalizando a nota de cada verso, na "partitura de degraus", como já realizado nas aulas anteriores (leia em Recursos Complementares sobre Sá Pereira).
Chame a atenção para a correspondência de direção entre o movimento da mão no instrumento e a grafia dos sons. Por exemplo: quando as notas da escada musical sobem (movimento ascendente - do grave para o agudo), a mão caminha no instrumento para o lado direito, e quando as notas descem na "partitura de degraus" (movimento descendente - do agudo para o grave), a mão vai para o lado esquerdo.
A "partitura de degraus", considerando apenas a primeira nota de cada verso, corresponde à figura abaixo:
Obs: Lembre-se que este registro não considera o ritmo e a duração dos sons.
Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw
Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related
Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related
Leia mais sobre Sá Pereira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira
Leia sobre intervalo musical
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intervalo_musical
Leia sobre escala no modo maior
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_maior
Outra gravação da Minha Canção - Os Saltimbancos
http://blip.fm/profile/jampa/blip/8422498/Luis+Enriquez–Sergio+Bardotti–Chico+Buarque–Minha+Canção
Para avaliar observe os seguintes itens:
1. O aluno é capaz de experimentar o instrumento usando as sete notas musicais naturais?
2. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais na “partitura de degraus”?
3. O aluno é capaz de realizar as atividades de percepção sonora e prática vocal / instrumental?
4. O aluno é capaz de cantar e de tocar no metalofone a canção proposta pelo professor?
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2015
Cinco estrelasolá! Sou Formada em Letras e recentemente em Arte. Adorei a aula, uma música que eu amo tanto, que trabalhei de diversas formas em Língua Portuguesa, e agora posso trabalhar nas minhas aulas de Arte, quando eu começar, pois acabei de me formar em Arte.
14/04/2013
Cinco estrelasmuito criativo e satisfatório
08/04/2012
Quatro estrelasAulas e sugestões ótimas!bastante conteúdo!tenho projeto no cmei,sendo que o objt.é sensibilizar ,memorizar,interpretar,socializar...não chega ser exato entender instrumentos e música, no entanto tudo a esse respeito me enteressa p/ pesquisa do nosso projeto "musicalidade,onde nasce os sons" Cmei Edith Bezerra.