Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - mais transposição - aula 11

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a perceção melódica.

Reconhecer o posicionamento das notas naturais na "partitura de degraus" e no metalofone.

Tocar uma canção a partir de diferentes alturas – realizar transposições.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.

O conhecimento das notas naturais.

Sugerimos que as aulas anteriores desta coleção tenham sido aplicadas. Recomendamos especialmente:

Música: Metalofone (instrumento de percussão), canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 2 (Canção das Três Notas Musicais)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7090 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 5 (A Barquinha)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13596 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) – leitura e escrita musical – aula 8 (Bambalalão)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15010 

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e voz (canto) - transposição - aula 10

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14928 

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, a dançar e a usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.

Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.

Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno 

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/

 

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone 

http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html 

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando todas as sete notas naturais (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI) que serão usadas no instrumento. Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem. Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento). Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Atividade 2 - Repertório

Faça uma revisão com a turma das músicas Canção das Três Notas Musicais e A Barquinha que foram tocadas nas aulas anteriores desta coleção de acordo com a “partitura de degraus” abaixo. Peça aos alunos para tocar no metalofone, depois cantar com o texto e também com o nome das notas musicais. Lembre-se de que a “partitura de degraus” registra apenas o aspecto das alturas (notas que se diferenciam por serem mais graves ou mais agudas) sem se preocupar com as diferentes durações dos sons nas canções.

Obs.: a utilização de uma escada para o aprendizado de intervalos melódicos é um dos recursos do método Sá Pereira. O objetivo é estimular o aluno na percepção auditiva dos intervalos por meio da locomoção e da visão. Veja mais em Recursos Complementares.

Canção das Três Notas Musicais

A Barquinha

Atividade 3 - Transposição

Professor(a), estimule a curiosidade, a imaginação e a capacidade para criar soluções, colocando a seguinte questão para os alunos:

-Seria possível tocar a música Canção das Três Notas Musicais no metalofone caso o instrumento não tivesse a nota musical DÓ?

ou

-Seria possível tocar a música A Barquinha no metalofone caso o instrumento não tivesse a nota musical FÁ?

Faça um levantamento das hipóteses surgidas no grupo e liste no quadro. Caso as sugestões da turma estejam distantes de uma solução razoável, faça uma segunda pergunta:

-Seria possível tocar as músicas trabalhadas começando por outra nota musical? Como realizar esta tarefa?

Ouça as respostas do grupo e, caso não haja uma explicação próxima a esperada, comente explicando para os alunos que podemos tocar uma música começando por qualquer nota musical. O importante é manter as mesmas distâncias entre as notas e as suas funções. Assim, ao escrever, tocar ou cantar uma melodia em outra altura, faz-se a TRANSPOSIÇÃO da melodia. Este recurso costuma ser usado para adequar uma melodia aos recursos inerentes a cada instrumento.

Peça ao grupo para tocar a Canção das Três Notas Musicais começando por FÁ ou SOL . Quais serão as outras notas da melodia?

Peça ao grupo para tocar  A Barquinha, iniciando pela nota SOL. Quais serão as outras notas da melodia?

Proponha aos alunos que em dupla realizem as duas tarefas que se seguem com as duas canções:  

1. Um aluno canta enquanto o outro toca o metalofone. Depois, trocam-se as funções entre os dois alunos.  

2. Os dois alunos cantam a música ao mesmo tempo em que tocam o metalofone. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem.

Obs. 1: Professor(a), lembre-se de que neste momento você deve escolher as alturas que gerem transposições apenas com notas naturais. As notas alteradas ainda não foram abordadas na nossa prática musical. Assim, na música "Canção das Três Notas Musicais" podemos transpor começando por FÁ e SOL; em "A Barquinha", podemos transpor começando pela nota SOL.

Obs. 2: Não esqueça também de adequar o vocabulário e a explicação sobre transposição para o nível de conhecimento musical de sua turma.

Obs.3: Ressalte para os alunos que de DÓ (primeira nota na tonalidade inicialmente apresentada) em  Canção das Três Notas Musicais para FÁ (primeira nota da nova tonalidade), subimos quatro "degraus". Portanto, as outras notas do restante da melodia devem fazer o mesmo movimento, ou seja, percorrer a mesma distância (intervalo musical).

Dicas:

  • Estabeleça uma pulsação para a execução da música. Peça aos alunos para indicar o andamento (velocidade).

  • Deve-se chamar a atenção para a correspondência de direção entre movimento da mão no instrumento e a grafia dos sons nas três tonalidades. Por exemplo: quando as notas na escada musical sobem (movimento ascendente - do grave para o agudo), a mão caminha no instrumento para o lado direito e quando as notas descem na "partitura de degraus" (movimento descendente - do agudo para o grave), a mão vai para o lado esquerdo.

  • Procure chamar a atenção também para a duração do som. Pergunte qual é o movimento da mão que propicia uma maior duração do som no metalofone (no som mais longo ficamos com a baqueta suspensa esperando o tempo para a nota soar).

Atividade 4 - Escrita musical

Peça aos alunos que reescrevam as melodias nas novas tonalidades colocando as notas na "partitura de degraus". Embora os nomes da notas se modifiquem, o contorno da melodia e sua correspondência gráfica não se alteram.

Canção das Três Notas Musicais

A Barquinha

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone

http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html 

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone

http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw  

Exemplo de uma aula com instrumental Orff

http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related 

Exemplo de execução de metalofones por uma turma

http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related 

Leia mais sobre Sá Pereira

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira 

Leia sobre Transposição Musical:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transposição_(música)  

Leia sobre intervalo musical:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intervalo_musical 

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

  1. O aluno é capaz de experimentar o instrumento usando as sete notas musicais naturais ?
  2. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais na “partitura de degraus”?
  3. O aluno é capaz de realizar as atividades de transposição ao tocar o metalofone e ao escrever a “partitura de degraus”?
  4. O aluno é capaz de tocar as canções propostas nas transposições sugeridas pelo professor?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.